You are on page 1of 28

Alessandra da Silva Izo Dandarha Coutinho Pigatti Iauni Zano de Carvalho Thayane Silva Corrente

Engenharia

A evaporao uma operao unitria que tem por objetivo a concentrao de uma soluo, pela retirada de solvente, atravs da ebulio da soluo.

Figura 1: Mudanas de estado fsico. [1]

Figura 2: Esquema bsico de um evaporador. [2

Um evaporador qualquer superfcie de transferncia de calor na qual o liquido voltil vaporizado com o objetivo de remover calor de um espao ou produto refrigerado. O produto de um evaporador , geralmente, a soluo concentrada.

Tipos de Construo: Evaporador de circulao natural, Evaporador de circulao forada e Evaporador de pelcula. Mtodos de alimentao dos lquidos Condio de operao Mtodo de circulao do ar (ou lquido)

A escolha do tipo de evaporador a ser utilizado para uma determinada tarefa depende das condies e caractersticas da soluo a concentrar e do produto final.

Aumentar a temperatura inicial do alimentado at a sua temperatura de ebulio. Fornecer a energia termodinmica mnima para separar o solvente do alimentado. Vaporizar o solvente (reutilizao).

Figura 3: Calor. [3]

Figura 4: Calor. [4]

Menor tempo de operao. Temperatura baixa. Qualidade dos materiais utilizados para na construo. Corroso.

Figura 5: Evaporador acoplado a um ciclone [5]

Os evaporadores possuem alguns equipamentos auxiliares para que seu funcionamento seja contnuo e eficiente. Condensadores Bombas Tanque vapor flash Purgadores Separadores de gotas Sistema de vcuo

Evaporador de Conveco Natural; Evaporador de Circulao Forada; Evaporador de Leito Fluidizado; Evaporador de Pelcula Ascendente; Evaporador de Pelcula Descendente; Evaporador de Pelcula Agitada; Evaporador de Contra Corrente;

Figura 6: Esquema bsico de um Evaporador De Circulao Natural [2]

Evaporador composto por Calandra. O produto aquecido e sobe atravs dos tubos por conveco natural e o vapor condensa pelo exterior dos tubos. O lquido concentrado retorna base do recipiente atravs de uma seo anular central, garantindo estabilidade e uniformidade de circulao.

Caractersticas Particulares
Inicio rpido e grande capacidade especifica.

Campos de Aplicao
Evaporao de produtos insensveis a temperaturas. Para produtos que tem grande tendncia de sujar. Para produtos no newtonianos. Podem ser usados como um alto concentrador. altas

Figura 7: Esquema de um Evaporador de Circulao Forada. [2]

Trocador de calor com aquecimento indireto. O lquido superaquecido a uma presso maior do que sua presso normal de ebulio. O lquido evapore instantaneamente. A velocidade do fluxo nos tubos e a temperatura do liquido pode ser controlada.

Fonte: Tropical Food Machinery

Caractersticas Particulares
Perodos longos de operao. Superfcie dos trocadores de calor otimizados.

Campos de Aplicao
Lquidos com alta tendncia a sujeira, altamente viscosos. So timos para serem usados com evaporadores de cristalizao para solues salinas.

Tem o mesmo princpio dos evaporadores de circulao forada.

Caractersticas Particulares
Longos perodos de operao.

Campos de Aplicao
Para lquidos que tem alta tendncia de sujar. Para lquidos de baixa para mdia viscosidade.

Figura 9: Esquema bsico do Evaporador De Leito Fluidizado. [2]

Figura 10: Esquema bsico do Evaporador de Pelcula Ascendente. [2]

O liquido alimentado no fundo do evaporador e ferve no interior de tubos verticais. Estes tubos se aquecem e o liquido sobe para o topo de acordo com o principio de filme ascendente. O vapor e o liquido so separados no separador montado no topo.

Fonte: Fives Cail

Caractersticas Particulares
Alta diferena de temperatura entre a cmara de aquecimento e a cmara de ebulio. Alta turbulncia no liquido. Operao estvel e de alto desempenho.

