You are on page 1of 76

Argamassas so materiais de construo, com propriedades de aderncia e endurecimento, obtidos atravs da mistura homognea de um ou mais aglomerantes, agregado mido

(areia) e gua, podendo conter ainda aditivos e adies minerais.

As argamassas so materiais muito empregados na construo civil, sendo seus principais usos:

Assentamento de alvenarias;
Etapas de revestimento, como emboo, reboco ou revestimento de camada nica de paredes e tetos; Contra-pisos para a regulamentao de pisos; Assentamento; Rejuntamento de revestimentos de cermica e pedra.

Primeiros Registros Sul da Galilia, 1985

um piso polido de 180 m

pedras e uma argamassa de cal e areia

produzido entre 7.000 a.C. e 9.000 a.C.

Segundos Registros Vila de Lepenske-Vir, hoje Iuguslvia.

uma laje de 25 cm de espessura

argamassa de cal

5.600 a.C.

Seu desenvolvimento como sistema construtivo, ocorreu em Roma, onde durante o Imprio Romano os homens tiveram a idia de misturar um material aglomerante, a pozolana, com materiais inertes, dando origem s primeiras argamassas.

Aglomerantes
cal e cimento

Constituintes
(argamassa)

Agregados
areia

Pode ser: Cal virgem/viva/area Cal hidratada Cimentos Naturais (resultantes das margas calcrias)

Funes: ligar, geralmente com aditivos, os blocos construtivos naturais ou artificiais forma com a gua e os inertes que a encorpam, uma mistura pastosa que penetra nas reentrncias e vazios dos blocos construtivos

um ligante hidrulico cuja composio constituda por: silicato triclcico (C3S); silicato biclcico (C2S); aluminato triclcico (C3A); ferro-aluminato tetra-clcico (C4AFe).

O cimento portland tem ao aglomerante desenvolvida pela reao de seus constituintes com a gua resultando em neoformados hidrulicos

A areia deve ter gros duros. E, assim como a pedra, ela tambm precisa estar limpa e livre de torres de barro, galhos, folhas e razes antes de ser usada. A granulometria da areia tem grande influncia nas propriedades das argamassas, conforme o exposto na tabela:

Caractersticas das areias Quanto menor Propriedades o mdulo de finura Trabalhabilidade Reteno de gua Elasticidade Retrao na secagem Porosidade Aderncia Melhor Melhor Pior Aumenta Varivel Pior Quanto mais descontnua for granulometria Pior Varivel Pior Aumenta Aumenta Pior Quanto maior o teor de gros angulosos Pior Melhor Pior Varivel Varivel Melhor

Resist. Mecnicas
Impermeabilidade

Varivel
Pior

Pior
Pior

Varivel
Varivel

Pode ser classificadas em: De Rio; De Cava; De Britagem;

De Escria;
De Praias e Dunas;

Propriedades que interferem no comportamento das argamassas: Inchamento; Higroscopia; Coeso aparente; Friabilidade.

A quantidade e a qualidade dos elementos na gua dependem das caractersticas qumicas e fsicas do solo e sub-solo, do tempo de permanncia nos condutos naturais e da distncia que o lquido percorre em seus drenos. Permanecendo na superfcie, a gua pode ser concentrada por evaporao e interceptar outras, com mudanas complexas de composio e volume.

A melhor gua para as argamassas a potvel, proveniente de rios ou poos, que no contenham sais nocivos pega dos aglomerantes, e ao comportamento destes em obra.
As guas que contenham cloretos ou sulfatos, em quantidades superiores a 1% e 0,3%, no devem ser aplicadas, pois prejudicam a resistncia das argamassas.

A argamassa precisa apresentar um conjunto de propriedades especficas, que so relativas seus estados fresco e endurecido.

Massa especfica e teor de ar;


Trabalhabilidade; Reteno de gua; Aderncia inicial; Retrao na secagem.

Massa especfica: a massa especfica imprescindvel na dosagem das argamassas, para a converso do trao em massa para trao em volume, que so comumente empregados na produo das argamassas em obra. Teor de ar: o teor de ar a quantidade de ar existente em um certo volume de argamassa. medida que cresce o teor de ar, a massa especfica relativa da argamassa diminui. Uma argamassa com menor massa especfica e maior teor de ar, apresenta melhor trabalhabilidade.

Alguns aspectos interferem nessa propriedade como as caractersticas dos materiais constituintes da argamassa e o seu proporcionamento. A presena da cal e de aditivos incorporadores de ar, por exemplo, melhoram essa propriedade at um determinado limite.

a capacidade da argamassa de reter a gua de amassamento contra a suco da base ou contra a evaporao. A rpida perda de gua compromete a aderncia, a capacidade de absorver deformaes, a resistncia mecnica e, com isso, a durabilidade e a estanqueidade do revestimento e da vedao ficam comprometidas.

