You are on page 1of 33

Legislao de proteo contra incndios

Decreto Estadual 56.819/11

Silmar da Silva Sendin Engenheiro Civil Engenheiro de Segurana Oficial do Corpo de Bombeiros de So Paulo Professor de Preveno e Combate a Incndios, Preveno do Meio Ambiente e Qualidade na UNASP IAT Anhanguera FAC4

Palestrante

Decreto Estadual 56.819/1;

Intrues Tcnicas do Corpo de Bombeiros


ABNT-NBR; NFPA; EUROCODE; FM GLOBAL

Fundamentao Jurdica

Decreto Estadual 56.819


De 10 de maro de 2011

Institui o Regulamento de Segurana contra Incndio das edificaes e reas de risco no Estado de So Paulo

Decreto Estadual 56.819/11

Proteger a vida dos ocupantes das edificaes e reas de risco, em caso de incndio; Dificultar a propagao do incndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimnio; Proporcionar meios de controle e extino do incndio; Dar condies de acesso para as operaes do Corpo de Bombeiros; Proporcionar a continuidade dos servios nas edificaes e reas de risco.

Os objetivos

Decreto Estadual 56.819/11

Todas as edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo;

Com exceo de: edificaes de uso residencial exclusivamente unifamiliares; residncias exclusivamente unifamiliares localizadas no pavimento superior de ocupao mista com at dois pavimentos, e que possuam acessos independentes.

Abrangncia

Decreto Estadual 56.819/11

As exigncias de segurana previstas neste Regulamento se aplicam s edificaes e reas de risco no Estado de So Paulo, devendo ser observadas, em especial, por ocasio da: construo de uma edificao ou rea de risco; reforma de uma edificao; mudana de ocupao ou uso; ampliao de rea construda; aumento na altura da edificao; regularizao das edificaes ou reas de risco.

Aplicao

Decreto Estadual 56.819/11

Para efeito deste Regulamento, as edificaes e reas de risco so classificadas conforme segue: quanto ocupao: de acordo com a tabela 1 quanto altura: de acordo com a tabela 2 quanto carga de incndio: de acordo com a tabela 3

Classificao das Edificaes e reas de Risco

CRITRIOS PARA ELABORAR PROJETO DE COMBATE A INCNDIOS

CARGA DE INCNDIO

ALTURA DA EDIFICAO

OCUPAO

IDADE DA EDIFICAO

REA DA EDIFICAO

SISTEMAS DE PROTEO

PROTEO ATIVA; PROTEO PASSIVA.

PROTEO ATIVA
HIDRANTES
CHUVEIROS AUTOMTICOS

EXTINTORES DE INCNDIOS
CENTRAIS DE CO2 SISTEMAS DE ASPERSORES

SADA DE EMERGNCIA COMPARTIMENTAO VERTICAL

COMPARTIMENTAO HORIZONTAL
SINALIZAO DE EMERGNCIA SISTEMAS DE ASPERSORES

CONTROLE DE FUMAA

PROTEO PASSIVA

Decreto Estadual 56.819/11

Acesso de viatura na edificacao e areas de risco; Separacao entre edificacoes; Resistencia ao fogo dos elementos de construcao; Compartimentacao; Controle de materiais de acabamento; Saidas de Emergencia; Elevador de Emergencia; Controle de Fumaca; Gerenciamento de risco de incendio; Brigada de Incendio; Brigada Profissional; Iluminacao de Emergencia;

Sistemas de Proteo Contra Incndios

Deteccao Automatica de Incendio; Alarme de Incendio; Sinalizacao de Emergencia; Extintores; Hidrante e Mangotinhos; Chuveiros Automaticos; Resfriamento; Espuma; Sistema Fixo de Gases Limpos e Dioxido de Carbono (CO2); XXII sistema de protecao contra descargas atmosfericas (SPDA); XXIII controle de fontes de ignicao (sistema eletrico; soldas; chamas; aquecedores etc.).

Sistemas de Proteo Contra Incndios

Decreto Estadual 56.819/11

O proprietrio do imvel ou o responsvel pelo uso obrigam-se a manter as medidas de segurana contra incndio em condies de utilizao, providenciando sua adequada manuteno, sob pena de cassao do AVCB, independentemente das responsabilidades civis e penais cabveis.

Responsabilidades

Projeto Tcnico (PT); Projeto Tcnico Simplificado (PTS); Projeto Tcnico para Instalao e Ocupao Temporria (PTIOT); Projeto Tcnico para Ocupao Temporria em Edificao Permanente (PTOTEP).

Formas de Apresentao

O Servio de Segurana contra Incndio tem o prazo mximo de 30 (trinta) dias para analisar o Projeto Tcnico.

Projeto Tcnico - Prazos de anlise

Procedimento usado para regularizao de edificaes com rea de construo de at 750 m2 e com altura de at 3 pavimentos nos termos e excees previstas na IT 42/11 Projeto Tcnico Simplificado.

