You are on page 1of 60

1

Prof. Joo Pereira

CONCURSO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO CEAR - 2013

Ao Penal
3

Ao penal pode ser definida como o direito inerente aos cidados de obter do Estado, a prestao jurisdicional, para apurao de infrao penal e a punio de seu autor. Em determinados casos esse direito exercido pelo prprio ofendido, noutros o Estado assume a tarefa de exercer o direito, substituindo compulsoriamente o ofendido.

CLASSIFICAO DAS AES PENAIS


4

A O

Incondicionada

P B L I C A

P R I Condicionada V Requisio A do Ministro D da Justia A

Representao do ofendido

A O

Exclusiva

Personalssima

Subsidiria

Ao Penal Pblica Incondicionada


5

So aquelas em que para o Estado acusador nasce o direito de buscar a prestao jurisdicional logo que toma conhecimento de um fato delituoso. O Estado agir de ofcio, promovendo a ao penal pelo Ministrio Pblico sem que haja manifestao da vontade da vtima ou qualquer outra pessoa.

A pea processual iniciadora desse tipo de ao denomina-se DENNCIA.

Princpios da Ao Penal Pblica Incondicionada


6

Princpio da Obrigatoriedade Haver a propositura da ao penal independente do interesse da vtima ou de seus representantes legais, no ficando ao arbtrio ou discricionariedade do Ministrio Pblico mover ou no a ao penal. Existindo elementos que indiquem a ocorrncia de um fato tpico e antijurdico, ele obrigado a promover a ao penal.

Princpios da Ao Penal Pblica Incondicionada


7

Princpio da Indisponibilidade Anuncia que depois de iniciada a ao, no pode o Estado desistir do direito prestao jurisdicional, determinando o art. 42 do CPP que o Ministrio Pblico no poder desistir da ao penal, bem como o art. 576 probe desistir do recurso interposto. Quando o rgo do Ministrio Pblico requer o arquivamento de um inqurito policial, a deciso submetida apreciao do juiz que, como fiscal desse princpio e discordando das razes invocadas no pedido, deve remeter os autos ao chefe da Instituio.

Princpios da Ao Penal Pblica Incondicionada


8

Princpio da Intranscendncia O princpio da intranscendncia, comum a qualquer ao penal, consiste no fato de ser a ao penal limitada pessoa ou s pessoas responsveis pela infrao, no atingindo, desse modo, seus familiares, herdeiros ou estranhos.

ATENO!
9

Via de regra, a ao penal pblica incondicionada, salvo quando a lei declara, expressamente, que s se procede mediante representao do ofendido ou requisio do Ministro da Justia (ao pblica condicionada) ou mediante queixa (ao de iniciativa privada). So exemplos de crimes de ao pblica incondicionada: o homicdio, o latrocnio, extorso, crimes contra o patrimnio pblico em geral, etc.

Ressalte-se, ainda o teor do 2 do art. 24 do CPP: 2o Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimnio ou interesse da Unio, Estado e Municpio, a ao penal ser pblica.

Titularidade da ao penal pblica


10

O Ministrio Pblico o dono da ao penal pblica (dominus litis). o rgo representado por Promotores e Procuradores de Justia que pede providncia jurisdicional de aplicao da lei penal, exercendo o que se denomina de pretenso punitiva.

O Ministrio Pblico
11

Trata-se o Ministrio Pblico de rgo uno e indivisvel, e assim, seus membros podem ser substitudos no processo, por razes de servio, sem que haja prejuzo para a marcha processual. O Ministrio Pblico promove a ao penal pblica desde a pea inicial (denncia) at os termos finais, em primeira e demais instncias, acompanhando, presenciando, fiscalizando a seqncia dos atos, zelando e velando pela observncia da lei at a deciso final.

O Ministrio Pblico
12

A titularidade do Ministrio Pblico decorrente do Princpio da Oficialidade, eis que a represso ao criminoso funo essencial do Estado, devendo ele instituir rgos que assumam a persecuo penal. No nosso pas, em termos constitucionais, a apurao das infraes penais efetuada pela Polcia Judiciria Federal ou Estadual (art. 144 CF/88) e a ao penal pblica promovida, privativamente, pelo Ministrio Pblico (art. 129, I CF/88), seja ele da Unio ou dos Estados (art. 128, I e II CF/88).

