You are on page 1of 45

O que Utopia?

Teixeira Coelho

UTOPIA, SEMPRE... J no primeiro captulo o Teixeira Coelho menciona ser um trao inerente do ser humano se opor ao evento defeituoso, ou seja, utopia a negao de fatos estabelecidos, a critica e consequentemente o desejo de mudana.

UTOPIA, SEMPRE...
Para definir o que seja utopia, o autor nos d uma vasta possibilidade de como se poderia chamar esse sentimento; Esperana, fora do sonho, fora de contradio, imaginao e por ltimo, imaginao utpica.

De maneira quase eliminatria descreve impropriedades de algumas designaes.

quais

as

Fora do Sonho: seria um nome inadequado [...] porque no somos ns que temos um sonho e, sim, o sonho que nos tem. E alm do mais, completa Teixeira, sonhar apenas, portanto, no serve (Pgs. 7, 8). Imaginao (comum): [...] aquele elemento criativo capaz de fazer da vida algo diferente de uma cmara escura, de um caixo de defunto (p. 8) No entanto essa imaginao (comum) no capaz de ultrapassar os limites do individual e acaba sendo apenas um amontoado de insanidades

Imaginao Utpica: Seria ento aquela capaz de projetar transformaes no futuro a partir do presente e por isso que ela tem que ser exigente. Ento segundo o autor, a imaginao utpica ponto de contato entre a vida e o sonho, sem o qual o sonho uma droga narcotizante como outra qualquer. (P. 9) tambm um impulso no caminho das transformaes e revolues.

A imaginao utpica no : Delirante Fantstica Subjetiva Profecia Adivinhao futurologia

Mesmo porque a imaginao utpica um pro-jeto, algo que o homem lana sua frente para, a seguir, partir em busca de sua consecuo. [...] A profecia, a adivinhao so antecipativas [...] a imaginao utpica propositiva (p. 10)

Sendo ento a imaginao utpica algo inerente ao ser humano, ela sempre existiu e continuar existindo, sob pena, em caso contrrio, de aniquilamento do homem. (Pg. 12)

EM PARTE ALGUMA, EM TODA PARTE...


No entanto a imaginao utpica no aparece por circunstancias dessa ou daquela poca, desse modo a autor afirma que essa imaginao existe desde as sociedades primitivas e tambm nos mais antigos pensamentos religiosos.

Sociedade Primitiva: so as antigas lendas e crenas que apontam para um lugar melhor, ou pelo menos uma vida melhor.

Pensamento Religioso: encarrega-se de servi como veculos primeiros para a imaginao utpica (Pg. 15)

Muito comum, como sabemos, o pensamento religioso o que promete um paraso a alcanar se voc for merecedor, tambm propaga uma ideia de paraso perdido a ser novamente encontrado ou transformado.

Teixeira Coelho trs ainda nesse capitulo exemplos das mais celebres utopias ou programas utpicos, como o de Thomas More Utopia , dizendo que o motivo da fabricao dessa palavra se deu porque a Inglaterra de seu tempo era um lugar onde no apenas inexistia a liberdade de expresso como tambm a de pensamento (p. 18)

Utopia poltica: para o autor a mais aspiradas de todas as utopias. Oque se pretende antes de mais nada, uma outra vida baseada num novo arranjo poltico da sociedade. (p. 18)
Reivindicando tudo que possa vir a ser...

Trabalho igualitrio Todos sejam tratados iguais Igualdade entre os sexos Direito as necessidades bsica Educao A inexistncia de propriedades privadas

Simplificando o desaparecimento do DINHEIRO....

O que interessante que nessa lista enorme, nenhuma das reivindicaes so novas, pelo contrrio, afirma o autor, so to antigas quanto esta mesma civilizao... mas, ainda segundo o autor, por causa do pensamento conservador que no deixam essas utopias (bsicas) se concretizarem que elas ainda so utpicas. (Pg. 20)

O autor tambm nos apresenta o programa utpico de Plato com sua Repblica, que descreve a cidade dos homens a polis ideal. (p.20) Modelo capaz de nos mostrar a busca por todas aquelas reivindicaes, vale lembrar que a Repblica um livro bastante antigo. Uma reivindicao bem peculiar desse do livro de Plato que o Filsofo seja o mediador dessa cidade perfeita, cidade, por que esse projeto utpico no reivindica o melhoramento de sua sociedade e sim a criao de Nova Atenas ou Atenas perfeita, situada nas proximidades.

