You are on page 1of 35

Introduo

Esta actividade de investigao realizou-se no mbito da disciplina de Cincias Naturais e nele constam vrias informaes que pretendem cumprir os objectivos especificados pela docente.
Esses objectivos objectivos so os seguintes:

Referir algumas das espcies em extino, tanto no Mundo como em Portugal;

Saber as causas destas mesmas extines.

Procurou-se atingir esses mesmos objectivos.

1. Espcies em vias de extino e suas causas

Actualmente vive-se um processo de extino em massa que est a reduzir a biodiversidade do Planeta. Apesar disso, diversas histrias de recuperao so motivo de esperana e indicam que vale a pena lutar por isso. As extines acontecem actualmente a um ritmo acelerado. Foi estimado que diariamente se extinguem cerca de 100 espcies, a maior parte delas ainda desconhecidas para a cincia. O maior nmero de extines ter ocorrido a partir do sculo XVII, calculando-se que desde ento tenham desaparecido do nosso planeta cerca de 486 espcies animais e 600 de plantas, e que outras 3.565 espcies animais e 22.137 de plantas estejam, actualmente, ameaadas de extino. O Novo Mundo e a sia tm a maior contribuio para o actual cenrio de perda de espcies, sendo a Indonsia, ndia, Brasil e China os pases com maior nmero total de espcies de mamferos e aves ameaadas. Quanto s plantas, o seu declnio faz-se sentir sobretudo na Amrica do Sul e Central, frica Central e Ocidental e no Sudoeste Asitico. Embora a extino seja um processo natural, tendo-se registado ao longo dos milhes de anos da histria da Terra o aparecimento e desaparecimento de inmeras espcies, sabe-se que mais de 75% das extines histricas foram provocadas por aco do Homem.

1.1 Espcies em vias de extino e suas causas (frica)

Este , porventura, o continente que mais associamos natureza selvagem. De facto, muitos dos animais que vemos em jardins zoolgicos e circos (os elefantes, as zebras, os macacos, os lees, etc...) so originrios de frica. Mas a caa furtiva tem vindo a diminuir o nmero de populaes no seu habitat natural (as florestas, as savanas e as montanhas deste continente). Sabemos quais so as espcies mais ameaadas, mas fazemos pouco para as proteger, se bem que a responsabilidade desta tarefa deva ser atribuda aos governantes, que infelizmente esto mais preocupados com a sua fortuna pessoal, do que com a destruio de grandes extenses de mata selvagem. Consequentemente, os animais e plantas que ali vivem so os grandes prejudicados.

1.1 Espcies em vias de extino e suas causas (frica)


Nome popular: Gorila da Montanha Nome Cientfico: Gorilla gorilla beringei Distribuio geogrfica: Este do Zaire, Ruanda, Uganda, a altitudes entre os 1600 m e os 4000 m. Habitat natural: Florestas tropicais secundrias. Hbitos alimentares: Os gorilas so animais predominantemente herbvoros, alimentando-se de folhas e rebentos. Tamanho: Macho: mdia de altura de 1,70 metros; Fmea: mdia de altura de 1,50 metros. Peso: Macho: 160 kg; Fmea: 90 kg (em liberdade). Perodo de gestao: 250-270 dias Nmero de crias: 1, gmeos raros Tempo mdio de vida: 35 anos Estado de conservao da espcie: Esta espcie encontra-se em perigo de extino, devido caa e destruio do seu habitat natural.

1.1 Espcies em vias de extino e suas causas (frica)


Nome popular: Elefante Nome Cientfico: Loxodonta africana (Elefante africano da savana); Loxodonta cyclotis (Elefante africano da floresta). Distribuio geogrfica: frica subsariana Habitat natural: Savanas e florestas tropicais. Hbitos alimentares: herbvoro. Alimenta-se de cerca de 300 kg dirios de vegetais. Ingere cerca de 200 litros de gua por dia e desloca-se de acordo com a abundncia ou escassez de alimento. Tamanho: 7 ou 8 metros de comprimento e 4 metros de altura. Peso: em mdia 7500 kg. Perodo de gestao: 22 meses. Nmero de crias: 1 Tempo mdio de vida: 70 anos. Estado de conservao da espcie: A caa de elefantes, causada principalmente pelo seu marfim, reduziu significativamente as populaes de elefantes africanos. Actualmente, o elefante africano est em vias de extino e tm-se tomado medidas para proteger esta espcie.

