You are on page 1of 26

CIRURGIA BARITRICA

Aluna: Michele Melo Prof: Mara Junkes

A Cirurgia Baritrica

Tambm conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, reduo de estmago, a cirurgia baritrica rene tcnicas com respaldo cientfico destinadas ao tratamento da obesidade e das doenas associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.

A Cirurgia Baritrica

O conceito metablico foi incorporado h cerca de seis anos pela importncia que a cirurgia adquiriu no tratamento de doenas causadas, agravadas ou cujo tratamento/controle dificultado pelo excesso de peso ou facilitado pela perda de peso como o diabetes e a hipertenso, tambm chamadas de comorbidades.

Tipos de Cirurgias

Restritivos que diminuem a quantidade de alimentos que o estmago capaz de comportar. Disabsortivos que reduzem a capacidade de absoro do intestino.
Tcnicas mistas com pequeno grau de restrio e desvio curto do intestino com discreta m absoro de alimentos.

Tcnicas Cirrgicas

Bypass gstrico (gastroplastia com desvio intestinal em Y de Roux):

a tcnica baritrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurana e, principalmente, sua eficcia. O paciente submetido cirurgia perde de 40% a 45% do peso inicial.

Tcnicas Cirrgicas

Bypass gstrico (gastroplastia com desvio intestinal em Y de Roux):


Nesse

procedimento misto, feito o grampeamento de parte do estmago, que reduz o espao para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormnios que do saciedade e diminuem a fome.

Tcnicas Cirrgicas

Banda gstrica ajustvel:


Representa

5% dos procedimentos realizados no Pas. Apesar de no promover mudanas na produo de hormnios como o bypass, essa tcnica bastante segura e eficaz na reduo de peso (20% a 30% do peso inicial), o que tambm ajuda no tratamento do diabetes.

Tcnicas Cirrgicas

Banda gstrica ajustvel:


Instala-se

anel de silicone inflvel ajustvel ao redor do estmago, que aperta mais ou menos o rgo, tornando possvel controlar o esvaziamento do estmago.

Tcnicas Cirrgicas

Gastrectomia vertical:
Nesse

procedimento, o estmago transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml). Essa interveno provoca boa perda de peso, comparvel do bypass gstrico e maior que a proporcionada pela banda gstrica ajustvel.

Tcnicas Cirrgicas

Gastrectomia vertical

um procedimento relativamente novo, praticado desde o incio dos anos 2000. Tem boa eficcia sobre o controle da hipertenso e de doenas dos lpides (colesterol e triglicrides).

Tcnicas Cirrgicas

Duodenal Switch:

a associao entre gastrectomia vertical e desvio intestinal. Nessa cirurgia, 85% do estmago so retirados, porm a anatomia bsica do rgo e sua fisiologia de esvaziamento so mantidas. O desvio intestinal reduz a absoro dos nutrientes, levando ao emagrecimento.

Tcnicas Cirrgicas

Duodenal Switch:
Criada

em 1978, a tcnica corresponde a 5% dos procedimentos e leva perda de 40% a 50% do peso inicial.

Terapia Auxiliar

Balo intragstrico:
Reconhecido

como terapia auxiliar para preparo properatrio, trata-se de um procedimento no cirrgico, realizado por endoscopia para o implante de prtese de silicone, visando diminuir a capacidade gstrica e provocar saciedade. O balo preenchido com 500 ml do lquido azul de metileno, que, em caso de vazamento ou rompimento, ser expelido na cor azul pela urina.

Terapia Auxiliar

Balo intragstrico:
O

paciente fica com o balo por um perodo mdio de seis meses. indicado para pacientes com sobrepeso ou no pr- operatrio de pacientes com superobesidade (IMC acima de 50 kg/m2).

Benefcios

Perda de peso;
Remisso das doenas associadas obesidade (como diabetes e hipertenso); Diminuio do risco de mortalidade; Aumento da longevidade; Melhoria na qualidade de vida.

Indicaes

Conforme os preceitos mdicos, a indicao cirrgica deve ser decidida sob a anlise de trs critrios: IMC, idade e tempo da doena.
Em relao ao ndice de massa corprea (IMC):

IMC acima de 40 kg/m , independentemente da presena de comorbidades; IMC entre 35 e 40 kg/m na presena de comorbidades;

IMC entre 30 e 35 kg/m na presena de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificao grave por um mdico especialista na respectiva rea da doena.

