You are on page 1of 49

Santos Incorruptos

Patrimonio exclusivo da Igreja Catlica

Quis Deus dar o dom sobrenatural da preservao que desafia as leis naturais em alguns casos de provada santidade, com motivo de fortalecer nossa f e aumentar a memria desse modelo de f.

A incorruptibilidade a nica forma de preservao que no obedece a nenhuma lei, porque no depende nem da forma, nem da temperatura, nem do lugar de enterro.

Estes corpos me mesmo se vm afetados pelo tempo esperado para o enterro aps a morte, nem pela umidade das tumbas, nem pela falta de cuidados que houve em alguns casos, nem pelas frequentes translados, por estar cubertos com cal viva, ou por sua proximidade com corpos em descomposio, todos elementos provocadores da putrefao. O mistrio da preservao vem tambm da mo de tais fenmeno com a preservao do sangue, ou a emanao de suaves leo aromtico que quase fica desnecessrio dizer: jamais se foi encontrado em corpos preservados deliberada o acidentalmente.

Junho 3 de 2.001 - Joo XXIII - Praa de So Pedro

27 de maro de 2001 depois de 38 anos de seu falecimento. nehuma parte de seu corpo estava em decomposio, declarou o Cardeal Virgilio Noe, Proco Maior da Baslica de So Pedro.

So Po X
(com mscara de prata porque seu rosto no est muito bem conservado, mas seu corpo sim)

SO UBALDO DE GUBBIO, Obispo 1160 d.C. 846 anos de sua morte. 16 de Maio

Beato Aloysius Stepinac (Obispo Mrtir)

So Francisco Xavier
(se conserva en Goa, India, foi muito "maltratado" pela "caa de relquias").

Foi tentado destruio deliberada e rpida de corpos de 3 santos pondo cal em seus corpos: So Francisco Xavier, So Joo da Cruz e So Pascoal Bayln. Como se bem sabe, a cal deixa os ossos absolutamente limpos em alguns dias.

Se encontram incorruptas vrias partes do corpo de So Francisco Xavier, o sacerdote que evangelizou vrios pases da sia alguns sculos atrs.

Beato ngelo de Acri, cappuccino com uma mscaras de cristal para proteger o rosto

SO IGNACIO DE LACONI 1781 d.C. 225 anos de falecido. 11 de Maio

Ficou cego em 1779, morreu em Cagliari em 11 de maio de 1781. Tinha 80 anos. Seu corpo se conserva na igreja de Buoncammino de Cagliari, muito venerado em toda Cerdena

So Joo Bosco

Presbtero, "Pai e mestre da juventude", patrono dos editores, fundador dos salesianos. Por sua grande devoo a Maria Auxiliadora, conseguia dela inumerveis milagres. "En sau vida, o sobrenatural quase natural e o extraordinrio, ordinrio." Po XI sobre S. Joo Bosco.

So Vicente de Paulo
346 anos depois de sua morte.

So Joo Maria Vianney (Cura de Ars) 147 anos depois de sau morte. 4/08/1859 Confessor e diretor espiritual Grande pacincia e paz espiritual. Exorcista Atendia el confessionrio por desseseis horas ao dia, estima-se que confesava a vinte mil pessoas por ano.

Venervel Maria de Jesus de greda A mstica cidade de Deus. Vises e revelaes relacionadas com o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Beata Maria Mazzarello

SANTA MARIA MAZZARELLO 1881 d.C. 125 anos de morta

Nasceu em 9 de maio de 1837 em Mornese, Itlia. Sendo uma simples camponesa, pobre e ignorante, chegou a ser a Fundadora da que hoje a segunda Comunidade religiosa femenina no mundo (quanto ao nmero de suas religiosas), a Comunidade de Irms Salesianas

SANTA RITA DE CSSIA 1457 d.C. 22 de Maio

Estando muito enferma pediu a uma visitante que trouxera rosas e logo isso em pleno inverno. Foi chamada de "Advogada dos Impossveis" e muitssimas pessoas em situaes dificilsimas rezam a Santa Rita e tm tido admirveis solues. Morreu em 22 de maio de 1457. 549 anos de falecida

O corpo permanece fragante depois de mais de quinhentos anos.

Se conserva na cidade de Puebla, Mxico

Beato Stfano Bellesini

BEATO ESTEFANO BELLESINI Corpo incorrupto

Santa Bernardita Soubirous. vidente da Virgem de Lurdes Morreu em 1879 (127 anos de morta). Convento em Nevers, Frana.

As relquias itinerantes de Primer grado se constituem de duas costelas, as clavculas e fraes do crebro.

Santa Margarida Maria de Alacoque

(1647-1690)

A Igreja de So Cludio da Colombiere contm seus restos mortais. Paray-le-Monial, Borgonha, Frana.

Beata Ana Maria Taigi. Laica terciria trinitaria. Recebeu as revelavoes sobre os trs dias de escurido.

San Liberato Mrtir de Isernia

Beata Maria de So Jos


Fundadora das Agustinas de Sta. Rita

So Carlos de Sezze

Santa Vernica Juliani

Franciscana

Santa Clara de Montefalc

Seu corpo e corao incorruptos se veneram em Montefalco, Itlia.