Campos de Aplicao
Para altas taxas de evaporao, para produtos de alta viscosidade e que tem a tendncia de sujar. Pode ser usado como um alto concentrador de passo nico.

Figura 12: Esquema do Evaporador de Pelcula Descendente. [2]

Desenvolve uma fina pelcula de lquido dentro dos tubos verticais que desce por gravidade. essencial que a superfcie inteira de aquecimento do filme seja aquecida, especialmente a regio de baixo que deve ser suficiente e uniformemente tocada pelo liquido.

Fonte: MMC Equipamentos Industriais

Caractersticas Particulares
Melhor qualidade do produto. Alta eficincia de energia. Processo simples de controle e automao. Flexibilidade de operao.

Campos de Aplicao
Locais onde se deseje produo de at 150 ton / h e que tenha espao disponvel reduzido. Pode ser usada com produtos sensveis a temperatura. Para lquidos que contenha baixa ou moderada tendncia formao de incrustao.

Figura 14: Esquema bsico de Evaporador de Pelcula Agitada. [2]

A ebulio conseguida atravs de agitao continua at a concentrao final exigida. A configurao cilndrica do sistema produz menores reas de transmisso de calor por unidade de volume de produto.

Fonte: Fatep

Caractersticas Particulares
Baixa taxa de evaporao.

Campos de Aplicao
Para produtos, polpas e pastas altamente viscosos. Pode ser utilizado como um alto concentrador do prevaporador operando continuamente.

Como um evaporador de filme descendente, o liquido alimentado pelo topo e distribudo nos tubos do evaporador, mas o vapor flui para o topo em contracorrente ao liquido.
Figura 16: Esquema bsico de Evaporador de Contra Corrente. [2]

Caractersticas Particulares
Destilao parcial

Campos de Aplicao
Este tipo de evaporador projetado para casos especiais, usado para aumentar a transferncia de massa entre liquido e vapor.

Conjunto de dois ou mais evaporadores O vapor produzido em um efeito do evaporador serve como meio de aquecimento para o seguinte efeito e assim sucessivamente at o ltimo efeito.

Caractersticas particulares
Economia de vapor gasto.

Campos de Aplicao
Para concentrar um composto diludo.

VBP 130-140oC

VMP
32 oC

118 oC
-0,1kgf/Cm 0,8 kgf/Cm

99 oC
-0,03 -0,25kgf/Cm kgf/Cm

85 oC -0,43 0,40 kgf/Cm

74 oC
-0,63 kgf/Cm -0,64

64 oC
-0,85 kgf/Cm -0,77

45 oC

43%

31%

24%
L 15%

27%
Condensado Secundrio

L 70% Condensado primrio

LP 15%

01 - Fernando Lucas Ferreira Souto http://fernandolucasferreirasouto.blogspot.com.br/2010/10/tipos-de-vaporizacaoevaporacao-na-e.html 02 - Ebah http://www.ebah.com.br/content/ABAAAACkkAI/evaporadores 03 http://4.bp.blogspot.com/_h0rgbaUYKco/TPzVnlkgqoI/AAAAAAAABLc/HcfJqzrFq20/s 1600/calor.jpg 04 - http://3.bp.blogspot.com/ooIK5H5uK7g/TgMKyQK0QcI/AAAAAAAAHBg/aalz4QPy9XU/s320/calor.JPG 05 - http://www.hrs-heatexchangers.com/images/applications/evaporation/en-forcedrecirculation.gif 06 Tropical Food Machinery http://www.tropicalfood.com.br/pt/novidades.asp?ID=8 07 - MMC Equipamentos Industriais http://www.mmc-equipamentos.com.br/evaporadores.htm 08 Fives Cail www.fivesgroup.com 09 - Profa. Elienae S. Gomes Engenheira de Alimentos 10 ARAUJO, Everaldo Cesar da Costa. Evaporadores So Carlos : EdUFSCar, 2002.. 87p. 11- PERRY, R.H. & CHILTON, C.H. Manual de Engenharia Qumica, 5 edio. Ed. Guanabara Dois S.A., Rio de Janeiro, 1980. p. 12-26, 8-46, 12-17 a 12-25, 8-45, 11110 a 11-121

You might also like