You are on page 1of 36

TREINAMENTO BSICO LUBRIFICAO

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

PETRLEO

HISTRICO
O petrleo uma mistura de hidrocarbonetos de origem natural que contm freqentemente gs, alcatro e parafina. A designao de petrleo deriva das palavras latinas PETRA (pedra) e OLEUM (leo). Segundo a teoria atualmente aceita, o petrleo teve a origem na decomposio de resduos orgnicos (animais, vegetais e outros compostos), favorecida por elevadas temperaturas e presses, no discurso de um longo perodo geolgico. Os compostos assim formados obedecem a uma disposio dentro dessa mistura, de acordo com suas respectivas densidades. Verifica-se que os lenis de petrleo so encontrados nas dobras da terra denominadas ANTICLVEIS ou ANTICLINAIS.

SUPERFCIE

ROCHA GS PETRLEO GUA + SAL AREIA + SAL

Apesar de j ser conhecido pelos egpcios, chineses, japoneses, incas, astecas e de aparecer em citaes na Bblia (Gneses), o primeiro poo a produzir petrleo foi perfurado pelo coronel DRAKE (1859), com aproximadamente dez (10) metros de profundidade.

EXTRAO

A extrao do petrleo exige uma prvia sondagem da rea possivelmente produtora. Esta operao conhecida pelo processo de PROSPECO, onde os gelogos, atravs de anlises das rochas, concluem sobre a existncia de provveis lenis petrolferos.

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Processo de Produo de Bsicos Minerais


TORRE ATMSFRICA COMBUSTVEL

* CADA CORTE PROCESSADO EM SUAS RESPECTIVAS TORRES TORRE DE EXTRAO REMOVE AROMTICOS
* *

TORRE DE VCUO

UNIDADE DE DEWAXING REMOVE A CERA

TORRE DE HIDRO ACABAMENTO REMOVE COMPOSTS DE N E S

CRU

PRODUTO FINAL LEO BSICO

RESDUO

SOLVENTE

SOLVENTE

HIDROGNIO

RESDUO

BSICO EXTRAIDO POR SOLVENTE

CERA

NAFTA

ASFALTO SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

REFINAO E MANUFATURA

O leo cru normalmente processado por destilao fracionada. Este procedimento consiste na separao dos produtos mais volteis, no lubrificantes, das fraes residuais mais densas.
Os leos lubrificantes, provenientes da destilao fracionada, passam por um processo de refinao com a finalidade de se produzir leos de alta qualidade. Na refinao, possvel extrair quantidades excessivas de parafina, hidrocarbonetos instveis, resinas, asfaltos e outros elementos indesejveis. A refinao dos leos lubrificantes pode ser processada atravs de solvente, em contracorrente, numa coluna extratora, com a finalidade de se produzir leos com melhores propriedades. Outro mtodo de purificao, no usual, a refinao por cidos, onde possvel extrair hidrocarbonetos instveis, resinas, asfaltos, enxofre, nitrognio e oxignio. Os leos lubrificantes podem ser ainda melhorados, dependendo da necessidade, atravs da remoo de parafinas, descolorao e hidrogenao. O esquema abaixo mostra o refino e a manufatura do leo cru.

Torre do poo de petrleo

Tanque de Armazenagem

UNIDADE DESTILADORA

GS GASOLINA

QUEROSENE

Tratamento com solvente Eliminao de ceras Tratamento qumico filtrao

LEOS COMBUSTIVEIS

leos - base acabados de varias viscosidades

Gs

LEOS MINERAIS

Base parafnica Resduos cerosos Base naftnica Resduos asflticos Bases mistas Resduos cerosos e asflticos
RESDUOS

Petrleo
RP.2.E.003/00

gua

SGI - Sistema de Gesto Integrado

LUBRIFICAO INDUSTRIAL
Objetivo: Este mdulo trata de lubrificantes, sua classificao e suas caractersticas principais. Como executar o programa de lubrificao dos equipamentos da fbrica.