Autoridade
13

Como rgos encarregados da represso penal, a Policia e o Ministrio Pblico tm autoridade, ou seja, podem determinar ou requisitar documentos, diligncias ou quaisquer atos necessrios instruo do inqurito policial ou da ao penal, ressalvadas as restries constitucionais. De acordo com a Smula 234 do STJ, a participao de membro do Ministrio Pblico na fase investigatria criminal no acarreta o seu impedimento para o oferecimento da denncia.

Ao Penal sem Inqurito Policial


14

Em regra a ao penal pblica promovida pelo Ministrio Pblico vista do Inqurito Policial, porm se este j tiver em mos elementos suficientes para propositura, poder faz-lo sem necessidade do inqurito.

AO PENAL PBLICA CONDICIONADA


15

Tem as mesmas caractersticas das aes penais pblicas incondicionadas, iniciando-se tambm com o oferecimento da denncia pelo Ministrio Pblico, no entanto o direito do Estado acusador s nasce depois de manifestado o interesse do ofendido ou de requisio do Ministro da Justia.

a) Representao do Ofendido
16

Pode a ao penal pblica depender da representao do ofendido, que se constitui numa espcie de pedido-autorizao em que a vtima ou seu representante legal expressam o desejo de que a ao seja instaurada, autorizando a persecuo criminal. A representao , assim, a manifestao de vontade do ofendido ou de seu representante legal no sentido de autorizar o Ministrio Pblico a desencadear a persecuo criminal.

a) Representao do Ofendido
17

Legitimidade para representao - O direito de representao s pode ser exercido pela vtima ou seu representante legal. A representao tambm pode ser apresentada por procurador (da vtima ou de seu representante legal) com poderes especiais, mediante declarao escrita ou oral (art. 39, caput, do CPP). Dispe ainda o CPP: "No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de representao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo (art. 24, pargrafo nico)." A enumerao dos artigos 24, pargrafo nico, e 31, que se refere queixa, taxativa, no podendo ser ampliada.

a) Representao do Ofendido
18

Forma da representao - A representao no exige forma especial, bastando que o ofendido ou seu representante legal manifeste o desejo de instaurar contra o autor do delito o competente procedimento criminal. Deve conter, porm as informaes que possam servir a apurao do fato (art. 39, 2). Sendo feita oralmente ou por escrito sem assinatura devidamente autenticada do ofendido, de seu representante legal ou procurador, deve ser reduzida a termo, perante o juiz ou autoridade policial, presente o rgo do Ministrio Pblico quando a este houver sido dirigida (art. 39, 1).

a) Representao do Ofendido
19

Destinatrio da representao - A representao pode ser dirigida ao Juiz, ao rgo do Ministrio Pblico ou autoridade policial (art. 39). Recebendo a representao, o Ministrio Pblico poder, de pronto, promover a ao penal, quando fornecidos os elementos que lhe so indispensveis; no havendo tais elementos poder requisitar a instaurao do inqurito policial ou simplesmente encaminh-la a autoridade para tal efeito. Feita ao Juiz, poder este encaminh-la diretamente ao Ministrio Pblico se for possvel a propositura da ao penal ou requisitar o inqurito ou, ainda, encaminhar a representao autoridade policial.

a) Representao do Ofendido
20

Prazo - O direito de representao s pode ser exercido no prazo de seis meses, contados do dia em que a vtima ou seu representante legal veio a saber quem o autor do crime, contando-se conforme a regra do art. 10 do CP, ou seja, incluindo-se o dia do comeo. No oferecida a representao no prazo legal, ocorre a decadncia, causa extintiva da punibilidade, o que impede o incio dessa espcie de ao. Retratao da representao - A representao irretratvel depois de oferecida a denncia (art. 25 do CPP), no produzindo a retratao (retirar o que disse, desdizer-se) aps essa data, nenhum efeito, devendo a ao, que teve incio com a denncia, prosseguir at seu trmino. De outro lado, ocorrendo a representao e, antes do oferecimento da denncia, vindo a retratao, haver impedimento propositura da ao penal.

a) Representao do Ofendido
21

O Cdigo Penal estabelece os crimes que dependem de representao, via de regra, atravs da expresso somente se procede mediante representao, como faz, por exemplo, nos crimes de perigo de contgio venreo (art. 130, 2, CP), ameaa (art. 147, pargrafo nico), leses corporais leves e leses culposas (art. 129 do CP c/c 88 da Lei n 9.099/95).

