You are on page 1of 72

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE PRODUO

Thiago de Lima Peres Flores

A Produo Enxuta Aplicada em uma Indstria de Confeco Visando a Reduo de Desperdcios


Orientador: Prof. M.Sc. Gustavo Suriani de Campos Meireles
GOINIA 2011

APRESENTAO
Problema Justificativa Objetivos Reviso Bibliogrfica Metodologia Desenvolvimento Concluso Finalizao

PROBLEMA
Confeco
Diversidade de tcnicas produtivas. Altssima variedade de produtos. Mercado muito segmentado, principalmente em cultura, renda e idade. Baixo ciclo de vida do produto para a Fbrica. Demanda e produo desnivelada. Alto lead time de fornecimento. Falta de Mo de obra especializada.

PROBLEMA
Questo Central da pesquisa:

Como utilizar a Produo Enxuta para eliminar os desperdcios que levam as empresas de confeco a perder eficincia produtiva?

JUSTIFICATIVA
Sobreviver competio e ter crescimento; Atingir clientes de maneira efetiva, com produtos de qualidade e entregas rpidas, promovendo grandes investimentos em novas tecnologias de processos produtivos. Visando Bom nvel de servio, reduzir seus custos, aumentar sua capacidade produtiva e entregar no momento certo o que se deseja ao cliente. Identificar e eliminar/reduzir seus desperdcios

JUSTIFICATIVA
Lean, Agile e Leagile Manufacturing O Lean Manufacturing ou Produo Enxuta visa a identificao e eliminao de desperdcios e aumento da eficincia operacional. Atravs de ferramentas Lean possvel identificar esses desperdcios existentes no processo produtivo e atuar neles de forma com que os elimine e no permita seu retorno.

OBJETIVOS
Geral
Apresentar a implantao da Produo Enxuta em uma indstria de confeco visando a reduo de desperdcios encontrados no processo produtivo e aumento de eficincia operacional.

Especficos
Mostrar o mapa da situao atual da empresa, montar um mapa da situao futura e identificar os desperdcios gerados no processo; Mostrar a aplicao das ferramentas da produo enxuta; Relatar benefcios e dificuldades geradas na implantao; Sugerir projetos futuros para eliminar outros desperdcios e sustentar o realizado.

REVISO BIBLIOGRFICA
Histria da Produo Enxuta Produo Enxuta
Just in Time, Milk Run, Autonomao e Takt Time Cinco princpios da Produo enxuta Filosofia Kaizen Seis Sigma

Desperdcios segundo a Produo Enxuta


Atividades que agregam e no agregam valor Tipos de desperdcios

REVISO BIBLIOGRFICA
Produo Enxuta a identificao e Tcnicas e Ferramentas da Produo Enxuta eliminao ou reduo sistemtica e O 5s sustentvel de desperdcios. Fluxo Contnuo (HOMINISS, 2010)
Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) A Produo Puxada (Kanban) Lean um sistema caracterizado por alguns itens: curto lead Nivelamento (Heijunka ) e garantido, e uma racional time, nvel de qualidade elevado

iniciando Nivelamento de Produo pela alta direo e gerncia, atingindo os colaboradores que atuam direto mquinas, pois estes alcanam uma Nivelamento de nas Vendas
autonomia maior, e tambm com uma participao mais efetiva dos fornecedores, principalmente, na elaborao de novos produtos. (WOMACK; JONES, 1998)

utilizao dos recursos, com a participao global da empresa,

METODOLOGIA
Classificao da Pesquisa
Classificao
1 - Natureza
1.1 - Bsica 1.2 - Aplicada x x x

Trabalho

Classificao
4 - Procedimentos Tcnicos
4.1 - Pesquisa Bibliogrfica 4.2 - Pesquisa Operacional 4.3 - Pesquisa Experimental 4.4 - Levantamento 4.5 - Estudo de Caso 4.6 - Modelagem e Simulao 4.7 - Pesquisa Ao

Trabalho
x

2 - Abordagem
2.1 - Quantitativo 2.2 - Qualitativo

3 - Objetivos
3.1 - Descritiva 3.2 - Exploratria 3.3 - Explicativa
Fonte: Desenvolvida pelo Autor (2011)

5 - Local de Realizao
5.1 - Laboratrio 5.2 - Pesquisa de Campo x

METODOLOGIA
Caracterizao da Empresa
Chamada de Empresa A Mdio Porte Funcionrios: 300 diretos e 600 indiretos Localizao: Aparecida de Goinia, em 14.500 m. Segmento: Confeco Trs Marcas produzindo camisetas, camisas, calas, bermudas, cintos, cuecas, sungas, moletons, jaquetas, meias, chinelos e bons. Demanda mdia de 100 mil peas por ms Possui 70 representantes

