You are on page 1of 38

BATALHANDO PELA F

"Amados, quando empregava toda diligncia, em escrevervos acerca da nossa comum salvao, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes diligentemente pela f que uma vez por todas foi entregue aos santos" (Jd 3).

INTRODUO
Originalmente, Judas pretendia compartilhar com seus companheiros crentes as questes da f comuns a todos eles. Mas, o Esprito Santo o redirecionou a um assunto de maior urgncia. Questes da f "uma vez por todas... entregue aos santos" estavam sendo tanto sutilmente solapadas como profundamente pervertidas.

Hoje em dia acontece o mesmo que naquele tempo. Todos os santos (isto , cristos Ef 1.1; Cl 1.2, etc.) devem batalhar diligentemente pelos ensinos da f "dados por inspirao de Deus" (comp. 2 Tm 3.16).

O que batalhar diligentemente?


Batalhar diligentemente por algo no uma atividade de menor importncia. A passagem paralela normal desse versculo 1 Timteo 6.12: "Combate o bom combate da f..." Em ambos os casos, o sentido de trabalhar fervorosamente, ou esforar-se, como um atleta que ir participar de um evento esportivo. A analogia do esporte oferece uma ilustrao muito clara: bons atletas tm que treinar com vigor para atender s exigncias do seu esporte.

Da mesma forma, um cristo dedicado deve condicionar-se espiritualmente para atender exortao de Paulo: "Exercita-te pessoalmente na piedade" (1 Tm 4.7). Paulo usou freqentemente a correlao entre os esforos dos atletas e o andar dos cristos para mostrar que a vida de um crente renascido no tem por objetivo a passividade. Ela requer treinamento espiritual, que inclui muitas das qualidades demonstradas por um atleta superior: diligncia, dedicao, auto-disciplina, disposio de aprender, etc.

Entretanto, do mesmo modo como no cenrio esportivo dos nossos dias, muitos de ns se dedicam a ser espectadores no necessariamente "inativos", mas definitivamente no jogadores.

Muito freqentemente a reao exortao de Judas dizer que melhor "deixar o batalhar pela f para os especialistas", isto , para os estudiosos, os telogos, os apologistas ou autoridades em seitas. H no mnimo dois problemas com tal idia.

Em primeiro lugar, as palavras de Judas no foram escritas a especialistas em teologia, mas "aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo" ou seja, a todos os Seus "santos" (Jd 1,3). Em segundo lugar, um dos principais aspectos da batalha pela f est relacionada com o desenvolvimento espiritual de todo santo. Em outras palavras, batalhar pela f no somente para especialistas em seitas, nem envolve necessariamente argumentar ou confrontar os outros. Batalhar pela f deveria ser o padro de vida espiritual de todo crente (comp. 1 Pe 3.15).

O desejo de estudar diligentemente a Palavra de Deus


Batalhar diligentemente pela f requer o desejo de estudar diligentemente a Palavra de Deus. Jesus estabeleceu um programa de crescimento para todos que se entregaram a Ele: "Se vs permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discpulos" (Jo 8.31). Em 2 Timteo 2.15, Paulo acentua o exerccio prtico, dirio, de todo crente: "Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade"

O corao do cristianismo um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. Estudar e aplicar as Escrituras a forma principal de desenvolver nosso relacionamento pessoal com Ele; trata-se de conhec-lO atravs da revelao dEle mesmo.

A necessidade de conhecimento
Batalhar diligentemente pela f exige conhecimento. No precisamos nos tornar especialistas antes de compartilhar a "f que uma vez por todas foi entregue aos santos", mas devemos ser diligentes em nossa busca do conhecimento do Senhor. Se bem que se tente faz-lo muitas vezes, completamente insensato tentar batalhar por algo sobre o que no se est informado.

Provrbios 2.1-8
Salomo escreveu: "Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu corao ao entendimento, e se clamares por inteligncia, e por entendimento alares a tua voz, se buscares a sabedoria como a prata, e como a tesouros escondidos a procurares, ento entenders o temor do Senhor, e achars o conhecimento de Deus. Porque o Senhor d a sabedoria, da sua boca vem a inteligncia e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos, e escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juzo e conserva o caminho dos seus santos.

A prtica diligente do discernimento


Batalhar pela f requer a prtica diligente do discernimento. Em Hebreus 5.13-14 est dito: "Ora, todo aquele que se alimenta de leite, inexperiente na palavra da justia, porque criana. Mas o alimento slido para os adultos, para aqueles que, pela prtica, tm as suas faculdades exercitadas para discernir no somente o bem, mas tambm o mal." O "leite" e o "alimento slido" desses versculos so metforas que se referem ao crescimento espiritual; limitar-nos a uma dieta e a atitudes de crianas espirituais inibe nosso desenvolvimento espiritual.

