You are on page 1of 18

Respirao

Apostila 2 Pgina 26

Homeostase e trocas gasosas

C6H12O6 + O2 CO2 +H2O + energia


Acmulo de gs carbnico no meio intracelular perigoso, devido as alteraes no pH. Organismos anaerbios podem viver na completa ausncia de oxignio.

Homeostase e trocas gasosas


Nas clulas, respirao = obter energia qumica contida em substncias orgnicas. Nos animais, respirao = obter oxignio e liberar gs carbnico. Pigmentos respiratrios como hemoglobina e hemocianina = transporte de oxignio dos rgos respiratrios para os tecidos. Superfcies respiratrias so reas sujeitas leses e evaporao. Sistema respiratrio adequado ao ambiente.

Homeostase e trocas gasosas Nos vertebrados: - anfbios: pulmes lisos, oxigenao completada pela respirao cutnea. - rpteis: pulmes segmentados e no tem respirao cutnea. - mamferos: pulmo com grande rea interna e com unidades de troca gasosa alvolos. - aves: pulmes no possuem alvolos, mas parabronquolos.

Sistema respiratrio humano


Entrada e sada do ar pelas narinas, que se comunicam com as cavidades nasais. No interior das cavidades h as conchas nasais que turbilhonam o ar. O epitlio mucociliar tem clulas produtoras de muco e clios. Os clios batem em direo faringe, levando o muco = mecanismo de defesa. Tambm h anticorpos, macrfagos, a tosse e o espirro como mecanismos de defesa. Estes mecanismos = ar filtrado.

Sistema respiratrio humano


O ar tambm aquecido e umidificado. A traquia bifurca-se e origina os dois brnquios principais que penetraro nos pulmes. Progressivamente h a ramificao em bronquolos que se abrem nos sacos alveolares, formados pelos alvolos. Pulmes consistncia esponjosa e colorao avermelhada, revestidos externamente pela pleura. Pulmo direito dividido em trs lobos, o esquerdo em dois. As trocas gasosas ocorrem nos alvolos pulmonares, por difuso (sem gasto de energia).

Biomecnica e controle da respirao


Brnquias nos peixes eficientes, graas aos movimentos sincronizados entre boca e oprculo.

Biomecnica e controle da respirao


Em anfbios = o esvaziamento e enchimento dos pulmes se d atravs do relaxamento e tenso da glote.

Biomecnica e controle da respirao


Em rpteis, aves e mamferos os pulmes enchem e esvaziam por modificaes do volume torcico.

Biomecnica e controle da respirao


Entre as costelas msculos intercostais. 1. Inspirao Aumento do volume, diminui a presso torcica, forando a entrada de ar . 2. Expirao A elasticidade dos pulmes e do trax, fora a diminuio do volume torcico, aumentando a presso interna = ar ser eliminado dos pulmes. Somente os mamferos tem diafragma.

Biomecnica e controle da respirao

Biomecnica e controle da respirao


Controle da respirao - Volume de ar renovado por minuto :
Volume-minuto respiratrio= frequncia respiratria volume trocado em cada ciclo

Na medula oblonga (ou bulbo) h o centro respiratrio. Do CR partem nervos responsveis pela contrao dos msculos respiratrios.

Biomecnica e controle da respirao


Respirao ainda um controlador do pH sanguneo. O aumento da concentrao de CO2 no sangue, provoca a liberao de ons H+. Quando o pH est muito cido, o CR excitado, aumentando a freqncia respiratria. Quando o pH est acima do normal, o CR deprimido, diminuindo a frequncia respiratria. Os quimiorreceptores do CR so muito sensveis ao pH sanguneo.

You might also like