A representao do ofendido necessria inclusive para instaurao do inqurito policial, no podendo a autoridade agir de ofcio.

b) Requisio do Ministro da Justia


22

A requisio do Ministro da Justia tambm constitui condio da ao, sendo ato administrativo, discricionrio e irrevogvel que deve conter a manifestao de vontade para instaurao da ao penal, com meno do fato criminoso, nome e qualidade da vtima, nome e qualificao do autor do crime, etc, embora no exija forma especial. necessria a requisio, segundo o Cdigo Penal, nos crimes contra a honra praticados contra o Presidente da Repblica ou chefe de governo estrangeiro (art. 145, pargrafo nico, 1a parte) e nos delitos praticados por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil (art. 7o, 3o). prevista ainda a requisio em determinados crimes praticados atravs da imprensa.

DENNCIA
23

Diante dos elementos apresentados pelo Inqurito Policial ou pelas peas de informao que recebeu, o rgo do Ministrio Pblico, verificando a prova da existncia de fato que caracteriza crime em tese e indcios da sua autoria, forma sua convico para promover a ao penal pblica com o oferecimento em juzo da DENNCIA. a) Conceito a pea inaugural das aes penais pblicas, consistindo na exposio, por escrito, de fatos que constituem em tese um ilcito penal, ou seja, de fato caracterizador de tipo penal, com a expressa manifestao da inteno de que se aplique a lei penal a quem presumivelmente seu autor e a indicao das provas em que se baseia.

b) Requisitos da denncia
24

I) Exposio do fato criminoso Narrativa dos fatos apontados como delituosos, devendo tais fatos enquadrar-se em um tipo penal, no devendo ser aceita denncia que no especifica, nem descreve, ainda que sucintamente, o fato criminoso atribudo ao acusado. II) Qualificao do acusado A identificao do acusado se d com a referncia ao seu nome, cognome, nome de famlia, pseudnimo, estado civil, filiao, cidadania, idade sexo, caractersticas fsicas, sinais de nascena, etc.

b) Requisitos da denncia
25

III) Classificao do crime necessria tambm a indicao do dispositivo legal que contm o tipo penal relativo ao fato concreto. IV) Rol de testemunhas Caso houver, sendo rito ordinrio at 8 (oito) e no rito sumrio at 5 (cinco).

c) Prazo para oferecimento da Denncia


26

Ru preso: 5 (cinco) dias Ru em liberdade: 15 (quinze) dias Conta-se o prazo a partir do recebimento do Inqurito Policial pelo Ministrio Pblico.

AO PENAL PRIVADA
27

a) Conceito Embora o direito de punir pertena exclusivamente ao Estado, este transfere ao particular o direito de acusar em algumas hipteses. O direito de punir continua sendo do Estado, mas ao particular cabe o direito de agir. Justifica-se essa concesso vtima quando seu interesse se sobrepe ao menos relevante interesse pblico, em que a represso do ilcito penal interessa muito mais de perto apenas ao ofendido.

AO PENAL PRIVADA
28

A QUEIXA o equivalente denncia, pela qual se instaura a Ao Penal, diferenciando-se formalmente apenas por quem subscreve, ou seja, a denncia oferecida pelo membro do Ministrio Pblico (Promotor de Justia) e a queixa apresentada pelo particular ofendido, atravs de procurador com poderes expressos.

b) Titularidade da Ao Penal Privada


29

O titular do direito de agir na Ao Penal Privada o prprio ofendido a vtima que poder ser representado por quem tenha qualidade legal (substituio processual). Como a propositura da queixa exige procurador legalmente habilitado (advogado), prev a lei que, nos crimes de ao privada, o juiz, a requerimento da parte que comprovar sua pobreza, nomear advogado para promover a ao penal. Sucesso processual: No caso de morte ou ausncia do ofendido, o direito de queixa poder ser exercido pelo cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. ATENO: O Ministrio Pblico, no sendo titular, funciona apenas como fiscal da lei, podendo ou no, no prazo de trs dias, aditar a queixa, velando tambm, pela indivisibilidade da ao.

c) Princpios da Ao Penal Privada


30

I) Princpio da Oportunidade Cabe ao titular do direito de agir a faculdade de propor, ou no, a ao privada, segundo sua convenincia. Sem a sua concordncia no se lavra o auto de priso em flagrante, no se instaura o inqurito policial e muito menos a ao penal. Enquanto na ao pblica incondicionada vigora o Princpio da Obrigatoriedade, a ao privada est submetida ao Princpio da Oportunidade.

