You are on page 1of 29

FUNEDI/UEMG Curso de Psicologia

Disciplina: Psicopatologia I (72 hs/aula)


Perodo: 5o

Professor Alexandre Simes

Navio dos loucos. Hieronymus Bosch. 1490-1500. Museu do Louvre

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Os homens so to necessariamente loucos que seria louco, de uma outra forma de loucura, no ser louco.
Pascal. Pensamentos, no 412.

O grito. Edvard Munch, 1893. Galeria Nacional. Oslo.

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

O que buscaremos ao longo deste semestre, a partir


da disciplina PSICOPATOLOGIA I

Por um lado, apresentar aos alunos as definies operacionais e tcnicas da Psicopatologia; por outro lado, verificar as circunstncias histricas, sociais e epistemolgicas condicionantes da constituio e delimitao do campo da sade mental, para, em seguida, analisar as suas implicaes naquilo que a se materializou: o biopoder.
Junto a isto, discernir a noo de pathos no intuito de se compreender as especificidades semiolgicas dos transtornos mentais e seus efeitos sobre as concepes de normalidade e patologia.

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Biopoder:
Biopoder um termo proposto originalmente por Michel Foucault. Por meio dele, Foucault referia-se s prticas dos Estados e saberes modernos e sua regulao dos que a ele esto sujeitos por meio de "uma exploso de tcnicas numerosas e diversas para obter a subjugao dos corpos e o controle de populaes". O biopoder produz, ao mesmo tempo, corpos e subjetividades. Vide Histria da sexualidade (Foucault) e o filme Hunger (Steve McQueen, 2008).
ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Hunger
O filme explora o extremo fsico e o extremismo poltico ao recriar o que ocorreu na priso de Maze, na Irlanda do Norte. Naquela priso, os militantes do IRA realizaram uma srie de prostestos contra o governo britnico em 1981, que culminaram numa greve de fome que resultou na morte de Bobby Sands e de mais 9 outros prisioneiros. Se o filme pudesse ser resumido em uma palavra, ela seria dignidade. A dignidade que falta aos prisioneiros junto com seus status poltico e que motivo de luta diria quando eles se recusam a usar uniformes de prisioneiros, sobrevivendo em pequenas celas cercados de comida estragada, excrementos e vermes. Nus e fracos, eles parecem relutantes da sua prpria humanidade quando so arrastados e forados a se banhar de forma violenta e abusiva. Mas aqui todos os conceitos de decncia e crueldade parecem invertidos, o que pode ser visto no terror e confuso que cerca os guardas e na ALEXANDRE calma de todos os prisioneiros. SIMES
Todos os direitos de autor reservados.

PATHOS ... Pathos

uma palavra grega que significa paixo, afeco, excesso, ser afetado por, ser ultrapassado, ser marcado. Notemos ainda que aquilo que se faz ou acontece e que porta a marca do novo tambm da ordem do pathos.

Patologia PATHOS

PATHOS paixo

logo: PATHOS o excesso, o traumtico, o impossvel de lidar que, todavia, edificante.

O sabor da lgrima. Ren Magritte, 1948

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Continuando a expor os nossos propsitos...

Desta forma, objetivamos colocar o aluno da graduao em Psicologia em contato com equipamentos e reflexes oriundos do campo da Psicopatologia, indispensveis sua formao e atuao profissional - tanto na sua acepo generalista quanto no que tange sua gradativa especializao em um campo do conhecimento;

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Qual a estratgia que seguiremos?


Buscaremos articular o conhecimento tcnico e estrito que o aluno pode e deve obter sobre a Psicopatologia (nvel da Semiologia, Nosografia e Nosologia) com um conhecimento histrico-crtico acerca do que vem a ser a experincia da loucura (na mais ampla acepo do termo), seus determinantes e efeitos (em diversos nveis);

Os amantes. Ren Magritte, 1928

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Semiologia, Nosologia, Nosografia


Semiologia (faz parte da propedutica): palavra oriunda do grego (semeon, sinal + lgos, tratado, estudo racional). Implica em um modo de se examinar um paciente, atentando-se para os sinais e sintomas que o mesmo apresenta (seus aspectos isolados e, ao mesmo tempo, as modalidades de seus arranjos). Por meio da semiologia, chega-se usualmente ao diagnstico. Em Lingstica: cincia geral que tem como objeto todos os sistemas de signos

Estudo sobre o corpo humano. Francis Bacon, 1949.

