You are on page 1of 32

LONDRES

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PROFESSOR: JOHN ALUNAS: FERNANDA MACHADO GABRIELA LIBOREIRO LAS ROCHA WALESCA BARBOSA

SWISS RE
A torre de escritrios da Swiss Re tornou-se um dos cones mais notveis no skyline da City londrina, no apenas por sua audcia esttica, como pela adoo de solues de vanguarda, do ponto de vista ambiental, tecnolgico, arquitetnico e social. O corpo cilndrico originou um desenho singular para o edifcio de 180 metros de altura e 40 pavimentos, localizado na City, o centro financeiro de Londres.

No trreo, a circularidade estimulou a criao de reas abertas ao pblico, com rvores e muros baixos de pedra integrando os espaos pblico e privado. No coroamento do prdio foi instalado um bar, totalmente protegido por fechamento de vidro, com vista de 360 graus para Londres e algumas de suas principais referncias, como o rio Tmisa, o museu Tate Modern e a catedral de Saint Paul.

Os andares-tipo, onde esto localizados os escritrios, dividem-se em seis blocos retangulares, tendo as reas de servio em forma triangular. Essa disposio se modifica medida que se atingem os pavimentos mais altos, onde a geometria circular comea a reduzir-se. O raio da planta varia entre 57 metros de dimetro, em sua maior dimenso, no 17 andar, e 25 metros, em seu coroamento.

Semelhante forma dos foguetes espaciais, o corpo cilndrico do edifcio responde s necessidades de reduo do impacto das cargas de vento incidentes sobre sua estrutura. O esqueleto que sustenta a torre composto por uma estrutura diagonal construda com perfis de ao de alta resistncia, tendo como base uma malha triangular. Essa soluo permite que todos os ambientes internos se desenvolvam sem a interrupo de pilares.

Composta por cerca de 5500 painis de vidros planos, a fachada externa assemelha-se a uma lente prismtica e possui microperfuraes, como os poros de uma pele, que permitem que o edifcio respire. O ar entra atravs de orifcios no envoltrio externo, circula pelos ambientes internos no nvel do piso e sai, em movimento ascendente, pelos poos de luz.

As janelas da fachada tm a abertura controlada por computadores conectados a estaes de controle de temperatura, precipitaes pluviomtricas, intensidade do sol e velocidade do vento. Quando as condies atmosfricas externas no so hostis, o sistema BMS abre gradualmente as janelas dos poos de luz, permitindo que o ar fresco (ou ventilao natural) percorra os ambientes interiores.

NORMAN FOSTER
Norman Foster, Baro Foster do Tmisa (Stockport, 1 de junho de 1935) um renomado arquiteto ingls, conhecido mundialmente pelo seu estilo ousado de desenhar prdios importantes, principalmente na Europa e na sia, e por sua preocupao com o meio ambiente. As obras de Norman Foster so emblemticas: caracterizam-se pela utilizao de solues tecnologicamente inovadoras. Foster adepto das estruturas metlicas como uma soluo sustentvel.

PRINCIPAIS OBRAS

ESTDIO DE WEMBLEY - LONDRES

PRINCIPAIS OBRAS

MILLENIUM BRIGDE - LONDRES

PRINCIPAIS OBRAS

TORRE HEARST NOVA IORQUE

CATEDRAL DE SO PAULO

Situada em Ludgate Hill, a catedral anglicana a sede do bispado de Londres e um dos principais pontos tursticos da cidade, sobretudo por sua privilegiada vista para o skylinel local. Projetado por Christopher Wren, o edifcio data do sculo 17 e famoso por abrigar casamentos reais como o do prncipe Charles com Lady Di em 1981.

A catedral de So Paulo, a maior igreja protestante inglesa, foi construda entre 1675 e 1710, no local de uma igreja saxnica destruda na sequncia do incndio que devastou a cidade de Londres em 1666. Wren soube demonstrar muito bem a sua capacidade criadora ao interpretar as tendncias francesas e italianas aplicadas a um espao onde era exigida a maior simplicidade.

um edifcio onde transparecem algumas das contradies que a arquitetura inglesa vivia nesta poca. O seu projeto inicial era de um edifcio barroco com uma planta de cruz grega. Demasiadamente ousado para a simplicidade requerida, Wren foi obrigado a usar forma tradicional alongada. Resultou num edifcio serenamente clssico.