1.1 Espcies em vias de extino e suas causas (frica)


Nome popular: Leo Nome Cientfico: Panthera leo Distribuio geogrfica: frica, pequena poro na ndia, Balcs e Grcia. Habitat natural: Savana. Hbitos alimentares: carnvoro. Geralmente as fmeas caam e alimentam todo o grupo, mas o macho costuma ser o primeiro a alimentar-se. Quando o macho estiver saciado, as leoas e as crias podem alimentar-se. Da sua alimentao consistem: gnus, zebras, bfalos, gazelas, girafas e antlopes. Tamanho: Comprimento: 2 m mais a cauda. Altura: 1 m. Peso: em mdia 250 kg. Perodo de gestao: De 102 a 113 dias. Nmero de crias: De 2 a 3 Tempo mdio de vida: 20 anos. Estado de conservao da espcie: No globalmente ameaado de extino, mas vulnervel.

1.1 Espcies em vias de extino e suas causas (frica)


Nome popular: Rinoceronte negro Nome Cientfico: Diceros bicornis Distribuio geogrfica: frica do Sul, Qunia, Malawi, Nambia, Suazilndia, Tanznia e Zimbabu. Habitat natural: pastagens, savanas e locais com abundncia de arbustos. Hbitos alimentares: herbvoro. Desloca-se a grandes distncias para conseguir gua. Tamanho: O comprimento varia entre os 3 metros e os 3,80 metros. A altura situa-se entre 1,40 metros e 1,70 metros. Peso: De 800 kg a 1350 kg. Perodo de gestao: De 420 a 570 dias. Nmero de crias: 1 Tempo mdio de vida: Cerca de 35 anos. Estado de conservao das espcies: Todas as espcies de rinocerontes se encontram ameaadas de extino, devido ao facto de serem muito pouco frteis, muito vulnerveis caa, para alm de sofrerem pela destruio do seu habitat. A parte mais valiosa o corno, que tem sido usado como afrodisaco, para curar febres, para cabos de adagas, ou para preparar uma poo que supostamente permite detectar venenos.

1.1 Espcies em vias de extino e suas causas (frica)


Nome popular: Chimpanz Nome Cientfico: Pan Troglodytes Distribuio geogrfica: Ocidente e centro de frica, norte do rio Zaire, do Senegal Tanznia. Habitat natural: Floresta hmidas produtoras de frutos. Desde o nvel do mar at os 2000 m Hbitos alimentares: Frutas, cerca de 5% de insectos e pequenos mamferos. Tamanho: Macho 77-92 cm; Fmea: 70-85 cm. Peso: Macho: 40 kg; Fmea: 30 kg (em liberdade). Perodo de gestao: 230-240 dias. Nmero de crias: 1, gmeos raros Tempo mdio de vida: 40 a 45 anos. Estado de conservao da espcie: Devido destruio do seu habitat e caa ilegal de chimpanzs pelo mercado de carne e de animais, pensa-se que restam apenas 150.000 chimpanzs nos bosques e florestas da frica Central e Ocidental. H um sculo atrs havia aproximadamente dois milhes.

1.2 Espcies em vias de extino e suas causas (Amrica)

Aqui pode-se encontrar a floresta amaznica, a ela associa-se sempre o extenso rio com o mesmo nome e os seus muitos animais e plantas. A Amaznia de facto o ex-librs das Amricas. Mas no norte deste continente, que existe o mais rico pas do mundo: os E.U.A. Com a sua variedade enorme de animais e plantas, com muitas reservas naturais, (Yellowstone, Montanhas Rochosas, Deserto do Arizona, Everglades, Bacia do Mississpi...) este pas tem conseguido salvar alguns animais como o Bfalo, o Puma, os Lobos, etc. Na zona central temos tambm de referir a importncia de pases como a Costa Rica, Honduras ou El Salvador (na preservao de Ocelotes, Pumas, Ursos, etc...). Na Amrica do Sul o Brasil de facto o pas de referncia para quem quer ver no seu estado selvagem o Jaguar, a Arara, o Lobo guar, o Papa-formigas, o Mico-leo, entre outros. Se estes pases, de Norte a Sul, conseguirem salvar estas e outras espcies, ento ser uma vitria para todo o Mundo.

