You are on page 1of 15

CNEC Arroio dos Ratos

Aleitamento

Materno

Nutrio e Diettica
Prof Karina

Leite Materno

Atende s necessidades nutricionais e metablicas da criana; Oferta imunizao passiva ao lactente; Fortalece o vnculo me-filho, possibilitando uma melhor qualidade de vida para ambos.

Definies
Aleitamento materno exclusivo: a criana recebe somente leite materno, sem outros lquidos ou slidos, com exceo de medicamentos. Aleitamento materno predominante: alm do LM, a criana recebe tambm gua, chs, sucos. Aleitamento materno complementado: a criana recebe o LM e alimentos slidos ou semi-slidos, incluindo leite no-humano

Recomendaes
A OMS e o Ministrio da Sade do Brasil recomendam o aleitamento materno exclusivo at os seis meses de idade e o complementado at os dois anos de idade.

Anatomia da Mama

Formada por estroma e parnquima; O parnquima constitudo por 1525 lobos mamrios; Cada lobo se subdivide em 20-40 lbulos; Estes se subdividem em 10-100 alvolos, nos quais o leite produzido.

Fisiologia da Lactao
Embasada na ao de 2 hormnios principais. Prolactina secretado pela adeno-hipfise. Atua sobre as glndulas mamrias, estimulando seu crescimento e a produo de leite. produzido durante a gravidez e, aps parto, durante a amamentao. A continuidade de sua produo depende de estmulos nervosos produzidos pela suco da mama .

Fisiologia da Lactao

Ocitocina secretado pela neuro-hipfise. Durante a amamentao, atua sobre as clulas mioepiteliais, as quais envolvem os alvolos, promovendo a ejeo de leite. A manuteno de sua produo est relacionada ao estmulo de suco, estmulos condicionados, como viso, cheiro e choro da criana, e fatores de ordem emocional materna (confiana, tranqilidade).

Vantagens Maternas
Contribui para reduo de peso no ps-parto; Proporciona mais rapidez na diminuio do volume do tero e evita a hemorragia no ps-parto ; Constitui fator protetor para cncer de mama; Diminui o risco de osteoporose na ps-menopausa.

Vantagens para a criana


Assegura nutrio adequada; livre de contaminao; de fcil digesto e absoro; Garante um melhor desenvolvimento fsico e neuropsicomotor; Responsvel pela reduo dos episdios de diarria, infeces respiratrias, alergias, doenas crnicas e obesidade infantil.

Vantagens para ambos


Fortalece o vnculo afetivo entra a me e o beb.

Fases de Produo Lctea


Colostro secretado nos 1os dias ps-parto. Contm mais protenas e menos lipdios do que o leite maduro. Rico em imunoglobulinas. Leite de transio produzido entre 7-10 dias ps-parto e a 2 semana de vida do beb. Menor concentrao de Ig e maior concentrao de lipdios.

Fases de Produo Lctea


Leite maduro produzido a partir da 2 quinzena ps-parto. Rico em lipdios e lactose. Possui menor concentrao protica. Leite de mes de bebs prematuros rico em protenas, gordura, Na, Cl, vit. A e E. Menor teor de lactose e vit. C. Ao final do 1 ms, j similar ao da me de um RN a termo, exceto pela concentrao de imunoglobulinas.

Composio do Leite Materno


Leite anterior surge no incio da mamada. rico em protena, lactose, vitaminas, minerais e gua. Sacia a sede da criana. Leite posterior - surge no final da mamada. Rico em gordura. Fornece mais da metade das calorias do leite materno. Responsvel pelo ganho de peso e sensao de saciedade do beb.

Aconselhamento em Amamentao
Pr-natal o mdico deve realizar uma interveno pramamentao, sempre alertando a paciente sobre possveis dificuldades a serem encontradas. Atitudes do profissional de sade que tornam o aconselhamento mais eficaz: Ter empatia; Praticar comunicao no-verbal;

Aconselhamento em Amamentao ( mdico e paciente)


Fazer perguntas abertas; Evitar palavras que soem como julgamento; Aceitar os sentimentos e opinies da paciente;

Reconhecer atitudes corretas e elogi-las;


Oferecer pouca informao a cada consulta; Utilizar-se de linguagem simples; Fazer sugestes, ao invs de dar ordens.