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

SINTOMA toda a informao descrita pelo paciente, a partir de suas vivncias, sensaes e impresses. No passvel de confirmao pelo examinador, j que uma sensao do paciente (um mal-estar sensao de insegurana - em uma dada situao, por exemplo). A anamnese a via atravs da qual a semiologia visa elucidar, investigar e analisar os sintomas. Constri-se, assim, a histria clnica do paciente.

J o SINAL se refere a toda alterao objetiva, que passvel de ser percebida pelo examinador (um tique, um gesto repetitivo por exemplo).

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Anamnese:
Tambm um termo oriundo da lngua grega. Significa "lembrana, reminiscncia; Literalmente, tem o sentido da "perda do esquecimento"). um termo usado em diversas reas da sade, mas tambm na filosofia, psicanlise e religio.

No caso especfico da psicopatologia, refere-se entrevista conduzida pelo profissional da sade com o seu paciente. Esta entrevista pode ter diversos objetivos, dentre eles ser um ponto de partida para o estabelecimento de um diagnstrico (ou seja, a demarcao de um quadro clnico)

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Nosologia e
Nosografia:
A nosologia (do grego 'nsos = "doena" + 'logos = estudo, "tratado", "razo explicativa") a parte dos saberes da sade (e tambm um ramo da patologia) que trata das enfermidades em geral e as classifica do ponto de vista explicativo (isto , em funo de seus mecanismos ou de sua etiopatogenia). Enquanto a nosografia ordena as enfermidades desde o aspecto meramente descritivo (graphos = descrio).

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Etiologia:
Etiologia (aita = causa + logos) o estudo das causas (cincia das causas). Certamente, atrela-se a uma raciocnio determinista (seja ele estrito ou mais amplo, isto , multifatorial). A expectativa da etiologia apresenta-se em vrios campos: sade mental, biologia, criminologia, medicina, etc. Por exemplo, na perspectiva da biologia, a etiologia se preocupa com a causa das patologias: os agentes ou fatores causais de doena, a sua provenincia (endgena ou exgena) e o seu potencial agressivo (virulncia).
ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

O quadro das patologias


Costuma-se distinguir os transfundos das vivncias psicopatolgicas dos sintomas emergentes.
Transfundos das vivncias: espcie de palco, de amplo cenrio, de contexto geral, nos quais os sintomas podem emergir. O transfundo repercute sobre o sentido, a direo e a qualidade do sintoma emergente;

Fuga. Kandinsky, 1914.

Sintomas emergentes: so os sintomas especficos vivenciados pelo paciente. So vivncias pontuais, mais destacveis, que ocorrem sobre um determinado transfundo. Ex.: uma alucinao, um delrio, um sentimento, uma alterao da linguagem, etc. ALEXANDRE
SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Dois tipos bsicos de transfundos:

a)

Transfundos estveis: costumam ser pouco mutveis; tendem a ser tomados como traos da personalidade (nomeada de personalidade pr-mrbida). Assim, devemos notar que qualquer vivncia ou sintoma ganha um sentido ou valor diferente em funo da subjetivao;

b)

Transfundos mutveis e momentneos: dizem respeito ao nvel de conscincia , ao humor, etc. Por exemplo, sob um estado de turvao da conscincia, uma alucinao auditiva ou uma idia intrusiva so experimentadas em uma atmosfera mais confusa ou onrica. Por outro lado, uma idia recorrente em um contexto ansiognico pode ganhar contornos mais intensos.
ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Quadros crnicos e quadros agudos:

Uma patologia crnica nos aponta para um quadro que no resolvido em um tempo curto, definido usualmente em trs meses . Estes quadros no constituem emergncias. No entanto, eles podem ser extremamente srios. Incluem-se aqui tambm todas as condies em que um sintoma existe continuamente, e mesmo no pondo em risco explicitamente a sade, so extremamente incomodativas levando disrupo da qualidade de vida e atividades da pessoa.

