You are on page 1of 53

CONTRATO DE DOAO

Noo
A doao encontra-se regulada no art 940 e ss do CC. definido como o contrato pelo qual uma pessoa, por espirito de liberalidade e custa do seu patrimnio, dispe gratuitamente de uma coisa ou de um direito, ou assume uma obrigao, em benefcio de outro contraente.

O nosso CC, ao contrrio de outros ordenamentos jurdicos, regula a doao como um contrato considerando como essencial a aceitao do donatrio. H situaes em que a lei dispensa a aceitao do donatrio, como o caso dos incapazes, em relao a tudo o que lhe aproveite art 951 n 2.

Elementos da doao
Atribuio patrimonial enriquecimento; geradora de

Diminuio do patrimnio do doador; Esprito de liberalidade.

Atribuio patrimonial
A atribuio patrimonial pode consistir, quer na disposio de uma coisa ou de um direito, quer na assuno de uma obrigao. Em qualquer das situaes o donatrio sofre uma valorizao do seu patrimnio.

Diminuio patrimonial do doador


A diminuio patrimonial do doador um requisito essencial. Sem uma efectiva diminuio patrimonial do doador no se estar perante uma doao.

Espirito de liberalidade

Significa a existncia da inteno de correspondente benefcio a outr simples generosidade ou espontan sem qualquer outra inteno.

Consiste no fim directo de atri benefcio ao donatrio, provocand enriquecimento.

Caractersticas
um contrato nominado ou tpico art 940 a 979 CC. um contrato formal: a lei obriga a que a doao de coisas imveis seja feita por escritura pblica ou documento particular autenticado e a doao de bens mveis por escrito art 947 ns 1 e 2. Exceptua-se a doao de coisas mveis, acompanhada da tradio da coisa.

Caractersticas - continuao
Pode ser um contrato obrigacional ou real quanto aos efeitos: transmite-se a propriedade da coisa doada e em simultneo o doador obriga-se a entregar a coisa doada. Pode ser um contrato meramente obrigacional se o doador se limitar a assumir uma obrigao em benefcio de outro contraente. um contrato no sinalagmtico. S faz emergir obrigaes para uma das partes.

Caractersticas - continuao
um contrato gratuito. No existe qualquer contrapartida pecuniria em relao transmisso dos bens ou assuno de obrigaes. Pode ser um contrato de execuo instantnea, mas tambm pode abranger prestaes peridicas, sendo, neste caso, um contrato de execuo peridica.

OBJECTO
A doao no pode incidir sobre bens futuros art 942 n 1. Esta proibio no abrange as situaes em que as doaes incidem sobre universalidades de facto 942 n 2. A doao que consistir em prestaes peridicas extingue-se por morte do doador art 943.

FORMA e FORMAO
A doao um contrato sujeito a forma especial art 947 ns 1 e 2 apenas dispensando a forma escrita no caso da doao de bens mveis em que ocorra, em simultneo, a tradio da coisa doada. A doao pode ser celebrada, quer entre presentes, quer entre ausentes

Forma e Formao - Continuao


A proposta de doao feita a ausentes no caduca nos prazos estabelecidos no art 228, apenas se verificando essa caducidade se a doao no for aceite em vida do devedor art 945. Enquanto a proposta no for aceite, o doador poder proceder sua revogao art 969.

Forma e Formao - Continuao


A aceitao da doao est sujeita forma exigida para o contrato art 945 n 3 e tem de ser dada a conhecer ao doador para que possa produzir efeitos art 224 n 1. Verificando-se a tradio de coisa mvel para o donatrio, a recepo por este do objecto doado considerado como aceitao, no sendo necessria a prtica de mais qualquer acto.

CAPACIDADE
Tm capacidade para fazer doaes todos os que podem contratar e dispor dos seus bens art 948 n 1. Corresponde a uma capacidade geral da qual s esto excludos os menores, os interditos e os inabilitados. A incapacidade para fazer doaes no pode ser suprida art 949 n 2.

CAPACIDADE - Continuao
Para efeitos de capacidade, a lei considera o estado em que o doador se encontrar ao tempo da declarao negocial art 948 n 2.

