You are on page 1of 60

INSTRUTORES: JOS REGINALDO DOS SANTOS CRISTOVAM GALVO BARROS

Eletricidade
Uma das principais fontes de energia da civilizao contempornea a energia eltrica. O princpio fsico em funo do qual uma das partculas atmicas, o eltron, apresenta uma carga que, por conveno, se considera de sinal negativo constitui o fundamento dessa forma de energia, que tem uma infinidade de aplicaes na vida moderna.

Central Hidroeltrica - Instalao na qual a energia potencial e cintica da gua transformada em energia eltrica

Usina Hidroeltrica de Funil - CHESF

USINA HIDROELTRICA DE XING - CHESF

Natureza Eltrica da Matria


Segundo a viso atomista do universo, todos os corpos so constitudos por partculas elementares que formam tomos. Estes, por sua vez, se enlaam entre si para dar lugar s molculas de cada substncia. As partculas elementares so os prtons e os nutrons, contidos no ncleo, e os eltrons, que giram ao seu redor e descrevem trajetrias conhecidas como rbitas.

Carga Eltrica
Os prtons tm carga positiva. Os nutrons no tm carga Os eltrons tm carga negativa e giram na eletrosfera do tomo s partculas eletrizadas, eltrons e prtons, chamamos "carga eltrica".

Carga Eltrica
Unidade de medida de carga eltrica no Sistema Internacional de medidas ( SI ) o Coulomb ( C ) A quantidade de eletricidade ( Q ) representa o nmero de eltrons que atravessa a carga durante toda a durao de seu funcionamento Outra unidade utilizada o AM PRE-HORA (AH) 1 Ah = 3600 C

Princpios da eletrosttica

Corpo negativo

Corpo neutro

Corpo positivo

CARGA DE MESMO SINAL SE REPELEM CARGAS DE SINAIS DIFERENTES SE ATRAEM

CORRENTE ELTRICA
Um tomo tem o mesmo nmero de prtons e eltrons embora apresentem cargas eltricas diferentes (+) e ( - ). Em certos corpos os eltrons perifricos abandonam facilmente sua rbita (ltima camada no saturada) e se deslocam de um tomo para outro, de forma desordenada.

Este deslocamento natural de eltrons livres pode ser organizado.


O movimento ordenado dos eltrons constitui a CORRENTE ELTRICA

CORRENTE ELTRICA
Unidade de medida: Ampre (A)

Instrumento de medida: Ampermetro que deve ser ligado em srie no circuito. Intensidade de corrente eltrica ( I ): a quantidade de carga eltrica que atravessa uma sesso transversal de condutor em cada segundo.

MLTIPLOS E SUBMLTIPLOS

Os mltiplos e submltiplos so utilizados quando se quer representar uma grandeza muito grande ou muito pequena. Para valores elevados, utiliza-se os mltiplos e para valores muito baixos, utiliza-se os submltiplos.

Para descer um degrau, caminhe com a vrgula 3 casas direita kA A mA A nA

GA MA

Para subir um degrau, caminhe com a vrgula 3 casas esquerda

NOTA: A regra vale para outras grandezas eltricas.

CORRENTE CONTNUA e ALTERNADA


Corrente contnua constante com o tempo.

Corrente alternada aquela que varia com o tempo, geralmente de forma senoidal.
Graficamente representa-se a corrente alternada atravs de uma curva denominada senide, por ser uma funo senoidal.

CORRENTE ELTRICA
Efeitos da corrente eltrica: Efeito Efeito Efeito Efeito Efeito joule: liberar calor magntico: gerar campo magntico fisiolgico: choque qumico: produzir reaes qumicas luminoso: gerar luz

CONDUTOR e MAU CONDUTOR


So condutores em diversos graus: os metais, a gua impura, o carbono, etc. So maus condutores em diversos graus: a borracha, mica, vidro, papel etc.

Obs. Um corpo mau condutor pode por vezes perder suas propriedades isolantes

CIRCUITO ELTRICO
o caminho por onde circula a corrente eltrica. constitudo por:
GERADOR: Organiza o movimento dos eltrons livres CONDUTORES: Assegura a transmisso do movimento dos eltrons C A R G A: Transforma a corrente eltrica em outra forma de energia

TENSO ELTRICA
Tenso eltrica ou voltagem a diferena de potencial eltrico entre dois pontos.