Entretanto, os que exercitam suas faculdades pelo estudo da Palavra de Deus crescero em discernimento, no continuando "meninos, agitados de um lado para outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astcia com que induzem ao erro" (Ef 4.14).

A disposio de aceitar correo


Batalhar diligentemente pela f exige que tenhamos a disposio de aceitar correo. Corrigir, entretanto, no um procedimento "psicologicamente correto" em nossos dias, tanto no mundo quanto na Igreja. A correo considerada uma ameaa auto-imagem positiva por muitos que promovem a teologia humanista da auto-estima. incrvel como tal mentalidade mundana influenciou fortemente aqueles que deveriam ser separados do mundo e cujos pensamentos deveriam refletir a mente de Cristo.

Mesmo uma pesquisa superficial da Bblia revela exemplos e mais exemplos de correo, que atualmente seriam vistos como potencialmente destrutivos do bem-estar psicolgico das pessoas! Ser que a "auto-estima" de Pedro foi psicologicamente danificada e tanto sua autoimagem como a imagem do seu ministrio foram irreparavelmente prejudicadas pela correo pblica de Paulo?

Foi o ministrio de Pedro considerado acabado pela maioria da igreja primitiva porque Paulo no foi suficientemente sensvel (ou, bblico deixando supostamente de considerar Mateus 18) para ter um encontro particular com Pedro? No essa a maneira como muitos na Igreja vem as coisas atualmente? E o que dizer do trauma sentido pelo ego dos publicamente corrigidos: Barnab (Gl 2.13), Alexandre (2 Tm 4.14-15), Figelo e Hermgenes (2 Tm 1.15), Himeneu e Fileto (2 Tm 2.17-18), Demas (2 Tm 4.10), Ditrefes (3 Jo 9-10) e outros?

A correo essencial para a vida de todo cristo. Em sua segunda carta a Timteo, Paulo orientou seu jovem discpulo a respeito do valor das Escrituras para a correo (como tambm para a repreenso!), "a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Tm 3.16-17). A correo tem que comear em casa, isto , deve haver a disposio no somente de sermos corrigidos por outros, mas tambm o desejo de corrigirmos a ns mesmos.

A admoestao "Examinai-vos a vs mesmos se realmente estais na f" (2 Co 13.5) no pede uma avaliao pblica; ela requer que analisemos a ns mesmos e ento faamos o que for necessrio para colocar as coisas em ordem diante do Senhor. Sem a disposio de considerar a possibilidade de uma "trave" em nosso prprio olho, a hipocrisia dominar em qualquer correo a outra pessoa.

Obedincia s normas
Batalhar diligentemente pela f requer obedincia s normas. Enquanto alguns evitam praticar a correo segundo as Escrituras, outros a usam como um grande porrete, dando com ele em qualquer um que parecer no concordar com seus pontos de vista. As Escrituras nos dizem que (no contexto dos galardes celestiais) aqueles que competem por um prmio sero desqualificados a no ser que sua conduta siga as normas do evento (2 Tm 2.5)

Isso tambm deveria ser aplicado ao modo como batalhamos pela f, especialmente no que se refere correo mtua. A primeira e mais importante norma o amor. Correo bblica um ato de amor, ponto final. Se algum no tem em mente o interesse maior de uma pessoa, o amor no est envolvido. Se o amor no o fator motivador da correo, o modo de agir no bblico.

A maneira como nos corrigimos mutuamente uma parte importante das "normas" da batalha pela f: "Ora, necessrio que o servo do Senhor no viva a contender, e, sim, deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente; disciplinando com mansido os que se opem, na expectativa de que Deus lhes conceda no s o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade" (2 Tm 2.24-25).

Entretanto, uma repreenso severa tambm pode ser bblica; nas Escrituras h abundncia de tais reprovaes e repreenses quando a situao as exigia. Mas elas nada tm em comum com correo acompanhada de sarcasmo, humilhao, ataques ao carter pessoal ou qualquer outra coisa que exalte quem corrige ao invs de ministrar quele que est sendo corrigido.

irnico que o humor dominante (TV, quadrinhos, etc.) dessa gerao profundamente consciente da "autoestima", ego-sensvel, seja o sarcasmo, especialmente a humilhao. Fazer algum se sentir inferior tornou-se a maneira preferida de elevar a prpria auto-estima.

Um teste simples de correo bblica o nvel de presuno por parte de quem a pratica. Se houver qualquer indcio dela ele falhar. Outro teste rpido o termmetro das "maneiras desagradveis". Se aquele que corrige trata os outros com maneiras que ele mesmo no aceitaria ele parte do problema, no a soluo bblica.