Se o estado da capacidade do doador se alterar entre a declarao negocial e a aceitao da mesma relevante apenas a situao da capacidade no momento da declarao negocial.

CAPACIDADE - Continuao
Podem receber doaes todos os que no esto inicialmente inibidos de as aceitar por disposio da lei art 950 n 1. A capacidade do donatrio fixada no momento da aceitao art 950 n 2. As doaes a incapazes produzem efeitos independentemente da aceitao em tudo o que aproveitar o donatrio art 951 n 2.

CAPACIDADE - Continuao
A lei admite a possibilidade de se atribuir mandato para a atribuio de doao, mas no admite a possibilidade de, atravs de mandato, escolher o donatrio ou o objecto da doao. O mandato para doar deve assim incluir a designao da pessoa, bem como o objecto da doao, sendo considerado um mandato especial art 1159 n 1.

NULIDADE
- A doao pode ser nula: - porque no obedeceu forma legal art 947; - porque se verifica uma situao de indisponibilidade relativa art 953. - O regime da nulidade diferente do que vigora para a generalidade dos negcios jurdicos, uma vez que admite a confirmao da nulidade pelos herdeiros do doador art 968.

EFEITOS
A) A transmisso da propriedade da coisa ou titularidade do direito;
B) A obrigao de entregar a coisa;

C) A assuno da obrigao, quando for esse o objecto do contrato.

CLUSULAS ACESSRIAS
Reserva de propriedade - O art 958 n 1 prev a possibilidade de o doador poder constitui reserva de usufruto, quer a favor de si prprio, quer a favor de terceiro. - No caso de doao a nascituros, presume-se que essa reserva por ele instituda at ao nascimento do donatrio art 952 n 2. - Ainda assim, o donatrio ter, sempre, de aceitar a doao da nua propriedade.

Reserva do direito de dispor de coisa determinada ou de certa quantia sobre os bens doados - O doador pode reservar-se a faculdade de dispor por acto inter vivos ou post mortem de qualquer objecto compreendido na doao ou de qualquer quantia sobre os bens doados, isto , de uma parte especfica do que constitui o objecto da doao art 959.

- Esta faculdade no se transmite aos herdeiros do doador, pelo que caduca com a sua morte art 959 n 2.

Clusula de reverso - O doador pode determinar que o bem doado regressa titularidade do doador em caso de pr-decesso do donatrio ou do donatrio e seus descendentes, presumindo-se ser esta a ltima soluo aplicvel, salvo disposio em contrrio art 960 n 2.

Substituies fideicomissrias - Substituies fideicomissrias ou fideicomissos uma figura que se encontra prevista na sucesso testamentria art 2286 - e consiste na disposio pela qual o testador impe ao herdeiro institudo o encargo de conservar a herana, para que ela reverta, por sua morte, a favor de outrem. - Por fora do disposto no art 962 n 1, elas so admitidas nas doaes.

Doao sujeita a condio - Apesar de no se encontrar expressamente previsto na lei, admissvel a sujeio da doao a uma condio, sendo-lhe aplicvel o regime geral da condio art 270. - A sua verificao retroactiva e o negcio na pendncia regulado nos termos dos arts 272 e ss.

- As condies fsica ou legalmente impossveis, contrrias lei, ordem pblica, ou ofensivas dos bons costumes ficam sujeitas s regras estabelecidas em matria testamentria art 967 - no sendo assim aplicvel o regime previsto no art 271 que determina a nulidade de todo o negcio, mas sim o regime estabelecido no art 2230.

Doao modal - A lei admite a possibilidade de as doaes serem oneradas com encargos art 963 n 1. - O modo ou encargo consiste numa restrio imposta ao beneficirio da liberalidade que o obriga realizao de determinada prestao no interesse do autor da liberalidade, de terceiro ou do prprio beneficirio.

O cumprimento do encargo pode ser exigida tanto pelo doador, os seus herdeiros ou qualquer interessado art 965.