LUBRIFICAO
Definio: uma operao que consiste em introduzir uma substncia apropriada entre superfcies slidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos. Essa substncia apropriada normalmente um leo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfcies slidas. Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfcies slidas fazem com que o atrito slido seja substitudo pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfcie slida e um fludo. Nessas condies, o desgastes entre as superfcies ser bastante reduzido. Alm dessa reduo do atrito, outros objetivos so alcanados com a lubrificao, se a substncia lubrificante for selecionada corretamente: Menor dissipao de energia em forma de calor; Reduo da temperatura, pois o lubrificante tambm refrigera; Reduo de corroso; Reduo de vibraes e rudos; Reduo de desgastes.

Atrito e Desgaste
Superfcie plana e polida Processo de soldagem Resistncia ao movimento

Barras metlicas sobrepostas

Pelcula lubrificante SGI - Sistema de Gesto Integrado

RP.2.E.003/00

Lubrificantes
Os lubrificantes podem ser gasosos como o ar; lquidos como os leos em geral; semi-slidos como as graxas e slidos como grafita, o talco, a mica, etc... Contudo, os lubrificantes mais prticos e de uso dirio so os lquidos e os semislidos, isto , os leos e as graxas.

Classificao dos leos quanto origem:


Quanto origem, os leos podem ser classificados em quatro categorias: leos Minerais: So obtidos a partir do petrleo e, de acordo com sua estrutura molecular, so classificadas em leos parafnicos ou leos naftnicos. PRAFNICOS:. Quando existe predominncia de hidrocarbonetos parafnicos. Este tipo de petrleo produz subprodutos com as seguintes propriedades: - Gasolina de baixo ndice de octanagem. - Querosene de alta qualidade. - leo diesel com boas caractersticas de combusto. - leos lubrificantes de alto ndice de viscosidade, elevada estabilidade qumica e alto ponto de fluidez. - Resduos de refinao com elevada porcentagem de parafina. - Possuem cadeias lineares. NAFTNICOS:. Quando existe predominncia de hidrocarbonetos naftnicos. O petrleo do tipo naftnico produz subprodutos com as seguintes propriedades principais: - Gasolina de alto ndice de octanagem. - leos lubrificantes de baixo resduo de carbono. - Resduos asflticos na refinao. - Possuem cadeias em forma de anel. . leos Vegetais: So extrados de sementes: soja, girassol, milho, algodo, etc... . leos Animais: So extrados de animais como a baleia, bacalhau, capivara, etc... . leos Sintticos: So produzidos em indstrias qumicas que utilizam substncias orgnicas e inorgnicas para fabrica-los. Estas substncias podem ser silicones, teres, resinas, etc...

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Aplicaes dos leos


leos Minerais: So os mais utilizados nos mecanismos industriais. leos Vegetais e leos Animais: So raramente usados isoladamente como lubrificantes, devido a sua baixa resistncia oxidao, geralmente so adicionados aos leos minerais com a funo de atuar como agentes de oleosidade. A mistura obtida apresenta caractersticas eficientes para lubrificao, especialmente em regies de difcil lubrificao. leos Sintticos: So de aplicao muito rara, devido ao seu elevado custo, e so utilizados nos casos em que outros tipos de substncias no tem atuao eficiente.

Caractersticas dos leos Lubrificantes:


Principais ensaios fsicos padronizados para os leos lubrificantes, que so utilizados para controlarem a qualidade do produto:

TIPO DE ENSAIO

O QUE DETERMINA O ENSAIO


Resistncia ao escoamento oferecido pelo leo. A viscosidade inversamente proporcional temperatura. O ensaio efetuado em viscosmetros. Mostra como varia a viscosidade de um leo conforme as variaes de temperatura. Os leos minerais parafnicos so os que apresentam menor variao de viscosidade quando varia a temperatura, por isso, possuem ndices de viscosidade mais elevados que os naftnicos. Relao entre a densidade do leo a 20C e a densidade da gua a 4C. Temperatura mnima qual pode inflamar-se o vapor de leo, no mnimo, durante 5 segundos. O ponto de fulgor dado importante quando se lida com leos que trabalham em altas temperaturas. Temperatura mnima em que se sustenta a queima do leo. Temperatura mnima em que ocorre o escoamento do leo por gravidade. O ponto de mnima fluidez um dado importante quando se lida com leos que trabalham em baixas temperaturas. Resduos slidos que permanecem aps a destilao destrutiva de leo.

