You are on page 1of 83

COMO DESENVOLVER O PENSAMENTO CRITICO DOS ALUNOS FOCO NO ENADE

UNESC-CAP
Coordenao de apoio pedaggico

COMPONENTES DO PENSAMENTO CRTICO


HABILIDADES BSICAS

HABILIDADES ESPECFICAS

Avaliar. Classificar. Comparar. Definir. Descrever. Exemplificar. Explicar Interpretar. Sintetizar. Argumentar. Criticar

Argumentar; Anlise argumentativa; Avaliao argumentativa.

ANALISAR

Definio. Analisar a habilidade cognitiva de separar um todo (objeto ou realidade) em seus elementos bsicos ou partes componentes, visando sua compreenso.

Envolve tambm a habilidade de pensar sobre como eu penso

Benefcios da habilidade de ANALISAR

1.Maior compreenso. ao se conhecer as partes, tem-se maior conhecimento do todo. 2. Diagnstico mais eficiente. permite melhor identificao das causas de problemas, pois o perito sabe quais variveis (partes) checar e avaliar possveis disfunes. O mecnico necessita saber quais so os componentes do carro e como interagem entre si, para poder diagnosticar qual pea (parte) est com problema e assim intervir. O raciocnio clnico do mdico vai observar cada componente (sistema, rgo) do organismo relacionado com os sintomas e sinais apresentados pelo paciente. 3.Evitar omisses. Maior garantia de produtividade ao evitar omisses, pois sabe-se de todos os elementos que devem estar presentes em um produto ou servio.

Exemplo de analisar Indique nos exemplos abaixo, sobre condicionamento respondente, quais so os Estmulos Incondicionados (EI), Neutro (EN) e Condicionado (EC) e as respostas Incondicionadas (RI) e Condicionada (RC). Questo para anlise: Ftima passou um longo perodo muito difcil devido s dvidas no carto de crdito. Felizmente isso hoje est superado, contudo, s ela ver algum carto de crdito que fica ansiosa. EI ..................................................................................... EC ................................................................................... RC ................................................................................... EN ................................................................................... RI.....................................................................................

COMPARAR

Definio. Comparar a habilidade cognitiva de identificar as semelhanas e diferenas existentes entre dois ou mais objetos, idias ou fatos

COMPARAR

BENEFCIOS 1.Maior compreenso pois, possvel deduzir atributos dele ao se conhecer as semelhanas(propriedades comuns) e diferenas (propriedades nicas) com outras coisas. 2.Regularidades. No processo de pesquisa a comparao de objetos de estudo permite a identificao de regularidades. 3.Generalizao. A comparao entre fenmenos possibilita a generalizao sobre os fatores regentes ou determinantes.

Preencha o quadro abaixo comparando as trs metodologias de ensino do ingls Gramtica-traduo (Grammar-translation); Audio-Lingual (Audiolingualism) e a Abordagem Comunicativa (communicative aproach), quanto aos conceitos de Abordagem do mtodo (Approach), Mtodo (Method) e Tcnicas (Technique).

Mtodo
Gramtica-trad Audio-Lingual Abord. Comun

(Approach) (Method)

(Technique)

ANALISAR E COMPARAR ENADE 2006- FORMAO GERAL

INTERPRETAR

Definio. Interpretar a habilidade cognitiva de atribuir significado algo (objeto, ideia ou fato), ou seja, enunciar o que ele representa.

INTERPRETAR

BENEFCIOS 1.Maior compreenso. permite conhecer informaes alm desse objeto com as quais ele tem ligao. 2. Futuro. Interpretar permite prever o futuro atravs da elaborao de hipteses, antecipando cognitivamente os fatos. 3. Presente. A interpretao propicia sentido para as experincias novas ao fornecer subsdios.

ENADE 2006 ADMINISTRAO QUESTO 13

Na ltima reunio de direo da Empresa MC Moderna e Competente, foi analisado o seguinte quadro, elaborado pela Unidade de Inteligncia Competitiva:

Levando em considerao estas informaes, a direo da MC pode afirmar que: (A) a modernizao tecnolgica ocorreu de forma mais intensa no concorrente principal, quando comparado com a Empresa MC. (B) a estratgia competitiva do concorrente principal ampliar a base de mercado. (C) a Empresa MC apresenta desempenho mercadolgico superior e possui equipamentos mais novos, quando comparada com o principal concorrente. (D) o setor apresenta instabilidade em termos de rentabilidade, associada a uma lenta modernizao tecnolgica. (E) se os custos variveis, como os de mo-de-obra direta e matriasprimas, so equivalentes nas empresas, os preos da Empresa MC so mais elevados.

Resposta: C

ENADE 2007 MEDICINA QUESTO 28

Num planto noturno de pronto-socorro, so admitidos trs pacientes com quadro sbito de diminuio da conscincia.

Paciente 1: homem de 65 anos, hipertenso com tratamento irregular. A famlia relata quadro agudo de cefaleia, nusea, vmito e provavelmente um episdio de convulso tnico-clnica. Est comatoso, com hemiplegia esquerda e presso arterial de 190 x 160 mm Hg. Paciente 2: mulher de 30 anos, sem antecedentes mrbidos, com quadro sbito de cefaleia holocraniana de forte intensidade, acompanhada de nusea. Est sonolenta, sem dficit motor, com sinais de irritao menngea e presso arterial de 140 x 90 mm Hg. Paciente 3: homem de 50 anos, diabtico, tabagista, com antecedente de febre reumtica e com fibrilao atrial h pelo menos 12 meses. Est sonolento, com hemiparesia esquerda e presso arterial de 150 x 100 mm Hg. So realizadas tomografias computadorizadas dos 3 pacientes, expostas abaixo:

mais provvel que as imagens I, II e III correspondam, respectivamente, aos pacientes (A) 3, 2 e 1 (B) 3, 1 e 2 (C) 2, 3 e 1 (D) 2, 1 e 3 (E) 1, 2 e 3

Resposta: B

ENADE 2009 PSICOLOGIA QUESTO 27


Um professor corrige a tarefa escolar feita por seus alunos. Eles esto sentados individualmente em carteiras enfileiradas e so chamados um a um para levar o caderno at a mesa do professor. Este age batendo um carimbo que associa uma figura com uma expresso elogiosa como muito bem, timo ou excelente. E no usa figura alguma, caso no tenha feito a tarefa. Em seguida, registra quem fez e quem no fez a tarefa, dizendo que o aluno que cumprir todas as tarefas sem erro receber um ponto na mdia final bimestral. Depois, fala classe que quem no realizou a tarefa dever fazer durante o horrio do recreio.