Aconselhamento em Amamentao
Ps-parto o incio da amamentao deve ocorrer to logo quanto possvel, de preferncia, na 1 meia hora aps o parto. Se o beb nasce bem, a 1 mamada pode ser j na sala de parto. Suco espontnea pode no ocorrer at 2 horas ps-parto, porm o contato com o seio materno importante.

Aconselhamento em Amamentao
importante orientar a me a se alimentar adequadamente, ingerir bastante lquido e evitar dieta e remdios para perda de peso. Somente mulheres com desnutrio grave tm sua produo de leite afetada quantitativa e qualitativamente

Aconselhamento em Amamentao
Puericultura importante que a pega seja observada pelo profissional, para que possveis erros sejam corrigidos.

Tcnicas de Amamentao
A me deve estar posicionada de maneira confortvel, bem apoiada, sem estar se inclinando demais para frente ou para trs. Seja qual for a posio escolhida, todo o corpo do beb deve estar voltado para a me, apoiado por trs dos ombros, e no da cabea, a qual deve estar livre para mover-se.

Tcnicas de Amamentao
A parte inferior do brao do beb deve estar livre, ao redor da cintura da me ou ao lado do corpo do beb. O corpo da criana deve estar flexionado ao redor do materno, peito e lbios colados me, pescoo levemente estendido. O corpo do beb e sua cabea devem estar alinhados. O seio deve ser sustentado utilizando-se os dedos polegar e indicador em formato de C.

Toque o mamilo no lbio inferior do beb. O beb abre a boca. Coloque no apenas o mamilo, mas o mximo possvel da arola na boca do beb. Levar o beb ao peito, no o peito ao beb. Os lbios do beb devem ficar virados para fora. mais importante que o beb pegue bastante arola na parte inferior do seio, onde fica sua lngua. Portanto, deve-se colocar o beb, no seio, comeando pela parte de baixo da boca, posicionando seu lbio inferior de forma a pegar bastante arola. Se for uma arola bem grande, deve ficar mais visvel a parte de cima que a de baixo, quando o beb estiver mamando. Observar se o queixo est tocando o seio. O nariz deve ficar livre. A lngua do beb fica quase sobre o prprio queixo e, algumas vezes pode ser visvel. A suco rpida no incio, depois diminui nitidamente, com pausas ocasionais e irregulares ao final. As bochechas do beb no devem mostrar uma "cavidade" a cada "sugada" do beb. A amamentao com boa pega no deve ser dolorosa. Se a mama estiver muito trgida, dificultando a pega, deve-se esvazi-la um pouco antes da mamada. Uma pega incorreta torna a me mais vulnervel a traumas mamilares e priva o beba da ingesto do leite posterior.

Posies para amamentar


A posio do beb ao seio e a forma em que pega a mama so fundamentais para evitar problemas na amamentao. H vrias posies para amamentar, o mais importante que esta seja a mais confortvel para a me e o beb e que mantenha boa tcnica. A me deve variar regularmente de posies para que o beb comprima o queixo e a lngua em distintos locais da arola e mamilo. Posio sentada tradicional. Posio cruzada a me amamenta a criana no seio oposto. Posio deitada me e beb ficam frente frente. A me oferece o seio do lado que est deitada. Esta posio e a sentada inversa so mais apropriadas quando a me for submetida a uma cesariana. Posio sentada inversa o corpo do beb fica debaixo da axila materna com a barriga do beb apoiada sobre o gradil costal da me. O corpo est apoiado pelo brao materno e a cabea suspensa pela mo. Posies especiais para amamentar gmeos.

