You are on page 1of 38

Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lana toda a fora de sua alma,

todo o universo conspira a seu favor.

Meio

ambiente conceitos

o conjunto de condies, leis, influncias e infraestrutura de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e no-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma regio dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.

Sustentabilidade conceitos

um conceito sistmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

O princpio da sustentabilidade aplica-se a um nico empreendimento, a uma pequena comunidade, at o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentvel, preciso que seja: ecologicamente correto economicamente vivel socialmente justo culturalmente aceito

O conceito de sustentabilidade Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano Estocolmo 1972, Primeira conferncia das Naes Unidas sobre o meio ambiente

Discutir as atividades humanas em relao ao meio ambiente.


Lanou as bases das aes ambientais

Para questes relacionadas com a degradao ambiental e a poluio


Que no se limita s fronteiras polticas, mas afeta pases, regies e povos

Meio ambiente tema de campanha da CNBB 10 de maro de 2011 | 0h 00 Lisandra Paraguassu - O Estado de S.Paulo A Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lanou ontem a Campanha da Fraternidade 2011, que trata das mudanas climticas. O documento no qual a campanha se baseia critica um dos projetos mais caros do governo federal: a explorao de petrleo na camada pr-sal. O pr-sal, afirma o texto, "no essa maravilha toda" e exige o investimento de uma fortuna para ser explorado. Na entrevista de apresentao da campanha, o secretrio-geral da CNBB, d. Dimas Lara Barbosa, acrescentou que o petrleo brasileiro pode atrair a cobia de outros pases. "A primeira vez que ouvi falar no petrleo do pr-sal tive uma sensao muito ruim. Pensei que temos gua e temos leo. Ou estamos feitos ou estamos fritos." A CNBB tambm critica o agronegcio, atividade que, avalia o secretrio executivo da campanha, padre Luiz Carlos Dias, "no est preocupada com a natureza". O agronegcio, diz a CNBB, desperdia 70% da gua doce do planeta e contamina mares e rios com fertilizantes. "Mais de 70% dos alimentos que chegam nossa mesa vm de agricultores familiares. Ainda assim, a presso do agronegcio para aumentar as fronteiras agrcolas enorme", afirmou o padre.

Amigos da Amaznia Meio Ambiente, Recursos Hdricos Fraternidade e vida no planeta, o tema da Campanha da Fraternidade 2011 Publicado Quinta-feira, 10 Maro, 2011 . 1:45 PM hs Por George Dantas Lanada em Braslia no dia de ontem (09) pela CNBB (Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil) a Campanha da Fraternidade 2011, que existe desde 1964. O tema deste ano Fraternidade e a vida no Planeta e tem o subttulo A criao geme em dores de parto. Desde que foi lanada, esta a quarta vez que a temtica ambiental faz parte do tema da Campanha da Fraternidade, as outras trs foram: Em 2007, quando o tema foi Vida e misso nesse cho abordando a Amaznia, enquanto que em 2004 foi gua, fonte de vida e 1979 o tema foi Preserve o que de todos ns.

Rio + 20/ preparativos Artigo publicado em 09 de Maro de 2011 Comisso de organizao da Rio+20 se rene em Nova York A comisso que est organizando os preparativos para a conferncia Rio 2012, a Rio + 20, se reuniu nesta tera-feira na ONU, em Nova York. O evento vai marcar os 20 anos da ECO-92 , tambm conhecida como Cpula da Terra. Discutir a economia verde aliada ao desenvolvimento sustentvel ser o grande assunto da conferncia, programada para acontecer no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. A data foi confirmada nesta tera-feira pela comisso preparatria do evento. De acordo com o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, diretorgeral do Departamento de Meio Ambiente do Ministrio das Relaes Exteriores, a Rio 2012 pretende reunir representantes do mundo inteiro para repensar como devem ser as aes relacionadas ao cuidado do planeta, dos pilares que renem o social, o econmico e o meio ambiente. Devem estar em pauta assuntos como as crises energtica, alimentar, financeira e a recesso global. A inteno da equipe brasileira realizar a Rio + 20 em armazns porturios do Rio de Janeiro, mesmo local onde aconteceu o Frum Urbano Mundial, em 2010, no Pier Mau, prximo ao aeroporto Santos Dumont. E os prximos 14 meses sero para pensar tudo que ir acontecer nos trs dias da cpula.

