You are on page 1of 45

1.

2.

FATORES NATURAIS:
FATORES PROVOCADOS PELA ATIVIDADE HUMANA

1. TEMPO 2. TEMPERATURA

COR Aumento, devido a presena de slidos dissolvidos em estado coloidal:


Orgnicos - Industrias de celulose e papel- Lignina e Celulose, Industrias Txteis anilinas, cortumes taninos. Colides Orgnicos cidos Hmicos e Flvicos.

Inorgnicos - xidos de ferro e mangans

Cor Aparente Incrementado pela turbidez, partculas 1,2m


Cor Verdadeira remoo prvia da turbidez - centrifugao, filtrao, sedimentao. CONAMA 357 75 mg Pt/L

PORTARIA 518 15 uH

TURBIDEZ Parmetro operacional importante nos processos de coagulao, floculao, sedimentao e filtrao. TEMPERATURA Grande influncia na solubilidade dos gases. Influncia na velocidade das reaes qumicas, especialmente reaes bioqumicas enzimticas, fator relevante na concentrao de organismos. Destaque p/ importncia da confiabilidade dos dados de coleta de campo.

pH
O pH utilizado para expressar a acidez de uma soluo, trata-se de um parmetro importante principalmente nas etapas de coagulao, filtrao, desinfeco e controle da corroso. Nos sistemas de abastecimento, guas com valores baixos de pH tendem a ser corrosivas ou agressivas a certos metais e paredes de concreto, enquanto guas com valor elevado de pH tendem formar incrustaes. ALCALINIDADE a medida total de substncias presentes na gua capazes de neutralizarem cidos. Quanto maior a quantidade destas substncias mais estvel e resistente s variaes de pH ela ser, isto , atuam como tampo.

DUREZA a medida de sua capacidade de precipitar sabo, devido presena de Ctions Calcio, Magnsio, e outros Al+, Fe+, Zn+, H+, associados a nions Carbonatos, Bicarbonatos, Sulfatos, Boratos, Silicatos e Fosfatos FERRO Geralmente esto associados a bicarbonatos e cloretos. A sua presena no costuma causar problemas ao ser humano, porm quando oxidado traz srios inconvenientes, provocando manchas em sanitrios e roupas, favorecendo o crescimento da bactria Chrenotrix. MANGANS O comportamento do Mangans muito semelhante ao do Ferro em seus aspectos os mais diversos, sendo que a sua ocorrncia mais rara. O Mangans desenvolve colorao negra na gua, podendo se apresentar nos estados de oxidao.

FLUORETO O flor o mais eletronegativo de todos os elementos qumicos, to reativo que nunca encontrado em sua forma elementar na natureza, sendo normalmente encontrado na sua forma combinada como fluoreto. O Flor o 17 elemento em abundncia na crosta terrestre representando de 0,06 a 0,9% e ocorrendo principalmente na forma de Fluorita (CaF2), Fluoroapatita (C10(PO4)6) e Criolita (Na3AlF6).

gua Bruta

Pr-Tratamento

Coagulao

Coagulao

Coagulao Floculao

Filtrao lenta

Filtrao

Pr-floculao
Sedimentao

Desinfeco Fluoretao Correo de pH

Desinfeco Fluoretao Correo de pH

Filtrao

Filtrao descendente Desinfeco Fluoretao Correo de pH Tratamento completo

Filtrao lenta

Filtrao em linha

Desinfeco Fluoretao Correo de pH


Filtrao direta

CONCEPO DE ESTAO DE

TRATAMENTO DE GUA
Com relao ao tratamento
Tratamento convencional
Manancial Coagulao Floculao Sedimentao Filtrao

Filtrao direta
Manancial Coagulao Floculao Sedimentao Filtrao

Filtrao em linha
Manancial Coagulao Floculao Sedimentao Filtrao

Agente Oxidante

Coagulante

Tratamento Convencional de gua de Tratamento


Manancial Coagulao
Polmero

Floculao

Sedimentao

Correo de pH
Alcalinizante

Fluoretao

Desinfeco
Agente Oxidante

Filtrao

gua Final

DECANTAO

DECANTACO
Decantao ou sedimentao um processo dinmico de separao de partculas slidas suspensas nas guas.
Consiste na utilizao das foras gravitacionais para separar partculas de densidade superior a da gua, depositando-as em uma superfcie ou zona de armazenamento

Normalmente a gua contm materiais finamente divididos, no estado coloidal, ou em soluo, que no podem ser removidos por sedimentao simples, sendo necessria a adio de coagulante para formar aglomerados ou flocos que sedimentam com facilidade.