Os procedimentos relacionados ao Projeto Tcnico Simplificado so regulados por meio da IT 42/11 Projeto Tcnico Simplificado, aplicando-se subsidiariamente os procedimentos da IT 01/2011.

Projeto Tcnico Simplificado

Instalaes como circos, parques de diverso, feiras de exposies, feiras agropecurias, rodeios, shows artsticos, entre outros, devem ser desmontadas e transferidas para outros locais aps o prazo mximo de 6 (seis) meses, e aps este prazo a edificao e reas de risco passam a ser regidas pelas regras de Projeto Tcnico.

Projeto Tcnico para Instalao e Ocupao Temporria

o procedimento adotado para evento temporrio em edificao e reas de risco permanente e deve atender s seguintes exigncias: O evento temporrio deve possuir o prazo mximo de 6 (seis) meses; A edificao e reas de risco permanente devem atender s medidas de segurana contra incndio previstas no Regulamento de Segurana contra Incndio, juntamente com as exigncias para a atividade temporria que se pretende nela desenvolver;

Projeto Tcnico de Ocupao Temporria em Edificao Permanente

Devido peculiaridade do tipo de instalao ou ocupao passveis de serem regularizadas atravs de Projeto Tcnico para Instalaes e Ocupaes Temporrias e de Projeto Tcnico de Ocupao Temporria em Edificao Permanente, a solicitao de vistoria deve ser protocolada no Corpo de Bombeiros, com antecedncia mnima em relao data do evento, de acordo com os seguintes prazos: Para os eventos nos dias teis, o prazo deve ser de 48 horas; Para eventos nos finais de semana ou feriados, o prazo deve ser de 72 horas.

PROCEDIMENTOS DE VISTORIA

Aps a realizao da vistoria na edificao e reas de risco e aprovao pelo vistoriador, deve ser emitido pelo Servio de Segurana contra Incndio o respectivo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A VCB).

EMISSO DO AVCB

O AVCB ter prazo de validade de 3 (trs) anos, salvo nos casos previstos para 01 ou 02 anos ou temporrio; Nos termos da IT 44/11 Proteo ao meio ambiente, a validade do AVCB pode ser prorrogada por 1 (um) ano sem a necessidade do pagamento de emolumentos e da entrega dos documentos atualizados previstos nesta IT; A prorrogao da validade do AVCB em razo da certificao ambiental no impede que seja efetuada vistoria tcnica no local, a qualquer tempo e, decorrido o prazo de 1 ano, a renovao da vistoria deve seguir os trmites normais conforme a presente IT.

PRAZO DO AVCB

O prazo mximo para realizao de vistoria pelo Servio de Segurana contra Incndio de 30 (trinta) dias. O prazo de realizao de vistoria para as ocupaes temporrias deve ser 48 ou 72 horas.

PRAZO PARA A VISTORIA

O proprietrio e/ou responsvel pelo uso da edificao e reas de risco responsvel pela manuteno e funcionamento das medidas de segurana contra incndio sob pena de cassao do AVCB, conforme previsto no Regulamento de Segurana contra Incndio.

DISPOSIES GERAIS

Todas as solicitaes podem ser feitas pelo portal do Corpo de Bombeiros do estado de So Paulo www.ccb.polmil.sp.gov.br

VIA FCIL BOMBEIRO

ESTRATGIA PARA MELHORAR A SEGURANA CONTRA INCNDIOS

ANLISE DA SITUAO

PROPOSTAS DE MELHORIA CONTINUA

SISTEMA DE SEGURANA CONTRA INCNDIO

PREVENO DE INCNDIOS

TREINAMENTO PARA COMBATE A INCNDIOS

MEDIDAS PREVENTIVAS A LONGO PRAZO

IMPLANTAR SISTEMAS DE GESTO DE QUALIDADE BUSCAR CERTIFICAES ISO BUSCAR SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA

MEDIDAS PREVENTIVAS A MDIO PRAZO


ELABORAR PROJETO DE PROTEO CONTRA INCNDIO E APROVAR NO CORPO DE BOMBEIROS LOCAL INSTALAR OS EQUIPAMENTOS DE PROTEO CONTRA INCNDIOS DE ACORDO COM O PROJETO APROVADO TREINAMENTO DE EQUIPES DE BRIGADA DE INCNDIO

MEDIDAS PREVENTIVAS A CURTO PRAZO

LIMITAO DE ESTOQUE COMPARTIMENTAO DO ESTOQUE COM BARREIRAS CORTA FOGO. ELIMINAO DAS FONTES GERADORAS DE CALOR OU PROTEO COM ANTEPAROS ELABORAO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRO MAIS SEGUROS

Silmar da Silva Sendin ssendin@terra.com.br 55-19-92835118 55-19-34136149 Skype: ssendin_notebook Facebook: Silmar da Silva Sendin

CONTATOS:

You might also like