You are on page 1of 5

O que so Doenas Sexualmente Transmissveis (DST)?

AS DST so doenas transmitidas por meio da relao sexual, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Em geral, a pessoa infectada transmite a DST para seus parceiros, principalmente quando acontece penetrao. Ao contrrio do que muita gente pensa, as DST so doenas graves que podem causar disfunes sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebs prematuros com problemas de sade, deficincia fsica ou mental, alguns tipos de cncer e at a morte. Uma pessoa com DST tambm tem mais chance de pegar outras DST, inclusive a aids.

Quem pode pegar DST?


Quem tem relaes sexuais sem camisinha; Quem tem parceiro que mantm relaes sexuais com outras pessoas sem camisinha; Pessoas que usam drogas injetveis e compartilham seringas; Pessoas que tm parceiros que usem drogas injetveis, compartilhando seringas; Pessoas que recebem transfuso de sangue no testado; Qualquer um - casados, solteiros, jovens, adultos, ricos ou pobres - pode pegar DST.

Quais os principais sinais das DST?


Feridas (lceras): aparecem nos rgo genitais ou em qualquer parte do corpo. Podem doer ou no. Corrimentos: aparecem no homem e na mulher no canal da uretra, vagina ou nus. Podem ser esbranquiados, esverdeados ou amarelados como pus. Alguns tm cheiro forte e ruim. Tem gente que sente dor ao urinar ou durante a relao sexual. Nas mulheres, quando o corrimento pouco, s visto em exames ginecolgicos. Verrugas: so como caroos; podem parecer uma couve-flor quando a doena est em estgio avanado. Em geral no di, mas pode ocorrer irritao ou coceiras.

As mulheres devem ser mais cuidadosas nesse aspecto porque, diferentemente do homem, em diversas DSTs elas podem no apresentar sintomas por algum perodo. Isso exige da mulher consultas peridicas ao ginecologista.

Quais os principais sintomas das DST?


Ardncia ou coceira: mais sentidas ao urinar ou nas relaes sexuais. H pessoas que sentem as duas coisas, outras somente uma e muitas pessoas no sentem nada e, sem saber, transmitem DST para seus parceiros. Dor e mal-estar: embaixo do umbigo, na parte baixa da barriga, ao urinar, ao evacuar ou nas relaes sexuais.

Alguns exemplos de DSTs?


Sfilis; Cancro Mole; Linfogranuloma Venreo; Linfogranuloma Venreo (LGV) ou Doena de Nicolas-Favres ou "mula; Herpes Genital; Uretrite gonoccica aguda Gonorria Aguda; HIV; Dentre outras

Como tratar as DST?


Faa apenas o tratamento indicado por um profissional de sade, no aceite indicaes de vizinhos, parentes, funcionrios de farmcias etc. Siga a receita e tome os remdios na quantidade certa e nas horas certas. Continue o tratamento at o fim, mesmo que no haja mais sinal ou sintoma da doena. Todos os parceiros de quem est com DST devem ser conscientizados e fazer o tratamento, seno o problema continua. Deve-se evitar relaes sexuais durante o tratamento. Em ltimo caso, use sempre camisinha. Pea tambm para fazer o teste da aids. melhor sempre se prevenir.

Principal meio de Preveno

USANDO CAMISINHA

Exames
Para diagnstico completo deve-se fazer um exame fsico, exame genital, masculino ou feminino, (coleta de secrees e de material para a realizao do diagnstico etiolgico). O perodo da janela imunolgica em todas as DSTs, com exceo da AIDS, de, no mximo, um ms. Sendo assim, exames para detectar DSTs como sfilis e hepatite B podem ser feitos aps 15 dias da relao sem proteo. Depois desse tempo, o resultado ser confivel.

Servios que atendem casos de DST


O que so os servios que atendem DST? So servios de sade que pertencem ao Sistema nico de Sade (SUS) e que contam com profissionais de sade capacitados na Abordagem Sindrmica das DST, podendo ou no contar com estrutura laboratorial, promovendo a assistncia clnica e o tratamento adequado, a preveno, o fornecimento de preservativos e aconselhamento para testagem para o HIV.

Servios que atendem casos de DST - MA


Instituto Oswaldo Cruz Rua Afonso Pena 198 - Centro So Luis CEP: 65010-030 Telefone : 098-2323410 PAM Diamante Rua Joao Luis s/n - Diamante So Luis CEP: 65020-320

Hospital Universitrio - Unidade Materno-Infantil Rua Silva Jardim 215 - Centro So Luis CEP: 65021-000

Centro de Saude Dr. Paulo Ramos Rua de Passeio 236 - Centro So luis CEP: 65015-370

Centro de Saude Genesio Rego Av. dos Franceses s/n - Vila Palmeira So Luis CEP: 65036-283

You might also like