II) Princpio da Disponibilidade Alm de poder propor ou no a ao penal privada, poder o ofendido prosseguir at o final ou no, pode renunciar ao direito de queixa, pode perdoar o ofensor.

c) Princpios da Ao Penal Privada


31

III) Princpio da Indivisibilidade Significa que o ofendido no pode, quando optar pela queixa, deixar de nela incluir todos os coautores ou partcipes do fato, sob pena de renunciar ao direito em relao aos demais rus. IV) Princpio da Intranscendncia Comum a qualquer ao penal consiste no fato de ser a ao penal limitada pessoa ou s pessoas responsveis pela infrao, no atingindo, desse modo, familiares ou estranhos.

d) ESPCIES DE AES PRIVADAS


32

I) Ao Penal Privada Exclusiva Somente pode ser proposta pelo ofendido ou pelo seu representante legal. Em caso de morte do ofendido antes do incio da ao, esta poder ser intentada, desde que dentro do prazo decadencial de seis meses, por seu cnjuge, ascendente, descendente ou irmo (art. 100, 42, do CP). Se a morte ocorre aps o incio da ao penal, poder tambm haver tal substituio, mas dentro do prazo de sessenta dias, fixado no art. 60, II, do Cdigo de Processo Penal. Na Parte Especial do Cdigo Penal so identificados os delitos que a admitem, com a expresso s se procede mediante queixa. Ex.: Crimes contra a honra (art. 145 do CP), crimes contra os costumes (art. 225 do CP).

d) ESPCIES DE AES PRIVADAS


33

II) Ao Penal Privada Personalssima

Na ao penal dita personalssima somente est legitimada a prpria pessoa indicada na lei, no havendo sucesso por morte ou ausncia. Portanto, no admite a propositura por representante legal nem por sucessores. Se, por exemplo, o ofendido morre no decorrer do processo, extingue-se a punibilidade do agente, pois ningum poder suced-lo.
Se o ofendido for menor, o prazo decadencial de seis meses somente comear a correr a partir do dia em que completar 18 anos. ATENO: Atualmente somente ocorre a hiptese em relao ao crime capitulado no art. 236 do Cdigo Penal induzimento a erro essencial e ocultao de impedimento ao casamento, em que apenas o contraente enganado pode intentar a queixa.

d) ESPCIES DE AES PRIVADAS


34

III) Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica Ocorre nos casos em que o Ministrio Pblico deixar de intentar Ao Penal Pblica no prazo legal (ru preso: 5 dias ru solto: 15 dias) podendo a vtima ou seu representante legal tomar para si o direito de buscar a prestao jurisdicional, oferecendo QUEIXA SUBSTITUTIVA DA DENNCIA. Essa ao passou a constituir garantia constitucional com a nova Carta Magna (art. 5o, LIX), em conformidade com o princpio de que a lei no pode excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito (art. 5o, XXXV). Apresentada a queixa, o Ministrio Pblico poder retomar para si a ao, se repudi-la, oferecendo denncia substitutiva. Poder ainda aditar a queixa e retomar a ao para si caso o ofendido venha a negligenciar seu andamento.

d) ESPCIES DE AES PRIVADAS


35

III) Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica Prazo: para o ofendido oferecer queixa-crime substitutiva da denncia de seis meses contados de trmino do prazo destinado ao MP para oferecimento da denncia, findo os quais ocorrer decadncia do direito. ATENO: Arquivado o inqurito policial, por despacho do juiz, a requerimento do Promotor de Justia, no pode a ao penal ser iniciada sem novas provas, e em conseqncia, no cabe ao penal subsidiria.

