You are on page 1of 12

Os perigos do Nitrognio

Riscos do N2
Objetivos:
Entender as caractersticas e os riscos para a sade no contato com N2. Conhecer as medidas de primeiro socorros que devem ser ministradas a quem inalou N2.

Fatalidade em espao confinado:


Nas primeiras horas do turno da manh um funcionrio da British Petroleum estava fazendo um teste junto boca de visita de um reator , enquanto o reator estava sendo purgado com N2 , para troca de catalizador. O funcionrio foi encontrado morto no fundo do reator. O N2 tinha reduzido a concentrao de O2 em torno da boca de visita nveis muito baixos.

Fatalidade em espao confinado:


Todos sabem que a entrada em equipamentos ou espao confinado que est sendo ou foi purgado com N2 pode resultar em morte. O fato de que as pessoas podem ser igualmente afetadas se estiverem prximas a locais onde purga de N2 est sendo venteada no bem entendido por todos. Essa situao no pode ser subestimada.

Fatalidade em espao confinado:

NITROGENIO - Amigo ou inimigo?


Nosso sucesso ao trabalhar com N2 tem muita relao com a forma como tratamos esse gas. Ns o consideramos no perigoso. Ele quase sempre est listado junto com outras utilidades, como ar e gua.Isso cria um falso senso de segurana e complacncia. No vamos nos iludir :

O gas N2 um assassino silencioso


Por causa dos muitos acidentes ocorridos recentemente na industria quimica, relacionado com o N2 , ns queremos garantir que todos entendam os riscos e efeitos da exposio ao gas.

Introduo
Nitrogenio um elemento gasoso, no txico, sem odor, sem cor, sem sabor, e que constitui 78% em volume da nossa atmosfera (O ar que respiramos). Oxigenio constitui aproximadamente 21%. Quando a concentrao de N2 suficiente para reduzir o nvel de Oxigenio abaixo de 19.5%, pode ocorrer rpida asfixia. Enquanto alguns produtos qumicos podem afetar as pessoas de forma mais ou menos intensa, dependendo da maior ou menor resistencia e tolerancia de cada um, o N2 bem mais democrtico. Ele afeta todos os individuos da mesma forma. Ele desloca o Oxigenio, tomando o seu lugar. Sem oxigenio no ha vida.

Introduo (continuao)
Descoberto em 1772, N2 no detectado por nenhum dos sentidos humanos. Ele no inflamvel e tem aproximadamente o mesmo peso do ar.

Inalao de atmosfera rica em N2 pode causar tontura,sonolencia,nausea, vomito, excesso de salivao, diminuio do estado de alerta, perda de conscincia, e morte.

Higiene Industrial
Nitrogenio gas classificado como asfixiante simples. Isso significa que ele desloca o Oxigenio e cria uma atmosfera com baixas concentraes desse gas (<19.5%) sem efeitos fisiolgicos significantes. Limites de exposio no so determinados para asfixiantes simples, porque o fator limitante a quantidade de Oxigenio disponivel. Sendo assim o N2 no tem limite de esposio definido. N2 liquido incolor, sem odor, e extremamente frio quando pressurizado. Contato com esse liquido pode causar queimaduras srias.

O que nos faz respirar?


A respirao estimulada e controlada pelo dixido de carbono (CO2) presente nos pulmes. Quando o nvel de CO2 aumenta, o crebro manda uma mensagem para aumentar o rtmo respiratrio. Quando o nvel de CO2 cai, o rtmo da respirao tambem cai , para manter o balano apropriado. Todos ns devemos entender que apenas uma respirada profunda numa atmosfera de 100 % de N2 fatal. N2 desloca o CO2 e o O2 completamente. Na ausencia de CO2 , (O sinal para o crebro), o estimulo para a respirao, deixa de existir.

Concentrao de O2 em volume
21% 17% 12 - 16%

Efeitos e sintomas
Respirao normal Extingue a chama de uma vela. A viso pode ser afetada Respirao dificultada.Corao acelerado.Falta de ateno e coordenao. Incapaz de pensar. No percebe riscos e perigos.Perde habilidade de auto resgate.Fadiga, danos ao corao,desmaio. Desmaio sem aviso.Nausea, vomito, incapaz de se manter de p, andar, ou engatinhar. Pessoa est morrendo mas no t nem a. No ha dor. Desmaio de imediato, corao pode continuar batendo por alguns minutos, pode ser ressuscitado se ao imediata Desmaio, entra em coma de imediato, convulses, parada respiratria, morte. Dano cerebral mesmo se ressuscitado

11 - 14%

8 - 11%

6 - 8%

0 - 6%

Medidas de primeiros socorros


INALAO - Chamar socorro extra, remover a vitima para lugar com ar fresco o mais rpido possivel Assegure-se que voce est protegido! Consiga ajuda de pessoal treinado o mais rpido possivel. Se a pessoa no estiver respirando , o pessoal treinado deve administrar Oxigenio suplementar e/ou resuscitao cardio-pulmonar (RCP), se necessrio.

You might also like