You are on page 1of 12

PROFESSORA: FRANCISCA TEREZINHA ALUNOS: ANA MARIA, ANNA FABRCIA JOALICE MARCELO RONOALDO

CURRCULO E TRABALHO PEDAGGICO


ENTREVISTA REALIZADA COM A PROFESSORA OZANE DE AZEVEDO TEMPO DE ATUAO : 12 ANOS NA EDUCAO BSICA LOCAL DE ATUAO: E.M.E.F. ANTONIA LUNA LISBOA

Como professor (a), o que entende sobre o que seja currculo escolar?
Currculo Escolar so todas as experincias adquiridas

na nossa prtica pedaggica. Podemos ainda, definir currculo escolar um conjunto de disciplinas que sero ministradas por um determinado curso ou srie (ano).

Para que serve o currculo escolar e qual a importncia para voc, como professor (a)?
Serve para selecionar todos os contedos que sero

ministrados durante o ano letivo; definir os objetivos gerais e especficos e planejar as metodologias a serem utilizadas para atingir os objetivos definidos. muito importante porque ele serve como um norte mostrando pra onde vamos, como vamos e onde queremos chegar. importantes tambm que estejamos sempre abertos ao dilogo e flexveis as mudanas durante a execuo do que foi determinado no currculo.

Como definido o currculo escolar ? Quais os critrios utilizados?


Em encontros pedaggicos na prpria escola, divididos

em grupos de professores das disciplinas. Utilizamos a relevncia de um determinado contedo na formao dos alunos e no apenas a seqncia do livro didtico.

Voc sabe sobre as teorias do currculo? Em sua opinio importante saber sobre elas?
Um pouco. Sim, para que os professores possam ter um

novo olhar pra educao e ampliar seus objetivos e no apenas transmitir contedos sem significado algum para o aluno.

Nas experincias de ensino quais as principais contribuies que as teorias de currculo proporcionaram para sua formao pedaggica?
Uma viso crtica sobre os objetivos, a seleo de

contedos e as metodologias a serem utilizadas durante o ano letivo.

No desenvolvimento de suas atividades com os seus alunos voc leva em considerao as situaes cotidianas vivenciadas por eles como suporte metodolgico para uma melhor fundamentao terica dos contedos trabalhados em sala? Como voc faz isso?
Com certeza, busco aproximar os contedos ao cotidiano dos alunos, trabalhando com atividades prticas individuais e em grupo, que provocaram discusses sobre diferentes temas, mostrando a importncia e aplicabilidade dos contedos trabalhados no cotidiano dos alunos tendo como base a construo de conhecimento por meio da Resoluo de problemas.

Durante o planejamento do projeto poltico pedaggico, a instituio faz um estudo da realidade social, poltica, econmica e religiosa da comunidade onde se localiza? Quais os critrios utilizados para isso?
Nossa escola est passando um momento de grandes e significativas mudanas, como a construo do PPP ( Projeto Poltico Pedaggico). Est redescobrindo qual o papel da escola junto a sociedade; quem o nosso aluno; que formao estamos dando ao nosso aluno; quem o nosso professor; qual professor queremos; quem so nossos funcionrios e qual a sua funo nesse processo.

De que forma a escola trabalha a avaliao do currculo escolar?


A avaliao tambm est sendo repensada, na viso de

quem so somos alunos e que objetivos queremos alcanar, tendo a certeza de que o aprendizado depende tanto do aluno quanto do professor.

Voc quanto professor (a) tem conscincia da importncia de se trabalhar com as experincias de vida de seus alunos como um fator determinante na formao do carter e da personalidade deles? O que voc pensa sobre isso?
Com certeza, a experincia dos alunos sempre um

bom comeo para abordar um novo contedo, a final, os alunos no chegam escola como uma folha em branco, ele trazem a experincias de toda uma vida.

Os princpios pedaggicos da interdisciplinaridade, da contextualizao, da identidade, da diversidade e da autonomia so desenvolvidos em suas aulas? Como?
Sim, a utilizao da resoluo de problemas, a partir da

realidade ou contexto dos alunos, nas nossas aulas de Matemtica traz muitos benefcios, pois os alunos desenvolvem e sistematizam os conhecimentos matemticos, dando sentido aos contedos trabalhados em sala de aula. Isso acontece porque alm de contextualizar os contedos estudados, os alunos aplicam e entendem a utilidade do que aprenderam, os problemas desafia-os a utilizarem o raciocnio, a lgica, o clculo mental, a estimativa.

You might also like