QUEIXA
36

a) Conceito Assim como a denncia a pea que inicia a ao penal pblica, a queixa d incio ao penal privada. Queixa-crime, ou simplesmente queixa, a denominao dada pela lei petio inicial da ao penal privada intentada pelo ofendido ou seu representante legal, tanto quando ela exclusiva, quando subsidiria.

O autor aqui chamado querelante e o ru querelado.

QUEIXA
37

b) Requisitos da Queixa A queixa deve ser revestida dos mesmos requisitos da denncia (Exposio do fato criminoso, Qualificao do acusado, Classificao do crime e Rol de testemunhas) diferenciando uma da outra apenas pelo titular: a denncia a pea inicial da ao pblica, cuja titularidade cabe ao Ministrio Pblico, a queixa, da ao privada, cujo titular o ofendido. O direito de queixa deve ser exercido pelo ofendido ou seu representante legal (substituio processual) por meio de procurador legalmente habilitado advogado com poderes especiais, devendo constar na procurao uma breve narrativa dos fatos e a qualificao do querelado.

QUEIXA
38

c) Prazo para oferecimento da Queixa


O prazo para oferecimento da queixa de seis meses, contados do dia em que o ofendido veio a saber quem o autor do crime, na ao privada exclusiva, e do dia em que se esgota o prazo para oferecimento da denncia, na ao subsidiria.

QUEIXA
39

d) Renncia ao direito de Queixa a desistncia do direito de ao por parte do ofendido, podendo ser expressa ou tcita. A renncia expressa deve constar de declarao assinada pelo ofendido, por seu procurador legal com poderes especiais. A renncia tcita quando o querelante pratica ato incompatvel com a vontade de exercer o direito de queixa, como, ocorre, por exemplo, no reatamento de amizade com o ofensor, a visita amigvel, a aceitao de convite para festa, etc.

Em decorrncia do princpio da indivisibilidade, a renncia ao exerccio do direito de queixa em relao a um dos autores do crime, a todos se estender, obrigando-se o querelante a promover a queixa contra todos co-autores do fato delituoso, no podendo excluir nenhum.

QUEIXA
40

e) Decadncia No processo penal decadncia a causa extintiva da punibilidade consistente na perda do direito de ao privada ou de representao em decorrncia de no ter sido exercido no prazo previsto em lei. O PRAZO de seis meses, a contar do dia em que a vtima ou seu representante legal tomam conhecimento da autoria do fato, sendo fatal e improrrogvel, no se interrompendo pela instaurao do inqurito policial ou sua remessa ao Poder Judicirio.

QUEIXA
41

f) Perempo e Desistncia Perempo - a perda do direito de prosseguir na ao privada, ou seja, a penalidade aplicada ao querelante em decorrncia de sua inrcia ou negligncia.
As hipteses de perempo esto elencadas em um rol constante do art. 60 do Cdigo de Processo Penal, que contm quatro incisos:

PEREMPO
42

Art. 60. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal: I - quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 (trinta) dias seguidos;

Essa hiptese s se aplica quando h algum ato a ser praticado pelo querelante, uma vez que ele no obrigado a comparecer mensalmente em juzo apenas para pleitear o prosseguimento do feito. Ademais, a perempo inaplicvel quando o fato decorre de fora maior, como, por exemplo, greve dos funcionrios do Poder Judicirio.

PEREMPO
43

II - quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, no comparecer em juzo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, qualquer das pessoas a quem couber faz-lo, ressalvado o disposto no art. 36;

Nos termos do dispositivo, se o querelante falecer ou for declarado ausente ou, ainda, se for interditado em razo de doena mental, aps o incio da ao penal, esta somente poder prosseguir se, em um prazo de sessenta dias, comparecer em juzo, para substitu-lo no plo ativo da ao, seu cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. Assim, sob o prisma da ao penal, a substituio uma condio de prosseguibilidade. Veja-se que, nos termos do art. 36 do Cdigo de Processo Penal, se aps a substituio houver desistncia por parte do novo querelante, os outros sucessores podero prosseguir na ao.

PEREMPO
44

III - quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente, ou deixar de formular o pedido de condenao nas alegaes finais;

Esse dispositivo prev duas hipteses de perempo. A primeira delas d-se quando a presena fsica do querelante indispensvel para a realizao de algum ato processual e este, sem justa causa, deixa de comparecer. Exemplo: querelante intimado para prestar depoimento em juzo falta audincia. A segunda hiptese mencionada nesse inciso a falta do pedido de condenao nas alegaes finais. O nooferecimento das alegaes finais equivale ausncia do pedido de condenao.