TENSO ELTRICA
Unidade de medida: Volt (V) Instrumento: Voltmetro, que deve ser ligado em paralelo no circuito. A tenso eltrica tambm chamada de Fora Eletromotriz (FEM).

RESISTNCIA ELTRICA
A resistncia uma medida da oposio que o material condutor oferece passagem da corrente eltrica. A unidade de medida da resistncia eltrica o OHM - smbolo . O OHMMETRO o instrumento que mede diretamente a resistncia, que deve ser medida com o circuito desenergizado.

DE QUE DEPENDE A RESISTNCIA ELTRICA ?


A resistncia eltrica depende do material de que feito o condutor A resistncia eltrica depende do comprimento do condutor A resistncia eltrica depende da seo do condutor A resistncia eltrica tambm aumenta quando os condutores metlicos tm sua temperatura aumentada.

LEI DE OHM
A lei de Ohm a formulao da tenso, corrente e resistncia e expressa como: V = R x I Apartir da frmula I = V / R podemos enunciar a Lei de Ohm como: A corrente, num circuito eltrico, diretamente proporcional tenso que aplicada e inversamente proporcional resistncia do circuito.

POTNCIA ELTRICA
A potncia em um circuito eltrico dada pelo
produto da tenso aplicada e da corrente que passa em um determinado componente.

P=VxI
Onde:
P = potncia eltrica V = tenso eltrica I = corrente eltrica

POTNCIA ELTRICA
Unidade de medida: WATT (W) Instrumento: Wattmetro Correspondncia entre potncia eltrica e potncia mecnica: 1 CV = 736 W 1 HP = 746 W

ENERGIA
Energia a capacidade de realizar trabalho e pode ser expressa de muitas formas diferentes (potencial, cintica, eletromagntismo e etc.) No importa de qual forma, a energia fsica tem a mesma unidade. No SI Joule (J).

EJ = PW x ts
Mas como esta unidade pouco prtica, para a medida da energia eltrica os eletricistas utilizam outra unidade: WATT - HORA (Wh) Ewh = PW x th O watt-hora representa a energia consumida por uma carga de potncia 1 watt funcionando durante 1 hora.

LEI DE JOULE
Quando uma corrente eltrica atravessa um material condutor, h produo de calor. Essa produo de calor devida ao trabalho realizado para transportar as cargas atravs do material em determinado tempo.

LEI DE JOULE
Potncia dissipada
Nos resistores eltricos pode-se calcular a potncia dissipada utilizando a lei de Joule:

P = R x I
Lmpada incandescente:
Se uma corrente intensa passa por um filamento de uma lmpada, ela se aquece devido ao Efeito Joule e, num dado instante, chega a brilhar.

FUSVEL
O funcionamento do fusvel baseia-se no princpio segundo o qual uma corrente que passa por um condutor gera calor proporcional ao quadrado de sua intensidade. Quando a corrente atinge a intensidade mxima tolervel, o calor gerado no se dissipa com rapidez suficiente, derretendo o elo fusvel e interrompendo o circuito.

MAGNETISMO
MAGNETISMO a propriedade que certos corpos possuem de atrair qualquer substncia ferrosa. Os corpos que possuem esta propriedade so conhecidos como MS
a) m em forma de barra (a) b) m em forma de ferradura (b)

c) m em forma de pastilha (c)

MAGNETISMO
Os IMS podem ser naturais, quando provenientes do xido magntico de ferro, chamado magnetita. Os IMS ARTIFICIAIS so fabricados com ligas de aos especiais, os quais aps serem magnetizados, conservam esta magnetizao permanentemente. Ferro no magnetizado

Ferro magnetizado

MAGNETISMO
PROPRIEDADES DOS MS: A imantao dos ms mais concentrada nas duas extremidades, as quais so designadas como polos do m. Chama-se POLO NORTE a extremidade do m que se orienta no sentido do SUL magntico da terra(Norte geogrfico). A outra extremidade denomina-se POLO SUL por apontar para o norte magntico da terra(Sul geogrfico).

MAGNETISMO
m Polos de mesmo nome se R E P E L E M Polos de nomes contrrios se A T R A E M As linhas que se formam no exterior do im, chama-se de LINHAS DE FORA, convencionando-se que as mesmas se dirigem do POLO NORTE ao POLO SUL. No interior do im as linhas so chamadas de LINHAS DE INDUO, indo do POLO SUL ao POLO NORTE. Ao espao abrangido pelas linhas de fora, chama-se de: CAMPO MAGNTICO

Campo magntico

ELETROMAGNETISMO
A corrente eltrica circulando por um condutor produz um campo magntico Um m em movimento pode produzir um campo eltrico e fazer aparecer uma corrente eltrica.
Campo magntico criado pelo movimento da corrente eltrica em um condutor.