METODOLOGIA
Etapas da Pesquisa
1. Buscar informaes bsicas, como demanda mdia, estrutura organizacional, nvel de estoque e outras que sero apresentadas que retratem a situao atual da empresa; Coletar e tabular os dados da situao atual para verificao de provveis desperdcios gerados no processo produtivo; Montar e realizar uma anlise da situao atual da empresa, buscando identificao real dos desperdcios gerados no processo produtivo, com anlise de tempos e mtodos de produo. Montar e analisar a projeo da situao futura desejada com as futuras implantaes das ferramentas de produo enxuta; Mostrar como foi a aplicao das ferramentas da produo enxuta para eliminao dos desperdcios; Mostrar os resultados obtidos com a implantao, seus pontos positivos e negativos, e de que forma foi feito o controle do processo; Elaborar sugestes para melhorias futuras e concluso do trabalho. 2. 3.

4. 5. 6. 7.

METODOLOGIA
Etapas da Pesquisa
Utilizao da metodologia DMAIC Seis Sigma
(D Definir, M Medir, A Analisar, I Implementar, C Controlar)

Fonte: Desenvolvida pelo Autor (2011)

METODOLOGIA
Primeira (1) Etapa da Pesquisa - Definir
Coleta e anlise de dados bsicos para entendimento de onde est inserida a Empresa A no negcio de confeco. Para elaborao dos requisitos do projeto, com objetivos e metas para serem alcanadas com o decorrer da implantao.

METODOLOGIA
Segunda (2) Etapa da Pesquisa - Medir
Iniciou com a coleta e tabulao de dados especficos para a medio e o mapeamento da situao atual da empresa, com a utilizao da ferramenta de produo enxuta Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV).

METODOLOGIA
Terceira e Quarta (3 e 4) Etapa da Pesquisa Analisar
Os dados obtidos da situao atual, com a identificao de pontos de melhoria ao longo do processo produtivo e o desenvolvimento da situao futura mostrando como os desperdcios encontrados podem ser resolvidos; Para o desenvolvimento da situao futura foi utilizada a anlise da situao atual para buscar sugestes de melhorias que poderiam ser implantadas para reduzir ou eliminar os desperdcios dentro das oportunidades identificadas na situao atual.

METODOLOGIA
Quinta (5) Etapa da Pesquisa Implementar
Planejamento dos Eventos Kaizens, montando um cronograma com todas as datas previstas para realizao dos eventos Relatar como foram a realizao dos Eventos Kaizens
Kaizen significa qualquer mudana feita dentro da empresa que visa a melhoria contnua. (FALCONI, 1992)

Evento Kaizen um esforo intensivo de curto prazo para melhorar o desempenho de um processo especfico. (LIMA, 2010)

METODOLOGIA
Sexta (6) Etapa da Pesquisa Controlar
Toda a padronizao das operaes, com a criao de um sistema de medio de desempenho com indicadores que possam medir os reais impactos das modificaes e das variaes normais dos processos. Elaborao de alguns check lists para manter as aes implementadas.

METODOLOGIA
Stima (7) Etapa da Pesquisa Sugesto Futura
Verificao por meio de anlises dos indicadores e dos processos gerais da organizao se ainda existe desperdcios na empresa que cause grande influncia no processo produtivo e verificao das oportunidades de melhoria; Foram apresentadas sugestes e idias para reduzir os desperdcios.

DESENVOLVIMENTO
4.1 Referente a 1 Etapa da Pesquisa
Informaes Bsicas
Organograma Fluxograma produtivo Particularidades das confeces Objetivos e Indicadores do projeto
Prazo de Entrega Nvel de Servio Lead Time de produo

Formao do time Classificao ABC


Mix de Produto Faturamento Representatividade

DESENVOLVIMENTO
4.2 Referente a 2 Etapa da Pesquisa
Coleta e Tabulao dos Dados
Classificao ABC Sub Produto Tempo de Setup, Ciclo e Tamanho de Lote N de funcionrios, Mquinas e Turnos trabalhados Nvel de Estoque Demanda total e diria Takt Time Identificao do Fluxo de Materiais e Informaes

DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO
4.3 Referente a 3 Etapa da Pesquisa
Montagem e Anlise da Situao Atual
Detalhamento do fluxo de informaes e materiais. Com a coleta de dados realizada no 4.2, aconteceu a montagem da situao atual, com a formalizao do MFV. Anlise: MFV, Relatrios, reunies com especialistas, observaes e Gemba Genbutsu.