Dificuldades e Manejo
Relacionadas ao Beb Beb que no suga a me deve estimular a mama regularmente para garantir a produo de leite. Pode-se tentar estimular a suco inserindo o dedo mnimo na boca do beb. RN prematuro se tiver condies de sugar e deglutir, deve ser alimentado ao seio materno. Refeio por suco no deve ocorrer em crianas com peso inferior a 1500g ou na presena de doenas graves. O aporte calrico deve, ento, ser fornecido por gavagem ou via parenteral. Se o peso for menor que 1000g, deve ser fornecido leite materno, clcio, fsforo, sdio e protenas complementares a condio. RN com lbio leporino e/ou fenda palatina podem ser amamentados. A me deve ser orientada a segurar o beb da forma mais vertical possvel, de modo que seu nariz e garganta fiquem mais altos que o peito. Isso evitar que o leite vaze pela cavidade nasal. Relacionadas me Ingurgitamento mamrio( leite empedrado) decorre da congesto vascular e da reteno de leite na mama. Os seios ficam trgidos (inchados), quentes e dolorosos. Pode ocorrer febre. Geralmente, ocorre 2-5 dias aps o parto.

Procedimentos que auxiliam: Massagear as mamas; Iniciar a mamada pelo seio mais trgido; Uso de suti apropriado, de ala larga; No interromper a amamentao; Ansiedade um fator que inibe a ejeo de leite, predispondo ao ingurgitamento mamrio. Fissuras mamilares decorrentes de tcnica incorreta de amamentao. Quando os mamilos j esto rachados, recomenda-se passar o prprio leite materno, deix-los um pouco ao ar livre ou fazer banho de luz com uma lmpada comum de 40 watts, a uma distncia de um palmo do seio, 10 minutos de cada lado, uma vez ao dia. No usar pomadas. Mastite (inflamao das glndulas mamrias) as mamas ficam quentes, doloridas e ocorre febre. Mais freqente na 2 ou 3 semana ps-parto. A paciente deve ser medicada com analgsicos, antitrmicos e antibiticos sistmicos. Galactocele cistos presentes em meio ao tecido mamrio, onde h grande produo de leite. O diagnstico feito atravs do exame fsico e US de mama. O tratamento feito por exciso cirrgica. Abscesso mamrio complicao da mastite. Caracteriza-se por dor intensa, febre e formao de ndulo palpvel. O diagnstico realizado pelo exame fsico e por US de mama. O tratamento feito atravs de drenagem cirrgica. Mamas submetidas cirurgia plstica as mes devem ser orientadas a amamentar normalmente.

Situaes que a me no deve amamentar


AIDS o vrus excretado no leite materno. Em pases em desenvolvimento, os riscos da no amamentao so superam os da transmisso da doena. Drogas Mes com limitaes temporrias, emocionais ou fsicas psicose, eclmpsia, choque, leses ativas por Herpes.

Leis de Proteo Amamentao


Licena maternidade de 4 meses; O pai tem direito a 5 dias de licena; Toda empresa com mais de 30 empregadas com mais de 16 anos, deve ter um local reservado para crianas de at 6 meses de idade; Durante os 6 primeiros meses, a mulher tem direito a 2 descansos, de meia hora cada um, alm dos intervalos normais de repouso.

Tcnica de Ordenha
O estoque deve ser iniciado 15 dias antes do retorno da me ao trabalho; Lavar as mos e os seios com gua e sabo. Aps, sec-los com toalha limpa; Deve ser realizada em local tranqilo; Evitar conversar durante o ato; Pensar no beb; Curvar o trax sobre o abdmen Massagear a mama com movimentos circulares para auxiliar seu esvaziamento homogneo; Realizar expresso suave do seio. No realizar expresso do mamilo; Desprezar os 1os jatos; Acondicionar o leite em recipiente estril e com tampa; O frasco deve ser vedado, rotulado e armazenado em geladeira ou freezer. O leite permanece vivel, na geladeira, por 24 horas e, no freezer, por 15 dias. O leite congelado deve ser aquecido em banho-maria, fora do fogo, antes de ser ofertado ao beb. Aps, deve ser agitado, a fim de homogeneizar a gordura, e oferecido criana em um copo.

Bibliografia

DUNCAN, B. B.; SCHMIDT, M. I.; GIUGLIANI, E. R. J., Medicina Ambulatorial: Condutas de Ateno Primria Baseada em Evidncias. Artmed, 2004. REGO, Jos Dias. Aleitamento Materno. Atheneu, 2001. Breastfeeding, JAMA 2001; 285:490. www.aleitamento.org.br

You might also like