1.2 Espcies em vias de extino e suas causas (Amrica)


Nome popular: Arara Azul Grande Nome Cientfico: Anodorhynchus hyacinthinus Distribuio geogrfica: Norte e Nordeste do Brasil. Vive nas matas do interior do Brasil. Habitat natural: Florestas tropicais. Hbitos alimentares: omnvora. Alimenta-se de sementes e frutas. Em cativeiro, comum comer amendoim, girassol, milho verde e frutas. Tamanho: At 1,10 metro. Peso: Cerca de 500 g Perodo de gestao: O perodo de incubao dura 30 dias. Nmero de crias: Costumam nascer 2 crias de cada vez. So alimentadas pelos adultos, que regurgitam a comida. Elas chegam idade adulta aos 6 meses. Tempo mdio de vida: 30 anos. Estado de conservao da espcie: Esta espcie est em extino, principalmente devido destruio do seu habitat natural e expanso humana para os territrios que antes eram propriedade das araras e que agora se humanizaram.

1.2 Espcies em vias de extino e suas causas (Amrica)


Nome popular: Jaguar Nome Cientfico: Panthera onca Distribuio geogrfica: Actualmente est oficialmente extinto nos Estados Unidos. muito raro no Mxico, mas ainda pode ser encontrado na Amrica Latina. Habitat natural: Ocorre em vrios tipos de habitat, desde florestas como a Amaznica e a Mata Atlntica, at em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. Hbitos alimentares: Veados, macacos, tapires, aves, rpteis, anfbios, peixe, pequenos roedores, animais domsticos. O Jaguar pode sobreviver alimentando-se de qualquer animal, desde herbvoros at insectos. Tamanho: Comprimento (incluindo a cauda): 160 cm at 260 cm; Altura: 68 cm at 76 cm. Peso: Pode chegar aos 135 kg. Perodo de gestao: A gestao de 93 a 105 dias. Nmero de crias: 1 ou 2 Tempo mdio de vida: 20 anos Estado de conservao da espcie: A destruio de habitats aliada caa predatria, faz com que as populaes tenham sido drasticamente reduzidas. A espcie classificada como vulnervel.

1.2 Espcies em vias de extino e suas causas (Amrica)


Nome popular: Ocelote Nome Cientfico: Leopardus pardalis Distribuio geogrfica: Actualmente ocorre em toda a Amrica Latina excepto no Chile. Nos Estados Unidos a espcie foi praticamente extinta. Habitat natural: Bosques tropicais, pntanos, campos, savanas e regies alargadas. Hbitos alimentares: Alimenta-se basicamente de animais silvestres, principalmente de pequenos roedores, mas tambm de aves, rpteis e outros mamferos. Tamanho: Comprimento: 90 cm at 130 cm. Peso: 10 kg at 16 kg. Perodo de gestao: Varia de 70 a 80 dias. Nmero de crias: 2 ou 3 Tempo mdio de vida: De 13 at 17 anos. Estado de conservao da espcie: A caa intensiva a este animal, motivada pela beleza da sua pele, motivou a reduo drstica do nmero de indivduos. Com a lei de proibio caa este comrcio diminuiu e hoje a principal ameaa a este felino a destruio de seu habitat. A espcie classificada como ameaada de extino.

1.2 Espcies em vias de extino e suas causas (Amrica)


Nome popular: Puma Nome Cientfico: Felis concolor Distribuio geogrfica: Amricas, desde o Canad at quase o extremo da Amrica do Sul. Habitat natural: A Puma prefere viver em lugares de difcil acesso florestas, desertos e montanhas. Hbitos alimentares: carnvora. Alimenta-se de carneiros selvagens, veados e outros animais que caa ao entardecer. Tamanho: Comprimento: at 2,40 m. Altura: at 63 cm. Peso: at 100 kg. Perodo de gestao: de 86 a 95 dias. Nmero de crias: 2 a 3 Tempo mdio de vida: 15 anos. Estado de conservao da espcie: A reduo do seu habitat natural, a competio de outros grandes felinos pela caa, a reduo do nmero de animais que constituem a sua base de alimentao e a perseguio movida pelo Homem, na nsia de proteger os seus rebanhos, colocaram a Puma em risco.