PEREMPO
45

IV - quando, sendo o querelante pessoa jurdica, esta se extinguir sem deixar sucessor.

Assim, se a empresa for incorporada por outra ou for apenas alterada a razo social, poder haver o prosseguimento da ao

AO PENAL PRIVADA
46

Desistncia da ao Ocorre quando a ao est em curso, constituindo direito do querelante em face do princpio da disponibilidade, que pode ser exercido de forma expressa, quando a manifestao se d por escrito, ou de forma tcita, quando o querelante der causa perempo.

Perdo do Ofendido
47

Consiste na revogao do ato praticado pelo querelante, que desiste do prosseguimento da ao penal, desculpando o ofensor, somente sendo possvel na ao penal privada. Ao contrrio da renncia, o perdo um ato bilateral, no produzindo efeito se o querelado no o aceita. Momento do perdo - O perdo do ofendido pode ser concedido a qualquer tempo (depois do recebimento da ao penal privada exclusiva), contanto que antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria. Perdo processual/extraprocessual - processual o perdo quando ocorre mediante petio dirigida ao Juzo. extraprocessual quando concedida fora dos autos em declarao assinada por quem de direito.

Perdo do Ofendido
48

Perdo expresso/tcito - O perdo expresso deve constar de declarao assinada pelo prprio ofendido, por ser representante legal ou procurador com poderes especiais. O perdo tcito se d nas mesmas condies da renncia. Indivisibilidade do perdo - Como na renncia, o perdo concedido a qualquer dos querelados a todos aproveita. Concedido, porm, por um dos ofendidos, no prejudica o direito dos outros. Bilateralidade do perdo - Concedido o perdo, mediante declarao expressa nos autos, o querelado intimado a dizer, dentro de trs dias, se o aceita, devendo no mesmo ato ser cientificado que seu silencio resultar em aceitao tcita do perdo oferecido. Aceito o perdo, deve o juiz declarar extinta a punibilidade. No aceito, prossegue a ao em relao quele que no aceitar.

49

01. (FCC-AG. PENITENCIRIO/BA 2010) SOBRE A DENNCIA, ESTABELECE O CDIGO DE PROCESSO PENAL QUE
(A) dela deve constar, obrigatoriamente, o rol de testemunhas. (B) o prazo para seu oferecimento, estando o ru preso, de quinze dias. (C) o seu oferecimento depende, necessariamente, de prvio inqurito policial. (D) trata-se da petio inicial da ao penal pblica e em nenhuma hiptese poder ser rejeitada. (E) aps oferecida, e instaurada a ao penal, o Ministrio Pblico no poder dela desistir.

50

02.

(FCC-ANALISTA JUD./PI 2009) A DECADNCIA, NO PROCESSO PENAL, COMO PERDA DO DIREITO DE PROPOR A AO PENAL, CABE
(A) tanto na ao privada exclusiva como na ao privada subsidiria e na pblica condicionada. (B) somente na ao penal exclusivamente privada. (C) somente na ao penal pblica condicionada. (D) na ao exclusivamente privada e na pblica condicionada. (E) na ao penal exclusivamente privada e na ao penal privada subsidiria.

51

03. (FCC-ESCRIVO/MA 2006) SE O RGO DO MINISTRIO PBLICO, AO INVS DE APRESENTAR A DENNCIA, REQUERER O
ARQUIVAMENTO DO INQURITO POLICIAL OU DE QUAISQUER PEAS DE INFORMAO, O JUIZ, NO CASO DE CONSIDERAR IMPROCEDENTES AS RAZES INVOCADAS, FAR REMESSA DO INQURITO OU PEAS DE INFORMAO

(A) ao Procurador Geral que, obrigatoriamente, dever oferecer a denncia ou designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la. (B) ao Juiz Corregedor competente que instaurar processo administrativo disciplinar e comunicar o fato ao Procurador-Geral que dever insistir no pedido de arquivamento. (C) ao Presidente do Tribunal de Justia e este designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento. (D) ao Procurador Geral, e este oferecer a denncia, designar 52 outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento.