Encontrar um ponto de equilbrio que desacelere a destruio que experimentamos nos dias atuais.

Polticas que visem a conservao do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econmicos de qualquer natureza

Que seja idia principal e a meta

Para qualquer governante.

Importante

Estimular o plantio de rvores, a reciclagem de lixo, a coleta seletiva, o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos como cascas, folhas e talos; assim como o desenvolvimento de cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidados para a importncia da participao e do engajamento nesses projetos e nessas solues simples para fomentar a sustentabilidade e a conservao do meio ambiente.

Educar e fazer com que o cidado entenda

que tudo o que ele faz ou far


gerar um impacto no meio ambiente somente com prticas e aes que visem a sustentabilidade

estar garantindo uma vida melhor e mais satisfatria para ela mesma e para as geraes futuras.

AQUECIMENTO GLOBAL

Aquecimento global

o aumento da temperatura mdia dos oceanos e do ar perto da superfcie da Terra ocorrido desde meados do sculo XX e que dever continuar no sculo XXI. Segundo o Quarto Relatrio de Avaliao do Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (2007), a temperatura na superfcie terrestre aumentou 0,74 0,18 C durante o sculo XX.

A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do sculo XX foi causada por concentraes crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustveis fsseis e a desflorestao. Modelos climticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfcie provavelmente aumentaro no intervalo entre 1,1 e 6,4 C entre 1990 e 2100. A variao dos valores reflete o uso de diferentes cenrios de futura emisso de gases estufa e resultados de modelos com diferenas na sensibilidade climtica.

Um

aumento nas temperaturas globais pode causar: aumento no nvel do mar mudanas em padres de precipitao resultando em enchentes e secas extino de espcies variaes na produo agrcola

consenso cientfico que o aquecimento global antropognico est a acontecer. Porm, o debate pblico e poltico sobre o aquecimento global continua. O Protocolo de Quioto visa a estabilizao da concentrao de gases de efeito estufa para evitar uma "interferncia antropognica perigosa. Em Novembro de 2009 era 187 os estados que assinaram e ratificaram o protocolo.

EFEITO ESTUFA
O efeito estufa ou efeito de estufa um processo que ocorre quando uma parte da radiao solar refletida pela superfcie terrestre absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqncia disso, o calor fica retido, no sendo libertado para o espao. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa de vital importncia, pois, sem ele, a vida como a conhecemos no poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manuteno da vida.

principal fonte de liberao de CO2 a queima de combustveis fosseis (combustveis derivados do petrleo, como a gasolina; carvo e gs natural). Outros gases liberados pelo homem tambm aumentam o efeito estufa, so eles o Metano, CFC e outros.

A Terra ficar mais quente... Conseqncias do Aquecimento do Planeta


Derretimento das calotas polares


Mudana nos regimes de chuvas

Doenas que hoje so tipicamente de regies tropicais como a malria e a febre amarela podero atingir regies que hoje no so encontradas. A agricultura ser seriamente afetada, isto porque a agricultura depende muito do clima, com a mudana deste regies que hoje so propicia para a pratica da agricultura podero se tornar ridas.

Aquecimento das Grandes Cidades efeito estufa essas temperaturas vo subir mais do que so hoje, o que poder afetar a sade da populao. Falta de Energias, pases como o Brasil que tem na energia hidreltrica sua maior fonte de energia podero sofre com a falta de chuvas, o que acarretar menos guas nos reservatrios. Extino de espcies animais e vegetais Desertificao transformar uma rea em desertos. Grandes Incndios, com o aquecimento da terra os grandes incndios florestais vo se tornar cada vez mais comuns, e seu combate tambm vai se tornar mais difcil.

O problema do aumento dos gases estufa e sua influncia no aquecimento global, tem colocado em confronto foras sociais que no permitem que se trate deste assunto do ponto de vista estritamente cientfico.

Alinham-se, de um lado, os defensores das causas antropognicas como principais responsveis pelo aquecimento acelerado do planeta. So a maioria e onipresentes na mdia.

Do outro lado esto os "cticos", que afirmam que o aquecimento acelerado est muito mais relacionado com causas intrnsecas da dinmica da Terra, do que com os reclamados desmatamento e poluio que mais rpido causam os efeitos indesejveis vida sobre a face terrestre do que propriamente a capacidade de reposio planetria.