A conduta desse professor corretamente interpretada pela abordagem A) comportamental, que preconiza a modelagem do comportamento da criana pelo reforo positivo dos comportamentos adequados pela extino dos inadequados. B) gestltica, a qual destaca a correo do erro e o controle do comportamento como necessrios para que o aluno estabelea a distino figura e fundo, criando a boa forma, favorecendo insights (introviso) e raciocnios especficos sobre os problemas dados na tarefa. C) piagetiana, que preconiza a aprendizagem como envolvendo processos de assimilao e acomodao de novos contedos estrutura cognitiva do aluno, tornada possvel, enfatizando o erro cometido. D) rogeriana, a qual compreende a conduta do professor como um convite heteronomia do aluno como pessoa humana, pois a punio do erro deve acontecer num clima de afetividade e empatia. E) scio-histrica, que enfatiza o papel do parceiro mais experiente como muito valorizado para a aprendizagem, o que faz com que a correo do erro pelo professor favorea a zona de desenvolvimento proximal. Resposta: A

MECANISMOS DE DEFESA DO EGO Identifique o mecanismo de defesa (formao reativa, negao, projeo, racionalizao, regresso, represso) utilizado em cada uma das situaes abaixo:

1.Toda vez que Rebeca se aborrece no trabalho age como se fosse uma criana,chora, fica amuada. 2.Patrcia sente repugnncia para com a filha, oculta este sentimento de si mesma e age de maneira superprotetora para com ela. 3.Matias todo dia se arruma e vai para a empresa, fica na porta o dia inteiro. Ele se aposentou compulsoriamente j faz 2 meses devido idade, conforme a regra institucional.

4.Fabiana, uma jovem que foi rejeitada na infncia pelos pais, no se lembra desse fato, contudo sempre que algum lhe demonstra afeto, um sentimento de extrema ansiedade lhe invade e ela no sabe o porqu.

CLASSIFICAR

Definio.Classificar a habilidade cognitiva de distribuir em grupos (categorias, classes ou tipos) um objeto ou mais, de acordo com um sistema ou modelo referencial, por semelhanas.

CLASSIFICAR

BENEFCIOS 1.Maior compreenso, pois possvel deduzir atributos do objeto ao se conhecer os atributos ou caractersticas da categoria a qual ele faz parte. Se determinada pessoa ao ouvir falar de certo animal, at ento desconhecido para ela, informada sobre ele ser um tipo de ave, ela atribui imediatamente algumas caractersticas do conceito de ave ao animal. 2. Organizao. A classificao permite a ordenao de conhecimento mais complexo em unidades lgicas menores favorecendo a cosmoviso.

Classificar abordagem tradicional


A interao humana complexa e multidimensional. Numa situaoproblema os membros do grupo podem engajar-se em respostas no nvel scio emocional, as quais so classificveis em 4 modalidades. Defina cada uma delas. __________________________________ __________________________________ __________________________________

INTERAO HUMANA NA MODALIDADE SCIO EMOCIONAIS A interao humana complexa e multidimensional. Numa situao -problema os membros do grupo podem engajar-se em respostas no nvel scio-emocional. No nvel scio-emocional as respostas podem ser classificadas em 4 modalidades: Dependncia, Luta, Fuga e Unio. Indique sobre qual modalidade scio-emocional cada sentena a seguir se refere. 1. Sempre que h uma questo polmica, Afrnio do almoxarifado muda de assunto. 2. Em trabalhos de grupo os alunos solicitam o professor em demasia. 3. Toda vez que h um problema com o filho, o casal briga. 4. Em 1993, diante da possibilidade de no se classificar para a Copa do Mundo de Futebol, a seleo brasileira comeou, a partir de determinada partida, a entrarem campo de mos dadas

ENADE 2006 PSICOLOGIA QUESTO 22


Paulo, bancrio, 21 anos, procura um servio de sade mental, encaminhado pelo mdico do banco. Na entrevista de triagem, relata que, em seu trabalho, os colegas esto sempre olhando para ele, fazendo comentrios jocosos a seu respeito, o que ele percebe pelo jeito como eles olham e do risadas s vezes. No sabe o porqu desta atitude deles, pois antes eram amigos e at costumavam sair todos juntos. Suspeita que, talvez, tenha sido pelas mensagens que andou recebendo pelos jornais e pelo rdio. Eram mensagens cifradas a respeito de sua pessoa que s ele conseguia entender. Outro dia, no banco, estava tentando ouvir a notcia no rdio, mas ningum conseguia ouvir nada. A foi levado ao mdico do banco que achou que ele estaria estressado e o encaminhou para este hospital. Se voc estivesse fazendo essa entrevista de triagem, qual seria a hiptese diagnstica e o encaminhamento mais coerente, de acordo com os critrios propostos pelo DSMIV?

(A) Transtorno de personalidade borderline e psicoterapia individual. (B) Transtorno depressivo maior recorrente e internao psiquitrica. (C) Transtorno obsessivo-compulsivo e psicanlise. (D) Transtorno psictico e avaliao psiquitrica. (E) Transtorno narcisista de personalidade e psicoterapia em grupo.
Resposta: D

AVALIAR

Definio.Avaliar a habilidade cognitiva de atribuir valor a algo (objeto ou realidade) a partir da relao com um critrio de referncia

AVALIAR

BENEFCIOS 1.Maior compreenso pois, possvel corrigir a imagem do objeto caso haja discrepncia entre os dois, eliminado as distores cognitivas.
2. Ideal. O ato de avaliar serve no s para adequar a imagem mental em relao ao objeto, mas tambm o contrrio, corrigir o objeto em relao imagem, quando esta ltima algo desejado, pretendido. 3. Escolha. O ato de avaliar tambm fornece subsdios para decises. Em situaes de escolha, onde deve-se optar entre vrias alternativas.

Avaliao Oral. Com base no Cdigo de tica Profissional do Psiclogo em 2010) responda as seguintes questes: (vigente

I)

Caso 1 Psiclogo e Poltica. Afrnio um psiclogo clnico muito competente e motivado com sua profisso, sua primeira paixo. A segunda paixo dele a poltica. Sempre muito atuante, foi um dos fundadores do Partido XYZ. Por estar muito envolvido com a poltica, inevitavelmente, durante os perodos eleitorais, muitos de seus pacientes, juntamente com milhares de outras pessoas, o veem discursar a favor de certos candidatos ou projetos em comcios pblicos.

Questo: Qual artigo do Cdigo de tica Profissional do Psiclogo Afrnio infringe?....................................................................................