No caso de o encargo no ser cumprido, quer o doador, quer os seus herdeiros podero resolver a doao, mas apenas se esse direito lhe tiver sido conferido pelo contrato art 966

PROIBIES DE DOAO
semelhana da compra e venda, existem tambm diversas proibies de celebrao de doaes. A lei pretendeu equiparar as indisponibilidades relativas nas doaes s vigentes em sede de sucesso testamentria art 953 que remete para os arts 2192 a 2198.

Assim temos as seguintes proibies, directamente ou por interposta pessoa art 2198 - a favor de:
tutor, curador, administrador legal de bens e protutor art 2192; mdicos, enfermeiros e sacerdotes arts 2194 e 2195; Cmplice do doador adltero art 2196; Intervenientes na doao art 2197.

Doao a favor de tutor


Se a doao feita durante o perodo de incapacidade, faltaria ao doador capacidade activa para realizar a doao art 948 n 1. Os arts 953 e 2192 estabelecem a proibio de os interditos e inabilitados fazerem doao a favor do seu tutor, curador ou administrador legal de bens, considerando nulas as doaes art 2192.

Doao a favor de mdicos, enfermeiros ou sacerdotes


Por remisso do art 953, o art 2194 tambm aplicvel s doaes: nula a disposio a favor do mdico ou enfermeiro que tratar o testador, ou do sacerdote que lhe prestar assistncia espiritual, se o testamento for feito durante a doena e o seu autor vier a falecer dela. Ao contrrio do testamento, no se aplica doao a exigncia de que o doador venha a falecer da doena.

Doaes entre cnjuges


nula a doao entre casados, se vigorar imperativamente entre os cnjuges o regime da separao de bens art 1762. A proibio justifica-se porquanto nas doaes entre casados, quando admitidas, os bens adquiridos tornam-se incomunicveis, isto , so considerados bens prprios do donatrio, seja qual for o regime de bens.

Doaes a partidos polticos


A lei probe a realizao de quaisquer donativos annimos, bem como de donativos de natureza pecuniria ou em espcie a partidos polticos por parte de pessoas colectivas nacionais ou estrangeiras(Lei n 19/2003 de 20 de Junho). Apenas admitida a doao efectuada por pessoas singulares at ao montante mximo de 25 vezes o indexante de apoios sociais (Lei 53 B/2006 de 29 de Dezembro). Estas doaes tm de ser tituladas por cheque ou por transferncia bancria.

- Em relao s estruturas representativas dos trabalhadores e s associaes de empregadores existe uma proibio de receber doaes de entidades a elas estranhas, conforme se encontra estabelecido nos arts 405 n 1 e 446 n2 do Cdigo do Trabalho.

MODALIDADES ATPICAS DE DOAES


A DOAO REMUNERATRIA Art 941 - considerada doao a liberalidade remuneratria de servios recebidos pelo doador, que no tenham a natureza de dvida exigvel. O doador recebeu servios que no tem obrigao de pagar. No entanto, ficando grato pelos servios, quer remunerar quem os prestou, ainda que a tal no esteja obrigado.

condio essencial que a remunerao no corresponda a qualquer obrigao. No deixa, contudo, de existir uma conexo entre os servios prestados e a doao. Como no constitui uma dvida exigvel a lei considera que esto presentes os requisitos de liberdade e espontaneidade correspondentes ao animus donandi e que faltam no animus solvendi

A DOAO POR MORTE Encontra-se quase integralmente proibida no nosso direito. Consiste na situao em que o doador, por espirito de liberalidade, efectua uma atribuio patrimonial ao donatrio, custa do seu patrimnio, mas determina que correspondente aquisio apenas produzir efeitos com a sua morte.

A lei probe, em princpio, a doao por morte art 946 n 1. Pretende-se evitar um problema relacionado com o facto de a aceitao ser efectuada em vida do doador, no podendo, posteriormente, ser revogada art 2179 n 1. A vontade da lei a de que as disposies de ltima vontade do autor da sucesso correspondam, efectivamente, ultima vontade, pelo que devem resultar de um negcio unilateral o testamento - e no de um contrato.

A doao por morte pode ser havida como disposio testamentria, se tiverem sido observadas as formalidades do testamento art 946 n 2. Estamos perante o fenmeno da converso de negcio art 293 - admitindo-se a converso do negcio nulo num negcio de tipo e contedo diferente, sem que seja necessrio demonstrar que a vontade das partes iria nesse sentido.

