You are on page 1of 11

HISTRIAS DE SUCESSO

ALQUINIA LOPES DE SOUZA ANLIA APARECIDA BATISTA CRHISTIANE APARECIDA MOURA DIAS HELIAQUE SOARES MIRANDA MRCIA BATISTA

MONTES CLAROS-MG
UNOPAR Universidade Norte do Paran Junho/2012

INTRODUO
A produo textual tem o objetivo de demonstrar atravs da pesquisa do texto apresentado REDE DAGENTE DE SUPERMERCADOS: ENFRENTANDO A AMEAA DAS GRANDES REDES que, antes de dar incio ao um empreendimento, primeiro deve-se elaborar o ato constitutivo da sociedade contratual (contrato social).

Detalharemos os procedimentos para a correta confeco do contrato social que o documento hbil para a criao da sociedade empresria limitada.
Em seguida relataremos o porqu de a carga tributria elevada ser um grande problema para os empresrios de Patos, e o que dificultavam o trabalho conjunto dos pequenos supermercados e quais as conseqncias dessas dificuldades para os negcios e clientes.

Finalizando demonstraremos como o associativismo e o cooperativismo d resultado positivo e duradouro nas iniciativas de trabalho em grupo, quais as foras que facilitam ou impem obstculos. Analisaremos a influncia do poder da cultura nos grupos, a relao entre duas variveis e o tipo de correlao, a utilizao da reta de regresso linear, mtodo de custeio por absoro (tradicional), e os tipos de decises apresentadas em etapas e descritas em: A e B - Rateio na tabela, C valor do Custo, D Preo de venda e E Valor de venda de cada produto.

O Contrato Social representa o entendimento dos scios quanto a seus direitos e deveres com vistas realizao do objeto da sociedade. De acordo com o Cdigo Civil de 2002, considera-se contrato de sociedade aquele mediante o qual duas ou mais pessoas, fsicas ou jurdicas, reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio da economia, e a partilhar, entre si os resultados.

As clusulas essenciais do contrato social, de que tratam os arts. 997 e 1054 do cdigo civil so as seguintes:

nome e qualificao dos scios; nome empresarial, que poder ser firma social ou denominao social; Capital da sociedade, expresso em moeda corrente, a quota de cada scio, a forma scio, a forma e o prazo de sua integralizao; endereo completo da sede (tipo e nome do logradouro, nmero, complemento, bairro/distrito, municpio, Estado e CEP), bem como das filiais, se houver; declarao precisa e detalhada do objeto social; prazo de durao da sociedade (prazo determinado ou indeterminado); as pessoas naturais incumbidas da administrao da sociedade, seus poderes e atribuies; qualificao do administrador no scio se for o caso, quando designado no contrato; participao de cada scio nos lucros e nas perdas; foro ou clusula arbitral. Indicar o foro para o exerccio e o cumprimento dos direitos e obrigaes resultantes do contrato (art. 53, III, e, Decreto 1.800/96) ou eleger o juzo arbitral para dirimir litgios relativos a direitos patrimoniais disponveis (art. 10, Lei 9.307/96 e art. 853 cdigo Civil.

DESENVOLVIMENTO
Do fecho do Contrato Social dever constar:

localidade e data do contrato; nome dos scios e respectivas assinaturas. Devero assinar o contrato todos os scios, e representantes. As assinaturas sero lanadas com a indicao do nome do signatrio, por extenso, de forma legvel. No necessrio o reconhecimento das firmas dos scios; no so obrigatrias as assinaturas das testemunhas, que, entretanto, podero ser lanadas com indicao do nome do signatrio, por extenso, de forma legvel, e do nmero de identidade, rgo expedidor e Estado; havendo scio analfabeto, o contrato dever ser assinado por seu procurador, nomeado por meio de procurao outorgada por instrumento pblico, contendo poderes especficos para assinar o contrato; havendo scio absolutamente ou relativamente incapaz, o contrato, na primeira hiptese, dever ser assinado pelo representante legal e, na segunda, pelo scio e por quem o assistir. No caso de representao ou assistncia de scio menor, se o poder familiar for exercido somente por um dos pais, o instrumento dever conter, antes da assinatura dos scios, a razo do no comparecimento do outro, que pode ser em razo da perda, destituio ou extino do poder familiar ou por falecimento; visto de advogado. O contrato social dever conter o visto de advogado, com a indicao do nome e nmero de inscrio na Ordem dos advogados do Brasil.

TCNICA DE COLETA DE DADOS

A tcnica de coleta de dados utilizada pelo SEBRAE para chegar a este levantamento foi a Tabulao de Dados, e as vantagens de utiliz-la a facilidade dos dados coletados ficarem muito bem reunidos e agrupados. Os resultados facilitam uma melhor interpretao porque so apresentados em forma de tabelas, grficos, comentrios, destacando-se as informaes mais relevantes, e a partir dos resultados obtidos o grupo empresarial poderia assim tomar decises mais acertadas.

CARGA ELEVADA

TRIBUTRIA

Pelo percentual de respostas apresentado na tabela dos fatores limitantes a carga tributria foi o que teve a menor taxa percentual de acordo com os empresrios entrevistados, constatando no ser o maior problema para a rede de supermercados de Patos.

FATORES QUE DIFICULTAVAM CONSEQUNCIAS

TRABALHO

CONJUNTO

SUAS

Entre os fatores que dificultavam o trabalho conjunto dos pequenos supermercados de Patos esto, a inexistncia de economia de escalas, a falta de profissionalismo na conduo dos negcios, a falta de clareza no posicionamento de um mercado extremamente competitivo, o baixo poder de barganha dos fornecedores para negociar preos e prazos mais favorveis, a questo de se acharem pequenos demais para o enfrentamento individualizado e direto de cada um diante da nova realidade do varejo local, os supermercadistas sentiram o peso no pela hostilidade de agirem em grupo, mas pela falta de iniciativa de cada um em como dar o primeiro passo para se unirem.

CONSIDERAES FINAIS

Levando em considerao os argumentos descritos no estudo de texto HISTRIAS DE SUCESSO Experincias Empreendedoras disponibilizado pelo SEBRAE, conclui-se que para dar incio a um empreendimento, os empresrios devem antes de tudo por em prtica o ato constitutivo da sociedade contratual que nada mais do que o Contrato Social, e este so regidos por clusulas essenciais - obrigatrias descritas passo a passo de acordo o cdigo civil e as clusulas facultativas que so clusulas no obrigatrias envolvendo os contornos da verdade dos scios. Percebe-se que a tcnica de coleta de dados muito importante e contribui efetivamente para nortear e facilitar todo levantamento feito por empresas que querem se firmar no mercado e tomar decises mais acertadas. Entendemos a importncia do fator esforo associativo organizado dentro de um grupo empresarial transmitindo unio e conscientizao baseado sempre em valores norteadores e indispensveis com uma viso comum de solidariedade. Somos levados a crer que o fator poder da cultura em relao ao trabalho em grupo, fica evidenciado como uma transmisso de possibilidades de crescimento unificada em todo o processo de desenvolvimento das organizaes no mercado competidor. Finalizando, demonstramos atravs dos dados obtidos nas equaes em como chegar s respostas de: plano de amostragem, relao entre duas variveis, reta de regresso linear, e o mtodo de custeio descrito passo a passo.

"A administrao uma questo de habilidades, e no depende da tcnica ou experincia. Mas preciso antes de tudo saber o que se quer.

Scrates

You might also like