R: Nenhum. Ele s infringira o Art. 2 letra b) somente se induzisse convices polticas, filosficas, morais, ideolgicas, religiosas, de orientao sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exerccio de suas funes profissionais

ENADE 2007 FORMAO GERAL QUESTO 07


DESNUTRIO ENTRE CRIANAS QUILOMBOLAS
Cerca de trs mil meninos e meninas com at 5 anos de idade, que vivem em 60 comunidades quilombolas em 22 Estados brasileiros, foram pesados e medidos. O objetivo era conhecer a situao nutricional dessas crianas.(...) De acordo com o estudo, 11,6% dos meninos e meninas que vivem nessas comunidades esto mais baixos do que deveriam, considerando-se a sua idade, ndice que mede a desnutrio. No Brasil, estima-se uma populao de 2 milhes de quilombolas. A escolaridade materna influencia diretamente o ndice de desnutrio. Segundo a pesquisa, 8,8% dos filhos de mes com mais de quatro anos de estudo esto desnutridos. Esse indicador sobe para 13,7% entre as crianas de mes com escolaridade menor que quatro anos. A condio econmica tambm determinante. Entre as crianas que vivem em famlias da classe E (57,5% das avaliadas), a desnutrio chega a 15,6%; e cai para 5,6% no grupo que vive na classe D, na qual esto 33,4% do total das pesquisadas. Os resultados sero incorporados poltica de nutrio do pas. O Ministrio de Desenvolvimento Social prev ainda um estudo semelhante para as crianas indgenas. BAVARESCO, Rafael. UNICEF/BRZ. Boletim, ano 3, n 8, jun. 2007.

O boletim do UNICEF mostra a relao da desnutrio com o nvel de escolaridade materna e com a condio econmica da famlia. Para resolver essa grave questo de subnutrio infantil, algumas iniciativas so propostas:
I. distribuio de cestas bsicas para as famlias com crianas em risco; II. programas de educao que atendam a crianas e tambm a jovens e adultos; III. hortas comunitrias, que ofeream no s alimentao de qualidade, mas tambm renda para as famlias. Das iniciativas propostas, correto afirmar que

A) somente I soluo dos problemas a mdio e longo prazo. B) somente II soluo dos problemas a curto prazo. C) somente III soluo dos problemas a curto prazo. D) I e II so solues dos problemas a curto prazo. E) II e III so solues dos problemas a mdio e longo prazo. Resposta: E

ENADE 2007 ADMINISTRAO QUESTO 14 Saiu o resultado da pesquisa de clima organizacional da Bom Tempo S.A. Entretanto, os resultados relativos ao item Responsabilidade e Motivao com o Trabalho so os que mais preocupam Jorge, o Diretor de Recursos Humanos.
Estes so os resultados da pesquisa:
RESPONSABILIDADE E MOTIVAO COM O TRABALHO INDICE DE 5 A 1* 1. Satisfao com o contedo e a variedade do trabalho 2. Satisfao com o nvel responsabilidade sobre o trabalho 3. Satisfao com autonomia para realizar o trabalho 4. Satisfao com a influencia na tomada de deciso para realizar o trabalho 5. Satisfao com o feedback no trabalho e seus resultados 2,2 2,1 4,5 42 40 GRAU DE IMPORTANCIA **

Muito importante Importante Muito importante Importante Muito importante

* ndice de 1 a 5, sendo 5 muito bom; 4 bom; 3 regular; 2 ruim; 1 muito ruim. ** Escala de 4 opes: muito importante; importante; pouco importante; no importante.

Alguns funcionrios relataram, no campo do questionrio reservado para comentrios adicionais, que as atividades no utilizavam plenamente o seu potencial. Com base nas informaes e nos dados apresentados, Jorge solicitou sua equipe preparar algumas opes de planos voltados para gerar motivao com o trabalho e reverter essa situao junto aos funcionrios. Por qual das alternativas Jorge dever optar?

A) Abertura dos canais de comunicao e feedback. B) Aumento do trabalho em grupo. C) Enriquecimento de cargo lateral e vertical. D) Participao dos funcionrios no processo decisrio. E) Simplificao das atividades. Resposta: C

ENADE 2008 BIOLOGIA QUESTO 17

Em 1985, foram contabilizados 8.959 registros de leishmaniose visceral desde os primeiros casos identificados por Henrique Penna em 1932. No entanto, esse quadro se agravou. O Ministrio da Sade registrou, no perodo compreendido entre 1990 e 2007, 53.480 casos e 1.750 mortes. A leishmaniose visceral est mais agressiva. Matava trs de cada cem pessoas que a contraam em 2000. Hoje mata sete. Alm disso, foi considerada por muito tempo um problema exclusivamente silvestre ou restrito s reas rurais do Brasil. No mais. Nas ltimas trs dcadas, desde que as autoridades da sade comearam a identificar casos contrados nas cidades, a leishmaniose visceral urbanizou-se e se espalhou por quase todo o territrio nacional. A chegada do mosquito-palha s cidades foi acompanhada de um complicador. Com a sombra e a terra fresca dos quintais, o inseto encontrou uma formidvel fonte de sangue que as pessoas gostam de manter ao seu lado: o co, que contrai a infeco facilmente e se torna to debilitado quanto seus donos. Uma doena anunciada. In: Pesquisa FAPESP, n 151, set./2008 (com adaptaes). A prefeitura de um municpio composto por uma cidade de mdio porte, zona rural e reas de mata nativa, solicitou a um bilogo que elaborasse um plano de ao para evitar o avano da leishmaniose visceral em sua regio. O plano elaborado sugeria vrias aes.

Considerando o texto e a situao hipottica acima apresentados, seria inadequada a ao que propusesse:
A)

adotar medidas de proteo contra as picadas do mosquito para trabalhadores que adentrem reas de floresta prxima da cidade.

B) controlar a populao de ces domsticos, incluindo a eutansia de animais infectados em reas com alta incidncia de casos. C) implementar sistema de coleta e tratamento de esgotos nas reas em que houvesse alta incidncia de casos. D) controlar o desmatamento em reas naturais prximas da rea urbana da cidade em questo. E) promover medidas educativas da populao, principalmente em relao aos hbitos do mosquito transmissor. Resposta: C

ENADE 2009 ADMINISTRAO QUESTO 18

Considerando-se a necessidade de se criar uma intensa colaborao entre todos os funcionrios para atingir as metas estipuladas, o gerente do Restaurante Paladar Extico decidiu aplicar um Plano de Incentivo de Grupo, por meio de bonificaes sua equipe de funcionrios. Qual das alternativas representa adequadamente esse Plano de Incentivo de Grupo?

