You are on page 1of 21

CONCEITOS DA FSICA

INTRODUO

Na cincia , UNIDADE DE MEDIDA uma medida (ou quantidade) especfica de determinada grandeza fsica usada para servir de padro para outras medidas.

MEDIDA

Em fsica , uma MEDIDA o resultado do ato de medir. Est relacionada de forma prxima com o fato de que as cincias ditas "exatas" so baseadas em aspectos quantitativos.

GRANDEZA FSICA

GRANDEZA tudo aquilo que envolva medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza fsica com uma UNIDADE atravs de uma ESCALA pr-definida. Nas medies as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade.

TRAJETRIA

TRAJETRIA Em fsica a Trajetria, o lugar geomtrico das posies ocupadas por uma partcula que se move.

CORPO

CORPO Em fsica, um corpo (algumas vezes chamado apenas de objeto) a coleo de massas tomadas uma a uma. Por exemplo, uma bola de baseball pode ser considerado um objeto, mas ela tambm consiste de muitas partculas (partes de matria).

VELOCIDADE

VELOCIDADE Em Fsica, velocidade (smbolo v) a medida da rapidez com a qual um corpo altera sua posio.

DISTNCIA

DISTNCIA Na linguagem corrente, distncia a medida da separao de dois pontos. A distncia entre dois pontos medida pelo comprimento do segmento de reta que os liga.

ACELERAO

ACELERAO A acelerao a taxa temporal de variao da velocidade, ou seja, a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. Como a prpria velocidade uma rapidez, poder-se-ia entender a acelerao como a velocidade da velocidade.

M.R.U.

Movimento Retilneo Uniforme Movimento retilneo, em Mecnica, aquele movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetrias retas. Para tanto, ou a velocidade se mantm constante ou a variao da velocidade d-se somente em mdulo, nunca em direo.

M.R.U.V.

Movimento Retilneo Uniformemente Variado

J o movimento retilneo uniformemente variado (MRUV), tambm encontrado como movimento uniformemente variado (MUV), aquele em que o corpo sofre acelerao constante, mudando de velocidade num dado incremento ou decremento conhecido.

EXEMPLO
MEDIR significa comparar duas grandezas de mesma natureza, tomando uma delas como padro. Por exemplo, dizer que uma pessoa mede 1,8 metros, significa dizer que esta pessoa 1,8 vezes maior que um comprimento padro adotado, no caso, o metro.

INSTRUMENTOS DE MEDIDA

Os instrumentos sempre foram uma necessidade da cincia. O seu interesse to grande que seu estudo objeto de um ramo da cincia conhecido como Metrologia. Consiste no estudo do melhor mtodo de obter a medio precisa de diferentes grandezas, estabelece as unidades de medio dessas grandezas aceitas universalmente e define critrios de apresentao das unidades internacionalmente aceitas.

BALANA

Uma balana um instrumento que mede a massa de um determinado corpo. Nas balanas eletrnicas o peso forado, de cima de um prato ou base (bandeja), sobre uma clula de carga que manda sinais para a placa CPU, da qual capta o peso e manda para o display que indica o peso em gramas.

RGUA

Rgua um instrumento utilizado em geometria, prprio para medir distncias pequenas. Tambm incorporada no desenho tcnico e na Engenharia. composta por uma lmina de madeira, plstico ou metal e pode conter uma escala, geralmente centimtrica e milimtrica.

AMPULHETA

A ampulheta , com o quadrante solar, um dos meios mais antigos de medir o tempo. constituda por duas mbulas (recipientes cnicos ou cilndricos) transparentes que comunicam entre si por um pequeno orifcio que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra. O tempo decorrido a passar de uma mbula para a outra corresponde, em princpio, sempre ao mesmo perodo de tempo.

TERMMETRO

Um termmetro um aparelho usado para medir a temperatura ou as variaes de temperatura. Anders Celsius criou o termmetro baseado no valor de evaporao da gua e no ponto de descongelamento, que chamou de 100 e zero graus.

MULTMETRO

Destinado a medir e avaliar grandezas eltricas, um Multmetro ou Multiteste um instrumento que pode ter mostrador analgico (de ponteiro) ou digital. Utilizado na bancada de trabalho (laboratrio) ou em servios de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas eltricas num nico aparelho como voltmetro, ampermetro e ohmmetro.

VELOCMETRO

Um velocmetro mede a velocidade instantnea de um corpo em movimento, como um automvel ou avio. um sistema mecnico; em veculos, ele ligado a roda dianteira atravs de um cabo, sua calibragem para informar com preciso a velocidade, depende do dimetro da roda, mesmo saindo de fbrica sua margem de erro de 2% em mdia.

Unidades de Base SISTEMA INTERNACIONAL


Grandeza
comprimento massa tempo intensidade de corrente eltrica temperatura termodinmica intensidade luminosa quantidade de matria

Unidade
metro quilograma segundo ampre kelvin candela mol

Representao
m kg s A K cd mol

Unidades Derivadas SISTEMA INTERNACIONAL


Grandeza
rea volume velocidade acelerao frequncia fora potncia carga eltrica potencial eltrico

Unidade
metro quadrado metro cbico metro por segundo metro por segundo ao quadrado hertz(Hz) newton (N) watt (W) coulomb(C) volt(V)

Representao
m2 m3 m.s-1 m.s-2 s-1 kg.m.s-2 kg.m.s-3 = J.s-1 A.s J.C-1

campo eltrico

volt por metro

V.m-1

You might also like