Influncia de cada gs estufa no agravamento do efeito estufa.

CH4 Metano N2O xido Nitroso

CFC Clorofluorcarboneto
CO2 Dixido de carbono

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Desenvolvimento

sustentvel

um conceito sistmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental. Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatrio Brundtland, um relatrio elaborado pela Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assemblia das Naes Unidas.

Desenvolvimento

sustentvel - Conceito

O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de satisfazerem as suas prprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nvel satisfatrio de desenvolvimento social e econmico e de realizao humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razovel dos recursos da terra e preservando as espcies e os habitats naturais.

campo do desenvolvimento sustentvel pode ser conceitualmente dividido em trs componentes:


a sustentabilidade ambiental sustentabilidade econmica sustentabilidade scio-poltica

1. A Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lanou em maro a Campanha da Fraternidade 2011, que trata das mudanas climticas. Que possui como tema o seguinte lema: a) Natureza e desenvolvimento sustentvel b) Fraternidade com o meio ambiente c) Planeta sustentvel e fraterno d) Fraternidade e a vida no planeta e) Meio ambiente e desenvolvimento econmico fraterno

2. Na atualidade, proteger o meio ambiente consiste em assumir atitudes cotidianas, pessoais e coletivas. Assinale a medida que NO est de acordo com essa assertiva. a) Coleta seletiva de lixo urbano e ampliao da rede de coleta de esgotos urbanos e das estaes de tratamento. b) Industrializao do lixo orgnico e dos resduos de papel, metais, plsticos, vidros e outros produtos similares. c) Implantao de indstrias de reciclagem nas reas de preservao natural com o objetivo de gerar mais recursos econmicos. d) Aprimoramento das tcnicas de manejo agrcola, considerando-se as caractersticas do solo e do clima, com o objetivo de atenuar os processos erosivos.

3. Na Atualidade vem sendo empregada, com certa freqncia, a expresso Desenvolvimento Sustentvel. Com relao a esse tema, assinale a nica alternativa incorreta. O Desenvolvimento Sustentvel:
a) o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual sem comprometer a capacidade de atender s necessidades de geraes futuras. b) para ser alcanado, necessita de um planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais so infinitos, mas a populao cresce em progresso geomtrica. c) prope qualidade em vez de quantidade, pela reduo de matrias-primas e de produtos e pela defesa da reutilizao e da reciclagem. d) busca conciliar desenvolvimento econmico com a preservao ambiental e, tambm, promover o fim da pobreza. e) objetiva a satisfao das necessidades bsicas da populao e a solidariedade para com as geraes futuras.

4. NOVA TENTATIVA Dirigentes do G8 e de outros nove pases afirmam: a meta manter o planeta apenas 2 graus mais quente do que em 1900. Depois do fracasso do Protocolo de Kyoto, o pacto que estabelecia metas para algumas naes diminurem a emisso de gases causadores do efeito estufa, o mundo parece estar mais prximo de um acordo antipoluio. Um avano nesse sentido ocorreu na semana passada, em quila, na Itlia, na reunio de cpula do G8. Outros nove pases participaram do encontro como convidados. Pela primeira vez, os Estados Unidos apoiaram aes contra o aquecimento global. O foco de resistncia ao pacto climtico est agora em outro grupo de pases, pois, por presso da China e da ndia, os pases do grupo do G5 no definiram a reduo de, pelo menos, metade das emisses de gases do efeito estufa, at 2050.
Texto adaptado Revista Veja 15/07/2010

Com base nas informaes deste texto e nos seus conhecimentos sobre o fenmeno do aquecimento global, est CORRETO o que se afirma na alternativa: a) O Protocolo de Kyoto foi uma tentativa de estabelecer a reduo dos gases causadores do efeito estufa nos pases subdesenvolvidos. b) A oposio contra um acordo antipoluio vem agora de um grupo de naes emergentes, que esto em desenvolvimento. c) A China resiste ao acordo, pois um pas que apresenta baixos ndices de emisso de gases causadores do efeito estufa. d) Os Estados Unidos fizeram uma promessa de reduzir, ainda nesta dcada, 80% dos gases lanados na atmosfera.

You might also like