Depende das outras propriedades da argamassa no estado fresco; das caractersticas da base de aplicao, como a porosidade, rugosidade, condies de limpeza; da superfcie de contato efetivo entre a argamassa e a base.

Perda de aderncia por descontinuidade da argamassa

Ocorre em funo da evaporao da gua de amassamento da argamassa e, tambm, pelas reaes de hidratao e carbonatao dos aglomerantes. A retrao pode acabar causando a formao de fissuras no revestimento. Os fatores que influenciam essa propriedade so: as caractersticas e o proporcionamento dos materiais constituintes da argamassa; a espessura e o intervalo de aplicao das camadas; o respeito ao tempo de sarrafeamento e desempeno.

Fissurao da argamassa por retrao na secagem

Aderncia;
Capacidade de absorver deformaes; Resistncia mecnica; Resistncia ao desgaste; Durabilidade.

a propriedade do revestimento manter-se fixo ao substrato, atravs da resistncia s tenses normais e tangenciais que surgem na interface base-revestimento. resultante da resistncia de aderncia trao, da resistncia de aderncia ao cisalhamento e da extenso de aderncia da argamassa. A aderncia depende das propriedades da argamassa no estado fresco; dos procedimentos de execuo do revestimento; da natureza e caractersticas da base e da sua limpeza superficial.

Local

Acabamento Pintura ou base para reboco Cermica ou laminado Pintura ou base para reboco Cermica

Ra (MPa) 0,20 0,30 0,30 0,30 0,20

Interna Parede Externa Teto

a propriedade do revestimento quando estiver sob tenso, mas sofrendo deformao sem ruptura ou atravs de fissuras no prejudiciais. O revestimento s tem a responsabilidade de absorver as deformaes de pequena amplitude que ocorrem em funo da ao da umidade ou da temperatura e no as de grande amplitude, provenientes de outros fatores, como recalques estruturais, por exemplo.

A capacidade de absorver deformaes depende: Do mdulo de deformao da argamassa Da espessura das camadas

Das juntas de trabalho do revestimento


Da tcnica de execuo

O aparecimento de fissuras prejudiciais compromete a aderncia, a estanqueidade, o acabamento superficial e a durabilidade do revestimento.

Depende do consumo e natureza dos agregados e aglomerantes da argamassa empregada e da tcnica de execuo que busca a compactao da argamassa durante a sua aplicao e acabamento. A resistncia mecnica aumenta com a reduo da proporo de agregado na argamassa e varia inversamente com a relao gua/cimento da argamassa.

Est relacionada passagem de gua pela camada de revestimento, constituda de argamassa, que um material poroso e permite a percolao da gua tanto no estado lquido como de vapor. uma propriedade bastante relacionada ao conjunto base-revestimento.

Ensaio de permeabilidade.

uma propriedade do perodo de uso do revestimento, resultante das propriedades do revestimento no estado endurecido e que reflete o desempenho do revestimento frente as aes do meio externo ao longo do tempo. Alguns fatores prejudicam a durabilidade do revestimento, tais como: a fissurao do revestimento; a espessura excessiva; a cultura e proliferao de microorganismos; a qualidade das argamassas; a falta de manuteno.

Critrio de classificao Quanto natureza do aglomerante

Argamassa: Area ou hidrulica

Quanto ao tipo de aglomerante


Quanto ao nmero de aglomerantes

De cal, de cimento, de cimento e cal, de gesso, de cal e gesso.


Simples ou mista

Quanto consistncia da argamassa


Quanto plasticidade da argamassa

Seca, plstica ou fluida


Pobre ou magra, mdia ou cheia, rica ou gorda

Quanto densidade de massa da Leve, normal, pesada argamassa Quanto forma fornecimento de preparo Preparada em obra, mistura ou semipronta para argamassa, argamassa industrializada, ou dosada em central.