1.2 Espcies em vias de extino e suas causas (Amrica)


Nome popular: Tartaruga Marinha Nome Cientfico: Dermochelys coricea Distribuio geogrfica: guas mornas e temperadas ao longo do mundo. Habitat natural: guas mornas e temperadas ao longo do mundo. Hbitos alimentares: A tartaruga marinha alimenta-se de moluscos, algas, crustceos e carne. Tamanho: Comprimento: pode atingir os 2 metros. Peso: Pode chegar at 500 kg. Perodo de gestao: 3 meses, perodo aps o qual os ovos eclodem. Nmero de crias: De 1 a 2 centenas de ovos por vez. Tempo mdio de vida: Cerca de 180 anos. Estado de conservao da espcie: A poluio, as redes de pesca em que ficam presas e a procura dos seus ovos pela cozinha asitica tm reduzido significativamente esta espcie.

1.2 Espcies em vias de extino e suas causas (Amrica)


Nome popular: Tucano Nome Cientfico: Ramphastos toco Distribuio geogrfica: Regio Norte e Central da Amrica do Sul. Habitat natural: Florestas tropicais. Hbitos alimentares: uma espcie omnvora, alimentando-se de animais e de vegetais. Come principalmente frutas, insectos, ovos de outras aves e as crias destas. com o bico, tambm, que o Tucano captura pequenos lagartos e lagartixas para complementar a sua alimentao. Tamanho: Mede entre 55 e 61 cm de comprimento. Peso: De 530 g a 550 g Perodo de gestao: Os ovos eclodem aps 18 dias de incubao. Nmero de crias: 2 a 4 ovos. Tempo mdio de vida: 15 anos. Estado de conservao da espcie: Tem a sua existncia ameaada no seu habitat natural, a selva amaznica, mas os esforos do governo brasileiro j revelam um aumento no nmero destas aves. Apesar disto j est extinta no estado federal de So Paulo.

1.3 Espcies em vias de extino e suas causas (sia)

na sia que se encontra um dos animais ameaados de extino mais conhecidos: o Panda Gigante. A destruio do habitat natural dos animais, combinada com a poluio tm-se revelado uma mistura "explosiva". A verdade que, se se excluir a caa, estes dois factores so os principais responsveis pela reduo significativa de determinadas espcies animais. Por outro lado, a caa intensiva - seja com vista obteno de peles para o mercado txtil (Tigre, Leopardo, etc.); seja com vista obteno de partes dos animais para outros mercados (corno de Rinoceronte para a Medicina Tradicional, marfim de Elefante para o mercado de arte, etc.) ou ainda para consumo humano - tem-se revelado uma perigosa inimiga de muitas espcies animais.

1.3 Espcies em vias de extino e suas causas (sia)


Nome popular: Leopardo das Neves Nome Cientfico: Panthera uncia Distribuio geogrfica: Entre 3 000 e 6 000 metros, nos Himalaias e nas montanhas do norte da China. Habitat natural: As montanhas. Hbitos alimentares: Desde um Yak (que pesa mais de 200kg) at um pequeno veado almiscarado (que pesa somente 10kg). Podem predar aves como o faiso ou as pequenas marmotas. Tamanho: Comprimento: at 1,50 metro; mais 1 metro de cauda. Altura: at 70 cm. Peso: At 80 kg. Perodo de gestao: cerca de 90 dias. Nmero de crias: Em mdia 3. Tempo mdio de vida: 20 anos. Estado de conservao da espcie: Encontra-se em vias de extino.

