You are on page 1of 25

Revoluo Francesa - 1789

A Frana no final do sculo XVIII a. Era governada pelos Bourbon; b. Era um Estado Absolutista; c. Tinha como prtica econmica o mercantilismo; d. A sociedade era estamental.

Antecedentes

I Estado Clero Alto e Baixo Clero - 130.000 II Estado Nobreza 350.000 III Estado Alta burguesia banqueiro e grandes negociantes - 500.000 Burguesia Prof. liberais, empresrios etc 500.000 Pequena burguesia Arteso e peq. comerciantes 2.000.000 Camponeses 22.000.000

Sociedade francesa

Entenda Antigo Regime como: a. Absolutismo monrquico; b. Mercantilismo; c. Poder da Igreja Catlica.

Crticas ao Antigo Regime

Montesquieu [1689-1755] Defendia a separao entre os trs poderes; Voltaire [1694-1778] Critica Igreja [intolerncia religiosa] e afirmava que os monarcas deveriam respeitar as liberdades individuais; Diderot [1713-1784] e DAlembert [1717-1783] Criaram a enciclopdia; Rousseau [ 1712-1778] Defendia a tese que o poder estava no povo Contrato Social.

Crticas ao Antigo Regime

Pode ser dividido em 04 grandes momentos: a. Revolta da Aristocracia 1787-1789 b. Revoluo Burguesa 1789-1799 c. Revoluo Camponesa 1789-1793 d. Revoluo do Proletariado 1792-1794
Diversos grupos sociais estiveram envolvidos no processo revolucionrio, cada um deles tinha suas ideias, mas no desenrolar do processo a burguesia saiu vencedora.

O processo revolucionrio

Economia - Estava em crise durante o reinado de Lus XVI [1774-1792]. Inflao, desemprego, quebra de empresas, aumento de impostos etc. Sociedade Os camponeses viviam em condies miserveis, a burguesia estava descontente pelo excesso de regulamentaes s suas atividades, o clero e nobreza mantinham seus privilgios de no pagar impostos e ocuparem os melhores postos da administrao. A crise econmica limitou o mximo os recursos da coroa que vislumbrava na tributao de nobres e clrigos a sada do caos econmico

A Frana sob o absolutismo Bourbon

1787 Convocao da Assembleia dos Notveis; 1789 Assembleia dos Estados Gerais; 1789/junho Assembleia Nacional Constituinte;

Revolta Declarao Constituio Camponesa do de Direito 1791 e o fim do Implantao Homem dos privilgios e do da Tomada da Bastilha 14/junho/89 Monarquia Cidado feudais constitucional - 1789

Tem incio a Revoluo

Constituio de 1791 a. Implantao da Monarquia Constitucional; b. Separao dos poderes; c. Fim dos privilgios feudais e instaurao da liberdade econmica; d. Voto censitrio [Proprietrio de elevado nvel de renda]; e. Constituio Civil do Clero Nacionalizao da Igreja.

Monarquia Constitucional

Principais grupos polticos da poca

a. Monarquistas Constitucionais; b. Pantano ou independente Centro; c. Jacobinos; d. Girondinos; e. Cordilliers.

Monarquia Constitucional

A tentativa de fuga perpetrada pela realeza e a declarao de Guerra a Frana pela Prssia e ustria determinou o fim da Monarquia Constitucional.

Monarquia Constitucional

Aprovao de um novo calendrio para a Frana; O controle poltico estava nas mos dos Girondinos; A crise econmica, os reverses na guerra levaram os jacobinos ao poder.

O perodo da Conveno Nacional

O Comit de Salvao Pblica Assuntos externos; O Comit de Salvao Nacional Assuntos internos; O Tribunal Revolucionrio Represso aos opositores da Revoluo.

A fase do Terror

Avanos sociais da Conveno Jacobina

A fase do Terror

Fim dos privilgios da nobreza; Voto universal; Tabelamento de preos; Eliminao da escravido nas colnias; Obrigatoriedade da educao; Expropriao das terras dos nobres e sua diviso em pequenas propriedades a serem vendidas aos camponeses.

A fase do Terror

As disputas internas [Hbert X Danton] afastaram o apoio dos sans-culottes da Revoluo. Robespierre morto.

A fase do Terror
Hrbet Danton

Reao Termidoriana Retorno da burguesia ao poder. criada uma nova constituio para a Frana:

Fim do tabelamento de preos, voto universal e da fase do terror.

Os conservadores no poder

Diretrio [05 membros] governavam a Frana; O liberalismo era a prtica econmica vigente; Dificuldades: a. Alta no custo de vida; b. Conspirao dos iguais; c. Guerra contra a Prssia, ustria e Inglaterra; d. Napoleo Bonaparte chamado a governar a Frana.

Os conservadores no poder

A fase do Consulado:
Reforma administrativa; Criao do banco da Frana; Obras pblicas; A concordata Pio VII; Cdigo de Napoleo 1804; Fim do consulado e instalao do Imprio.

Perodo Napolenico - Consulado

Marcado pelas guerras napolenicas; Domnio sobre o continente europeu; Bloqueio Continental e suas consequncias; Priso de Napoleo em Elba; Governo dos Cem Dias e derrota em Waterloo; Priso e morte na Ilha de Santa Helena 1821.

Perodo Napolenico Perodo Imperial

You might also like