You are on page 1of 38

FARMACOLOGIA

PRINCPIOS GERAIS

FARMACOLOGIA
CONCEITOS
Cincia que estuda a interao entre uma substncia qumica e um organismo vivo ou sistema biolgico, resultando em um efeito malfico (txico) ou na maioria das vezes benfico (medicamento).

DROGA: toda substncia capaz de alterar uma funo


fisiolgica. O COMPOSTO BIOLOGICAMENTE ATIVO. Podem estar presentes:medicamentos; componentes de alimentos, bebidas e cigarros; substncias abuso; cosmticos

Quais os limites da farmacologia como disciplina?


A farmacologia como disciplina no inclui a preparao e a dispensao de drogas. A farmacologia preocupa-se com o efeito das drogas nos sistemas vivos ou nos seus componentes tais como clulas, membranas ou enzimas. Como resultado sua abrangncia inclui desde a compreenso da interao molecular das drogas at o efeito das drogas sobre a populao.

Conceitos
FRMACOS: So substncias que produzem efeitos
benficos no organismo, diferente da ao dos alimentos.

MEDICAMENTO: toda substncia capaz de curar, prevenir


ou diagnosticar uma enfermidade.

REMDIO: toda substncia ou medida utilizada para


curar uma determinada enfermidade.

TXICO (VENENO): a substncia qumica que ingerida ou


aplicada externamente, e que sendo absorvida, determina a morte do indivduo, ou coloca sua vida em risco.

POSOLOGIA: Estuda a dosagem dos medicamentos, e a


freqncia com que estes devem ser administrados.

Ramos da Farmacologia
FARMACOGNOSIA: Ramo da farmacologia que estuda a origem dos frmacos. ORIGEM: Natural, sinttica, semi-sinttica. FARMACOTCNICA: Estuda a preparao de frmacos. FARMACOCINTICA: Estuda o movimento dos frmacos no organismo. FARMACODINMICA: Estuda a ao do frmaco e o mecanismo desta ao no organismo. TOXICOLOGIA: o ramo que estuda os efeitos colaterais dos frmacos.

Ramos da Farmacologia
CRONOFARMACOLOGIA: Estuda o horrio em que o remdio deve ser administrado. FARMACOGENTICA: Estuda a ao dos frmacos sobre os gens. IMUNOFARMACOLOGIA: Estuda a ao dos frmacos sobre o sistema imune. FARMACOEPIDEMIOLOGIA: Estuda o comportamento dos frmacos em uma comunidade. FARMACOTERAPIA: Estuda a aplicao dos frmacos nas doenas (Farmacologia Clnica).

A farmacocintica estuda as modificaes que o organismo pode provocar ao efeito dos frmacos. J a farmacodinmica estuda as modificaes que o frmaco vai provocar no organismo, ou seja, o mecanismo de ao das drogas. Como pode-se perceber, a farmacodinmica o inverso da farmacocintica, pois na farmacodinmica, a droga que vai modificar a ao de um determinado receptor ou enzimas do organismo, a fim de reverter uma patologia especfica.

ndice Teraputico (IT): a relao entre a dose letal (ou txica) e a dose efetiva do frmaco. Dose letal: a dose capaz de matar 50% de uma populao. Dose efetiva: a dose capaz de produzir o efeito farmacolgico. Nvel plasmtico efetivo: a quantidade mnima de droga capaz de provocar resposta farmacolgica. Concentrao mxima tolerada: a quantidade mxima de droga tolerada pelo organismo. Se essa concentrao for ultrapassada, provoca efeito txico.

Formas Farmacuticas e Vias de Administrao

Formas Farmacuticas
Maneira como as drogas se apresentam para uso. De acordo com a forma farmacutica, tmse a via de administrao. Componentes de uma formulao: Princpio ativo Coadjuvante Corretivo Veculo e excipiente.

COMPONENTES DE UMA FORMULAO


PRINCPIO ATIVO Representa o componente da formulao responsvel pelas aes farmacolgicas COADJUVANTE Toda substncia que utilizamos juntamente com o princpio ativo numa formulao com CARTER: TERAPUTICO Tem por funo auxiliar o princpio ativo por somao, potenciao ou sinergismo. TCNICO Substncias que suas propriedades visam estabilizar, conservar, espessar o meio e favorecer a dissoluo CORRETIVO Todo ingrediente encontrado numa formulao que visa corrigir o produto final em suas propriedades organolpticas.

