You are on page 1of 11

Escola Secundria Dr.

Solano de Abreu
Ano Lectivo 2008/2009

Professora: Sofia Marques

Disciplina de rea de Projecto

Temas a abordar
A Camada de Ozono

A Chuva cida
O Aquecimento Global O Efeito de Estufa

A Camada de Ozono
A camada de ozono localiza-se na estratosfera entre 16 e 30 quilmetros de altitude, com cerca de 20 km de espessura. A camada de ozono uma das principais barreiras que protegem os seres vivos dos raios ultravioletas. O ozono deixa passar apenas uma pequena parte dos raios U.V., esta benfica.

Maior concentrao de Ozono


Estratosfera

O Buraco da Camada de Ozono


A camada de ozono est cerca de 20% abaixo dos seus valores normais. Os causadores da diminuio da camada, j todos sabemos que tem a ver com a poluio, e que o uso dos CFC o principal responsvel.

A Chuva cida
O termo "chuva cida" referese acidez acentuada na gua da chuva, muitas vezes chegando a 3 na escala do pH, pela poluio atmosfrica. Os automveis, a queima de combustveis fsseis, as lixeiras ao ar livre, os vulces e a decomposio de matria orgnica so os que mais contribuem para este fenmeno.

O Aquecimento Global
Aquecimento global o aumento da temperatura mdia dos oceanos e do ar perto da superfcie da Terra que se tem verificado nos anos mais recentes. Espera-se que o aquecimento e o aumento no nvel do mar continuem por mais de um milnio, mesmo que os nveis estabilizem. As reas populadas do Hemisfrio Norte, entre Crculo Polar rctico so as mais afectadas.

O aumento das temperaturas globais pode causar outras alteraes, como aumento no nvel do mar e precipitao abundante resultando em inundaes e secas

Durante o dia, parte da energia solar captada pela superfcie da Terra e absorvida, outra parte irradiada para a atmosfera. Os gases naturais que existem na atmosfera funcionam como uma capa protectora que impede a disperso total desse calor para o espao exterior, evitando que durante o perodo nocturno se perca calor. E como tal, o planeta permanece quente. Se no existisse efeito de estufa, a temperatura da superfcie terrestre seria, em mdia, cerca de 34C mais fria do que hoje.

O Efeito Estufa

Os gases responsveis pelo aquecimento global da Terra, encontram-se na combusto de combustveis fsseis, como o petrleo e seus derivados, e nas cidades cerca de 40 % deve-se aos automveis, as indstrias tambm so responsveis por este fenmeno uma vez que emitem enxofre e chumbo, por sua vez a concentrao de oxignio vai sendo cada vez menor o que provoca doenas no sistema nervoso como cancro e problemas respiratrios.

Na sade, de acordo com alguns cientistas, um aumento consecutivo da temperatura superfcie da Terra, provoca uma alterao climtica o que leva a um aumento de ondas de calor, cheias e consequentemente do aumento no nmero de doenas infecciosas. A variao climtica ir provavelmente aumentar a frequncia de dias de intenso calor, o que representa um aumento do nmero de mortes.

Trabalho elaborado por:


Alexandra Ramos Mafalda Coroado M Ins Lopes Marcelo Pinto

You might also like