1.3 Espcies em vias de extino e suas causas (sia)


Nome popular: Panda Gigante Nome Cientfico: Ailuropoda melanoleuca Distribuio geogrfica: Sul da China e Tibete. Habitat natural: Florestas de bambu da regio montanhosa da China, em altitudes de 1500 at 3000 metros. Hbitos alimentares: Alimentam-se quase exclusivamente de folhas tenras e brotos de bambu. Tamanho: at 1,50 m. Peso: at 160 kg. Perodo de gestao: 7 a 9 meses. Nmero de crias: 2 Tempo mdio de vida: A mdia de vida dos Pandas de 10 a 15 anos no seu habitat selvagem e at 30 anos em cativeiro. Estado de conservao da espcie: A devastao das florestas asiticas, a lenta reproduo do bambu (base alimentar do Panda), o excesso de burocracia, ineficincia e a caa voraz colocaram o panda sob srio risco de extino. Dificultando ainda mais a preservao da espcie, a sua capacidade de procriar mnima.

1.3 Espcies em vias de extino e suas causas (sia)


Nome popular: Panda Vermelho Nome Cientfico: Ailurus fulgens Distribuio geogrfica: Nepal, no Sikkim, norte da Birmnia e sul da China. Habitat natural: Principalmente as rvores. Hbitos alimentares: Alimenta-se de ervas, frutos, razes e brotos de bambu. Come tambm insectos e crias de pssaros. Tamanho: Altura: at 35 cm. Comprimento: at 60 cm; Mais 40 cm de cauda. Peso: At 4 kg. Perodo de gestao: 90 a 150 dias. Nmero de crias: 1 a 4 Tempo mdio de vida: 8 a 10 anos. Estado de conservao da espcie: A espcie encontra-se ameaada devido sobretudo destruio do seu habitat.

1.3 Espcies em vias de extino e suas causas (sia)


Nome popular: Rinoceronte de Java Nome Cientfico: Rhinoceros sondaicus Distribuio geogrfica: Sudoeste asitico: Indonsia e Vietname. Habitat natural: Vive em florestas tropicais densas. Estes animais preferem zonas com muita gua e lama. Hbitos alimentares: Alimentam-se de bagas, sementes, folhas e frutas. Tamanho: Altura: 1,50 m 1,70 m. Comprimento: 2 m 4 m. Peso: de 900 kg at 1400 kg. Perodo de gestao: 16 meses Nmero de crias: 1 Tempo mdio de vida: 35 anos. Estado de conservao da espcie: Todas as espcies de rinocerontes se encontram ameaadas de extino.

1.3 Espcies em vias de extino e suas causas (sia)


Nome popular: Tigre Nome Cientfico: Panthera tigris Distribuio geogrfica: ndia, Manchria, China e Indonsia. Podem ainda ser encontrados no Afeganisto, Paquisto e Iro. Habitat natural: O habitat original do tigre foi a Sibria. Da espalhou-se pelas estepes geladas, florestas hmidas e bosques. Hbitos alimentares: Devido vasta distribuio geogrfica, a alimentao do tigre muito variada. Em geral devora cervos e outros herbvoros, mas quando estes faltam, pode alimentar-se de ursos, na Sibria, e bovinos, na ndia e Indonsia. Tamanho: Comprimento: de 1,42 m at 2,60 m. Mais cauda que pode atingir 1 m. Altura: 90cm a 100 cm. Peso: de 130 kg at 320 kg. Perodo de gestao: de 100 a 108 dias. Nmero de crias: 1 a 4 Tempo mdio de vida: O tempo mdio de vida de um tigre de 20 anos. Em geral, os machos vivem menos que as fmeas. Estado de conservao da espcie: A espcie encontra-se em perigo de extino e actualmente uma espcie protegida.

1.4 Espcies em vias de extino e suas causas (Europa)

O continente europeu tem vindo a sofrer, ao longo dos tempos, uma enorme transformao na sua paisagem natural. Desde as zonas mais recnditas da Rssia at s plancies de Portugal possvel encontrar uma grande biodiversidade. Assim como a fauna e a flora variam do Norte para o Sul da Europa, da Europa Ocidental para a Europa de Leste, assim tambm h uma jurisdio no uniforme nos vrios pases europeus. Cada pas tem as suas prprias leis de conservao e proteco da vida animal. Estas leis so insuficientes e muitas vezes omissas, o que levou extino do Urso-pardo e do Cavalo selvagem, em alguns pases europeus. Ameaados de extino esto tambm o Lobo e o Lince ibrico, outrora abundantes em toda a floresta mediterrnica, mas que s se encontram agora em algumas reservas naturais portuguesas e espanholas.