A sedimentao, com coagulao prvia, um processo de clarificao usado na maioria das estaes de tratamento, visando reduzir a carga de slidos aplicada aos filtros.
Os decantadores mais utilizados so: decantadores de fluxo horizontal, apresentam alta eficincia e baixa sensibilidade a condies de sobrecarga e; decantadores tubulares ou de alta taxa.

PROFUNDIDADE DO DECANTADOR

A profundidade dos decantadores convencionais tem sido adotada geralmente entre 3,5 a 4,5 m. Pode-se adotar profundidades menores quando se faz remoo contnua de lodos.

OBJETIVOS E APLICAES DA SEDIMENTAO


Remoo de areia: para evitar eroso, depsitos e entupimentos em bombas e instalaes
mecnicas.

Remoo de partculas sedimentveis finas (sem coagulao): quando se utilizam guas de rios
com grande transporte de slido (alta turbidez).

Reteno de flocos: decantao aps coagulao: quando se utilizam processos de coagulao para remoo de matria coloidal, cor e turbidez, aps floculao qumica.

DESINFECO-CLORAO

OXIDAO QUMICA E DESINFECO


Introduo-Histrico Conceitos: Desinfeco Agentes patognicos Processos de desinfeco e oxidao qumica Agentes oxidantes aplicados em Engenharia Sanitria e Ambiental Oxidao qumica e suas aplicaes no tratamento de guas de abastecimento Comportamento qumico do cloro em meio aquoso Cloro e suas reaes. Demanda de Cloro Cloro e sua aplicabilidade Sub-produtos da desinfeco Aspectos cinticos envolvidos no processo de desinfeco Definio do conceito do parmetro C.T em processos de desinfeco Estudos de caso em Engenharia Sanitria e Ambiental

HISTRICO DO PROCESSO DE DESINFECO


Evidncias de John Snow - 1854 Teoria dos germes - Louis Paster e Robert Koch - 1870 Poder do cloro na ao desinfetante - Robert Koch - 1881 Primeiras aplicaes do cloro como agente regular no processo de desinfeco de guas de abastecimento Alemanha (1890) Inglaterra - Lincon - (1905) Estados Unidos - Chicago - (1908)

OXIDAO QUMICA E DESINFECO


CONCEITOS DESINFECO: Processo que tem por objetivo a destruio ou inativao de organismos capazes de produzir doenas. ESTERILIZAO: a destruio completa de formas vivas.

GRUPOS DE MICRORGANISMOS PATOGNICOS DE VEICULAO HDRICA

Bacteria
Campylobacter Escherichia coli Salmonella Yersinia Vibrio Legionella Aeromonas Mycobacterium Shigella Pseudomonas

Virus
Hepatitis A Reovirus Calicivirus Enterovirus Coxsackievirus Adenovirus Echovirus Poliovirus

Protozoarios
Giardia Cryptosporidum Entameoba Microsporidium

CISTOS DE Giardia muris E OOCYSTOS DE Cryptosporidium parvum

Giardia (7 - 14 um )

Cryptosporidium (3 - 5 um)

PADRO MICROBIOLGICO DE POTABILIDADE DA GUA PARA CONSUMO HUMANO


Valor Mais Provvel gua para consumo humano Coliformes termotolerantes Ausncia em 100 ml gua na sada do tratamento Coliformes totais Ausncia em 100 ml gua tratada no sistema de distribuio (Reservatrios e Rede) Coliformes termotolerantes Ausncia em 100 ml Sistemas que analisam 40 ou mais amostras Coliformes totais por ms: Ausncia em 100 ml em 95% das amostras examinadas no ms Sistemas que analisam menos de 40 amostras por ms: Apenas uma amostra poder apresentar mensalmente resultado positivo em 100 ml Parmetro

DESINFECO
Fatores que influem na desinfeco:
Os microrganismos patognicos podem aparecer na gua e dependendo das condies, sobreviver por vrias semanas. Entre os fatores que influem na desinfeco e por consequncia no tipo de tratamento a ser empregado, esto:

1) Espcie e concentrao do organismo a ser destrudo A resistncia de algumas espcies de microrganismos para desinfetantes especficos varia consideravelmente. Ex.: So pouco resistentes as bactrias no esporuladas, enquanto que so muito resistentes as bactrias esporuladas, forma encistadas e vrus. A concentrao dos microrganismos significante j que uma alta densidade apresenta uma maior demanda de desinfetante. A aglomerao ou amontoado de organismos pode criar uma barreira para a penetrao do desinfetante.