Viscosidade

ndice de Viscosidade

Densidade Relativa

Ponto de Fulgor ( Flash Point) Ponto de Combusto

Ponto de Mnima Fluidez

Resduos de Carvo

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

VISCOSMETROS

TERMMETRO

LEO

BANHO AQUECIDO

INCIO ORIFCIO PADRO

FIM

TAMPA

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Seleo da Viscosidade

Baixa velocidade

Alta velocidade

Baixa Viscosidade

Alta Viscosidade

Alta carga

Baixa carga

Alta temperatura

Baixa temperatura

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Aditivao

Dos Lubrificantes
SGI - Sistema de Gesto Integrado
RP.2.E.003/00

Aditivo de Extrema Presso


leo com fsforo Carga pesada

Fosfeto de ferro Ferro

Aditivo Inibidor de Corroso (Antiferrugem)


Pelcula lubrificante com aditivo

gua

gua

gua

gua

gua gua SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Aditivo Detergente/Dispersante

Ao detergente dispersante

Sem aditivo

Com aditivo

Aditivo Anti-espumante
Ao do aditivo

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Aditivo Anti-oxidante

Reao qumica em cadeia provocando a oxidao do lubrificante

Aditivo Melhorador do ndice de Viscosidade


leo B: I.V. 45 leo A: I.V. 95 Viscosidade: Cst leo C: I.V. 171 leo ISO VG 100

Temperatura: graus centgrados


SGI - Sistema de Gesto Integrado
RP.2.E.003/00

Comparativo de Graus de Viscosidades

42 40 38 36 34 32 30 28 26 24 22 20 18 16 14 12 10 cSt a 100C 60 50 40 30

0w e 5w 20 10w SAE Motores

140

90

85w 80w

75w 70w SAE Engrenagens

1 AGMA

32 460 cSt a 40C 850 775 625 500 450 365 280 205 140 85 40 400 240 315 175 115 60 10 20 320 220 150 100 68 46 22

ISO VG

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Graxa Lubrificante

O que graxa?

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Composio da Graxa Lubrificante

leo Mineral ou Sinttico (90%) Espessante Sabo Metlico e No Sabo (7%) Aditivos Mesmos usados nos leos lubrificantes (3%)

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Composio da Graxa Lubrificante

Espessante Sabo Metlico Clcio Sdio Ltio Brio Alumnio

leo Bsico Mineral Bsico Sinttico

Aditivos Anticorrosivo Anti-oxidante Extrema-presso Antidesgaste Adesividade Pigmentos

Espessante No Sabo Argila modificada Poliuria

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Graxas:
As Graxas lubrificantes so produtos semiplsticos, formulados por leos minerais (de diversas viscosidades) um agente espessador, geralmente chamado de sabo e aditivos. Os sabes mais comuns so a base de clcio, sdio, ltio, alumnio e brio. So utilizados onde o uso de leos no recomendado.

LEO + ESPESSADOR + ADITIVOS = GRAXA

O leo mineral quem realmente lubrifica e o espessador um "retentor" do leo mineral. Os aditivos conferem propriedades antioxidantes, adesividade, estabilidade estrutural, resistncia ao desalojamento, a extremas presses e a lavagem pela gua, etc... Da mesma forma que os leos, as graxas tambm passam por ensaios fsicos padronizados.

TIPO DE ENSAIO
Consistncia

O QUE DETERMINA O ENSAIO


Dureza relativa, resistncia penetrao

Estrutura Filamentao

Tato, aparncia Capacidade de formar fios ou filamentos

Adesividade

Capacidade de aderncia

Ponto de fuso ou Gotejo

Temperatura na qual a graxa passa para o estado lquido.

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Tipos de Graxas
Graxa base de Alumnio: Macia; quase sempre filamentosa; resistente gua; boa estabilidade estrutural quando em uso; pode trabalhar em temperaturas de at 71 C. Aplicao: Mancais de rolamento de baixa velocidade e em chassis. Graxa base de Clcio: Vaselinada; resistente gua; boa estabilidade estrutural quando em uso; deixa aplicar facilmente com pistola; pode trabalhar em temperaturas de at 77 C.