OBSERVAO... O autor acredita que a eterna vigilncia encontrada nesses programas de utopias acaba por antecipar a distopia de Orwell no seu livro 1984, onde a vigilncia se transforma em um martrio e ocorre pela TV, tendo como personagem a figura do Grande Irmo.

ambos os programas so regressivos, defendem o retorno a uma situao ideal ou idealizada que teriam ocorrido nos primrdios da humanidade e que o homem teria perdido (p. 33) Mas ambos so tambm aquilo sem o que a imaginao utpica declina: emblemas do futuro que arrancam solues do passado para projeta-las, joga-las para a frente, reformuladas (p.34)

Da ditadura do paraso eutopia...


A outra face das utopias... Um dos conceitos de utopia: algo impossvel de acontecer por ser BOM demais para se concretizar. Foi com essa inteno de melhoramento que surgiu projetos utpicos como o de Plato e More. No entanto na preocupao em ordenar, e racionalizar tudo e todo que esses projetos acabam por criar seus monstros, pois, a justia da cidade ideal entendida no sentido daquilo que interessa ao estado e no ou individuo. (p.37, 38)

possvel encontrar na utopia de Plato e More os mesmos princpios cultuados pelo Fascismo e pelo Nazismo.

O que fazem dessas obras serem projetos utpicos a inteno de se opor ao evento defeituoso, como j mencionado, uma vez que a utopia de More era um contraponto de sua sociedade, a Inglaterra. O que More queria era que o seu pas fosse um lugar melhor para seus habitantes, e no o contrrio.

Esse lugar melhor, tambm pode ser chamado de Eutopia que o contrrio do mal lugar, ou Distopia. o autor cita como exemplos de distopias 1984 e O admirvel mundo que para ele a Repblica levada as suas ltimas consequncias. Segundo o autor difcil classificar as utopias, porque muitas no deixam de apresentar seu lado distpico.

Um dos motivos segundo Popper que elas seriam resultados de uma vontade subjetiva, de um desejo individual incapaz de levar em conta as reais necessidades das pessoas s quais os projetos utpicos se destinariam. (p. 47)

Porm o Teixeira Coelho afirma que as a principal causa da existncia de aspectos distpicos nas utopias, consistem na ideia de que as reformas seriam implantadas de cima para baixo, sem a participao do povo(p. 48)

No basta apenas que a imaginao utpica leve em conta as necessidades da comunidade, diz o autor. preciso que o individuo tenha sua prpria individualidade, seus anseios e seus sonhos uma vez que cada um de ns somos nicos e preciso que os objetivos desses programas incluam isso tambm, para no nos sentirmos coagidos a agir corretamente . E com a conscincia de nos sentirmos livres que poderemos cometes os atrevimentos capazes de abrir as brechas na direo da eutopia, do futuro lugar bom, do futuro lugar da realizao. (p. 49)

UTOPIA OU CINCIA Segundo Coelho (1989), as utopias, at fins do sculo XVIII, eram vistas ou como discusses filosficas ou como textos literrios para o divertimento, mas que a partir da revoluo Francesa foi percebido que esses interesses de reformas poderiam ser possveis se as pessoas estivessem dispostas isso, surgindo assim um outro termo junto Utopia, REVOLUO.

Lembra que as Utopias no estavam to ligadas revoluo pois, no se localizavam em um futuro, mas sim em um passado que precisava ser resgatado. E no s por no possurem um futuro histrico mas tambm, se baseando em Mannheim, porque existem mentalidades utpicas distintas que implicam um programa especfico.

So elas:
1 tipo: Produzidas pelos movimentos religiosos Messinicos, dotados de fanatismo religioso. Baseada na ideia da concretizao do paraso, com poucos traos de reivindicaes sociais. Exemplo disso so: a dos Mrmons nos EUA, e a de Antnio Conselheiro no Brasil, no tinham como interesse a revoluo social.