A) Incentivar o desempenho diferenciado dos diversos subgrupos componentes da equipe de funcionrios. B) Promover posio de supervisor do grupo o funcionrio que mais se destacar na realizao das suas atividades. C) Recompensar, de forma diferenciada, os funcionrios, com base na experincia deles. D) Recompensar o conjunto dos funcionrios sempre que as metas esperadas do restaurante forem atingidas ou superadas. E) Recompensar os funcionrios que se destacarem na superao das metas individuais. Resposta: D

EXPLICAR

Definio.Explicar a habilidade cognitiva de tornar algo (objeto, fato ou ideia) claro ou inteligvel atravs da identificao de relaes de causa e efeito

EXPLICAR

BENEFCIOS 1. Maior compreenso, pois ao se conhecer a relao de causalidade, tem-se maior conhecimento dos fatores determinantes (causas) e decorrentes (efeitos) do objeto. 2. Previso. A partir da relao de causa e efeito possvel antecipar a ocorrncia de fatos (efeitos), pela presena de outros (causas). 3.Controle. A relao de causalidade permite muitas vezes alterar ou desencadear determinados fenmenos pelo controle das condies geradoras.

IDENTIFICAO DE RELAES CAUSAIS


Ao pesquisar sobre determinando fenmeno (evento X), o pesquisador registrou em 4 ocorrncias os eventos antecedentes e os eventos posteriores conforme a tabela abaixo:

EVENTOS ANTECEDENTES

Ocorrncias do Evento X
1 ocorrncia
2 ocorrncia

Eventos Posteriores
evento Z, evento P, evento N evento N, evento Q, evento P evento E, evento N, evento I evento R, evento L, evento N

evento A, evento B, evento C evento O, evento H, evento B evento B, evento M, evento C evento F, evento Z, evento B

3 ocorrncia
4 ocorrncia

1. Por hiptese, qual o evento causador do evento X? 2. 2. Por hiptese, qual o evento causado pelo evento X ?

ENADE 2006 PSICOLOGIA QUESTO 17 Um psiclogo pesquisador exps um de seus pacientes com quadro clnico depressivo a um novo tratamento. Registrou a frequncia com que ocorriam os comportamentos depressivos em trs momentos: antes de iniciar o tratamento, durante e aps interromp-lo. O grfico abaixo representa hipoteticamente os resultados obtidos.

A partir desses resultados, o tratamento aplicado mostra-se:


I seguramente eficaz, pois a reduo constante dos comportamentos depressivos ao longo do tratamento clara e inequvoca. II possivelmente eficaz, pois a reduo dos comportamentos depressivos j ocorria antes mesmo do seu incio. III provavelmente eficaz, pois os comportamentos depressivos reduziram-se durante o tratamento. IV certamente eficaz, pois os comportamentos mantiveram-se baixos mesmo aps a sua interrupo. correto APENAS o que se afirma em: (A)I . (B)III. (C)I e I V. (D)II e III . (E)II e VI . Resposta correta a D.

ENADE 2006 PSICOLOGIA QUESTO 18 Considerando-se dados da literatura que mostram correlaes positivas entre obesidade infantil e aspectos psicolgicos, tais como depresso, ansiedade e dficits de competncia social, correto afirmar: (A) obesidade infantil em alto grau pode predizer elevados graus de depresso ou ansiedade. (B) depresso, ansiedade e dficits de competncia social so aspectos psicolgicos de natureza semelhante. (C) competncia social desenvolve-se apenas aps a infncia, quando passa a caracterizar o obeso adulto. (D) ansiedade a causa da obesidade infantil porque a ingesto de alimentos, nesse caso, deixa de ser determinada pela saciedade. (E) quadros depressivos acompanhados de falta de apetite diminuem a obesidade infantil. Resposta: A

INTERPRETAR

Definio. Interpretar a habilidade cognitiva de atribuir significado a algo (objeto, ideia ou fato), ou seja, enunciar o que ele representa.

INTERPRETAR

BENEFCIOS 1. Maior compreenso, pois permite conhecer informaes alm desse objeto com as quais ele tem ligao. 2. Futuro. Interpretar permite prever o futuro atravs da elaborao de hipteses, antecipando cognitivamente os fatos. 3. Presente. A interpretao propicia sentido para as experincias novas ao fornecer subsdios

Teoria motivacional de Maslow. Apresenta 5 grupos de necessidades humanas muito exploradas na publicidade.

A teoria motivacional de Maslow apresenta5 grupos de necessidades humanas. Tal teoria largamente utilizada nas organizaes, na publicidade bem como em outros contextos. A seguir apresenta-se uma imagem de pea publicitria, indique o grupo de necessidades que o produto veiculado atende e qual grupo de necessidades a propaganda agrega implicitamente. Necessidade atendida pelo produto? ....Necessidade agregada implicitamente pela publicidade?

DESCREVER

Descrever. a habilidade cognitiva de apresentar as caractersticas ou atributos de um objeto, ideia ou fato.

BENEFCIOS:

1- Maior compreenso. O desenvolvimento da capacidade de descrever, seja qual for a rea ou o tema de interesse, aumenta a compreenso do estudante sobre objeto estudado, pois ao se conhecer cada atributo de algo, tem-se maior conhecimento do conjunto. 2. Representao. A descrio permite a representao, correspondente realidade, de algo, no seu todo ou detalhadamente. 3. Narrativa. A descrio permite a narrao de acontecimentos reais ou imaginrios, isto , a exposio de srie de acontecimentos mais ou menos encadeados.

ENADE 2008 BIOLOGIA QUESTO 50 (discursiva)

Um dos professores de uma escola informou a seus alunos que a malria uma doena que atinge 500 milhes de pessoas anualmente, com 1 milho de mortes, a maioria de crianas, e que, a cada 30 segundos, uma criana morre de malria no mundo. Aps apresentar essas informaes, o professor props aos alunos o tema da preveno de malria para a feira de cincias na escola em que leciona. Entretanto, seus alunos argumentaram que no havia malria em sua cidade e que o tema no era importante para eles. Diante disso, o professor decidiu insistir na proposta, fundamentando-a com dois argumentos: (1) a malria um problema de sade pblica de proporo planetria, e os estudantes devem ser despertados para questes socioambientais amplas; (2) as medidas de preveno da malria podem trazer impacto para combater outras importantes endemias presentes no contexto urbano brasileiro da atualidade. Considerando que voc seja o professor referido na situao hipottica acima, elabore um conjunto de instrues para que os alunos possam montar um trabalho expositivo sobre o tema da malria na feira de cincias, incluindo possibilidades de preveno de outras endemias brasileiras, utilizando pelo menos cinco das seguintes palavras-chave:

plasmdio (ou qualquer referncia a protozorio/esporozorio); agente causador da doena; agente transmissor da doena; fase larval; hematfago; chuva / acmulo de gua / gua parada; temperatura (ou referncia sazonalidade do ciclo de vida do vetor); febre cclica (ou outra referncia da sintomatologia da doena); Anopheles; dengue (incluindo a meno dengue hemorrgica); Aedes aegypti; criatrios domsticos (ou outra expresso que denote locais no mbito domstico utilizados pelo mosquito); febre amarela.