Aplicao: Em chassis e Bombas d'agua.


Graxa base de Sdio: Geralmente fibrosa; em geral no resiste gua; boa estabilidade estrutural quando em uso. Pode trabalhar em temperaturas de at 150 C. Aplicao: Em mancais de rolamento, mancais de rodas, juntas universais, etc. Graxa base de Ltio: Vaselinada; boa estabilidade estrutural quando em uso; resistente gua; pode trabalhar em temperaturas de at 150 C. Aplicao: Veculos automotivos e na aviao. Graxa base de Brio: Caractersticas gerais semelhantes s graxas base de Ltio. Graxa Mista: constituda por uma mistura de sabes. Assim, temos graxas mistas base de sdio-clcio, sdio-alumnio, etc.

Lubrificantes Slidos
So substncias slidas que, em condies especiais de servio, apresentam caractersticas peculiares que permitem sua utilizao como lubrificantes. Entre as caractersticas importantes dessas substncias, merecem ser mencionadas as seguintes: Baixa resistncia ao cisalhamento (ruptura); Mantm estabilidade estrutural em temperaturas elevadas; Elevado limite de elasticidade; Alto ndice de transmisso de calor; Alto ndice de adesividade; Ausncia de impurezas abrasivas.

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Consistncia da Graxa Lubrificante

Ponteiro indica a profundidade em dcimos de milmetro Penetrao observada aps 5 segundos

Classificao das Graxas pelo Instituto NLGI Instituto Nacional de Graxas Lubrificantes
Lubrificantes

Temperatura controlada: 25C Cone Padro: 150 gramas

Espelho para posicionamento do cone

CONSISTNCIA

A consistncia de uma graxa determinada atravs da medida, em dcimos de milmetros, da penetrao de um cone padronizado na mesma. O teste realizado com a amostra de graxa a 25c; aps 5 segundos do disparo do cone, faz-se a leitura diretamente no aparelho. Atravs do valor obtido, entra-se em uma tabela que nos permite obter o grau de consistncia da graxa.

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Classificao NLGI para Graxas Lubrificantes


NATIONAL LUBRICATING GREASE INSTITUTE INSTITUTO NACIONAL DE GRAXAS LUBRIFICANTES CLASSIFICA GRAXAS LUBRIFICANTES QUANTO A SUA CONSISTNCIA

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Ponto de Gota da Graxa Lubrificante

Termmetro de teste

Graxa na cuba de teste Banho de leo aquecido com temperatura controlada

PONTO DE GOTA a temperatura na qual a graxa passa do estado slido ou plstico ao lquido, sob condies determinadas, ou seja o leo comea a se separar do sabo.

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Base de Lubrificantes Minerais e Sintticos

Bases Lubrificantes Minerais


Extrao de petrleo Refinao

Bases Lubrificantes Sintticas


Extrao de petrleo e produtos naturais

Sintetizao

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Base Mineral Base Sinttica

Lubrificante Mineral Ceras Compostos volteis Compostos oxidantes

Lubrificante Sinttico

No contm ceras
Tem poucos compostos volteis No tem compostos oxidantes

Lubrificantes sintticos, so lubrificantes puros, elaborados por meio de reaes qumicas ou seja, desenvolvidos em laboratrios

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Tipos Principais
Grafita: Aps tratamentos especiais, d origem a grafita coloidal, que pode ser utilizada na forma de p finamente dividido ou em disperses com gua, leos minerais e animais e alguns tipos de solventes. Bissulfeto de Molibdnio ( MoS2 ): A ao do Enxofre (S) propicia uma excelente aderncia da substncia com a superfcie metlica. Pode ser usado em forma de p dividido ou em disperso com leos minerais e alguns tipos de solventes. A utilizao de slidos como lubrificantes recomendada para servios em condies especiais, sobretudo aquelas em que as partes a lubrificar esto submetidas a presses ou temperaturas elevadas ou se encontram sob a ao de cargas intermitentes ou em meios agressivos. Os meios agressivos so comuns em refinarias de petrleo, nas indstrias qumicas e petroqumicas.