DESENVOLVIMENTO
Grandes lotes de compra Alto Lead Time de Fornecimento MP comprada por previso Falta e sobra de MP Espera por recortes Enfestar listrado pode ser gargalo PCP no tem viso do nvel dos estoques Atraso na entrega das fichas tcnicas Silk pr-definido por fornecedor gera desbalanceamento durante a produo Esperas desnecessrias: separao/formao kit concentrada em nico ponto fluxo Transporte excessivo corteseparao Desnivelamento no volume de produo para terceiros Espera causada por falta de aviamento Movimentao excessiva para buscar aviamento No existe controle de entrega FIFO e balanceada de terceiros

Falta de gesto visual de capacidade para deciso de terceirizao (silk/bordado)

Falta e sobra de produtos acabados Espera para dar entrada no estoque Processos trabalhando em lote

Transporte externo: Ping-pong entre processos terceirizados e conferncia interna

Reprogramaes no PCP e Corte devido a falta de MP

DESENVOLVIMENTO
5.1 Referente a 4 Etapa da Pesquisa
Projeo, montagem e anlise da situao futura
20 Problemas encontrados 13 Solues propostas
Almoxarifado Programao Corte Separao Terceirizados Montagem Acabamento e Garantia da Qualidade

Tabela 5.1

DESENVOLVIMENTO
Poltica de compra Grandes com lotes deciclos curtos e constantes compra

Atraso na entrega das Quebra do lote de entrega fichas tcnicas de fichas tcnicas por
grupos de tecido

Estudo Alto Leadde viabilidade de supermercado de Time de Silk pr-definido por MP de uso contnuo fornecedor gera Fornecimento dentro da coleodesbalanceamento Sistema de MP durante a produo programao por pedido e volume comprada Falta de gesto Esperas por previso visual de capacidade Supermercado de desnecessrias: para deciso de MP de separao/formao Falta e uso contnuo terceirizao Pulmo entre sobra de colees kit concentrada em (silk/bordado) nico ponto fluxo regulador para MP terceirizao

Desnivelamento no volume de Falta e sobra produo para de produtos Criao de fluxo terceiros acabados Espera causada por falta de aviamento
contnuo AcabamentoGarantia QualidadeEntrada Estoque

Transporte Espera por excessivo corteFormao de kits recortes descentralizada separao Enfestar listrado pode ser gargalodo Balanceamento viso do nvel dos estoques
processo de PCP no tem Enfestar-Cortar

Criar supermercado ou Movimentao abastecedor

Espera para dar entrada no estoque

Transporte externo: Criao de fluxo Ping-pong entre entre Corte e processos terceirizados interna Separao e conferncia Milk-run com
fornecedores

excessiva para buscar aviamento

Reprogramaes no PCP e Corte devido a falta de MP

No acompanhamento existe controle e de entrega FIFO edos nivelamento balanceada de lotes terceirizados terceiros

Sistema de

Processos trabalhando em lote

DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO
5.2 Referente a 5 e 6 Etapa da Pesquisa
Aplicao das ferramentas de Produo Enxuta
Realizao de 2 Eventos Kaizens (EK)
Cenrio Anterior e Plano de Ao Aes Implantadas Resultados Obtidos

1 EK
Poltica de compras com ciclos curtos e constantes Poltica de programao visando os pedidos Supermercado de itens contnuos na coleo

2 EK
Implementao do Milk Run Criao de um Fluxo Contnuo

DESENVOLVIMENTO
1 Evento Kaizen (12/07 a 16/07)
Objetivos:
Otimizar Sistema de Compras Otimizar Sistema de PPCP

Cenrio Anterior e Plano de Ao


Sistema de Compras
Informaes do Desenvolvimento com erros e alteraes Itens de uso contnuo: Sem planejamento e no feeling Desorganizao do almoxarifado

DESENVOLVIMENTO
Sistema de Compras Aes Implantadas
Definio dos produtos Primavera/09 Inverno/10 Demanda e custo dos produtos (agosto/09 a novembro/09) Formao do Supermercado
Definio do n de cartes Kanban Vero/09 Frequncia e momento da compra
Primavera TPT 10 dias e TPT 20 dias

Primavera/10

Volume e lote representativo

2009

Iniciado o 5s Primavera Candidatos Vero Montagem dos2010 Quadros 2009 Padronizao e Finalizao dos 5s Inverno Check List de Sustentabilidade 2010