VECULO E EXCIPIENTE
Todo componente de uma formulao que serve para dissolver, suspender ou misturar-se homogeneamente com outros ingredientes para facilitar sua administrao ou tornar possvel sua confeco.
VECULO : Diz respeito a parte lquida da formulao na qual esto dissolvidos os demais componentes EXCIPIENTE : Ingredientes inertes que misturados ao princpio ativo, servem para dar volume e peso ao medicamento. EX1: ALDACTONE (Comercial) ESPIRONOLACTONA (Genrico)......................... 25mg EXCIPIENTE ..........................................................1 Comp

VANTAGENS DA FORMULAO
PERMITEM A ADMINISTRAO DE QUANTIDADES EXATAS DO PRINCPIO ATIVO PROTEO DO PRINCPIO ATIVO MASCARAR ODOR E SABOR PROLONGAR AS AES DO PRINCPIO ATIVO A PARTIR DE FORMULAES DE LIBERAO LENTA FACILITAR A ADMINISTRAO

CLASSIFICAO DAS FORMAS


FARMACUTICAS

FORMA SLIDA:

P (liofilizado/granular) Comprimidos Drgeas Pastilhas Supositrios Cpsulas Plulas

Formas Farmacuticas
FORMAS LQUIDAS: Solues aquosas (PA + H2O)(xarope) Emulses (H2O + leo) Elixir (hidroalcolicas) Suspenses (H2O + slido) Injees Lquidos volteis (ter, halotano) Enemas Colrios Loo

Vias de Administrao
INALAO PULMES CORAO CIRC. SISTMICA VIA ORAL ESTMAGO/INTESTINO CIRC. PORTA CIRC. SISTMICA VIA IM MSCULO CIRC. GERAL VIA EV DIRETA NA CIRCULAO

Vias de Administrao
USO INTERNO: Significa ingesto de drogas. USO EXTERNO: Administrao sem ingesto. Via parenteral (IM, EV, SC, conjuntival) 1) ENTERAL: Qdo o frmaco entra em contato com qq parte do trato digestivo (SL, oral, bucal e retal) 2) PARENTERAL: No utilizam tubo digestivo.(injeo, cutnea, respiratria, conjuntival, etc...) EFEITOS: LOCAL E SISTMICO.

VIAS DE ADMINISTRAO
I- ORAL COMPRIMIDOS DRGEAS CPSULAS DESINTEGRAO DISSOLUO SOLUES SUSPENSES PS

ABSORO

VIAS DE ADMINISTRAO
Enteral (Via Oral): dependente do estado fsico da droga, da rea de superfcie para absoro, do fluxo sanguneo e da concentrao no local de absoro. a absoro ocorre por mecanismos passivos, logo uma droga no-ionizada (lipossolvel) mais rapidamente absorvida que uma droga ionizada.

ADMINISTRAO ORAL
Na grande maioria, os frmacos so tomados pela boca e engolidos. Mtodo mais seguro, conveniente e econmico. Cerca de 75% de um frmaco administrado absorvido em 1-3 h. Comprimidos, drgeas, cpsulas e xaropes.

ADMINISTRAO ORAL
Limitaes: incapacidade de absoro de alguns frmacos, vmito, destruio de alguns frmacos por ao de enzimas digestivas, irregularidades na absoro e propulso na presena de alimentos ou outros frmacos, necessidade de colaborao do paciente.

ADMINISTRAO SUBLINGUAL
rea de superfcie pequena. Protege-se o frmaco do metabolismo de primeira passagem heptico e do pH cido do estmago. Grande irrigao local e coneco vasos de grande calibre drenagem venosa da boca se faz para veia cava superior. Exemplo clssico: Nitroglicerina.

ADMINISTRAO RETAL
Paciente inconsciente ou devido ao vmito. 50% dos frmacos absorvidos passa pelo fgado. Absoro irregular e incompleta. Irritao da mucosa retal. Exemplo clssico: supositrios.

ADMINISTRAO PARENTERAL
Principais: intravenosa, subcutnea e intramuscular. Esto sujeitas, com exceo da via intra-arterial, possvel eliminao de primeira passagem no pulmo antes da distribuio para o resto do organismo. Pulmo: rgo de depurao de frmacos (hidrossolveis), filtragem de partculas suspensas e via de administrao de drogas inalatrias.

ADMINISTRAO ENDOVENOSA
Evita-se os fatores envolvidos na absoro (soluo aquosa). Concentraes obtidas com rapidez, efeitos imediatos e com preciso. Na administrao endovenosa no ocorre absoro, apenas distribuio. A concentrao mxima eficaz que chega aos tecidos depende fundamentalmente da rapidez da injeo.