Aditivos:
So substncias que entram na formulao de leos e graxas para conferir-lhes certas propriedades. A presena de aditivos em lubrificantes tem os seguintes objetivos: melhorar as caractersticas de proteo contra o desgaste e de atuao em trabalhos sob condies de presses severas; aumentar a resistncia oxidao e corroso; aumentar a atividade dispersante e detergente dos lubrificantes; aumentar a adesividade; aumentar o ndice de viscosidade.

Dispositivos de Lubrificao
Servem para garantir uma lubrificao intermitente correta, assegurando uma quantidade mnima de lubrificante no lugar e tempo certo.

LEO:
- Almotolias - Copos e conta-gotas - Lubrificadores de nvel constante

GRAXA:
- Bicos graxeiros - Copos graxeiros - Pistolas manuais - Lubrificadores centralizados - Pistolas pneumticas
SGI - Sistema de Gesto Integrado
RP.2.E.003/00

Sistemas de Lubrificao
Servem para garantir uma lubrificao contnua ou plena correta, assegurando um suprimento abundante de leo, a fim de poder formar a camada de pelcula. - Circulao - Banho - Salpico (gotejamento) - Etc...

Principais elementos a lubrificar


Em resumo, por mais completa que uma mquina parea, h apenas trs elementos a lubrificar: 1 - Apoios de vrios tipos, tais como: - Mancais de deslizamentos - Mancais de rolamentos - Guias, ... 2 - Engrenagens de Dentes Retos, Helicoidais, Parafusos de Rosca Sem Fim, etc,., que podem estar descobertas ou inseridas em caixas fechadas. 3 - Cilindros, como os que se encontram nos compressores e em toda a espcie de motores, bombas ou outras mquinas com mbolos.

Organizao da Lubrificao:
"Uma lubrificao ser considerada correta quando o ponto de lubrificao receber o volume adequado e no momento exato". Aps executar a lubrificao, todo excesso do resduo da lubrificao anterior, dever ser removido a fim de evitar a contaminao dos produtos. A frase acima encerra toda a essncia da lubrificao. De fato, o ponto s recebe o lubrificante certo quando: - A especificao do lubrificante estiver correta; - A qualidade do lubrificante for controlada; - No houver erros de aplicao; - O produto em uso for adequado; - O sistema de manuseio, armazenagem e estocagem estiverem corretos.
SGI - Sistema de Gesto Integrado
RP.2.E.003/00

O volume adequado s ser alcanado se: - O lubrificador estiver habilitado e capacitado; - Os sistemas centralizados estiverem corretamente projetados, mantidos e regulados; - Os procedimentos de execuo forem elaborados, implantados e obedecidos; - Houver uma inspeo regular e permanente nos reservatrios. O momento exato ser atingido quando: - Houver um programa para execuo dos servios de lubrificao; - Os perodos previstos estiverem corretos; - As recomendaes do fabricante estiverem corretas; - A equipe de Lubrificao estiver corretamente dimensionada; - Os sistemas centralizados estiverem corretamente regulados. Qualquer falha de lubrificao provoca, na maioria das vezes, desgastes com conseqncias a mdio e longo prazos, afetando a vida til dos elementos lubrificados. Pouqussimas vezes a curto prazo. Estudos efetuados por meio de anlise ferrogrfica de lubrificao tm mostrado que as partculas geradas como efeito da m lubrificao so partculas do tipo normal, porm em volumes muito grandes, significando que o desgaste nestas circunstncias ocorre de forma acelerada, levando inexoravelmente at a falhas catastrfica. Uma mquina, em vez de durar vinte anos, ir se desgastar em cinco anos. Um mancal de um redutor previsto para durar dois anos ser trocado em um ano. Se projetarmos estes problemas para milhares de pontos de lubrificao existentes, teremos uma idia do volume adicional de paradas que podero ser provocadas, a quantidade de sobressalentes consumidos e a mo-de-obra utilizada para reparos. muito difcil diagnosticar uma falha catastrfica resultante da m lubrificao. Normalmente se imagina que se a pea danificada estiver com lubrificante, o problema no da lubrificao. Mas quem poder garantir a qualidade da lubrificao ao longo do tempo? Somente a prtica da lubrificao correta, efetuada de forma contnua e permanente, garante uma vida til e plena para os componentes da mquina. Assim sendo, embora no percebida por muitos, a lubrificao correta concorre tambm, para reduo de consumo de energia e na preservao dos recursos naturais.