DESINFECO
2) Espcie e concentrao do desinfetante e tempo de contato. O poder de desinfeco varia de produto a produto, de acordo com o tipo de gua e tipo de organismo a ser destrudo. Assim, pode-se trabalhar com altas concentraes e curto tempo ou baixas concentraes e tempo elevado. 3) Caractersticas fsico-qumicas da gua Tem influncia marcante no processo de desinfeco. Exemplos: Matria Orgnica; Amnia; Outras substncia oxidveis; Turbidez; Temperatura; Potencial Hidrogeninico - ph 4) Grau de disperso do desinfetante na gua. A desinfeco mais eficiente quando o desinfetante for uniformemente disperso na gua.

CLORO E SUAS REAES DEMANDA DE CLORO

Reaes com compostos orgnicos Reaes com compostos fenlicos Reaes com substncias hmicas

FORMAO DE SUB-PRODUTOS DA DESINFECO


Compostos orgnicos precursores
Sub-produtos da desinfeco

Cloro livre

MINIMIZAO DA FORMAO DE SUB-PRODUTOS DA DESINFECO


Remoo dos compostos orgnicos precursores (Otimizao do processo de coagulao) Mudana do agente oxidante Remoo dos sub-produtos da desinfeco Controle da qualidade da gua bruta diretamente no manancial (Gerenciamento da qualidade da gua na bacia hidrogrfica)

CLORO E SUA APLICABILIDADE VANTAGENS


Baixo custo Grande disponibilidade no mercado Agente oxidante e desinfetante Aplicao verstil (oxidao de ferro e mangans, remoo de cor e controle de odor e sabor) Apresenta relativa estabilidade

FILTROS

PROCESSO DE FILTRAO Baseado em cinco processos bsicos coagem, sedimentao, adsoro, floculao, e metabolismo biolgico. O mais importante a coagem, que ocorre na superfcie do leito da areia. Partculas muito grandes para passar atravs das aberturas, so coadas Partculas, de tamanhos cada vez menores, so removidas formando uma camada na superfcie. Quando a gua contm muita matria orgnica. Parte dela fica retida nessa camada superficial. Quando esta camada se mantm durante perodos relativamente longos, ocorre crescimento bacteriano em seu interior. O material depositado faz com que os interstcios se encham gradualmente, aumentando a resistncia ao escoamento ocorrendo a perda de carga.

AVALIAO DA FILTRAO

O controle sistemtico da cor e da turbidez da gua filtrada em cada unidade de filtrao importante.

Um aumento da cor e turbidez em uma unidade filtrante pode significar: - necessidade de lavagem - filtro com fendas, retrao junto s paredes, etc
A determinao do alumnio residual na gua filtrada uma confirmao para o pH timo de floculao. O mesmo teste pode indicar a passagem de flocos pelo leito filtrante.

A determinao do oxignio consumido ou a contagem de colnias de bactrias em agar padro, avalia a eficincia do tratamento, assim como pode controlar a eficincia de cada filtro.

AVALIAO DA FILTRAO
O tempo decorrido entre duas lavagens d idia da eficincia do tratamento (coagulao-floculao e decantao).

Quando esse tempo comea a diminuir significa condies ms do tratamento ou deficincia do leito filtrante.

O controle com as determinaes anteriormente citadas relacionando-as com a perda de carga, avalia a filtrao e proporciona ao operador, meios de fixar convenientemente o instante de lavagem.

CONTROLE DOS FILTROS

LAVAGEM DOS FILTROS

Ao injetar gua pelo fundo em um meio granular, pode ocorrer:

a - Velocidade ascensional da gua menor que a velocidade de assentamento das partculas do meio filtrante nesse caso o leito no se expande.

b - Velocidade ascensional da gua maior que a velocidade de assentamento das partculas do meio filtrante o leito filtrante expande e sua porosidade aumenta.

C - Velocidade ascensional da gua >> que a velocidade de assentamento das partculas do meio. O meio se fluidifica e os gros so arrastados.