Santa Catarina Labour

Cinquenta e seis anos depois da morte, seu corpo foi encontrado perfeitamente branco e natural, quando seu caixo encontrada muito afetado pela ecessva umidade. To grande foi a quantidade de umidade que penetrou por suas ranhuras que parte de seu hbito se encontrava defeito.

Santa Agape

Santa Eufemia de Calcedonia

Beata Ossana de Andreasi

SO SALVADOR DE HORTA 1567 d.C. 439 anos de falecido. 18 de Maro

Este santo na verdade uma figura singular, un santo pobrssimo, humildssimo, quase analfabeto, despreciado e inclusive perseguido antes de ser reconhecido como o grande taumaturgo do sculo XVI.

BEATO GAETANO CATANOSO Corpo incorrupto 4 de abril

SAN LUIS ORIONE 1940 d.C. 12 de Maro

Socorreu heroicamente s provaes danificadas pelos terremotos na Itlia. Sofreu e morreu por problemas do corao e pulmes em So Remo. Don Orione faleceu em 12 de maro de 1940. Foi posto no santurio da Virgem da Guarda de Tortona, beatificado por Joo Paulo II.

SANTA PATRCIA DE NAPOLES SCULO IV d.C. 25 de Agosto

Santa Patrcia, virgem mn Npoles. Era ieta do Imperador Constantino O Grande: nasceu e foi educada em Constantinopla. Havendo feito voto de castidade, se viu obrigada a sair de sua terra por no contrair o matrimnio a que seria obrigada pelo Imperador seu pai.

SO PEDRO JULIAN EYMARD 1868 d.C. 138 anos de falecido. 1 de Agosto

Se distinguiu por seu ardente amor ao Santssimo Sacramento. Fundou tambm a Congregao de Religiosas Servas do Santssimo Sacramento. Promoveu por todo o mundo, e com todos os meios a seu alcance, o culto Eucarista. Esta era sau mensagem:

"S na volta de Cristo Sacramentado est a salvao".

SO EZEQUIEL MORENO 1906 d.C. 19 de Agosto

So Ezequiel Moreno considerado como o especial intercessor ante Deus pelos enfermos de cncer e uns dos maiores apstolos da Evangelizao da Amrica.

SANTA ANGELA DA CRUZ 1932 d.C. 2 de Maro

O lema de seu Instituto de Irms da Companha da Cruz Ser pobre com o pobre leva a Cristo.

Este lema foi levado a sua vida e fundamenta a espiritualidade e misso da Companha da Cruz.

Santa Clara de Asss

So Joo Neponuceno Newman Igreja de So Pedro Filadelfia

Milagres do Sangue

Outra condio que desafa as explicaes a de sua morte.

emanao de sangue

fresco que procede de uma boa quantidade desses corpos muitos anos depois

Este espetculo foi observado oitenta anos depois da morte de So Hugo de Lincoln, quando se separou a cabea do pescoo. Nove meses depois da morte de So Joo da Cruz, fluio sangue fresco da ferida resultante de um dedo amputado.

Durante a exibio solene do corpo de So Bernardino de Siena, que durou 26 dias depois de sua morte, uma quantidade de brilhante sangue roxa saiu por seu nariz durante o dia 24, como observou e registrou So Joo Capistrano. Durante o exame mdico do corpo de So Francisco Xavier um ano e meio depois de sua morte, um dos mdicos inseriu seu dedo em uma ferida do corpo! E o retirou com sangue, a qual, como declarou, estava "fresca e impoluta".

A ferida mortal sobre a fronte de So Josafat sangrou 27 anos depois de sua morte. Quarenta e tres anos depois do falecimiento de So Germano de Pibrac, enquanto alguns trabalhadores preparavam a tumba para outro ocupante, uma ferramenta que estavam utilizando se resvalou e danificou o nariz do santo, facendo-o sangrar

Quarenta anos depois da morte de So Nicolau de Tolentino, um irmo separou secretamente os braos da relquia. Foi encontrado e seriamente repreendido quando um fluxo abundande de sangue mostrou o ato sacrilgico. Se viu fluir sangue abundante dos dos braos em muitas ocasies durante os seguintes quatrocentos anos, sucesso que foi aceitado como milagroso pelo Papa Bento XIV.

leo de Cura

Aparte de perfumes misteriosos, o suor deste no usual lquido o fenmeno mais frequentemente reportado. Foi registrado, para mencionar s uns poucos santos assim favorecidos, nos casos de: Santa Mara Madalena de Pazzi (9) Santa Julia Billiart So Hugo de Lincoln (10)

Santa Ins de Montepulciano


Santa Teresa de vila So Camilo de Lellis So Pascual Bayln O leo que flui cada certo tempo atravs dos sculos do corpo do Beato Matas Nazzarei de Matelica, quem faleceu em 1320, tem estado fluindo continuamente de suas mo e ps desde o ano 1920. A fenomenal conservao de So Charbel Makhlouf constantemente complementada com a transpirao de gua e sangue que tem fluido desde sua apario quatro meses depois de sua morte em 1898

Traduzido por Evandro Santos

You might also like