Estes fenmenos tm o nome de eletromagnticos e seu estudo constitui o eletromagnetismo.

INDUO MAGNTICA
A induo magntica () uma grandeza que define o valor do campo magntico
INDUO MAGNTICA, vem a ser o nmero de linhas de fora por m2 de rea do ncleo. Unidade de medida o TESLA (T) No Sistema Internacional (SI)

Um indutor um dispositivo

eltrico passivo que armazena


energia na forma de campo magntico,

PRINCPIO DA GERAO DA CORRENTE ALTERNADA

Para a gerao de uma corrente alternada aproveita-se o fenmeno da induo magntica em que um condutor movendo-se em um campo magntico induz uma corrente eltrica. ( Lei de Faraday)

FORA ELETROMOTRIZ INDUZIDA


A fora eletromotriz induzida (fem) em um circuito fechado determinada pela taxa de variao do fluxo magntico que atravessa o circuito.

Todas as vezes que um campo magntico varivel corta um condutor induz uma fora eletromotriz induzida.

CORRENTE ALTERNADA
PERODO (T): o tempo gasto pela corrente alternada, para retomar no mesmo sentido o mesmo valor.
ALTERNNCIA: uma variao completa, em um sentido ou em outro. AMPLITUDE: o valor mximo da corrente representada pela curva. VALOR INSTANTNEO: o valor da corrente representada pela curva, em um instante dado. A FREQUNCIA (f) o nmero de ciclos por segundo. A freqncia se exprime em HERTZ (1 Hz = 1 perodo por segundo). F = 1 T
Alternncia +

Amplitude

Alternncia -

frequncia

ALTERNADOR
A mquina que produz a corrente alternada denominada de alternador. Um alternador constitudo basicamente de duas partes: Indutor onde gerado o campo magntico. Induzido onde so geradas as foras eletromotrizes. Um alternador pode ser do tipo indutor mvel-induzido fixo ou indutor fixo-induzido mvel. Rotor a parte mvel e estator a parte fixa do alternador

CAPACITORES
Capacitores ou condensadores so elementos eltricos capazes de armazenar carga eltrica e, conseqentemente, energia potencial eltrica.

Smbolo do capacitor

CAPACITORES
Constituio: O capacitor constitudo de duas placas, condutoras, paralelas entre as quais colocado um material isolante denominado dieltrico. Esse material isolante pode ser: vcuo, ar, papel, cortia, leo etc.

CORRENTES TRIFSICAS

Trs bobinas idnticas, isoladas e defasadas de 120, geram 3 correntes monofsicas.

CORRENTES TRIFSICAS
As correntes trifsicas compem-se de 3 correntes monofsicas, que esto defasadas entre si de 1/3 de perodo, ou seja, 120.

Essas correntes so produzidas por geradores trifsicos .Os geradores trifsicos so constitudos por trs bobinas defasadas no espao de 120.
Correntes defasadas de 120

Cada bobina representa um gerador monofsico. As referidas bobinas so ligadas de duas maneiras: em Estrela(Y) ou em Tringulo ().

CORRENTES TRIFSICAS
Ligao Estrela(Y) Ligao Tringulo()

LIGAO ESTRELA (Y)


possvel ligar um condutor aos condutores de cada fase;

Obtm-se ento um condutor COMUM, chamado condutor NEUTRO

LIGAO TRINGULO
Na ligao tringulo, tambm chamado de delta, um dos terminais das cargas conectado a um outro terminal de outra carga e as fases do sistema so interligadas nos pontos de juno dos terminais da carga.

Neste tipo de ligao, os 3 enrolamentos so ligados num circuito fechado, no existindo condutor neutro.

A tenso nominal das cargas correspondem a tenso entre fases.