1.4 Espcies em vias de extino e suas causas (Europa)


Nome popular: guia-real Nome Cientfico: Aquila chrysaetos Distribuio geogrfica: A guia-real distribui-se geograficamente por grande parte do Hemisfrio Norte. Na Europa encontra-se relativamente bem distribuda. Na Pennsula prefere claramente as reas montanhosas e com menor presso humana. Florestas, serras e montanhas da Europa. Hbitos alimentares: Alimenta-se de mamferos, aves e rpteis de tamanho mdio, podendo recorrer de igual modo a animais mortos.. Alimenta-se de sementes e frutas. Tamanho: 95 cm de comprimento e at 2m de envergadura ( a maior das guias). Peso: De 3 kg at 6,125 kg. Perodo de gestao: A guia-real realiza apenas uma postura por ano, sendo normalmente constituda por 2 ovos. As aves incubam os ovos durante 43-45 dias. Nmero de crias: 1 a 3 ovos. Tempo mdio de vida: Mximo de 32 anos em liberdade; mximo de 46 anos em cativeiro. Estado de conservao da espcie: Est em vias de extino porque o homem destruiu o seu habitat e teima em roubar-lhe a sua fonte de alimento: a caa.

1.4 Espcies em vias de extino e suas causas (Europa)


Nome popular: Lince-Ibrico Nome Cientfico: Lynx pardinus Distribuio geogrfica: Portugal e Espanha. Habitat natural: Tem como habitats preferenciais os bosques e matagais mediterrnicos onde procura abrigo. Hbitos alimentares: Alimenta-se quase exclusivamente de coelhos-bravos, no entanto, a sua dieta pode ser complementada com roedores, aves e crias de cervdeos. Tamanho: Comprimento: 80 cm at 110 cm; mais cauda de 11 a 13 cm. Peso: 10 kg at 13 kg. Perodo de gestao: Varia entre 63 e 74 dias. Nmero de crias: 1 a 4 Tempo mdio de vida: At 13 anos. Estado de conservao da espcie: O linceibrico actualmente considerado o felino mais ameaado do mundo e encontra-se classificado como espcie em perigo de extino pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Tambm se encontra protegido pela Conveno de Berna e pela Conveno que regulamenta o Comrcio de Espcies Selvagens, sendo considerado pela Directiva Habitats como uma espcie prioritria. As principais ameaas sua sobrevivncia so a acentuada regresso do coelho-bravo e a destruio dos habitats mediterrnicos.

1.4 Espcies em vias de extino e suas causas (Europa)


Nome popular: Lobo-Ibrico. Nome Cientfico: Canis lupus signatus Distribuio geogrfica: Norte da Pennsula Ibrica. Habitat natural: Florestas. Hbitos alimentares: A alimentao muito variada, dependendo da existncia ou no de presas selvagens e dos vrios tipos de pastoreio presentes em cada regio. As principais presas selvagens do lobo so o javali, o coro e o veado, e as presas domsticas mais comuns so a ovelha, a cabra, o cavalo e a vaca. Ocasionalmente tambm mata e come ces e aproveita cadveres que encontra. Tamanho: Comprimento: 1,10 m at 1,40 m; mais 30 a 45 cm de cauda. Peso: Machos: 30 a 40 kg; Fmeas: 25 a 35 kg. Perodo de gestao: cerca de 2 meses. Nmero de crias: 3 a 8 Tempo mdio de vida: Vivem um mximo de 15 anos. Estado de conservao da espcie: As causas do declnio do lobo so a sua perseguio directa e o extermnio das suas presas selvagens. O declnio actualmente agravado pela fragmentao e destruio do habitat e pelo aumento do nmero de ces vadios.