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Quadros crnicos:
Processo e desenvolvimento (a partir de Jaspers):

Processo: refere-se a uma transformao lenta e insidiosa


da personalidade, decorrentes de manifestaes psquicas que se mostram incompreensveis para o paciente. O processo apresenta-se como uma ruptura na continuidade da biografia de uma pessoa. Por exemplo, a apresentao de uma esquizofrenia que lenta e radicalmente transforma a personalidade do sujeito.

Desenvolvimento: refere-se evoluo de um pathos


que psiquicamente compreensvel para o sujeito. H, no desenvolvimento, a manuteno da conexo do sentido ao longo da vida do paciente.
ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Quadros agudos: a) Crise (ou ataque): observam-se o surgimento e a remisso abrupta de sintomas, durando minutos ou horas. Depois, vem a remisso. Ex.: crise epiltica, ataque de pnico, crise de agitao psicomotora, etc.; Episdio: geralmente, dura dias ou semanas. Tal como a crise, o episdio nada especifica sobre a natureza ou especificidade do quadro; Reao vivencial: um fenmeno psiquicamente compreensvel para quem acometido por ele, desencadeado por eventos vitais significativos para quem os experimenta. Ex.: aps o trmino de uma relao, a morte de algum querido ou a perda do emprego, algum reage com um conjunto de sintomas fbicos, ansigenos, depressivos, paranides, etc. Passado o episdio, a subjetividade no se altera significativamente, havendo, ALEXANDRE SIMES pois, a recuperao. Todos os direitos
de autor reservados.

b)

c)

Ainda sobre os quadros agudos:


a) Fase: designa, principalmente, os episdios de mania de baixa do humor nos quadros afetivos. A instalao da fase pode portar a marca da incompreensibilidade para o sujeito acometido. Pode durar semanas ou meses, um pouco mais raramente, anos. Nomeia-se: fase manaca, fase depressiva.

b)

Surto: ocorrncia aguda, instalada de forma surpreendente e repentina, exibindo um quadro com fortes traos incompreensveis para o paciente. A grande caracterstica do surto que ele tende a produzir sequelas (irreversveis ou no, esta uma discusso) personalidade, cognio, etc. Pode durar semanas ou meses. Por exemplo, na esquizofrenia, o surto, em geral, no permite restitutio ad integrum. A sucesso de surtos (-> recorrncia) pode promover um estado de demenciao ou a exacerbao de ALEXANDRE SIMES sintomas negativos; Todos os direitos
de autor reservados.

Prdromo:
Todos os quadros anteriores, especialmente a fase e o surto, podem apresentar um momento no qual verificamos os sintomas prodrmicos: palavra grega que designa aquilo que corre na frente, ou seja, so os sintomas (geralmente bem discretos) que esto na margem inicial (bem precoce) da fase ou do surto.

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

SNDROMES:
So agrupamentos relativamente constantes e estveis de determinados sinais e sintomas. Enfim, uma constelao de sinais e sintomas associados a um mesmo quadro. Estes sinais e sintomas caracterizam um dado quadro (e o diferenciam de outro), ainda que alguns componentes da sndrome no sejam exclusivos do dado quadro clnico e podem ser oriundos de vrios fatores distintos; ao se delimitar uma sndrome, no se trata ainda da definio e demarcao de causas especficas e de uma natureza essencial ao processo patolgico;

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

a sndrome puramente uma definio descritiva de um conjunto momentneo e recorrente de sinais e sintomas;

Classificao:
A expresso classificao cientfica (oriunda, em larga medida, de uma classificao biolgica) designa o modo como se agrupam e categorizam diversos fenmenos, aos moldes das espcies de seres vivos.
Classificar

A classificao cientfica moderna tem as suas razes no sistema de Linnaeus, que agrupou as espcies de acordo com as caractersticas morfolgicas por elas partilhadas. Estes agrupamentos foram subsequentemente alterados mltiplas vezes para melhorar a consistncia entre a classificao e a seriao. A classificao cientfica pertence cincia da taxonomia e tem pretenses sistemticas.