2 tipo: marcada pela presena de ideais liberal-humanitrios.


Se apresenta com objetivos projetados em um futuro indefinido, (ucrnico) e sua funo a de estabelecer dispositivos reguladores das relaes mundanas, no propem portanto a revoluo, o caso da Utopia do More.

3 tipo: marcada pela ideia conservadora.


caracterizada basicamente pelo fato de o projeto utpico estar em harmonia com a situao existente no momento de sua formulao. (p. 54). Seria uma volta para trs, querendo mudar alguma coisa sem falar em revoluo. Exemplo disso o Leviathan de Thomas Hobbes, a Repblica tambm apresenta traos conservadores.

4 tipo: representado pelo programa socialista-comunista.


Situado em um futuro historicamente determinado em que, aps a queda do Capitalismo o socialismo-comunismo entraria em prtica, salvando toda a humanidade. Ancorada na realidade histrica e social, a Utopia socialista-comunista no evita pelo contrrio a revoluo. (p. 55).

O Teixeira Coelho, faz ainda um breve relato de Utopias que foram postas em prtica no sculo XIX. Utopias que segundo ele, estavam prximas revoluo

o caso de Robert Owen, que em 1836 publica o Livro do Novo Mundo Moral, em que descreve os habitantes de uma cidade perfeita com suas roupas esvoaantes dos antigos romanos. Porm no ficou s na fico, pois em 1813 transformou uma de suas propriedades em associao comunitria, numa espcie de precursora das cooperativas. Em que suas concepes de cidade era aquela provida de pomares e parques, casas dotadas de aquecimento central, com quatro aposentos para uma famlia de quatro pessoas.

Marx e Engels X Utopia


O autor menciona que, segundo novamente Mannheim, o Comunismo de Marx e Engels utpico pois nenhum outro tipo se encaixa melhor na quarta mentalidade utpica antes referida. Mas que o prprio Marx como Engels foram taxativos ao afirmarem que seus programas no so utpicos, e em o Manifesto Comunista de 1848, reservam um captulo no qual se dedicam a condenao da utopia. Isso porque esses projetos utpicos no colocaram a necessidade da ao poltica e nem d ao revolucionria.

Marx e Engels X Utopia


E tambm porque Marx e Engels acreditavam que no se devia fugir para formar uma nova sociedade, pelo contrrio esta devia ser fundada no lugar onde estavam. Destaca tambm que uma sociedade onde se praticasse a comunidade de bens, sem passar por uma etapa democrtica de transio em que a propriedade privada aos poucos passaria a social seria impossvel. Um gradualismo se impunha: o do socialismo(p.65).

A prtica no novo mundo.


A fora bsica da imaginao utpica esta exatamente em sua propriedade de levar o homem a procurar sua transformao em algo de concreto(p. 68). Por isso a construo de vrios monastrios na Europa aps o ano 1.000, numa busca pela concretizao de uma sociedade perfeita.

A partir da descoberta de terras americanas no habitadas pelo homem branco, o sonho de encontrar o paraso aqui na Terra ressurgiu em muitas das sociedades Ocidentais. E esse novo mundo estimulou no apenas o exerccio da imaginao utpica, como motivou fortemente as pessoas a tentarem nele, que era a prpria materializao da utopia, a concretizao de seus sonhos(p. 71). Principalmente por seus aspectos naturais abundantes, como ouro pois buscavam nessas terras algo com El-dorado e fonte da juventude.

*...+ Era grande demais, nos utopistas, a vontade de comear tudo numa terra no contaminada de modo algum pela sociedade velha, europia, por temer de que a presena da cultura degenerada acabasse por corromper as novas tentativas[...] interessante notar que o novo mundo no produziu propriamente novas concepes utpicas; apenas tentou realiz-las. (p. 72)

Algumas comunidades utpicas no Novo Mundo tiveram um tempo de vida relativamente longo, foi o caso de Icaria no estado de Utah entre 1847 a 1895, e da Oneida no interior de Nova Iorque, que durou de 1848 a 1940, ambas nos EUA .