Vantagens da execuo da Lubrificao Organizada


- aumenta a vida til dos equipamentos; - reduz o consumo de energia; - reduz os custos de manuteno; - reduz o consumo de lubrificantes.

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

LUBRIFICANTES
FOOD GRADE

OU
GRAU ALIMENTCIO
SGI - Sistema de Gesto Integrado
RP.2.E.003/00

Classificao USDA e FDA para Lubrificantes Food Grade

UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA DOS ESTADOS UNIDOS EST DIRETAMENTE ENVOLVIDA NA FORMULAO DOS PRODUTOS, ONDE DEVER SER INFORMADA SUA COMPOSIO QUMICA COMPLETA, FINALIDADE DE USO DA SUBSTNCIA E RTULO DE EMBALAGEM

FOOD AND DRUG ADMINISTRATION ADMINISTRAO DE ALIMENTOS E DROGAS ESTIPULA ESPECIFICAES DE PERFORMANCE E EXIGNCIAS FSICAS QUE UM PRODUTO DEVE REUNIR QUANDO USADO NA INDSTRIA ALIMENTCIA. O COMPROMETIMENTO EXIGIDO DO FABRICANTE FORMULAR SEUS PRODUTOS COM INGREDIENTES ACEITVEIS E DE PERFORMANCE NECESSRIAS PARA PASSAR NOS TESTES QUE O REGULAMENTAM.
SGI - Sistema de Gesto Integrado
RP.2.E.003/00

Armazenagem e Manuseio de Lubrificantes


Os leos lubrificantes so embalados usualmente em tambores de 200 litros, conforme norma do INMETRO ( Instituto de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial ). As graxas so comercializadas em quilograma e os tambores so de 179 kg ou 180 kg, conforme o fabricante. Em relao ao manuseio e armazenagem de lubrificantes, deve-se evitar a presena de gua. Os leos contaminam-se facilmente com gua. A gua pode ser proveniente de chuvas ou da umidade do ar. Areia, poeira e outras partculas estranhas tambm so fatores de contaminao de leos e graxas. Outro fator que afeta os lubrificantes, especialmente as graxas, a temperatura muito elevada, que pode decomp-las. Quando no houver possibilidade de armazenagem dos lubrificantes em recinto fechado e arejado, devem ser observados os seguintes cuidados: manter os tambores sempre deitados sobre ripas de madeira para evitar a corroso; nunca empilhar os tambores sobre aterros de escrias, pois estas atacam seriamente as chapas de aos de que eles so feitos; em cada extremidade de fila, os tambores devem ser firmemente escorados por calos de madeira. Os bujes devem ficar em fila horizontal; fazer inspees peridicas para verificar se as marcas dos tambores continuam legveis e descobrir qualquer vazamento; se os tambores precisarem ficar na posio vertical, devem ser cobertos por um encerado. Na falta do encerado, o recurso coloca-lo ligeiramente inclinado, com o emprego de calos de madeira, de forma que se evite o acmulo de gua sobre qualquer um dos bujes.

O Lubrificador
O homem -chave de toda lubrificao o lubrificador. De nada adianta planos de lubrificao perfeitos, programas sofisticados e controles informatizados, se os homens que executam os servios no estiverem devidamente capacitados e habilitados para a funo. Um bom lubrificador deve ter conhecimentos e habilidades que permitam diferenciar entre o que correto e o que errado em lubrificao. O bom lubrificador dever saber: - A forma correta de lubrificar um equipamento; - Quais lubrificantes so utilizados na empresa; - Quais os equipamentos de lubrificao que devem ser utilizados; - Evitar contaminao; - Quais as conseqncias de uma m lubrificao; - O que so sistemas de lubrificao; - Como funcionam os sistemas de lubrificao; - Como cuidar dos sistemas de lubrificao; - Quais os equipamentos que devem ser lubrificados; - Quais os pontos de lubrificao que devem receber lubrificantes.
SGI - Sistema de Gesto Integrado
RP.2.E.003/00