DESENVOLVIMENTO
Compras

Fornecedor

Processo Cliente

Supermercado

DESENVOLVIMENTO
Compras

Fornecedor

Processo Cliente

Supermercado

DESENVOLVIMENTO
Compras

Fornecedor

Processo Cliente

Supermercado

DESENVOLVIMENTO
Compras

Prioridade
Fornecedor
Processo Cliente

Supermercado

DESENVOLVIMENTO
Compras Pedido de compra

Fornecedor

Processo Cliente

Supermercado

DESENVOLVIMENTO
Compras

Fornecedor

Processo Cliente

Supermercado

DESENVOLVIMENTO
Compras

Fornecedor

Processo Cliente

Supermercado

DESENVOLVIMENTO
Compras

Fornecedor

Processo Cliente

Supermercado

DESENVOLVIMENTO
Compras

Fornecedor

Processo Cliente

Supermercado

DESENVOLVIMENTO
Sistema de Compras Resultados Obtidos

DESENVOLVIMENTO
Sistema de Compras Resultados Obtidos

DESENVOLVIMENTO
Sistema de Compras Resultados Obtidos

DESENVOLVIMENTO
Sistema de Compras Resultados Obtidos

- 50%

- 28%

DESENVOLVIMENTO
Sistema de Compras Resultados Obtidos

DESENVOLVIMENTO
Objetivos:
Otimizar Sistema de Compras Otimizar Sistema de PPCP

Cenrio Anterior e Plano de Ao


Sistema de PPCP
Necessidade Expedio x Previso de Vendas Pedidos pulverizados Ferramentas

Aes Implantadas

Polticas

Estrutura

Sistema de PPCP

DESENVOLVIMENTO
Sistema de PPCP Aes Implantadas
Definio de Polticas do PPCP
Consolidao dos Pedidos defasada no tempo Definio do TPT Otimizao do tamanho do lote Nivelamento do mix dirio Incio de Coleo Menor variedade e Maior Volume

DESENVOLVIMENTO
Sistema de PPCP Aes Implantadas
Ferramentas e Estrutura
Check List de Sustentabilidade Planilha de Programao da Produo Cronograma de realizao de compras Previso de vendas por histrico de consumo de tecido (cor e tamanho)

Consulta disponibilidade de MP

Impresso de OC

DESENVOLVIMENTO
Sistema de PPCP Resultados Obtidos

+ 70%

DESENVOLVIMENTO
Sistema de PPCP Resultados Obtidos

- 58%

DESENVOLVIMENTO
2 Evento Kaizen (08/09 a 13/09)
Objetivos:
Implementar Milk Run Criar Fluxo Contnuo
Faces

Cenrio Anterior e Plano de Ao


Milk Run
Alto lead time e baixa pontualidade 7 dias Entregas desniveladas (mix e volume) Empresa A Viso de capacidade quase nula Picos de Entrega em datas de fechamento Faces no respeitam o FIFO Forma tradicional de Faces perdem pessoas da operao entrega/coleta de material

DESENVOLVIMENTO
Milk Run Aes Implantadas
Lista dos terceirizados (17 terceirizados)
Distncia e Custo
Faces

Definio de rotas (4 rotas)


Utilizao de TPT
TPT 1: 6 terceirizados TPT 2: 9 terceirizados TPT 4: 2 terceirizados

Aquisio de um caminho Empresa A Dirio de Bordo Milk Run Gesto Visual de Entrega Demarcao de rea para alocao de lotes Sistema de Medio de Desempenho Check List de Sustentabilidade

DESENVOLVIMENTO
Milk Run Aes Implantadas

DESENVOLVIMENTO
Milk Run Resultados Obtidos

DESENVOLVIMENTO
Milk Run Resultados Obtidos
Expedio Terceirizados
2,1 para 1,0 dia

DESENVOLVIMENTO
Milk Run Resultados Obtidos
Entrega Terceirizados
7,0 dias para 3,0 dias

DESENVOLVIMENTO
Milk Run Resultados Obtidos
Meta no atingida Aes implantadas Faltou sustentao com os colaboradores Ameaa pela mudana Controles, viso da capacidade e gesto visual sem utilizao

DESENVOLVIMENTO
Objetivos:
Implementar Milk Run Criar Fluxo Contnuo

Cenrio Anterior e Plano de Ao


Fluxo Contnuo
Tempo de ciclo e Takt Time de cada atividade Diviso nas operaes de Acabamento e Garantia da Qualidade
Acabamento: peas com botes Garantia da Qualidade: duas linhas de produo, com boto e sem boto

Processamento em lotes Estoques entre os processos Operaes do acabamento distantes Espera para entrada das peas no estoque Espera para tingir os botes que sero colocados nas peas

