You are on page 1of 35

Biomateriais: Definio: Substncia(s) natural ou artificial, que atua nos sistemas biolgicos (tecidos,rgos) parcial ou totalmente.

Objetivo: -Substituir, aumentar ou tratar; -Corrigir defeitos congnitos ou processos patolgicos -calcificao natural -doenas reumticas -infeces bacterianas

Biomateriais Cardiovasculares: Uso:


Permanente: -prteses vasculares de mdio e grande calibre (ex: aorta, coronria) -pequenos vasos -prteses valvulares (ex: mecnicas e biolgicas) Temporrios: -Marcapasso;

Importncia da introduo dos biomateriais cardiovasculares:

Reduo no ndice de mortalidade devido doenas cardiovasculares

ndice de Mortalidade 1968: 54% 1990:20%

Hemocompatibilidade
Homeostase: processo de coagulao sangunea, seguido de redissoluo do cogulo sanguneo e reparo do tecido. Supondo Ruptura da integridade Vascular: 1 vasoconstrio;

2 ativao das plaquetas pela trombina, seguida da formao de um coagulo frouxo (temporrio),
3 estabilizao do agregado plaquetrio frouxo devido a formao de rede de fibrina, 4 solubilizao do cogulo seguida da restaurao do fluxo sanguneo e reparo do tecido

Hemocompatibilidade Formao de cogulos

Ativao de plaquetas com sua interao da superfcie dos materiais.


Classificao das interaes: -Tipo da interface - Propriedades fsicas da superfcie do material - Propriedades fsico-qumicas

Tipo da Interface: slido-liquido Espessura da interface


Nvel molecular na faixa entre 2 a 5 envolvendo gua, ons e solutos da baixa massa molecular; Nvel macromolecular entre 10 e algumas centenas de , envolvendo principalmente protenas; Nvel celular, de 2m, no caso de plaquetas e superfcie dos materiais.

Porosidade: Relacionada ao crescimento do endotlio. Rugosidade: Superfcie lisa tende a ser mais biocompatveis, pois pode ajudar a prevenir a ativao e agregao de plaquetas, que ocasiona a trombose.

Tenso Superficial Crtica (molhabilidade) Tendncia de um determinado fluido espalhar ou aderir sobre uma superfcie slida. Quanto maior for a tenso superficial critica maior ser a hidrofobicidade. Em suma os polmeros mais hidroflicos so mais hemocompatveis e isso em se tratando de biomaterial para prtese valvular ou vascular o ideal.

Vlvulas

Cardacas -Mecnicas; -Biolgicas; -Vantagens e Desvantagens;

Implantes

Vasculares -Enxertos Biolgicos; -Enxertos sintticos; -Materiais Biolizados; -Enxertos com Materiais Acelulares;

Podem ser: reparadas ou substituda Substituio da vlvula cardaca: - procedimento comum atualmente - avanos da tecnologia -melhora da tcnica cirrgica -design da vlvula.

Funo: regulao do fluxo sanguneo; Tipos: -Mecnicas - Biolgicas; As primeiras vlvulas cardacas foram criadas em 1952 por Charles Hufnagel, com o propsito de tratar leses causadas por patologias.

1952

1960

1977

V.De Bolas

V. de Disco

V. Biolgica

V. Duplo Folheto

Material: manufaturado Desenvolvida para: - imitar e funcionar como vlvulas cardacas nativas.

A vlvula mecnica abre e fecha em cada batimento cardaco, permitindo o fluxo sanguneo adequado no corao.

Ano

Tipo de Vlvula Mecnica: Bola

Material oclusor:

Material Carcaa:

1952

Polipropileno, Silastic

Ao Inoxidvel

1960

Disco Basculante

Teflon, Titnio, Carbono piroltico

Titnio, Stellite, Carbono piroltico

1977

Duplo Folheto

Carbono pirolitico, Carbono vtreo

Titnio, Carbono Piroltico, Carbono vtreo

Vlvulas de Bolas Material:


Oclusor:Polipropileno, Silastic Carcaa:Ao Inoxidvel
Posio Mitral

Vlvula de Hunfnagel (aorta)

Raramente utilizada na atualidade devido: -Trombose; -Disfuno da prtese;

Vlvula de Disco Basculante


Material: Oclusor:Teflon, Titnio, Carbono piroltico Carcaa:Titnio, Stellite, Carbono piroltico

Vlvula de Duplo folheto

Curiosidade:

O clique escutado por alguns pacientes que utilizam vlvulas mecnicas o som das folhas da vlvula mecnica se fechando.

Vantagens: durveis; no desgastam, no quebram; no se deterioram; no exige nova operao; Desvantagens Necessidade de uso de anticoagulante para afinar o sangue, afim de impedir a formao de cogulos na vlvula e ao redor dela.

Apresentam uma durabilidade melhor que as biolgicas, no sofrem desintegrao estrutural. Mas so trombognicas e por isso o paciente precisa utilizar o anticoagulante.

Prefere-se a prtese mecnica em jovens porque como eles vivem mais o risco de ter que operar novamente para trocar a prtese e maior . Indicado para pacientes jovens, incluindo crianas, e em pacientes que precisem de anticoagulao permanente por outras doenas (como fibrilao arterial que um tipo de arritmia cardaca).