SINTETIZAR

Sintetizar: E a habilidade cognitiva de combinar elementos diversos ou partes (fatos, ideias,concepes) em um todo coerente explicitado em seus aspectos essenciais. BENEFCIOS 1.Maior compreenso. O desenvolvimento da capacidade de sintetizar, seja qual for a rea ou o tema de interesse, aumenta a compreenso do estudante sobre objeto estudado, pois ao se reunir as partes possvel conhecer a totalidade. 2.Relevncia. O ato de sintetizar permite identificar o relevante de um tema, assunto ou objeto de estudo. 3. Essncia. A explicitao dos pontos essenciais de uma ideia ou fato.

ENADE 2007 FORMAO GERAL QUESTO 05 Leia o esquema abaixo. 1 - Coleta de plantas nativas, animais silvestres, microorganismos e fungos da floresta Amaznica. 2 - Sada da mercadoria do pas, por portos e aeroportos, camuflada na bagagem de pessoas que se disfaram de turistas, pesquisadores ou religiosos. 3 - Venda dos produtos para laboratrios ou colecionadores que patenteiam as substncias provenientes das plantas e dos animais. 4 - Ausncia de patente sobre esses recursos, o que deixa as comunidades indgenas e as populaes tradicionais sem os benefcios dos royalties. 5 - Prejuzo para o Brasil!

Com base na anlise das informaes acima, uma campanha publicitria contra a prtica do conjunto de aes apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada: (A) Indstria farmacutica internacional, fora! (B) Mais respeito s comunidades indgenas! (C) Pagamento de royalties suficiente! (D) Diga no biopirataria, j! (E) Biodiversidade, um mau negcio?

Resposta: D

ENADE 2009 PSICOLOGIA QUESTO 21

Em um estudo de crianas da zona rural brasileira, Leite (2002) observou que grande parte dos brinquedos disponveis (bonecas, peteca, casinha, bola) era feita pelas prprias crianas ou havia reapropriao de instrumentos: paus, carrinhos de mo, cabos de vassoura e latas. Elas brincam ao puxar lata, rodar pneu, colher fruta, andar na bicicleta dos pais, catar capim na horta, recolher o gado, cuidar do beb, amarrar a cabra no pasto, brincar de bola, de comprar na venda, de correr. O trabalhar e o brincar da criana tambm aparecem em tarefas cotidianas diversas, dando a essas atividades um carter ldico e singular. Em uma pesquisa sobre o brincar da criana indgena brasileira, Oliveira e Menandro (2002) observaram brinquedos dos mais variados tipos e naturezas. Eram brinquedos artesanais, como o estilingue, o pio, a zarabatana ou chocalhos. Os autores identificaram uma diversidade de vivncias ldicas que transformam objetos em brinquedos, com base na experimentao e na fantasia. Essas pesquisas esto sintetizadas na afirmativa

A) A apropriao de objetos e sua transformao em brinquedo caracterizam a experincia ldica nos dois grupos, embora sejam brinquedos impregnados pelo contexto cultural. B) A perspectiva acerca da infncia e da criana nos estudos culturais baseada num ideal de pureza e de ingenuidade, que deve ser submetido a estudos experimentais. C) A perspectiva sobre a natureza infantil homognea, adotando um modelo que busca enquadrar a criana num universo sociocultural j constitudo e marcado pela diversidade. D) As diferenas na vivncia da infncia aparecem nas pesquisas, pois tanto as crianas da zona rural quanto as indgenas transformam objetos em brinquedos. E) As transformaes nos modos de viver o ldico na infncia mostram a importncia dos brinquedos nos centros urbanos das grandes cidades. Resposta: A

DEFINIR

Definir: a habilidade cognitiva de delimitar uma ideia ou objeto, atravs de descrio de atributos, caractersticas ou qualidades prprias, de modo a indicar sua significao precisa e distingui-lo de outros. BENEFCIOS 1. Maior compreenso. O desenvolvimento da capacidade de definir aumenta a compreenso do estudante sobre o objeto estudado, pois ao se conhecer as caractersticas distintivas dele, pode-se identificar quais fatos, fenmenos ou coisas correspondem a ele ou no. 2. Discernimento. Definir delimitar, permitindo distingui-lo e diferenci-lo de outros objetos. 3.Significao. A definio sintetiza a essncia do objeto, aquilo que ele .

ENADE 2008 BIOLOGIA QUESTO 12

Bioma uma rea do espao geogrfico, com dimenses de at mais de um milho de quilmetros quadrados, que tem por caracterstica a uniformidade de determinado macroclima definido, de determinada fitofisionomia ou formao vegetal, de determinada fauna e outros organismos vivos associados, e de outras condies ambientais, como altitude, solo, alagamentos, fogo e salinidade. Essas caractersticas lhe conferem estrutura e funcionalidade peculiares e ecologia prpria. O bioma um tipo de ambiente bem mais uniforme em suas caractersticas gerais, em seus processos ecolgicos, enquanto o domnio muito mais heterogneo. Bioma e domnio no so, pois, sinnimos. COUTINHO, L. M. O conceito de bioma. In: Acta Botanica Brasilica, v. 20, 2006, p. 13-23 (com adaptaes). Acerca dos temas tratados no texto acima, assinale a opo correta.

A) Os manguezais constituem um tipo de domnio de floresta tropical pluvial, paludosa, composto por um mosaico de biomas. B) As savanas constituem um nico bioma, no qual devem ser includas as reas de vegetao xeromorfa, com estacionalidade climtica marcante. C) Aspectos abiticos so mais relevantes que as fisionomias em qualquer esforo de classificao de biomas. D) A Amaznia Legal definida por critrios biogeogrficos que se aproximam mais do conceito de domnio que do de bioma. E) A definio clara de termos como bioma e domnio importante, pois tem implicaes para a definio de polticas pblicas de proteo biodiversidade.
Resposta: E

ENADE 2009 PSICOLOGIA QUESTO 25

Estudos sobre um construto chegaram s seguintes concluses:

i) A fragmentao do ncleo familiar, o baixo grau de instruo e o prvio histrico de internao psiquitrica so preditores de estresse pstraumtico. ii) A ousadia protege, na exposio ao estresse extremo, e tem trs dimenses: a motivao para encontrar sentido no cotidiano; a crena em poder influenciar o entorno e os resultados dos eventos; e a crena em poder aprender e a crescer a partir das experincias. iii) A caracterizao de um evento como traumtico no depende somente do estmulo estressor, mas, entre outros fatores, da tendncia do processamento perceptual do indivduo. iv) Eventos traumticos em si no so determinantes isolados ou exclusivos do desenvolvimento de transtornos psiquitricos. Tais descobertas relacionam-se a estudos sobre A) agressividade. B) processos cognitivos. C) processos grupais. D) resilincia. E) dissonncia cognitiva.