1.4 Espcies em vias de extino e suas causas (Europa)


Nome popular: Lontra Nome Cientfico: Lutra lutra Distribuio geogrfica: Vive na Europa, sia, poro sul da Amrica do Norte e ao longo de toda a Amrica do Sul, incluindo o Brasil e a Argentina. Habitat natural: Associada a zonas hmidas, ocorre em guas continentais como rios, ribeiras, pauis, lagoas e albufeiras, em guas salobras como os esturios, mas tambm nalguns pontos do litoral marinho. Hbitos alimentares: Possui uma dieta maioritariamente constituda por peixe mas que pode incluir crustceos, anfbios, aves e alguns mamferos consoante a sua disponibilidade e abundncia no meio. Tamanho: Comprimento: 60 cm at 90 cm; mais cauda de 35 a 47 cm. Peso: 6 kg at 10 kg. Perodo de gestao: Cerca de 2 meses. Nmero de crias: A ninhada pode ter entre 1 a 5 crias, sendo 2 a 3 o mais usual. Tempo mdio de vida: Vive entre 6 a 8 anos. Estado de conservao da espcie: Classificada como Vulnervel pela Unio Internacional para a Conservao da Natureza (IUCN). Entre os vrios factores que colocam a espcie em perigo contam-se: a poluio e destruio dos ambientes aquticos e ripcolas, o uso de pesticidas na agricultura que afecta a qualidade da gua dos rios, os atropelamentos e a perseguio directa por parte do Homem devido concorrncia pelo peixe. H a contar ainda com o facto de a sua pele ter um elevado valor no sector txtil.

1.4 Espcies em vias de extino e suas causas (Europa)


Nome popular: Urso Pardo Nome Cientfico: Ursus arctos Distribuio geogrfica: Amrica do Norte, sia e Europa. Habitat natural: So encontrados desde florestas densas a pradarias subalpinas e tundra rctica. Hbitos alimentares: Omnvoro. Come mel, frutas, insectos, pequenos animais e peixes. Raramente caa gamos, alces e outros animais. Tamanho: Comprimento: 1 m at 2,80 metros. Peso: de 80 kg at 600 kg. Perodo de gestao: Varia de 180 at 266 dias. Nmero de crias: 2 ou 3 Tempo mdio de vida: 20 a 30 anos. Estado de conservao da espcie: A espcie encontra-se ameaada, entre outros factores, pela destruio do seu habitat natural e pela poluio.

1.5 Espcies em vias de extino e suas causas (Ocenia)

Esta a zona do planeta que associamos normalmente a animais como os cangurus, crocodilos, tubares, avestruzes, etc... Mas alm destes animais temos muitos mais, alm de inmeras plantas e insectos raros. A Ocenia abrange a Austrlia, a Nova Zelndia, a Papua Nova Guin e ainda imensas ilhas no oceano Pacfico (como as ilhas Cook). A grande barreira de Coral ao longo da costa australiana tem uma das maiores concentraes de espcies marinhas do mundo ( Tubares brancos, serpentes marinhas, etc...). Mas relativamente aos animais em vias de extino, no podemos deixar de referir o Diabo da Tasmnia, o Ornitorrinco, etc. Neste continente existe uma preocupao muito grande pelas espcies ameaadas pelo Homem. O Koala, o Ornitorrinco e o Diabo da Tasmnia esto a ser salvos em reservas prprias por toda a Ocenia.

1.5 Espcies em vias de extino e suas causas (Ocenia)


Nome popular: Diabo da Tasmnia Nome Cientfico: Sarcophilus harrisii Distribuio geogrfica: Ilha da Tasmnia. Habitat natural: Zonas rurais, desertos. Hbitos alimentares: Animais mortos (carne putrefacta) e quando isto no est disponvel o Diabo da Tasmnia comer a terra que cava, insectos, ovos de pssaro e qualquer coisa. Tamanho: O comprimento varia de 52 a 80 cm, mais a cauda, que mede de 23 a 30 cm. Peso: Macho: de 6 a 9 kg; Fmea: de 4 a 5 kg. Perodo de gestao: 21 dias Nmero de crias: 3 ou 4 Tempo mdio de vida: 7 a 9 anos. Estado de conservao da espcie: O Diabo da Tasmnia foi caado durante a colonizao por agricultores, que viam os seus galinceos mortos por este animal. Por outro lado, pensa-se que os Dingos so responsveis pela erradicao do Diabo da Tasmnia da Austrlia. Actualmente o Diabo da Tasmnia uma espcie protegida.