SEGURANA EM LUBRIFICAO INDUSTRIAL Introduo


No existe mquina que no precise ser lubrificada periodicamente. As mquinas precisam de uma lubrificao adequada e no perodo correto. Quando lubrificamos o maquinrio em operao e movimento o mesmo pode esmagar, cortar, provocar queimaduras, ferir ou matar. Para lubrificar com segurana importante avaliar sempre a rea onde ocorre a lubrificao observando se h peas em movimento, aquecidas e partes energizadas.

1. Procedimentos Operacionais
No lubrifique mquinas em movimento, exceto se a operao o exigir; Desligue a mquina e sinalize no boto de acionamento; Evitar contatos desnecessrios com o produto; Nunca lavar as mos e braos com fludo de corte; Nunca deixar que as roupas de trabalho fiquem embebidas em leo; Nunca usar ar comprimido para secar as mos, braos ou outras partes do corpo; Procurar o Ambulatrio Mdico quando ocorrer cortes ou arranhes; Informar ao Ambulatrio Mdico qualquer anormalidade na pele.

2. Controle de Exposio/Proteo Individual


Ventilao: Com ventilao adequada e em condies normais de utilizao, no so exigidos requisitos especiais. Proteo Respiratria: Em condies normais de utilizao e de ventilao adequada, no exigido equipamento especial. Proteo dos olhos: Dever ser usada a proteo ocular habitualmente utilizada na Arcor. Proteo de Pele: Dever ser utilizada luvas de proteo ou creme protetor nas mos e braos. Devero ser sempre seguidas as boas prticas de higiene pessoal e manufatura.

3. Armazenagem e Manuseio
Manuseio: A injeo de leo a alta presso sobre a pele pode ocorrer devido ruptura de sistemas hidrulicos. Providenciar sempre assistncia mdica. Armazenagem: No armazenar em recipientes abertos ou sem rtulos. Armazenar longe de agentes oxidantes fortes ou produtos combustveis.

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

4. Medidas em caso de vazamento acidental


Procedimentos para o caso de derrames: Absorver o produto com serragem no inflamvel. Remover com p e descartar em tambor apropriado. Precaues com o meio ambiente: Evitar que os derrames penetrem nos esgotos, sistemas de guas pluviais ou que entrem em contato com o solo.

5. Procedimentos para Primeiros Socorros


Contato Ocular: Lavar abundantemente com gua. Se ocorrer irritao, providenciar assistncia mdica. Contato com a pele: Lavar as partes afetadas com gua e sabo. A injeo acidental a alta presso atravs da pele, exige ateno mdica imediata para possvel inciso, irrigao e/ou extirpao. Inalao: No se espera constituir problema. Contudo, se for ingerido mais de litro, dar de beber 1 a 2 copos de gua e obter assistncia mdica imediata . NO PROVOCAR O VMITO e nem dar de beber a uma pessoa desmaiada.

6. Informaes Toxicolgicas
Toxidade Oral: Praticamente no txico. Toxidade por inalao: No Aplicvel. Irritao Ocular: Praticamente no irritante. Irritao da Pele: Praticamente no irritante.

7. Procedimentos em caso de Incndio


Meios de extino: Espuma, P qumico, CO2 e gua pulverizada. Procedimentos Especiais de Combate ao Fogo: gua ou espuma podem causar efervescncia e transbordamento em recintos fechados e tanques. Utilizar jatos de gua para arrefecer os recipientes expostos ao fogo. A gua pulverizada pode ser utilizada para afastar o derrame da rea de exposio. Evitar que a gua contaminada resultante da extino do incndio entre nos esgotos.