Funo Para construo de alvenarias

Argamassa:

De assentamento (elevao da alvenaria), De fixao (ou encunhamento) alvenaria de vedao. Para revestimento de paredes e tetos De chapisco, de emboo, de reboco, de camada nica, para revestimento decorativo monocamada Para revestimento de pisos Para revestimentos cermicos (paredes/pisos) Para recuperao de estruturas De contrapiso, de alta resistncia para piso De assentamento de peas cermicas colante, de rejuntamento, de reparo. De reparo

Utilizada para a elevao de paredes e muros de tijolos e blocos. As principais funes das juntas de argamassa na alvenaria so: Unir as unidades de alvenaria de forma a construir um elemento monoltico, contribuindo na resistncia aos esforos laterais; Distribuir uniformemente as cargas atuantes na parede por toda a rea resistente dos blocos; Selar as juntas garantindo a estanqueidade da penetrao de guas das chuvas e tambm aos gases; parede

Absorver as deformaes naturais, como as de origem trmica e as de retrao por secagem a que a alvenaria estiver sujeita;

No caso das argamassas de assentamento, as principais propriedades almejadas so: Trabalhabilidade consistncia e plasticidade adequadas ao processo de execuo, alm de uma elevada reteno de gua; Aderncia; Resistncia mecnica; Capacidade de absorver deformaes.

Rpida resistncia.

De assentamento

Argamassa

Resistncia ao longo do tempo.

Influncia da resistncia da argamassa na resistncia da parede

Podem ser classificadas em:

Chapisco; Emboo; Camada nica;

Revestimento Decorativo Monocamada.

Proteger a alvenaria e a estrutura contra intemperismo, no caso dos revestimentos externos;

ao

do

Integrar o sistema de vedao dos edifcios, contribuindo com diversas funes, tais como: isolamento trmico (~30%), isolamento acstico (~50%), estanqueidade gua (~70% a 100%), segurana ao fogo e resistncia ao desgaste e abalos superficiais; Regularizar a superfcie dos elementos de vedao e servir como base para acabamentos decorativos, contribuindo para a esttica da edificao;

A elaborao do projeto do revestimento de argamassa de fundamental importncia para a obteno de um resultado melhor na produo do revestimento e no seu desempenho, atravs do aumento da qualidade e produtividade e da reduo das falhas, desperdcios e custos.

O projeto do revestimento de argamassa deve apresentar um conjunto de informaes relativas s caractersticas do produto e a forma de produo, como: O tipo de revestimento (nmero de camadas);

O tipo de argamassa;
Espessuras das camadas; Os detalhes arquitetnicos e construtivos; As tcnicas mais adequadas para a execuo; O padro de qualidade dos servios.

A definio da composio e dosagem relativa argamassa dosada no prprio canteiro de obras, a partir da medio e mistura dos materiais. A argamassa dosada no canteiro composta, normalmente, por cimento, cal, areia, aditivos ou adies e gua. Cada um desses materiais apresenta caractersticas prprias que interferem nas propriedades da argamassa e do revestimento, devendo ser consideradas no momento da definio da argamassa

A argamassa pode ser preparada em obra, industrializada fornecida em sacos e fornecida em silos. Cada um desses tipos de argamassa interfere nas atividades de produo e no seu seqenciamento, na escolha das ferramentas e equipamentos necessrios para produo, bem como na organizao adequada do prprio canteiro de obras.

Os aditivos so produtos orgnicos ou inorgnicos, dispensveis composio e s finalidades das argamassas Podem ser classificados segundo as aes ou efeitos que provocam. Podem ser utilizados aditivos que vo melhorar a trabalhabilidade, modificar o tempo de pega, melhorar a resistncia, entre outros.

o produto resultante da calcinao parcial do mineral gipsita (CaSO4 2H2O). No principio do sculo o produto teve grande participao na composio de argamassas de revestimento.

Os principais tipos existentes no mercado so: Pr-misturada: com materiais secos, misturados e dosados, requerendo para uso somente a adio de gua no local de trabalho; Preparado para mistura: inclui argamassas de cal e areia, que requerem, s vezes,outro ligante e, sempre, alguma gua no local para a utilizao;

Os principais tipos existentes no mercado so: Pronta para o uso: pode ser usada tal como fornecida pela fbrica, sem qualquer adio. Ensacada: misturas de agregados e aglomerantes com ou sem aditivos prontas para o uso, aps a adio e mistura de gua, no prprio saco, no local do trabalho, para assentamento e para revestimento.

Proporciona melhor ancoragem do revestimento base e permite a aplicao de revestimentos tradicionais em duas camadas. - A primeira assegura a aderncia do revestimento, com espessura de 10 a 15 mm. - A segunda completa a impermeabilizao, bem como assegura o acabamento final e tem espessura de 8 a 12 mm.

Revestimentos de baixa permeabilidade, com algumas vantagens como ser fornecido pronto e com qualidade constante; permitem execuo rpida, aplicao de uma ou duas demos e tempo de 2 a 5 horas somente; e, quando coloridos, constituem acabamento decorativo.