1.5 Espcies em vias de extino e suas causas (Ocenia)


Nome popular: Koala Nome Cientfico: Phascolarctos cinerus Distribuio geogrfica: Sudeste e Nordeste da Austrlia Habitat natural: Eucaliptais Hbitos alimentares: Folhas de eucalipto Tamanho: O comprimento pode variar entre 60 cm at 80 cm. Peso: Pode variar entre 7 kg at 12 kg. Perodo de gestao: 35 dias. Nmero de crias: 1 Tempo mdio de vida: 17 anos. Estado de conservao da espcie: Estes marsupiais encontram-se num processo de extino que se iniciou com a colonizao inglesa na Austrlia onde surgiu o culto de caar e matar Koalas para usar a sua pele. Hoje, a caa no o maior risco enfrentado pelos Koalas que so mortos por queimadas nas florestas e por falta de rvores que so cortadas pelos lenhadores. Ao perder a sua casa e alimento, os Koalas acabam por se moverem para as cidades, onde so mortos, atropelados em estradas ou por ces.

1.5 Espcies em vias de extino e suas causas (Ocenia)


Nome popular: Ornitorrinco Nome Cientfico: Ornithorhynchus anatinus Distribuio geogrfica: Seco oriental da Austrlia e ilha da Tasmnia. Habitat natural: Rios e lagos de gua doce, bem como tneis subterrneos que escava no solo. Hbitos alimentares: O ornitorrinco carnvoro e alimenta-se de insectos, vermes e crustceos de gua doce. Tamanho: 40 cm, mais 13 cm de cauda. Peso: Chega a pesar, no mximo, 4 kg. Perodo de gestao: O ornitorrinco o nico mamfero que pe ovos. O perodo de incubao dos ovos de 10 dias. Nmero de crias: 2 ou 3 ovos em cada postura. Tempo mdio de vida: 15 anos Estado de conservao da espcie: A poluio dos rios e lagos tem destrudo significativamente a populao de ornitorrincos.

1.6 Espcies em vias de extino e suas causas (Portugal)


A perda de biodiversidade em Portugal elevada. As causas so vrias: destruio dos habitats, perseguio humana, doenas ou o aparecimento de espcies invasoras, etc. 42% das espcies de vertebrados esto ameaadas e so os peixes de gua doce e migradores que enfrentam as maiores dificuldades de sobrevivncia. Em Portugal, 19 espcies, 17 das quais aves, j foram extintas. Entre elas encontram-se o esturjo, o urso pardo e o falco-da-rainha. A guia pesqueira est em perigo de desaparecer definitivamente porque s existe um macho no Sudeste alentejano. A cabra monts, por seu turno, reapareceu no Parque Nacional da Peneda-Gers devido s medidas tomadas pela Galiza para o repovoamento da espcie e o esquilo, cuja situao h alguns anos atrs era preocupante, atingiu entretanto populaes estveis. 69% dos peixes, 38% das aves, 32% dos rpteis, 19% dos anfbios e 26% dos mamferos esto em risco. A destruio, a fragmentao ou a deteriorao dos habitats so os factores que ameaam a biodiversidade portuguesa e as estruturas edificadas pelo homem encontram-se na origem desta perda de territrio essencial para as espcies. H, porm, outras ameaas que se tm mantido ao longo dos anos: a perseguio humana, as espcies invasoras, as doenas e os atropelamentos. O facto de existirem populaes isoladas, tambm aumenta a sua probabilidade de extino.

Concluso

Posso concluir que h cada vez mais espcies em vias de extino. Dentre elas destacam-se o Lince-ibrico, o Panda e ainda a guia-real. As causas das suas extines so vrias: destruio do habitat, caa excessiva e ilegal, fraca fertilidade, expanso humana, falta de alimento, poluio, atropelamentos, doenas, introduo de espcies exticas, comrcio ilegal de espcies, etc. A alterao climtica tambm tem vindo a influenciar a extino destas espcies. Desde o sculo XVII que as extines dos animais tm vindo a aumentar. Estima-se que 3.565 espcies animais e 22.137 de plantas estejam, actualmente, ameaadas de extino.

Sitegrafia

http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2535&iLingua=1 http://animaisdomundo.com.sapo.pt/index.html

You might also like