Seriar
ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Ainda sobre a estratgia de nosso curso, ao longo deste semestre:

Buscaremos compreender o que vem a ser o imaginrio da loucura para, por fim, percebermos a nossa implicao no mesmo;

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Unidades temticas de nosso curso:


UNIDADE I: A constituio da Psiquiatria e da Sade Mental: histria e epistemologia
O estatuto do humano frente ao pathos; Fundamentos da Razo Biologicista; O discurso da loucura e acerca da loucura; Pinel: libertao do louco e encarceramento da loucura; Marcos sinalizadores da Psiquiatria; Doena mental, discurso e poder; Do diagnstico clnica; Trajetria do saber psicopatolgico no Brasil: uma introduo;

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

UNIDADE II: A ordem dos fenmenos: em direo semiologia


Fundamentos da clnica do olhar; Estudo das alteraes das funes psquicas elementares: # conscincia; # ateno; # orientao; # vivncia do tempo e do espao; # sensopercepo; # memria; # afetividade; # vontade e psicomotricidade; #pensamento; # juzo de realidade; # linguagem; Estudo das alteraes das funes psquicas compostas: # personalidade/identidade; # inteligncia;

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Bibliografia:
Nestas primeiras semanas de curso, desenvolveremos uma srie de temas que devem ser detalhadamente acompanhados nos seguintes textos:
A loucura s existe em uma sociedade (1961), de M. Foucault, in: FOUCAULT, M. Ditos & escritos I; problematizao do sujeito: Psicologia, psiquiatria e psicanlise. Rio de Janeiro: Forense universitria, 1999. Pp. 149-150. A gua e a loucura (1963), de M. Foucault, in: FOUCAULT, M. Ditos & escritos I; problematizao do sujeito: Psicologia, psiquiatria e psicanlise. Rio de Janeiro: Forense universitria, 1999. pp.186-189. A loucura, ausncia de obra (1964), de M. Foucault, in: FOUCAULT, M. Ditos & escritos I; problematizao do sujeito: Psicologia, psiquiatria e psicanlise. Rio de Janeiro: Forense universitria, 1999. Pp. 190-198. A loucura e a sociedade (1970), de M. Foucault, in: FOUCAULT, M. Ditos & escritos I; problematizao do sujeito: Psicologia, psiquiatria e psicanlise. Rio de Janeiro: Forense universitria, 1999. Pp. 235-242. O asilo ilimitado (1977), de M. Foucault, in: FOUCAULT, M. Ditos & escritos I; problematizao do sujeito: Psicologia, psiquiatria e psicanlise. Rio de Janeiro: Forense universitria, 1999. Pp. 294-297. O paradigma psiquitrico, in: AMARANTE, Paulo. O homem e a serpente; outras histrias para a loucura e a psiquiatria. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996. ALEXANDRE DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos SIMES Todos os direitos mentais. Porto Alegre: Artemed, 2000. de autor reservados.

As primeiras semanas de curso:


SEMANA
1 e 2

TEMA
Apresentao geral do curso; Introduo a conceitos bsicos e exposio de problematizaes relativas sade mental e psicopatologia Introduo ao campo da sade mental : a poca de Pinel, seu gesto e consequncias Observaes a partir do paradigma psiquitrico e suas consequncias contemporneas Alteraes da conscincia

REFERNCIA BIBLIOGRFICA PRINCIPAL


Notas de aula

O paradigma psiquitrico, in: AMARANTE, Paulo. O homem e a serpente; outras histrias para a loucura e a psiquiatria. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996. O paradigma psiquitrico, in: AMARANTE, Paulo. O homem e a serpente; outras histrias para a loucura e a psiquiatria. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996. DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artemed, 2000. DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artemed, 2000. DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artemed, 2000.

6a

Alteraes da ateno

Alteraes da orientao

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

Prosseguiremos na prxima aula!

Prof. Alexandre Simes

Contatos:
www.alexandresimoes.com.br

alexandresimoes@terra.com.br

ALEXANDRE SIMES Todos os direitos de autor reservados.

You might also like