Segundo o Teixeira (1989), no Brasil possvel identificar trs modalidades utpicas:


A primeira refere-se a crena pag e remete imaginao utpica da populao indgena, acreditando que uma terra sem males podia ser alcanada aqui mesmo no plano terreno e que nela todos os desejos seriam realizados. Provinha de uma viso cataclsmica do mundo.

A segunda de cunho religioso ou messinico, cria na vinda de um mundo melhor, em que seu lder era estimado por suas qualidades msticas. Lutava contra a injustia social porm com carter de intolerncia religiosa, a mais conhecida nesse sentido a comunidade de Canudos, no interior baiano, tendo como lder Antonio Vicente Mendes Maciel (Antonio Conselheiro).

A terceira, pode ser chamada de socialista-comunista ou na viso de Teixeira, o mais apropriado seria cham-la de anarquista. Temos como por exemplo a Colnia Ceclia, fundada pelo anarquista e engenheiro agrnomo Giovanni Rossi, no Paran. No vigoravam nem leis nem regulamentos, sendo um dos princpios bsicos a decomposio da molcula domestica, resultando na reforma geral da sociedade.

As comunidades fundadas aqui e nos EUA, se diferenciam porque l no houve ataques por parte dos governos - as comunidades se dissolviam - j aqui o governo sempre interferiu gerando sempre um banho de sangue, como exemplo disso temos durante o Quilombo dos Palmares que resistiu durante 60 anos, mas que depois foi dizimado, assim como outras comunidades aqui fundadas.

Sejamos realistas: exijamos o impossvel. (Paris maio de 68)


Se o sculo passado foi o da tentativa efetiva de transformao das utopias polticas em topias, em lugares concretos e reais, este parece ser aquele em que se acentua a preocupao com o futuro disso que tende a parecer uma iluso [...] e a imaginao utpica parece afundar sob o peso dos apelos razo. (p. 86). E por conta tambm do ceticismo, livros como 1984 e Admirvel Mundo Novo, contestam as possibilidades de que reformas possam contribuir para mudana do quadro vigente.

Muitas fatos contribuem para esse abandono das utopias, como a transformao da Unio Sovitica em distopia burocrtica, e o Estado Nuclear em que no se abre espao para que a utopia surja, porm Teixeira lembra que no a utopia que est morrendo nem a imaginao utpica. Quem comea a resvalar para um segundo plano a utopia exclusivamente poltica. A imaginao utpica, porm no se limita a esta manifestao mais popular. O que est havendo [...] a deslocao do [...]que deveria ser o objetivo final da utopia. (p.88-89).

Com isso outros aspectos da utopia passou a ser observado. Em O Novo Mundo Amoroso, Fourier elabora um clculo do prazer, chamado de felicidade positiva, cuja base era o prazer sensual. Embora seus preceitos foram contra os das utopias Clssicas, foram retomados a partir da dcada de 60. Tambm Herbert Marcuse, retomando conceitos de Freud de que o amor a mola da sociedade, fala de uma dimenso esttico-ertica.

Mesmo as ideias de Herbert serem tidas como herticas, os jovens com seus movimentos libertrios de 68, logo aderiram a seus preceitos como forma de sada. Porm Teixeira nos lembra que essa forma de utopia somente vivel em sociedades desenvolvidas, pois em outras menos evoludas a diviso da renda, igualdade entre os sexos, entre outros ainda constam como sonhos utpicos.

A concluso que se impe no aponta assim para o fim da utopia, nessa poca, mas para um deslocamento de sua tnica, uma modificao em seu elemento de prioridades. Aponta, sim, para a passagem da Utopia na direo da Eutopia (p.94)

Se um dado projeto dessa tradio imperfeito, o caso corrigi-lo. Se nenhum deles agrada, que cada um crie um outro. Em utopia, no o modelo que interessa [...], o que importa a vontade de evitar o velho, a repetio, o beco sem sada *...+ muito difcil tudo isso? Impossvel concretizar o programa ditado pelo princpio do prazer? Nem tanto. A imaginao utpica muito realista nesse ponto; para ela, o impossvel o mnimo a exigir

Referncias: COELHO, Teixeira: O que utopia. -8 ed- So Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

You might also like