Aplicaes: Enchimento subterrneos;

de

condutores

Envelopamento de tubulaes; Enchimento de tneis, poos, fossas, valas e tanques enterrados desativados;

Enchimento de espaos vazios;


Baixa resistncia Regularizao de solos; Renovao e saneamento solos contaminados; de

Aditivo de alta capacidade de incorporao de ar e superfluidificante

Enchimentos com densidade entre 1500 e 1600 kg/m.

A durabilidade das construes pode ser prejudicada por razes diversas, at por inadvertida economia de recursos ou profundo desconhecimento tcnico da composio ou natureza dos materiais empregados nos projetos.

As construes esto sujeitas, variaes de dilatao e contrao que provocam nos materiais de composio tenses que podero provocar o aparecimento de fissuras de diferentes naturezas:

de origem trmica, que tambm podem surgir por movimentaes entre componentes (reversveis ou irreversveis);
provocadas por sobrecarga nas argamassas de assentamento, principalmente transversais.

fase do projeto

fase de execuo

fase de utilizao

Fase de projeto As patologias podem ocorrer: pela ausncia do projeto do revestimento;

pelos detalhes insuficientes ou deficientes dos elementos construtivos;


pela seleo inadequada dos materiais ou das tcnicas construtivas; Fase de execuo As patologias podem ocorrer: em funo da no conformidade entre o projetado e o executado; das alteraes inadequadas das especificaes de projeto ; da m qualidade dos materiais, das tcnicas inadequadas de produo e controle da argamassa e do revestimento, da mo-deobra inadequada ou da atuao de agentes no previstos sobre o edifcio.

Fase de utilizao As patologias podem ser devidas: remodelao e ou alterao mal estudadas; degradao dos materiais por m utilizao dos usurios; ausncia ou insuficincia de manuteno.

Diversos fatores podem afetar o desempenho das argamassas de revestimento e provocar patologias, trazendo prejuzos s edificaes. As causas de patologias vo desde a qualidade dos agregados e aglomerantes utilizada at problemas com o trao, m execuo do revestimento e agentes externos como umidade, movimentao higrotrmica do revestimento, tintas e outros.

A ocorrncia de patologias est ligada com a qualidade e a durabilidade do assentamento. Estas por sua vez dependem: Da qualidade do material utilizado; Da qualidade da mo de obra;

Da qualidade da parede suporte;


Da correta definio das juntas; Das condies de trabalho.

Alguns defeitos podem aparecer logo aps o assentamento, antes mesmo que o edifcio venha a ser habitado.
Eflorescncia Manchas de umidade, p branco acumulado sobre a superfcie.

Alguns defeitos podem aparecer logo aps o assentamento, antes mesmo que o edifcio venha a ser habitado.
Bolor Manchas esverdeadas ou escuras, revestimento em desagregao.

Vesculas Empolamento da pintura com parte interna branca, preta ou vermelho castanho. Descolamento com empolamento A superfcie do reboco descola do emboo formando bolhas. Descolamento em placas duras Placas endurecidas que quebram com dificuldade. Sob percusso, o revestimento apresenta som cavo.

Descolamento em placas quebradias Placas endurecidas, mas quebradias, desagregando-se com facilidade e som cavo. Descolamento com pulverulncia Pelcula de tinta se descola arrastando o reboco que se desagrega com facilidade, revestimento monocamada se desagrega com facilidade, reboco apresenta som cavo. Fissuras horizontais Aparecem ao longo de toda a parede, descolamento do revestimento em placas, com som cavo.

Fissuras mapeadas Distribuem-se por toda a superfcie do revestimento em monocamada. Pode ocorrer descolamento do revestimento em placas (fcil desagregao). Fissuras geomtricas Acompanham o contorno do componente da alvenaria.

Reboco com fissuras causadas pela excesso de finos na argamassa. A sada da gua de amassamento provoca tenses de trao que no so suportadas pela matriz de argamassa ainda fresca.

Reboco com fissuras causadas por excesso de gua na argamassa. A evaporao rpida da gua de amassamento provoca reduo de volume da argamassa e o surgimento das tenses responsveis pelas fissuras.

Livros: 1. CARASEK, Helena. Materiais de Construo Civil e Princpios de Cincias e Engenharia de Materiais. 1 edio. So Paulo, Ibracon, 2007. ISAIA, Geraldo Cechella - Organizador/Editor. 2. GUIMARES, Jos Epitcio Passos. A Cal Fundamentos e Aplicaes na Engenharia Civil. 2 edio. So Paulo, Pini, 2002.

Publicaes diversas:
1. SABBATINI, Fernando Henrique; MACIEL, Luciana Leone; BARROS, Mrcia M. S. Bottura. Recomendaes para a execuo de revestimentos de argamassa para paredes de vedao Internas e exteriores e tetos. So Paulo, 1998.

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVESITARIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

You might also like