Origens: Suna Bovina Homoplastias Aloplastias


Suna e Bovina: Tecido cardaco bovino Tecidos das vlvulas cardacas sunas *o tecido animal passa por um tratamento
qumico para preservar o tecido e evitar reaes imunolgicas depois de sua implantao.

Homoplastia ou aloplastia Envolve uma vlvula humana obtida de um doador humano (disponibilidade limitada) Recomendado principalmente para mulheres grvidas e crianas porque no exige o tratamento em longo prazo com anticoagulantes.

Vantagem No h necessidade de tomar anticoagulante constantemente Desvantagem no durveis (8 a 10 anos); necessitam de reposio;

No precisam de anticoagulantes, mas sofrem desintegrao estrutural. Indicado o uso de vlvula biolgica em pacientes idosos(+65anos) porque o risco de sangrarem, se forem anticoagulados maior e possuem menor tempo de vida, sendo desnecessrio a troca, j que esse tipo de vlvula menos durvel. Tambm so pra pacientes que no podem fazer uso de anticoagulantes ( ex: pacientes que tiveram um "derrame" (AVC hemorrgico), sangramento gstrico/ no estmago por ulcera).

Formao de trombos e necessidade de anticoagulao com risco de sangramento; O desgaste e a fadiga dos materiais das prteses; Rejeio; Fibrose, retraes: (reao do prprio organismo, leso cirrgica); Calcificaes (+dura,organismo deposita clcio); Roturas (rompimento das vlvulas); Infeco;

1906- Alexis Carrel Eficincia de artrias e veias homlogas e heterlogas para substituio arterial em ces. Contribuiu para: Inovaes Princpios e tcnicas de enxertos modernos Transplante de rgos

Prtese Vascular: Substituto artificial de segmentos arteriais lesados, com alteraes degenerativas ou doena oclusiva.

Objetivo: Permitir a reparao ou substituio por bypass.

Melhor desempenho: vasos de grande calibre


Origem: Natural ou sinttica

Classificao:

Enxertos Biolgicos

Enxertos Sintticos
Materiais Biolizados Enxertos com materiais acelulares

So aqueles constitudos parcial ou totalmente de materiais de tecido vivo. Podem ser: -Viveis (estado fresco ou preservado em gelo)
-Biolizados (tecido processado quimicamente)

Classificao: -Enxertos Venosos -Enxertos Arteriais

Venosos ( v, safena pela a. safena ) Autlogos ou autoenxertos


Transplante autlogo: aquele que utiliza material da prpria pessoa que ir receber o implante nela mesma. ex: veia safena pela arteria safena

http://www.clinicasaadi.com.br/animacoes/pontes-de-safena-emamaria/

Homlogos ou aloenxertos:

rgo ou tecido transplantado em outro indivduo da mesma espcie. ex: veia safena de cadveres

Heterlogos: Clulas transplantadas de uma espcie para


outra espcie. ex: veias umbilicais

Arteriais Autlogos ou autoenxertos: mais utilizado em crianas, porque mantm a sua integridade.
No se degenera.

Homlogos ou aloenxertos:
Substitudos por enxertos sintticos

Heterlogos: Apresentou formao de aneurisma,sangramentos,


estenoses, estenoses, e tromboses frequentes.

Por volta 1952- Vinyon-N Poli(tetraflor etileno)(PTTE)


Este foi usado em prtese vascular em 1957, em substituio de artrias, bastante duravl, porm a impermeabilidade deste material comeou apresentar falhas, em 1969 foi trocado pelo ePTTE. Com vantagens so resistente a dilatao, so biocompativeis e mais resistentes. um material caro,e causam anormalidades, acelerao da arteresclerose distal. Dracon O Drcon produzido atravs da condensao de cido tereftlico junto com etilenoglicol. Ele foi obtido entre 1947-48, sendo assim usado na fabricao de fibras sintticas com grande resistncia trao.

Prteses Sintticas Revestidas com material Biolizados :Dracon revestido com materiais bilgicos

colgeno bovino, albumina alognica. Apresenta baixo grau de porosidade, menor perda de sangue e menor tempo cirurgico.

Prteses com clulas endoteliais Semeadas


Dracon recoberto internamente com clulas epiteliais, ideal Para vasos de pequeno calibre.

Stents: endoprtese expansvel Formato:tubular Material:metal (especialmente nitinol, ao e ligas de cromo e cobalto). Objetivo: Colocado no interior de uma artria para prevenir ou evitar a obstruo do fluxo no local por entupimento desses vasos.

Uso: Angioplastias, interveno que objetiva aumentar o fluxo sanguneo para o tecido muscular do corao. Procedimento: -Administrao de analgsicos ao paciente e frmacos que diluem o sangue objetivando prevenir a formao de cogulos de sangue. - A prtese introduzida em uma artria na virilha ou no brao, com a ajuda de um cateter balo, que guiado at o local da obstruo. - O balo infla (podendo ficar assim de 20 segundos a 3 minutos), fazendo com que os vasos sanguneos se expandam; - ento desinflado, deixando o stent cardaco no local anteriormente obstrudo, fazendo com que o fluxo de sangue retorne ao normal.

http://www.youtube.com/watch?v=77fPzbExkxA

OBRIGADO (A)!

You might also like