04. (FCC-ESCRIVO/MA 2006) NA AO PENAL SUBSIDIRIA, SALVO DISPOSIO EM CONTRRIO, O OFENDIDO, OU SEU REPRESENTANTE LEGAL, DECAIR DO DIREITO DE QUEIXA, SE NO O EXERCER DENTRO DO
PRAZO

DE

(A) 6 (seis) meses, contado do dia em que vier a saber quem o autor do crime, por expressa determinao legal. (B) 6 (seis) meses, contado do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denncia. (C) 3 (trs) meses, contado do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denncia. (D) 3 (trs) meses, contado do dia em que vier a saber quem o autor do crime, por expressa determinao legal. (E) 6 (seis) meses, contado da consumao do delito e, em caso de crime tentado, contado da prtica do ltimo ato 53 executrio da infrao.

05. (FCC-TJ/AP-2009- ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA) NA AO PENAL PRIVADA SUBSIDIRIA DA PBLICA, O MINISTRIO PBLICO
(A)

pode intervir na prova produzida pelo querelante, mas no pode produzir prova nova. (B) no pode intervir no processo se no aditou a queixa. (C) pode aditar a queixa, repudi-la e oferecer denncia substitutiva. (D) no pode retomar a ao como parte principal, mesmo que o querelante a abandone, pois j demonstrou ser desidioso. (E) pode aditar as razes de recurso interposto pelo querelante, mas no pode recorrer. pblica incondicionada, o MP tem livre arbtrio para 54 dela desistir.

06. (FCC-TJ/PA - 2009 ANALISTA JUDICIRIO REA/ESPECIALIDADE DIREITO) NOS CRIMES DE AO PENAL PBLICA CONDICIONADA, A REPRESENTAO
PODER SER RETRATADA AT
(A)

o interrogatrio do ru. (B) a instaurao do inqurito policial. (C) o oferecimento da denncia. (D) a sentena condenatria definitiva. (E) o trnsito em julgado da sentena condenatria. 55

O DIREITO DE PROSSEGUIR NA AO PENAL PRIVADA NO SEJA EXERCITADO DENTRO DE 60 DIAS, OCORRER A EXTINO DA PUNIBILIDADE EM DECORRNCIA DA

(A) perempo. (B) prescrio da pretenso punitiva. (C) renncia. (D) decadncia. (E) retratao.

56

08. (FCC-TJ/PA - 2009 ANALISTA JUDICIRIO REA/ESPECIALIDADE DIREITO) No caso do Promotor de Justia requerer o arquivamento do inqurito policial por entender ausente a justa causa para a instaurao da ao penal, havendo discordncia do Juiz, este dever (A) intimar a vtima para propor ao penal privada. (B) determinar, de ofcio, a devoluo do inqurito policial polcia para novas diligncias. (C) nomear outro Promotor de Justia para ofertar a denncia. (D) remeter os autos considerao do Procurador-Geral de Justia. (E) remeter ao Presidente do Tribunal de Justia

57

09. (FCC-TJ/SE - 2009 ANAL. JUD. REA ADMINISTRATIVA) NO QUE DIZ RESPEITO AO DIREITO DE REPRESENTAO, CORRETO AFIRMAR
(A) O prazo para exerccio do direito de representao de direito material, devendo ser computado o dia do comeo e excludo o dia final. (B) Sendo a vtima menor de 18 anos, o direito de representao passar ao representante do Ministrio Pblico. (C) Tratando-se de ofendido doente mental, o direito de representao ser exercido pelo seu representante legal, porm somente na hiptese de incapacidade absoluta. (D) A representao condio necessria para o incio da ao penal, porm dispensvel para a instaurao do inqurito policial. (E) No caso de morte do ofendido ou quando ausente do pas, o 58 direito de representao poder ser exercido pelo seu cnjuge, ascendente, descendente ou irmo.

10. (FCC-TRE/PI 2009) A


PBLICA PODE SER
a)

AO PENAL

promovida somente pelo Ministrio Pblico. b) promovida pelo ofendido ou por seu representante legal. c) instaurada por portaria da autoridade policial. d) instaurada de ofcio pelo juiz. e) instaurada por portaria do Secretrio da 59 Segurana Pblica.

60

You might also like