DESENVOLVIMENTO
Fluxo Contnuo Cenrio Anterior
Revisar Revisar Revisar Pregar boto Passar/ Tagear Dobrar Entrar no estoque

Casear

Revisar

Tirar linha

Casear

Tirar linha

Marcar

Revisar

DESENVOLVIMENTO
Fluxo Contnuo Aes Implantadas
Simulao no setor de Fluxo Contnuo Alterao do layout anterior
Aproximao das operaes

Iniciado 5s Demarcao da rea Pequeno Supermercado de itens frequentes


Botes e Tags

Simulao com o fluxo real Adicionar estoque intermedirio Check List de Sustantabilidade

DESENVOLVIMENTO
Fluxo Contnuo Aes Implantadas
Casear Marcar Casear Pregar boto Tirar linha Tirar linha Revisar Revisar Passar Passar Dobrar Dobrar Entrar no estoque Entrar no estoque

Revisar Revisar

DESENVOLVIMENTO
Fluxo Contnuo Resultados Obtidos
Processamento pea a pea Reduo de estoques entre os processos Operaes prximas Baixo lead time para entrada de peas no estoque Supermercado de botes e tags

DESENVOLVIMENTO
Fluxo Contnuo Resultados Obtidos
Meta: 7,7 dias para 2,0 dias

CONCLUSO
Consideraes Finais
Questo Central da Pesquisa
Aes Implantadas Metodologia DMAIC Identificao de desperdcios Como utilizar a Produo Enxuta
MFV para eliminar os desperdcios que Execuo das aes Eventos Kaizens levam as empresas de confeco a Controles de Processos perder produtiva? Check list deeficincia sustentabilidade Auditorias de Sustentabilidade Reunies de Sustentabilidade

CONCLUSO
Consideraes Finais
Objetivos Especficos
MFV Evento Kaizen

Mostrar o mapa da situao atual da empresa, montar um mapa da situao futura e identificar os desperdcios gerados no processo; Mostrar a aplicao das ferramentas da produo enxuta; Relatar benefcios e dificuldades geradas na implantao; Sugerir projetos futuros para eliminar outros desperdcios e sustentar o realizado.
Mix e Demanda

CONCLUSO
Consideraes Finais
Resultados

- 28% - 50%

Nvel Mdio de Estoque de MP Nvel Mdio de Estoque de PA Nvel de Servio Prazo de Entrega -23% Assertividade do PPCP
+50%

+70%

-47%

CONCLUSO
Consideraes Finais
Objetivo Geral
Apresentar a implantao da Produo Enxuta em uma indstria de confeco visando a reduo de desperdcios encontrados no processo produtivo e aumento de eficincia operacional.

Implantao das Ferramentas de Produo Enxuta Sustentabilidade dos Processos Resultados obtidos

CONCLUSO
Consideraes Finais
Produo Enxuta
tima filosofia
Aplicada adequadamente

Filosofia da empresa e pessoas Melhoria Contnua

CONCLUSO
Trabalhos Futuros
Reduo de mix de produtos no Desenvolvimento; Nivelamento de vendas e antecipao dos maiores pedidos para o incio da coleo; Aproximar os clientes do Desenvolvimento; Replicar as boas aes e envolver os parceiros para entenderem e aplicarem a Produo Enxuta em suas empresas. Parcerias com os fornecedores para garantir o abastecimento Just in Time da fbrica com tecidos e aviamentos.

FINALIZAO
1. 2. 3.

Realizado Em realizao Prxima Realizao

Buscar informaes bsicas, como demanda mdia, estrutura organizacional, nvel de estoque e outras que sero apresentadas que retratem a situao atual da empresa; Coletar e tabular os dados da situao atual para verificao de provveis desperdcios gerados no processo produtivo; Montar e realizar uma anlise da situao atual da empresa, buscando identificao real dos desperdcios gerados no processo produtivo, com anlise de tempos e mtodos de produo. Montar e analisar a projeo da situao futura desejada com as futuras implantaes das ferramentas de produo enxuta;

4.

5.
6.

Mostrar como foi a aplicao das ferramentas da produo enxuta para eliminao dos desperdcios;
Mostrar os resultados obtidos com a implantao, seus pontos positivos e negativos, e de que forma foi feito o controle do processo; Elaborar sugestes para melhorias futuras e concluso do trabalho.

7.

AGRADECIMENTO
Deus Famlia Namorada Amigos Orientador Banca

GRATO PELA ATENO!


No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. (Albert Einstein)

You might also like