Conhecer pelo que se batalha


Batalhar diligentemente pela f envolve conhecer pelo que se batalha. Aquilo que envolve a subverso do Evangelho, especialmente das doutrinas principais relacionadas com a salvao, exige nossa sria preocupao e ateno. O livro de Glatas um bom exemplo.

Os judaizantes estavam coagindo os crentes a aceitar um falso evangelho, isto , adicionando certas obras da lei como necessrias para a salvao. Paulo os repreendeu duramente, como tambm instruiu Tito a faz-lo (Tt 1.10-11,13). No mesmo esprito, argumentamos com os que promovem ou aceitam um falso evangelho para a salvao (mrmons, adeptos da Cincia Crist, Testemunhas de Jeov e catlicos romanos, entre outros).

Enquanto certas questes podem parecer no estar relacionadas com o Evangelho, elas podem subverter indiretamente a Palavra de Deus, afastando os crentes da verdade e inibindo dessa forma a graa necessria para uma vida agradvel ao Senhor. A psicoterapia, por exemplo, um dos veculos mais populares para levar os cristos a buscar as solues mpias dos homens (e, portanto, destitudas da graa).

Saber quando evitar confrontos


Batalhar pela f tambm requer que saibamos quando evitar confrontos. O captulo 14 de Romanos trata de assuntos em que a argumentao se transforma em contenda. Paulo fala de situaes em que crentes imaturos criavam polmicas em torno de coisas que no tinham importncia.

Alguns estavam provocando divises por discutirem quais alimentos podiam ser comidos ou no, ou quais dias deviam ser guardados ou no. Nesses casos, o conselho da Escritura : h certas coisas que no devemos julgar, pois se trata de questes sem importncia, que no negam a f, e so assuntos a serem decididos pela prpria conscincia (v. 5). Somente o Senhor pode julgar o corao e a mente de algum no que se refere a tais assuntos.

Quando Jesus discutiu os sinais dos ltimos tempos com Seus discpulos no Monte das Oliveiras (Mt 24), o primeiro sinal que Ele citou foi o engano religioso. Sua extenso atual no tem precedentes na Histria. Somente esse fato deveria tornar nosso interesse em batalhar diligentemente pela f uma das maiores preocupaes. Isso tambm significa que h tantos desvios da f (1 Tm 4.1) a serem considerados, que poder ser necessrio estabelecer prioridades pelo que e quando vamos batalhar.

No que se refere ao nosso prprio andar com o Senhor, devemos examinar qualquer coisa em desacordo com as Escrituras, fazendo as necessrias correes. Entretanto, quando se trata de ensinos e prticas biblicamente questionveis, sendo aceitas e promovidas por outros, o discernimento pode tambm incluir a necessidade de decidir quando e como tratar deles.

Atualmente, no incomum ser erradamente considerado (ou, de fato, merecer a reputao) como algum que "acha erros em tudo"; de modo que a busca da sabedoria e orientao do Senhor sempre essencial para que nosso batalhar seja recebido de forma frutfera.

No devemos coagir ningum


Finalmente, batalhar diligentemente pela f no coagir. Muito freqentemente esquecemos que recebemos nossa vida eterna em Cristo como ddiva gratuita, uma ddiva do insondvel amor de Deus que deve ser oferecida aos outros em amor. O amor destrudo pela coao. Se bem que nossa inteno pode no ser impor questes de f aos outros, importante verificar regularmente nossos motivos e mtodos.

O batalhar diligentemente pela f deve ser realizado como uma oferta de amor. Temos que lembrar que somos meramente canais de tal amor e que, se quisermos que ocorra alguma mudana no corao, ela ser realizada atravs da graa de Deus, a nica que garante o arrependimento (2 Tm 2.2526).

Atos 20.27-31 contm alguns pensamentos que atualmente muitos iriam considerar como desproporcionais na batalha por "todo o desgnio de Deus". Mas, trata-se das palavras de Deus, comunicadas apaixonadamente pelo apstolo Paulo aos membros da igreja de feso e a ns: "Atendei por vs e por todo o rebanho... Eu sei que, depois da minha partida, entre vs penetraro lobos vorazes que no pouparo o rebanho. E que, dentre vs mesmos, se levantaro homens falando cousas pervertidas para arrastar os discpulos atrs deles. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que por trs anos, noite e dia, no cessei de admoestar, com lgrimas, a cada um."

CONCLUSO

Nestes "difceis" tempos finais (2 Tm 3.1), ore para que todos ns, como Paulo, demonstremos apaixonada preocupao pelo bem-estar espiritual dos nossos irmos e irms em Cristo e pela pureza do Evangelho essencial para a salvao das almas (TBC 8/94).

MINISTRAO:
IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA DE FLORIANPOLIS Rua Ado Schmidt, 68 Barreiros So Jos/SC Pastor Wanderley da Silva fone/fax (48)3034-1480

You might also like