CONTROLE DOS FILTROS


LAVAGEM DOS FILTROS

Deve-se proceder lavagem do filtro sempre que a perda de carga no leito filtrante, tornar-se elevada ou quando verificar que a qualidade da gua do efluente comea a piorar.

A quantidade de gua para lavagem de filtro pode variar de 1 a 6% da gua filtrada.

SISTEMA DE LAVAGEM

Com Fluxo Contra Corrente:

A gua para lavagem injetada pelos drenos com velocidade tal que possa produzir uma expanso do leito de 10 50%.

A velocidade de ascenso de gua de lavagem varia com a granulometria do leito

filtrante. Granulometria maior, menor a expanso do leito

Filtros de dupla camada areia e antracito, deve-se fluidificar o leito com expanso

nunca inferior 20%, para que as camadas reestratifiquem de acordo com a densidade.

SISTEMA DE LAVAGEM

Com fluxo Contra Corrente e Lavagem Superficial

A lavagem com fluxo contra corrente se complementa com lavagem superficial, injetando gua sobre presso sobre a superfcie do leito para quebrar as bolas de lodo. No sistema giratrio, existem dois braos suspensos que giram, estes braos so suspensos por um tubo central que se movimenta pela reao dos jatos de gua que se projetam A lavagem superficial pode ser feita com sistema giratrio ou com o sistema fixo. O sistema fixo consiste em uma malha de tubo colocada 5 10 cm acima da areia, perfurado de forma que os jatos de gua possam projetar sobre a superfcie.

PROBLEMAS E CONTROLE DE OPERAO DE FILTROS RPIDOS

Para o funcionamento adequado de um filtro necessrio efetuar o controle de certos parmetros, dentro os quais destacamos:

Controle da taxa de filtrao;

Controle da taxa de lavagem;


Expanso do leito filtrante; Controle de perda de carga; Controle da granulometria do meio filtrante.

PROBLEMAS E CONTROLE DE OPERAO DE FILTROS RPIDOS

Alem dos controles acima, necessrio controlar e sanar, sempre que possvel, problemas que surgem no decorrer da filtrao, destacando:
Reteno de ar;

Fissura no leito e formao de bola de lodo;

Deslocamento de cascalho; Fuga de areia

EXPANSO DO LEITO FILTRANTE

Mtodos para determinar a expanso do leito, devido ao fluxo ascendente:

Efetuar a lavagem com velocidade constante, at que a gua do filtro se torne suficientemente clara, que permita introduzir uma escala para poder medir o nvel da superfcie do leito filtrante.
Efetuando-se a medio antes e durante a lavagem, determina-se a expanso pela diferena entre duas medies.

Colocar uma srie de pratos numa escala e introduzir no filtro. Procede-se a lavagem. Aps a lavagem, retira-se a escala, com cuidado, o prato mais alto que tiver o meio granular indicar a expanso.

EXPANSO DO LEITO FILTRANTE

COLMATAO DA AREIA

Quando por deficincia operacional:

No se usa a dosagem correta da sulfato de alumnio (coagulao deficiente).

O pH de floculao no timo; os cogulos ficam carregados eletricamente e se repelem no floculando corretamente;

O tempo nos floculadores ou a agitao nos mesmos demasiado ou deficiente (os flocos no se formam ou se formam e tornam a se quebrar); Correntes preferenciais nos decantadores, decantadores sujos, alta velocidade da gua nos decantadores, etc.....

BOLA DE LODO

Observaes feitas em filtros observam-se a origem de bola de lodo em torno de 15 cm abaixo da superfcie do leito.

Causas: Com uma lavagem deficiente, o material compactado acumulado no leito se desenvolve de modo ascendente. As partculas crescem com a adeso de outras e de gros de areia, atingindo grandes dimenses na superfcie do leito.

As bolas de lodo crescem no sentido ascendente, compactando-se e, eventualmente alcanam uma grande densidade, de modo que se aprofundam na areia durante o processo de lavagem.

BOLA DE LODO

LEVANTAMENTO ALTIMTRICO
O levantamento altimtrico de um filtro, consiste na introduo de um basto previamente preparado, camada filtrante com o filtro parado, isto , com uma coluna de gua o mais rpido possvel da superfcie da sua camada filtrante, sendo que seu efluente e afluente devero estar fechados.

You might also like