Resposta: D ______________________________

ENADE 2009 COMUNICAO SOCIAL / JORNALISMO QUESTO 34


Essa entrevista para TV realizada em um dos planos mais utilizados pelo telejornalismo, denominado close mdio, que significa: A) o enquadramento total do rosto do entrevistado sem espao para a paisagem de fundo. B) o enquadramento do entrevistado da cintura para cima com viso significativa do ambiente. C) o enquadramento do entrevistado no lado direito da tela, deixando o esquerdo para o cenrio. D) o enquadramento do entrevistado no lado esquerdo da tela com alguma imagem significativa no outro lado. E) o enquadramento da cabea e do ombro do entrevistado no vdeo.

Resposta: E

EXEMPLIFICAR

Exemplificar: a habilidade cognitiva de demonstrar algo, promovendo sua confirmao, atravs da indicao ou descrio de fatos, ideias ou objetos. BENEFCIOS 1.Maior compreenso. O desenvolvimento da capacidade de exemplificar, aumenta a compreenso do estudante sobre o objeto estudado, pois permite a transposio da teoria para a prtica. 2. Avaliao. A capacidade de fornecer exemplos indicadora da compreenso relativa ao conceito,proposio ou teoria. 3.Aprendizado. Exemplificar excelente recurso didtico para facilitar o processo de aprendizagem.

EXEMPLIFICAR
ENADE 2009 COMUNICAO SOCIAL / CINEMA QUESTO 40 (discursiva)

O Cinema Novo brasileiro foi um movimento que inovou em termos de temas, personagens, propostas polticas. O que propunha e o que caracterizou o movimento do Cinema Novo brasileiro? Relacione as propostas estticas desse movimento com o pensamento poltico. Quais dessas questes e propostas reencontramos no cinema brasileiro contemporneo? Padro de Resposta: imprescindvel que a resposta aborde a questo do mergulho na realidade sociocultural do Brasil numa perspectiva histrica, observando o momento da poltica no Brasil e o discurso anti-imperialista. Hoje, h vrios cinemas autorais no Brasil que propem uma releitura do pas e tambm um olhar esttico sobre a violncia, o passado da ditadura e o choque ruralurbano.

HABILIDADES ESPECIFICAS

ARGUMENTAR

habilidade a cognitiva de defender ideias, opinies ou posicionamentos, a partir da apresentao de conjunto de fatos, ideias, princpios e/ou razes lgicas. BENEFCIOS 1.Maior compreenso. O desenvolvimento da capacidade de argumentar, aumenta a compreenso do estudante sobre objeto estudado, pois ao se conhecer as razes, tem-se maior aceitao e confiana em determinado conhecimento sobre o objeto. 2. Auto-avaliao. Saber argumentar serve para avaliar a qualidade das prprias inferncias, para saber se devem ser admitidas ou no. 3. Hetero-avaliao. Saber argumentar serve para avaliar a qualidade dos argumentos alheios, e consequentemente, se devem ser admitidos ou no.

ENADE 2006 DIREITO QUESTO 39 (discursiva)

Eustquio, com 14 anos de idade, contratado como aprendiz pela empresa Sapatos & Cia. Ltda. para aprender o ofcio de sapateiro. O Ministrio Pblico do Trabalho, aps verificar denncia annima de explorao do trabalho infantil alega violao da Conveno 138 da OIT (Organizao Internacional do Trabalho), ratificada pelo Brasil, em 2002. Esta conveno probe o trabalho de menores de 15 anos. Alega, ainda, violao da Constituio Federal (art. 7o, inc. XXXIII) por considerar a atividade do aprendiz insalubre.

Responda justificadamente:
a) A funo de aprendiz configura explorao do trabalho infantil? (valor: 3,0 pontos) b) Se Eustquio contasse entre 16 e 18 anos de idade e fosse contratado pela empresa, mas no na funo de aprendiz, para realizar atividade insalubre, esta situao violaria o ordenamento jurdico vigente? (valor: 4,0 pontos) c) A eventual violao da Conveno 138 da OIT, no caso narrado no enunciado, configura responsabilidade internacional do Estado brasileiro? (valor: 3,0 pontos)

ENADE 2007 FORMAO GERAL QUESTO 10 (discursiva)

Sobre o papel desempenhado pela mdia nas sociedades de regime democrtico, h vrias tendncias de avaliao com posies distintas. Vejamos duas delas:

Posio I A mdia encarada como um mecanismo em que grupos ou classes dominantes so capazes de difundir ideias que promovem seus prprios interesses e que servem, assim, para manter o status quo. Desta forma, os contornos ideolgicos da ordem hegemnica so fixados, e se reduzem os espaos de circulao de ideias alternativas e contestadoras. Posio II A mdia vem cumprindo seu papel de guardi da tica, protetora do decoro e do Estado de Direito. Assim, os rgos miditicos vm prestando um grande servio s sociedades, com neutralidade ideolgica, com fidelidade verdade factual, com esprito crtico e com fiscalizao do poder onde quer que ele se manifeste.

Leia o texto a seguir, sobre o papel da mdia nas sociedades democrticas da atualidade exemplo do jornalismo.