TRANSFORMADORES

TRAFO DE DISTRIBUIO

TRANSFORMADORES
A grande vantagem tcnica da corrente alternada em confronto com a corrente contnua repousa na possibilidade de se obter, a partir da primeira, qualquer tenso eltrica desejada, quase sem perdas, por meio dos transformadores. Ordinariamente, no local de utilizao, se necessita baixas tenses que no so perigosas para o organismo humano ( comum o emprego de tenses de 127 volts e 220 volts). Por outro lado, o transporte da energia eltrica desde o local de sua gerao at o de sua utilizao, convm que seja efetuado sob tenses mais altas possveis (230. 000 V ou 500. 000 V). Porm, ao funcionamento mais econmico das mquinas que produzem a energia eltrica corresponde uma tenso mdia de alguns milhares de volts(13.800 a 18.000v). Portanto, em toda rede de distribuio existe sempre a necessidade de transformar a tenso eltrica. Os transformadores so equipamentos muito importantes no transporte de energia eltrica. Graas a eles pode-se elevar a tenso para transportar a mesma potncia com uma corrente mais baixa, reduzindose assim as perdas, bem como abaixar a tenso para valores mais seguros para que possa ser utilizada.

CONSTITUIO DO TRANSFORMADOR

Um transformador bsico consiste em um ncleo fechado, formado por lminas de ferro doce (para diminuir as perdas devidas s correntes de Foucault), no qual h um enrolamento primrio (A) e outro secundrio (B), conforme se ilustra.

Grandes transformadores possuem tanques, isolantes e acessrios.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DO TRANSFORMADOR (PRINCPIO DA MTUA INDUO)

O funcionamento do transformador explicado atravs da Lei de Faraday da Induo Eletromagntica que nos diz que quando um circuito atravessado por uma corrente varivel produzido um campo magntico, e quando um circuito atravessado por um campo magntico varivel gerada uma corrente eltrica nesse circuito.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DOS TRANSFORMADORES

Prim. Sec.

Alimentando a bobina primria com c.a., produz um campo magntico alternado. As linhas de fora so conduzidas pelo ncleo que submete a bobina secundria a ao deste campo.

CLASSIFICAO DOS TRANSFORMADORES:


1 - Transformador elevador

Mais espiras no secundrio do que no primrio.


PRIMRIO SECUNDRIO

V1 = 50 V

V1 = 100 V

600 Esp

1.200 Esp

2 - Transformador abaixador

Mais espiras no primrio do que no secundrio


PRIMRIO SECUNDRIO

V2 = 50 V V1 = 100 V 600 Esp

1.200 Esp

Relao de transformao:

V1

V2

N1

N2

V1 N1 N2

= Tenso primria

V2 = Tenso secundria
= Nmero de espiras do primrio = Nmero de espiras do secundrio

Exemplo
Um transformador com:
V1
V2 =

N1
N2

550 Espiras no primrio 1.100 Espiras no secundrio Tenso no secundrio = 110V Tenso no primrio = ?

550 = 110 1.100 V1 550 550 110 1.100 V1 1.100 V1= 110 x 550 550 V1 x V1.100 1.100 1 V1 x 1.100 = 60.500 60.500 V1 = 1.100

V1 N1 = V2 N2

V1

V1 =

55

Tenso do primrio = 55 V

TRANSFORMADOR TRIFSICO

possvel substituir trs transformadores monofsicos por um trifsico, basta fazer as ligaes trifsicas (estrela e tringulo). O transformador trifsico constitudo por: 1 ncleo de ferro 3 enrolamentos primrios 3 enrolamentos secundrios tanque principal Isolantes acessrios

Juntando-se os trs transformadores monofsicos se constitui um transformador trifsico.

F1 F2 F3

F1 F2
F3

O PRIMRIO EM
TRINGULO E O

F1 F2 F3

F1 F2 F3

SECUNDRIO EM
ESTRELA

TRANSFORMADOR DE POTENCIAL - TP
O TP um tranformador para instrumentos, cuja funo reduzir a tenso a valores convenientes a medio e proteo, isolando os equipamentos da AT.

TP DE 500 KV

TRANSFORMADOR DE CORRENTE - TC
O TC um equipamento destinado a reduzir a alta corrente a valores que possam ser aplicados aos aparelhos de medio e proteo. A principal caracterstica do TC que este possu poucas espiras no primrio e muitas no secundrio.

TC DE 500 KV

TRANSFORMADOR DE CORRENTE - TC

Nota importante: Ao se desligar o secundrio do TC deve-se curto-circuit-lo. Se deixar o secundrio aberto, surgir uma AT no mesmo, pois passar a funcionar como um transformador elevador de tenso, o que pode ocasionar uma descarga eltrica no equipamento, trazendo danos tanto para o equipamento como para o operador.

You might also like