Fruto da influncia italiana, a fachada semelhante que Borromini concebeu para a igreja de Santa Agnese, com duas torres laterais. Embora numa escala muito maior no chega a alcanar o dinamismo que se observa na igreja romana. O prtico palladiano um hibridismo que se passaria a ser mais corrente.

CATEDRAL DE SANTA AGNES

CATEDRAL DE SO PAULO

A cpula da catedral de 135 metros de altura e 34 metros de dimetro formada por uma cpula de madeira coberta por chumbo, uma cpula interna e uma camada de tijolos para suportar a torre localizada ao alto. Sendo uma das mais belas do barroco europeu, a sensao de um majestoso equilbrio que se observa em todo o edifcio.

O trabalho de uma grande multiplicidade de artistas tornou o interior magnificente.

CHRISTOPHER WREN
Sir Christopher Wren, nascido em 1632, foi um dos mais importantes e bem sucedidos arquitetos e astrnomos da Europa. Sir Wren foi o responsvel por reconstruir toda a cidade de Londres depois do famoso incndio de 1966 (Grande Incndio), construindo ruas projetadas, praas e edifcios, figurando dentre eles a Catedral de Saint Paul, considerada sua principal obra.

PRINCIPAIS OBRAS

PALCIO DE KENSINGTON - LONDRES

PRINCIPAIS OBRAS

ABADIA DE WESTMINSTER - LONDRES

THE SHARD
Inaugurado em julho de 2012, o edifcio The Shard, torre de vidro que se destaca no horizonte de Londres, detm hoje o ttulo de prdio mais alto da Europa, com 306 m de altura. Assinado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, o projeto contempla um conjunto de uso misto - ou uma "cidade vertical", nas palavras do projetista com escritrios, hotel, restaurantes e apartamentos residenciais, alm de pavimentos tcnicos e um mirante com vista panormica da capital inglesa.

O edifcio tem forma piramidal irregular, da base para o topo, e totalmente revestido em vidro. A inteno foi proporcionar fachadas expressivas de vidraas inclinadas para refletir a luz, de modo que a aparncia do edifcio mudasse de acordo com o tempo e as estaes.

O nome The Shard, que significa caco, se origina da forma do edifcio e o revestimento externo. Completamente em vidro formando uma ponta pontiaguda disforme, se assemelha a um grande caco de vidro (shard of glass).

O Shard ter um piso trreo com jardim, um segundo andar com lojas e do 31 ao 33 os visitantes contaro com diversos restaurantes internacionais. Do 34 ao 52 andar ser construdo o Shangri-La Hotel e Spa, com 200 quartos repletos de luxo e conforto. J os pisos que vo do 53 ao 65 abrigaro residncias exclusivas.

RENZO PIANO

Renzo Piano nasceu em Genova, Itlia, no dia 14 de setembro de 1937. Dentro de uma famlia cheia de construtores, temos sorte por ter contrariado a lgica, e consequentemente ter se tornado em um dos maiores arquitetos do mundo. Renzo Piano toma partido da tecnologia em seus projetos, sempre em busca dos benefcios que ela pode trazer para o conforto e necessidades do usurio. Em sua carreira j recebeu os principais prmios de arquitetura, como o Pritzker Prize, em 1998, e a Gold Medal do AIA, em 2008.

PRINCIPAIS OBRAS

CENTRO GEORGES POMPIDOU - PARIS

PRINCIPAIS OBRAS

NEW YORK TIMES BUILDING NOVA IORQUE

PRINCIPAIS OBRAS
AUDITORIUM PARCO DELLA MUSICA ROMA

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/foster-and-partners-escritorios-da16-03-2005.html http://www.infopedia.pt/$catedral-de-s.-paulo-(londres) http://casavogue.globo.com/Arquitetura/noticia/2012/07/top-10-mais-belascatedrais-estrangeiras.html http://www.infopedia.pt/$catedral-de-s.-paulo-(londres) http://www.infoescola.com/biografias/sir-christopher-wren/ http://olapisverde.blogspot.com.br/2012/08/the-shard-piramide-delondres.html http://itdesignblog.com/2013/03/14/shard-o-edificio-mais-alto-da-europaocidental/ http://www.seferin.com.br/blog/renzo-piano http://www.arquitetonico.ufsc.br/renzo-piano

You might also like