You are on page 1of 17

SFILIS

Prof. Luziane L. Franco

Agente Etiolgico
uma doena sexualmente transmissvel, causada por uma espiroqueta denominada Treponema pallidum. A bactria mvel e invade a submucosa por micro rupturas invisveis na mucosa. Afeta unicamente o ser humano. Depois de uma leso primria localizada, conhecida como cancro duro, pode afetar praticamente todos os rgos do corpo, bem como manter-se em estado clinicamente latente.

Transmisso
A doena transmitida, principalmente, por contato sexual (DST) e pela placenta, da me para o feto, durante a gestao (Sfilis Congnita); tambm transmitida por transfuso sangunea.

Sintomatologia
O perodo de incubao varia de duas a quatro semanas. PERODO PRIMRIO O perodo primrio da Sfilis caracterizado pelo cancro duro, uma leso primria, geralmente nos rgos genitais. Os gnglios linfticos regionais ficam duros e indolentes.

Sfilis Primria

Sintomatologia

PERODO SECUNDRIO O perodo secundrio manifesta-se de 6 a 8 semanas aps a infeco e apresenta uma exantema cutneo generalizado (erupes cutneas chamadas rosolas sifilticas) e raramente pstulas e ndulos; alteraes das mucosas (placas) na boca e na faringe. Sem tratamento, os exantemas continuam reincidentes durante 2 a 3 anos. Apresentam anemia grave com linfocitose, esplenomegalia e hepatomegalia.

Sfilis Secundria

Sintomatologia

PERODO TERCIRIO O perodo tercirio manifesta-se entre o terceiro e o quinto ano, aps a infeco (em casos no tratados). As leses tercirias consistem, principalmente, em sifilomas tuberosos e gomas na pele, mucosas, ossos, vsceras, sistema cardiovascular e SNC.

Sintomatologia
A Sfilis no perodo tercirio, devido ao comprometimento do sistema cardiovascular, em geral letal, chamada de Sfilis Cardiovascular. A Neurossfilis apresenta-se em aproximadamente 10% dos casos no tratados, entre 4 a 35 anos aps a infeco, e caracteriza-se por meningite sifiltica, tabes dorsalis (ataxia motora) e paralisia progressiva.

Sfilis Terciria

Profilaxia
A profilaxia semelhante para todas as doenas sexualmente transmissveis: Uso do preservativo, Higiene aps a relao sexual.

Tratamento
O tratamento consiste no uso de antibiticos, usualmente a Penicilina e, em casos de hipersensibilidade a esta, Eritromicina ou Tetraciclina. O xito do tratamento dever ser controlado durante 1 a 2 anos, clinicamente e sorologicamente.

Sfilis Congnita
O contgio se faz via placentria, exclusivamente aps o 4 ms de gestao. At ento, a placenta forma uma muralha de clulas que detm a bactria. Em casos de infeco macia, o feto morrer aps o 5 ms de gestao. Se sobreviver, o feto poder adquirir leses que se manifestam, aps o seu nasciemnto ou muitos anos mais tarde. Retardamento mental, surdez, ceratite, defeitos dentrios e outras conseqwuencias de leses degenerativas do SNC podero manifestar-se.

Sfilis Congnita
IMPORTNCIA DO PR NATAL

Sfilis Congnita
Em caso de dvida, logo no incio e durante a gravidez, a mulher e o seu parceiro devem fazer o exame de sangue para saber se so portadores da doena (VDRL). Se for verificado que a me apresenta Sfilis, iniciase com o tratamento adequado para os dois, evitando que a doena passe para o feto. O acompanhamento do pr natal de grande importncia para a mulher e seu filho.

Sfilis Decapitada
adquirida exclusivamente por transfuso sangunea. Os sinais e sintomas iniciais so iguais ao estgio secundrio, com leses cutneas generalizadas, com exantemas, pstulas e ndulos. Uma vez que todo o doador de sangue submetido a exames, a incidncia deste tipo de sfilis extremamente rara. No entanto, pode-se assumir que usurios de drogas injetveis so sucetveis este meio de transmisso da doena, apesar de no comprovarem diretamente o contgio por seringas contaminadas, permitem assumir que os usurios de drogas injetveis constituem um grupo de risco para a transmisso de sfilis desta forma.

Sfilis Latente
No apresenta manifestaes significativas, podendo ser confundida com alguma outra patologia. descoberta atravs de teste sorolgico.

You might also like