A PARTILHA EM VIDA Corresponde a uma modalidade especfica de doao prevista no art 2029. Trata-se de um caso especfico de doao a um presumido herdeiro legitimrio, em que este assume o encargo de pagar aos outros presumidos herdeiros legitimrios, com o acordo destes, o valor em dinheiro correspondente parte que lhes caberia. O pagamento das tronas pode realizar-se na altura da doao ou posteriormente, devendo nesta caso ser efectuada a actualizao correspondente.

AS DOAES PARA CASAMENTO a doao feita a um dos esposados, ou a ambos, em vista do seu casamento art 1753 n 1. Estas doaes esto sujeitos a grande especialidade, sendo o regime das doaes (arts 940 a 979) apenas aplicado subsidiariamente art 1753 n 2.

essencial que seja feita em vista do casamento, tendo como donatrio um ou ambos os esposados. Podem ser feitas por um ao outro ou por um terceiro. S podem ser feitas na conveno antenupcial art 1756 n 2.

AS DOAES ENTRE CASADOS Encontra-se regulada nos arts 1761 a 1766. O regime geral das doaes (arts 940 a 979) funciona como regime subsidirio. Principal caracterstica a sua livre revogabilidade art 1765. A doao entre casados proibida nos casos em que vigorar imperativamente entre os cnjuges o regime de separao de bens art 1762.

A doao de coisas mveis, ainda que acompanhada da tradio da coisa, deve constar de documento escrito art 1763 n 1. Os cnjuges no podem celebrar doaes recprocas no mesmo acto art 1763 n 2. Estabelece a lei que s podem ser doados bens prprios do doador art 1764 n 1 e que os bens doados no se comunicam, seja qual for o regime matrimonial art 1764 n 2.

Perturbaes da prestao no contrato de doao


A DOAO DE BENS ALHEIOS A doao s pode abranger bens prprios, no podendo, sequer, a doao abranger bens futuros art 942. Nos termos do art 956 n 2, s haver responsabilidade se o donatrio estiver de boa f e se verifique um dos seguintes factos: o doador ter assumido a obrigao de indemnizar; ter o doador agido com dolo; ter a doao carcter remuneratrio ou ser o doao onerosa ou modal.

DOAO DE BENS ONERADOS OU COISAS DEFEITUOSAS O doador no responde pelos nus ou limitaes do direito, nem pelos vcios da coisa doada, a menos que, expressamente, se tenha responsabilizado ou haja procedido com dolo art 957.

EXTINO DAS DOAES


A REVOGAO DONATRIO POR INGRATIDO DO

Uma vez aceite, em princpio a doao tornase irrevogvel, s sendo admitida a sua revogao em caso de ingratido do donatrio art 970 e 974.

Constituem causa de ingratido: O donatrio ter sido condenado como autor ou cmplice de homicdio doloso, ainda que no consumado, contra o doador ou o seu cnjuge, descendente, ascendente, adoptante ou adoptado; Ter sido condenado por denncia caluniosa ou falso testemunho contra as mesmas pessoas;

Ter o donatrio, por meio de dolo ou coaco, induzido o doador a fazer, revogar ou modificar o testamento, ou disso o impedir; Ter o donatrio dolosamente subtrado, ocultado, inutilizado, falsificado ou suprimido o testamento, antes ou depois da morte do doador. Ver os art 2034 e 2166.

Nos termos do art 975 no so admitidas revogaes por ingratido nos seguintes casos:
As doaes para casamento; As doaes remuneratrias; O doador haver perdoado ao donatrio.

A COLAO Consiste na obrigao que imposta aos descendentes que pretendam entrar na sucesso do ascendente de restitui massa da herana, para efeitos de igualao da partilha, os bens ou valores que lhes forem doados por este (art 2104 n 1).

A REDUO POR INOFICIOSIDADE Art 2168 - so inoficiosas as liberalidades, entre vivos ou por morte, que ofendam a legtima dos herdeiros legitimrios, podendo estas ser objecto de reduo por forma a que no venham afectar a legtima.

You might also like