Bibliografia: - Lubrificao Curso Bsico Mobil - 7 Edio - Maio / 1998 - Telecurso 2000 - Mecnica - Manuteno - Instruo Operacional de Meio Ambiente e Proteo Industrial - Lubrificao de Mquinas e Equipamentos - IOS - EXP01 de 12/06/00 SGI - Sistema de Gesto Integrado
RP.2.E.003/00

Programa de Lubrificao
O estabelecimento de um programa racional de lubrificao fator primordial para a obteno da melhor eficincia operacional dos equipamentos. A existncia de um programa racional de lubrificao e sua implementao influem de maneira direta nos custos industriais pela reduo do nmero de paradas para manuteno, diminuio das despesas com peas de reposio e com lubrificantes e pelo aumento da produo, alem de melhorar as condies de segurana do prprio servio de lubrificao Para elaborao e instalao e um Programa de Lubrificao, deve seguir ao seguintes passos: 1 - Levantamento das mquinas e equipamentos; 2 - Identificao inequvoca dos mesmos; 3 - Elaborar o Plano de Lubrificao para cada mquina e equipamento. Neste caso deve-se considerar todos os pontos de lubrificao, mtodos a empregar, produtos recomendados e periodicidade da lubrificao.

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

Programa Racional de Lubrificao

Nmero de Paradas para Manuteno

Despesas com peas de reposio

Produo

IDENTIFICAO DE PONTOS DE LUBRIFICAO


PELA FORMA: Identifica a Periodicidade da Lubrificao (De Quanto em quanto tempo)
DIRIO 3 X POR SEMANA SEMANAL

PELA COR: Identifica-se o TIPO do lubrificante


Graxa Grau Alimentcio Uso Comum Graxa Grau Alimentcio Para Alta Temperatura Graxa Mineral COMPLEXO de Ltio (Uso Comum) Graxa Para Alta Temperatura (Uso Comum) leo Mineral ISO VG - 32

QUINZENAL MENSAL TRIMESTRAL

SEMESTRAL ANUAL

leo Mineral ISO VG - 68 leo Mineral ISO VG 100 leo Mineral ISO VG 150 leo Mineral ISO VG 220

REALIZADA PELA OFICINA ELTRICA LUBRIFICAAO OU TROCA DOS ROLAMENTOS

OBSERVAO : A figura indica a periodicidade Quando houver uma numerao no interior da figura identifica no ponto de lubrificao a quantidade de acionamentos na bomba de graxa. Ex:

leo Mineral ISO VG 320 leo Mineral ISO VG 680 Lubrificante Mineral para Correntes

leo Grau Alimentcio ISO VG - 220

5x

leo Grau Alimentcio ISO VG - 320

CONTROLE VISUAL UTILIZAR PINCEL

leo Grau Alimentcio ISO VG - 680

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

CONTROLE E APONTAMENTO DOS RESPONSVEIS PELA LUBRIFICAO PONTOS LUBRIFICADOS SEMANALMENTE


PONTO

LOCAL:- DP BAKE 002

FOLHA 3

MS/ANO: _DEZEMBRO_/_2005_

1 SEMANA

2 SEMANA

3 SEMANA

4 SEMANA

PONTO

1 SEMANA

2 SEMANA

3 SEMANA

DIA

03
197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197

10
197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197

17
197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197

DIA

03 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42
197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197

10
197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197

17
197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197 197

A 18 A 19 A 20 A 21 A 22 A 23 A 24 A 25 A 26 A 27 A 40 A 41 A 42 A 43 A 44 A 45 A 46 A 47 A 48 A 49

B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B

MOTIVOS PELA NO LUBRIFICAO 1 - EQUIPAMENTO NO PRODUZIU 2 - FALTA DO LUBRIFICANTE ADEQUADO 3 - FALTA DO EQUIPAMENTO ADEQUADO 4 - FALTA MO DE OBRA TREINADA 5- OUTROS:

IMPORTANTE

1- Deveremos lubrificar o equipamento de acordo com as periodicidades indicadas nos plano de lubrificao, porm sempre aps o trmino da limpeza. 2- Colocar o nmero do registro do responsvel pela lubrificao no cruzamento da coluna da semana com a linha ponto a ser lubrificado.

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

4 SEMANA

Bomba de impacto para leo

Bomba de impacto para graxa

Bomba manual para graxa

Bico graxeiro reto

Bico graxeiro 45

Bico graxeiro 90

SGI - Sistema de Gesto Integrado


RP.2.E.003/00

You might also like