You are on page 1of 22

1.

FREUD: HISTRIA PESSOAL


06.05.1856 Nascimento de Freud, cidade de Freiberg, na Morvia (hoje Tchecoslovquia). 1860: Aos 4 anos de idade, muda-se para Viena por conta de problemas financeiros. A viveu at 1938.

1938: Emigra para Inglaterra, onde morre em 1939, vtima de um cncer de boca e mandbula. Durante a infncia foi um excelente aluno. Visto ser judeu s podia fazer Medicina ou Direito. Influenciado pelos trabalhos de Darwin e Goethe decidiu cursar Medicina. 1873: Freud ingressa na Faculdade de Medicina da Universidade de Viena. Permaneceu como estudante de medicina durante oito anos, (trs a mais que o habitual).

Trabalhou no laboratrio de fisiologia do Dr. Bruck. Fez pesquisas independentes sobre anatomia, histologia e neurologia.
1882: Freud recebe seu diploma de mdico. Por questes financeiras Freud orientado a abandonar a carreira terica e abrir uma clnica particular. Trabalhou primeiro como cirurgio, depois em clnica geral, tornandose mdico do principal hospital de Viena. Fez um curso de Psiquiatria.

1885: Tinha se estabelecido como conferencista da Universidade de Viena.


1884 a 1887: Freud faz pesquisas com cocana. Por pouco tempo defensor, depois tornou-se apreensivo em funo das suas propriedades viciantes.

1885: Freud obtm uma bolsa e vai para Paris estudar/trabalhar com Charcot. Segundo Charcot, era possvel aliviar sintomas histricos com sugesto hipntica. Freud percebeu que na histeria os pacientes exibem sintomas que so anatomicamente inviveis. Por exemplo na "anestesia de luva" uma pessoa no ter nenhuma sensibilidade na mo, mas ter sensaes normais no pulso e no brao.

Uma vez que os nervos tm um percurso contnuo do ombro at a mo, no pode haver nenhuma causa fsica para este sintoma. HISTERIA

Doena psquica, cuja gnese requeria uma explicao psicolgica. Charcot, considerando a competncia de Freud deu-lhe permisso para traduzir seus escritos para o alemo quando Freud voltasse a Viena.

1895: Com a cooperao do eminente mdico Breuer, Freud explora a dinmica da histeria. Inicialmente utiliza a hipnose como recurso teraputico. 1914: Os sintomas dos pacientes histricos baseiam-se em cenas do passado que Ihes causaram grande impresso mas foram esquecidas (traumas); a teraputica, nisto apoiada, consistia em faz-Ios lembrar e reproduzir essas estado de hipnose (catarse). (Livro 6, p.17, ed. Brs.).

Freud abandona a hipnose, encorajando seus pacientes a falarem livremente e relatarem o que passassem - "associao livre".

1896: Freud usa pela primeira vez o termo "Psicanlise" para descrever seus mtodos.
1897: Comea sua auto-anlise. 1900: Publica a "Interpretao dos sonhos".

Freud escreveu extensivamente. Suas obras completas compem-se de 24 volumes que incluem os aspectos da prtica clinica e ensaios e monografias especializadas sobre questes religiosas e culturais.
1933: Os nazistas queimaram uma pilha de livros de Freud em Berlim. 1938: Os alemes ocuparam a ustria e Freud emigra para Londres.

1923 a 1939:
Freud esteve mal de sade, sofrendo de cncer na boca e mandbula. Tinha dores contnuas e submeteu-se a 33 operaes para. deter a doena que se expandia. O sucesso de Freud pode ser julgado no s pelo interesse e debate sobre aspectos da Teoria Psicanaltica, mas principalmente por suas idias que se tornaram parte da cultura ocidental.

Freud escreveu extensivamente. Suas obras completas compem-se de 24 volumes que incluem os aspectos da prtica clinica e ensaios e monografias especializadas sobre questes religiosas e culturais.

2. CONCEITOS PRINCIPAIS
a) Determinismo Psquico
No h descontinuidade na vida mental. Os processos mentais no ocorrem ao acaso. H uma causa para cada memria revivida, cada pensamento, sentimento ou ao.

b) Consciente, pr-consciente e inconsciente Consciente: Inclui tudo o que estamos cientes num dado momento; Pr-consciente.: uma parte do inconsciente que pode tornar-se consciente com facilidade; so as pores acessveis da memria.

Inconsciente.: Nele concentram-se elementos instintivos, que no so acessveis conscincia. A, esto as fontes de energia psquica e pulses ou instintos.

Pulses ou instintos: So presses que dirigem o organismo para determinados fins. De acordo com Freud, os aspectos fsicos dos instintos correspondem s necessidades e os aspectos mentais podem ser denominados de desejos. Eles so as foras propulsoras que incitamos pessoas ao. O instinto tem 4 componentes * Fonte; * Finalidade; * Presso; * Objeto.

* Fonte: Pode ser uma parte do corpo ou todo ele; * Finalidade: Reduzir a necessidade - Dar ao organismo a satisfao que ele deseja * Presso: Quantidade de energia usada para gratificar o instinto;
* Objeto: Qualquer coisa, ao ou expresso que permite a satisfao da finalidade original;

INSTINTOS BSICOS - PULSES DE VIDA/PULSES DE MORTE


*Libido:

Energia aproveitvel para os instintos de vida; tem mobilidade. *Catexia: Processo pelo qual a energia libidinal disponvel na psique vinculada a, ou investida na representao mental de uma pessoa, idia ou coisa.

3.ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
a)

o Id; b) o Ego; c) O Superego. 4. FASES PSICOSSEXUAIS DO DESENVOLVIMENTO


a)

Fase oral b) Fase anal c) Fase flica; d) Fase genital.

PSICANLISE PERSPECTIVAS CONCEITUAIS E FINALIDADES


Um

procedimento para a investigao de processos mentais que so quase inacessveis por qualquer outro modo; Um mtodo (baseado nessa investigao) para o tratamento de distrbios neurticos; Uma coleo de informaes psicolgicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumula numa.nova disciplina cientfica. (1923, livro 15, p. 107 na ed. Bras.).

OBJETIVOS DA PSICANLISE
a)

Liberar materiais inconscientes anti inacessveis, de modo que se possa lidar com eles conscientemente.
revelar os complexos reprimidos por causa do desprazer e que produzem sinais de resistncia ante as tentativas de leva-los a conscincia.

b)

Uma das atribuies da Psicanlise como sabem, erguer o vu da amnsia que oculta os anos iniciais da infncia e trazer memria consciente as manifestaes do incio da vida sexual infantil que esto contidas neles. (1933, livro 28, p. 42, na ed. bras.).

Se uma pessoa liberar-se das inibies do inconsciente, o ego estabelecer novos nveis de satisfao em todas as reas de funcionamento.

A PSICANLISE EST DIVIDIDA EM 3 REAS


Um tipo de terapia, cujo objetivo diminuir o sofrimento e que est baseada em diversas teorias sobre o inconsciente e sua interpretao. 2. Uma teoria geral sobre o desenvolvimento funcionamento da personalidade humana. 3. Um conjunto de teorias sobre o funcionamento do homem e da sociedade, baseado na importncia dos dois primeiros itens para se compreender a civilizao.
1.

You might also like