Indicaes

Em relao idade:

Abaixo de 16 anos: exceto em caso de sndrome gentica, quando a indicao unnime, o Consenso Baritrico recomenda que, nessa faixa etria, os riscos sejam avaliados por cirurgio e equipe multidisciplinar;

Entre 16 e 18 anos: sempre que houver indicao e consenso entre a famlia ou o responsvel pelo paciente e a equipe multidisciplinar;
Entre 18 e 65 anos: sem restries quanto idade; Acima de 65 anos: avaliao individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirrgico, presena de comorbidades, expectativa de vida e benefcios do emagrecimento.

Indicaes

Em relao ao tempo da doena:


Apresentar

IMC e comorbidades em faixa de risco h pelo menos dois anos e ter realizado tratamentos convencionais prvios. Alm disso, ter tido insucesso ou recidiva do peso, verificados por meio de dados colhidos do histrico clnico do paciente.

Contra-indicaes

Limitao intelectual significativa em pacientes sem suporte familiar adequado;


Quadro de transtorno psiquitrico no controlado, incluindo uso de lcool ou drogas ilcitas; no entanto, quadros psiquitricos graves sob controle no so contra-indicativos cirurgia;

Doenas genticas.

Pr-operatrio

Melhorar funo cardiopulmonar: Exerccios respiratrios (padres ventilatrios): reexpanso pulmonar; Respiron; Orientaes: Informar sobre o procedimento cirrgico (tipo e local da inciso, drenos); Parar de fumar pelo menos 1 ms antes da cirurgia; Importncia da tosse e como efetu-la; Uso de cinta abdominal; Orientaes para o perodo hospitalar e aps a alta hospitalar; Explicar as complicaes ps-operatrias assim como seus sinais e sintomas. Alm de passar em consulta com os profissionais obrigatrios: cirurgio, cardiologista, psiquiatra, psiclogo e nutricionista.

Ps-operatrio

Atividade fsica
A importncia dos exerccios respiratrios, no ps-operatrio imediato (durante a internao) muito grande para que o pulmo no venha a sofrer complicaes desnecessrias, como: pneumonias e atelectasias (fechamento de um faixa do pulmo),principalmente do tero inferior deste,situado na base do trax.

Ps-operatrio

1 Fase - Prevenir complicaes:

Respiratrias: infeces (pneumonias), atelectasias, insuficincia respiratria, TEP; Circulatrias: edemas, TVP; Osteoarticulares: dores articulares, encurtamentos, deformidades; Trabalhar conscincia corporal (ajuste ao novo corpo).

2 Fase: Orientaes posturais: minimizar encurtamentos e alteraes posturais decorrentes da cirurgia e perda de peso; Atividade fsica (condicionamento cardiovascular): minimizar alteraes msculo-esquelticas (flacidez e fraqueza muscular) e conseqente melhora da funo cardiopulmonar; A progresso dos exerccios feita de acordo com a capacidade funcional do paciente e orientao profissional.

Ps-operatrio

UTI:
FR

= (Reexpanso, Higiene Brnquica, Treino de padro respiratrio); FM = Exerccios passivos globais.

Enfermaria:
FR

= (Reexpanso, Higiene Brnquica, Treino de padro respiratrio) FM = Exerccios ativos, deambulao Orientaes

Alta Hospitalar

Orientaes; Acompanhamento fisioteraputico:


Fisioterapia

dermato funcional; Fisioterapia cardiorespiratria.

Referncias

REGINA, Sandra M. Q. Fisioterapia na Cirurgia Baritrica. 2009. Disponvel em: <http://www.progastro.com.br/page28/page29/page48/page54/ page54.html> Acesso em: 12 nov de 2012. SANTOS, Jorge R. S. Fisioterapia Aplicada aos Pacientes de Cirurgia Baritrica. Disponvel em: <http://www.obesidademorbida.med.br/equipe_multidisciplinar _007.htm> Acesso em: 12 nov de 2012. SBCBM. Cirurgia Baritrica e Metablica. 2011. Disponvel em: <http://www.sbcb.org.br/cbariatrica.asp?menu=0> Acesso em: 12 nov de 2012.

You might also like