Quando os jornalistas so questionados, eles respondem de fato: nenhuma presso feita sobre mim, escrevo o que quero. E isso verdade. Apenas deveramos acrescentar que, se eles assumissem posies contrrias s normas dominantes, no escreveriam mais seus editoriais. No se trata de uma regra absoluta, claro. Eu mesmo sou publicado na mdia norte-americana. Os Estados Unidos no so um pas totalitrio. (...) Com certo exagero, nos pases totalitrios, o Estado decide a linha a ser seguida e todos devem se conformar. As sociedades democrticas funcionam de outra forma: a linha jamais anunciada como tal; ela subliminar. Realizamos, de certa forma, uma lavagem cerebral em liberdade. Na grande mdia, mesmo os debates mais apaixonados se situam na esfera dos parmetros implicitamente consentidos o que mantm na marginalidade muitos pontos de vista contrrios. (Revista Le Monde Diplomatique Brasil, ago. 2007 texto de entrevista com Noam Chomsky)

Sobre o papel desempenhado pela mdia na atualidade, faa, em no mximo, 6 linhas, o que se pede: escolha entre as posies I e II a que apresenta o ponto de vista mais prximo do pensamento de Noam Chomsky e explique a relao entre o texto e a posio escolhida; (valor: 5,0 pontos)

a)

b) apresente uma argumentao coerente para defender seu posicionamento pessoal quanto ao fato de a mdia ser ou no livre. (valor: 5,0 pontos)

ENADE 2008 PEDAGOGIA QUESTO 39 (discursiva)

A professora Renata, de uma turma do primeiro ano de escolaridade, leva todos os dias para a sala de aula um livro de literatura infantil e o l para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da histria que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, l em voz alta o trecho que escreveu, acompanhando com o dedo a leitura. Como a biblioteca da escola pequena, ela pediu a contribuio das crianas para que trouxessem livros, revistas ou jornais de suas casas. No dia seguinte ao pedido, recebeu a visita de Alice, me de um aluno, indagando-a sobre o motivo do pedido, j que a maioria das crianas daquela turma ainda no sabia ler. a) Apresente e explique duas justificativas pedaggicas que devero fundamentar a resposta de Renata a Alice. (valor: 4,0 pontos) b) Explique a persistncia do analfabetismo funcional, a despeito do trabalho pedaggico realizado nas escolas. (valor: 6,0 pontos)

ENADE 2008 PEDAGOGIA QUESTO 40 (discursiva)

Em uma reunio do conselho escolar, os participantes definiram, como estratgia de aproximao entre escola e famlias, a realizao de visitas s casas dos alunos, a fim de conhecer de perto a realidade em que vivem. Um dos professores foi casa de Roberto, aluno que apresentava dificuldades de aprendizagem, principalmente em matemtica. L chegando, viu que se tratava de uma moradia popular, de uma famlia que no teve oportunidades de estudo. O professor de Roberto, porm, ficou surpreso ao saber que o menino ajudava o pai, feirante, como caixa na venda de frutas. Se ele sabia calcular valores e fazer o troco, no havia motivos para ter dificuldades em matemtica. Aps a visita, o professor comeou a pensar em estratgias para desenvolver com Roberto.

a) Explique a importncia de iniciativas como a desse conselho escolar, em contexto de gesto participativa. (valor: 4,0 pontos)

b) Descreva outra ao que favorea uma integrao maior entre escola e comunidade e argumente por que essa ao relevante. (valor: 6,0 pontos)

ENADE 2009 COMUNICAO SOCIAL / RADIALISMO QUESTO 38 (discursiva)

A associao comunitria de um bairro industrial obteve uma frequncia comunitria. Convocou, ento, os moradores, que, na programao, previram a transmisso de jogos de futebol do bairro e entrevistas com artistas que nele se apresentassem. Com o tempo, a rdio agregou potncia que ultrapassou o raio de sua abrangncia e tambm passou a veicular propaganda comercial de uma empresa estrangeira de grande porte. O Dentel agiu contra a rdio. Apresente dois argumentos que fundamentam a ao do Dentel. (valor 5 pontos)

1.

2. Apresente duas atividades que essa rdio pode, legalmente, realizar em sua programao. (valor 5 pontos)

ENADE 2010 NUTRIO QUESTO 40 (discursiva)

Uma cidade de porte mdio, com 200 mil habitantes, implantou um restaurante popular (RP) no maior bairro do municpio, onde vivem 50 mil pessoas das classes D e E. Os usurios do RP so trabalhadores da agroindstria, da construo civil e do comrcio das imediaes. Considerando que os RPs so equipamentos pblicos de promoo da segurana alimentar e nutricional (SAN), dever do nutricionista responsvel pelo restaurante aplicar a abordagem da SAN em suas vrias dimenses, com vistas promoo da sade de usurios e funcionrios do servio, na perspectiva da integralidade da assistncia, envolvendo os diferentes nveis de complexidade do siste-ma de sade. Considerando essa situao, faa o que se pede nos itens a seguir. a) Identifique duas aes, uma de vigilncia alimentar e nutricional e outra de educao alimentar e nutricional, a serem desenvolvidas de forma articulada pelo nutricionista. Descreva as aes, a articulao entre elas e o pblico envolvido. Justifique a importncia dessas aes; (valor: 5,0 pontos) b) Identifique duas aes de promoo da SAN a serem desenvolvidas pelo nutricionista, ressaltando sua articulao com o Sistema nico de Sade (SUS) e o pblico envolvido. Justifique a importncia dessas aes. (valor: 5,0 pontos)

ANLISE ARGUMENTATIVA

Definio. Anlise Argumentativa a habilidade cognitiva de, em processos comunicativos (debates, discursos, textos), extrair os argumentos explcitos e implcitos, e decomp-los em elementos bsicos (concluso e premissas).

ANLISE ARGUMENTATIVA

BENEFCIOS 1. Maior compreenso. O desenvolvimento da capacidade de analisar o argumento, aumenta a compreenso do estudante sobre objeto estudado, pois ao se conhecer as razes, tem-se maior aceitao e confiana em determinado conhecimento sobre o objeto. 2. Condio. A anlise argumentativa condio sine qua non para poder criticar qualquer argumento, atravs da refutao ou aceitao.

ENADE 2006 FORMAO GERAL QUESTO 09 (discursiva)

Sobre a implantao de polticas afirmativas relacionadas adoo de sistemas de cotas por meio de Projetos de Lei em tramitao no Congresso Nacional, leia os dois textos a seguir.

Texto I

Representantes do Movimento Negro Socialista entregaram ontem no Congresso um manifesto contra a votao dos projetos que propem o estabelecimento de cotas para negros em Universidades Federais e a criao do Estatuto de Igualdade Racial. As duas propostas esto prontas para serem votadas na Cmara, mas o movimento quer que os projetos sejam retirados da pauta. (...) Entre os integrantes do movimento estava a professora titular de Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Yvonne Maggie. preciso fazer o debate. Por isso ter vindo aqui j foi um avano, disse. (Folha de S.Paulo Cotidiano, 30 jun. 2006 com adaptao.)

Texto II Desde a ltima quinta-feira, quando um grupo de intelectuais entregou ao Congresso Nacional um manifesto contrrio adoo de cotas raciais no Brasil, a polmica foi reacesa. (...) O diretor executivo da Educao e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei David Raimundo dos Santos, acredita que hoje o quadro do pas injusto com os negros e defende a adoo do sistema de cotas. (Agncia Estado-Brasil, 03 jul. 2006.)