ADMINISTRAO ENDOVENOSA
til nas emergncias (situaes mdicas onde requer-se rpida ao das drogas). Permite o ajuste da posologia. Geralmente necessrios nos frmacos com protenas ou com alto peso molecular. Adequada no caso de grandes volumes e de substncias irritativas quando diludas.

ADMINISTRAO ENDOVENOSA
Desvantagens: Grande risco de efeitos adversos (concentraes altas nos tecidos de forma muito rpida) solues devem ser injetadas lentamente com monitoramento do paciente. Inadequadas para substncias oleosas ou insolveis. No existe recuperao aps a droga ser injetada. Repeties de injees intravenosas necessitam de uma veia prvia. Situaes especiais (pediatria): dificuldade quanto tcnica.

ADMINISTRAO SUBCUTNEA E INTRAMUSCULAR


Efeitos mais rpidos que a oral, mas dependentes do local de administrao e fatores fisiolgicos. Ocorre por difuso simples ao longo do gradiente entre o depsito do frmaco e o plasma. A velocidade limitada pela rea das membranas capilares absortivas e pela solubilidade da substncia no lquido interticial. Molculas maiores tem acesso circulao atravs dos canais linfticos.

ADMINISTRAO SUBCUTNEA
Absoro: imediata a partir de uma soluo aquosa. Velocidade de absoro lenta e constante, mas pode ser variada proporcionalmente. Utilidade Especial: adequadas para solues insolveis e para o implante de pellets slidos. Desvantagens: inadequada para grandes volumes, possvel dor e necrose por substncias irritativas.

ADMINISTRAO INTRAMUSCULAR
Absoro: imediata dependendo da velocidade do fluxo sanguneo no local de administrao, a partir de uma soluo aquosa. Utilidade Especial: adequada para volumes moderados, veculos oleosos e algumas substncias irritativas. Desvantagens: diferenas absortivas entre os sexos e pessoas obesas e magras.

ADMINISTRAO INTRA-ARTERIAL
Pouco usada. Geralmente em exames diagnsticos. Deve ser realiza por especialistas. No existem os efeitos da primeira passagem pulmonar e de depurao no pulmo.

ADMINISTRAO INTRAPERITONEAL
Grande superfcie de absoro com rpida entrada na circulao. Perdas de primeira passagem pelo fgado. Normalmente utilizado em mbito laboratorial. Riscos grandes de infeco e de aderncias.

ADMINISTRAO INTRATECAL
Barreira hematoenceflica e a barreira sangue-liquor cefaloraquidiano impedem ou retardam a entrada dos frmacos no SNC. Utilidade: Injees no espao subaracnideo vertebral para efeitos locais e rpidos nas meninges ou no eixo crebromedular, como nas raquianestesias ou nas infeces agudas do SNC.

ADMINISTRAO PULMONAR
Utilidade: para frmacos gasosos ou volteis. Absoro no epitlio pulmonar ou pelas mucosas do trato respiratrio, de forma rpida visto que a rea de superfcie grande. Suspenses podem ser atomizadas. Vantagens: absoro imediata para o sangue, ausncia das perdas pela primeira passagem heptica, e no caso das pneumopatias, aplicao do frmaco no local desejado. Desvantagens: mtodo trabalhoso, impossibilidade de ajuste da dose, muitos gases e drogas causam irritao no epitlio pulmonar.

APLICAO TPICA
MUCOSAS:

principalmente visando efeito local. Absoro extremamente rpida podendo causar toxicidade sistmica.
PELE:

poucos frmacos penetram rapidamente na pele integra. Absoro proporcional rea da superfcie de aplicao e lipossolubilidade da droga.

ADMINISTRAO CUTNEA
Derme: livremente permevel a muitos solutos. Pele desnuda apresenta absoro da droga de forma muito rpida. Absoro de substncias lipossolveis pela pele pode levar a efeitos txicos (inseticidas). Pele hidratada mais permevel que a ressecada. INUNO: potencializao da absoro pela pele atravs da suspenso do frmaco em um veculo oleoso friccionando-o contra a pele.

ADMINISTRAO TPICA
OLHO: Efeitos locais. A absoro sistmica pelo canal nasolacrimal geralmente indesejvel. Absoro via crnea: evita-se efeitos sistmicos. Implantes: liberao lenta e contnua.

You might also like