Ampliando ainda mais o debate sobre todas essas polticas afirmativas, h tambm os que adotam a posio de que o critrio para cotas nas Universidades Pblicas no deva ser restritivo, mas que considere tambm a condio social dos candidatos ao ingresso.

Analisando a polmica sobre o sistema de cotas raciais, identifique, no atual debate social,
a) um argumento coerente utilizado por aqueles que o criticam; (valor: 5,0 pontos) b) um argumento coerente utilizado por aqueles que o defendem. (valor: 5,0 pontos)

AVALIAO ARGUMENTATIVA

Definio. Avaliao Argumentativa a habilidade cognitiva de atribuir valor de aceitabilidade aos argumentos, a partir dos critrios de decorrncia e veracidade.

AVALIAO ARGUMENTATIVA: BENEFCIOS

1.Maior compreenso. O desenvolvimento da capacidade de avaliar o argumento aumenta a compreenso do estudante sobre o objeto estudado, pois ao se avaliar as razes, sabe-se se possvel aceitar ou no determinado conhecimento sobre o objeto. 2. Condio. A avaliao argumentativa permite ao avaliador o posicionamento crtico dentre 3 opes: 1.concordncia, posio a favor do argumento; 2. discordncia, posio contrria ao argumento e; 3. suspenso, posio na qual no se coloca nem a favor nem contra por no ter informaes suficientes para julgar.

ENADE 2006 FORMAO GERAL QUESTO 01 INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL

Observando os dados fornecidos no quadro, percebese: (A) um avano nos ndices gerais da educao no Pas, graas ao investimento aplicado nas escolas. (B) um crescimento do Ensino Mdio, com ndices superiores aos de pases com desenvolvimento semelhante. (C) um aumento da evaso escolar, devido necessidade de insero profissional no mercado de trabalho. (D) um incremento do tempo mdio de formao, sustentado pelo ndice de aprovao no Ensino Fundamental. (E) uma melhoria na qualificao da fora de trabalho, incentivada pelo aumento da escolaridade mdia.

ENADE 2006 PSICOLOGIA QUESTO 15 So feitas duas afirmaes abaixo.


Resultados de pesquisa, baseados em procedimentos de observao e mensurao mais precisos, mostram que a viso tradicionalmente mantida pelo senso comum subestima o beb recm-nascido. PORQUE Este demonstra estar preparado para a vinculao afetiva e interao social, o que evidencia na imitao de expresses faciais. Pode-se afirmar que

(A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas. Resposta: A

ENADE 2006 PSICOLOGIA QUESTO 24

Uma das dimenses atuais da realidade brasileira a questo da incluso no mercado de trabalho de pessoas com deficincia, segundo a lei no 8.213/91 (Decreto Lei no 3298/99) que tem trazido tona situaes de convvio com a diferena, bem como episdios de violncia e segregao contra aqueles percebidos como diferentes.

A partir do texto so feitas duas afirmaes:

O mecanismo de ao do preconceito estabelece uma diferenciao e uma desvalorizao social entre as pessoas, e os esteretipos tendem a homogeneizar os grupos percebidos como diferentes. PORQUE O estabelecimento de cotas para pessoas com deficincia pode reforar a discriminao.

Pode-se afirmar que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

Resposta: B

ENADE 2009 FORMAO GERAL QUESTO 01 A urbanizao no Brasil registrou marco histrico na dcada de 1970, quando o nmero de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o nmero daquelas que viviam no campo. No incio deste sculo, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da populao brasileira j era urbana. Considerando essas informaes, estabelea a relao entre as charges:

BARALDI,Mrcio. http://www.marciobaraldi.com.br/baraldi2/component/joo mgallery/?func=detail&id=178. (Acessado em 5 out. 2009)


Com base nas informaes dadas e na relao proposta entre essas charges, CORRETO afirmar que

A) a primeira charge falsa, e a segunda verdadeira. B) a primeira charge verdadeira, e a segunda falsa. C) as duas charges so falsas. D) as duas charges so verdadeiras, e a segunda explica a primeira. E) as duas charges so verdadeiras, mas a segunda no explica a primeira.

ENADE 2009 FORMAO GERAL QUESTO 09 (discursiva) O Ministrio da Educao (MEC) criou o ndice Geral de Cursos IGC, que o resultado das notas atribudas a cada instituio de Ensino Superior pelo MEC, considerando-se a qualidade dos cursos de graduao de cada uma delas. O IGC tem como funo orientar o pblico sobre a qualidade do ensino oferecido em cada instituio.

Segundo o stio do Ministrio da Educao, as instituies recebem uma nota de 1 a 5, considerando: I - o resultado dos estudantes no Enade; e II - variveis de insumo, tais como: - corpo docente (formao acadmica, jornada e condies de trabalho); - infraestrutura da instituio (instalaes fsicas, biblioteca, salas de aula, laboratrios); - programa pedaggico. Com base nessas informaes, considere a situao a seguir e faa o que se pede: Um universitrio que frequenta um curso de graduao em uma escola Y consulta o stio do MEC e verifica que seu curso recebeu IGC 2,0. No mesmo endereo, ele consulta os critrios empregados pelo Ministrio para o clculo desse ndice. A) Leia esta afirmativa: (valor: 4 pontos) O critrio corpo docente o que contribuiu de forma determinante para a obteno do IGC 2,0, da escola Y. Assinale com um X, no espao indicado, se voc concorda ou no com essa afirmativa.

Sim, concordo.

No concordo.

Apresente dois argumentos que deem suporte sua resposta. Argumento 1: ........................................................................................................................ . Argumento 2: ........................................................................................................................ B) Proponha duas aes para que os atores envolvidos no curso de graduao da escola Y devem empreender com vistas melhoria da qualidade de ensino e consequente elevao do IGC na prxima avaliao a ser realizada pelo MEC. (valor: 6,0 pontos)

ENADE 2009 ADMINISTRAO QUESTO 19 Leia o trecho:

Dois membros do comit de gesto dos Jogos Olmpicos de 2016, no Rio de Janeiro, discordam quanto ao local onde devem ser realizadas as provas de remo. Pode-se afirmar que o conflito entre esses dois membros ser prejudicial para o desempenho do comit. PORQUE O conflito no possvel de ser administrado, uma vez que resulta da incompatibilidade interpessoal ou de relacionamento entre dois ou mais membros de um grupo.

A respeito dessas duas afirmaes, CORRETO afirmar que A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. E) as duas afirmaes so falsas.

Resposta: E

You might also like