You are on page 1of 30

COLGIO ESTADUAL NERCY ANTNIO DUARTE

CORDEL NA ESCOLA
Prof Ivanete Martins da Silva Oliveira

OBJETIVOS
Desenvolver a capacidade criativa e interpretativa a partir do Cordel Aos poetas clssicos de Patativa do Assar; Romper preconceitos lingusticos e culturais; Articular informaes do texto com o conhecimento adquirido; Expressar-se oralmente, expondo idias de forma clara e coerente; Produzir um texto e um vdeo em forma de cordel.

Turma: 7 srie / 8 ano Turno: Vespertino

1 MOMENTO
Apresentao e discusso do tema (01 aula)
Apresentao do gnero literatura de cordel com a exposio de algumas caractersticas do gnero e expondo algumas gravuras representativas desse gnero (anexos 1 e 2).

Ressaltar o tipo de variao lingustica utilizada no cordel e sua representao na cultura popular. Discutir um pouco sobre a questo do preconceito lingstico. Audio do cordel Indagaes de um analfabeto de Z Valter, musicado por Moraes Moreira (ver anexo 3)
Distribuir cpias da letra do cordel e fazer uma breve interpretao oral.

INDAGAES DE UM ANALFABETO
MORAES MOREIRA e JOS VLTER
Cantoria eu fao muita E o meu tema predileto Logo v quem me assunta busc o rumo certo Vivo da minha labuta Sofro mas no fico queto Arresponda essa pergunta Que de um analfabeto
O que mi no mundo? Nesse mundo o que mais? O que mi no mundo? Me diga se for capaz. Ser que o dinheiro Que tudo pode comprar? Sade, felicidade Int no cu um lugar Quem sabe sejas mui Que Deus no mundo bot Formosa que nem a Lua Cheirosa que nem ful De voz doce e macia Jeitim de fogo pag O que mi no mundo?

Me arresponda esse menino No ser os avio? Esse bicho que avoa Parecendo um gavio Levando gente l dentro Int mermo pro Japo O que mi no mundo? Nesse mundo o que mais? O que mi no mundo? Me diga se f capaz.

Nesse mundo o que mais? O que mi no mundo? Me diga se for capaz


Ser que o artomve Correndo pelas estrada Levando e trazendo gente Numa pressa disgramada

Ser que no o rdio? Esse bicho falad Leva e traz a notcia Na boca do locut
ser que no vai ser A tar da televiso Entra pro dentro de casa Num d nem satisfao Ensinando nos programa Os camin da perdio O que mi no mundo? Nesse mundo o que mais? O que mi no mundo? Me diga se for capaz

Ou ser que no vai ser o tar do computador? Inventado no estrangeiro Que nem praga se ispai Num ser as medicina? Que cura tanta doena Dispois da pinicilina E o progresso da cincia Ou a f de todos nois na divina providncia Antonc escuita seu moo que agora eu vou dizer nada di mi ter que saber ler e escrever nada de pi conheo do que ser anarfabeto sem saber diferen o errado do que certo

Tudo que no mundo existe como acabo de expric tem a sua serventia no h mermo o que neg resumindo a cantoria que fiz com dedicao digo com sabedoria repito como lio
A mi coisa que existe no mundo a inducao

Dividir a turma em 4 grupos e solicitar que tragam para a prxima aula algum material (imagens, informaes textuais) sobre a literatura de cordel para a montagem de um painel. Indicar as fontes de pesquisa: sites da internet (ver sugestes no anexo 4)

Sugestes de sites para pesquisa sobre Literatura de Cordel


Literatura de Cordel e Literatura Oral http://www.suapesquisa.com/cordel/ Literatura de Cordel http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/ Academia Brasileira de Literatura de Cordel http://www.ablc.com.br/ Jornal de Poesia Cordel e Cordelistas http://www.jornaldepoesia.jor.br/cordel.html Literatura de Cordel http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/literatura-de-cordel Literatura de Cordel: Histria, Principais Escritores, Foto http://www.essaseoutras.com.br/tudo-sobre-literatura-de-cordel-historiaprincipais-escritores-foto/ Grandes Autores da Literatura de Cordel http://www.recantodasletras.com.br/cordel/1482607

2 MOMENTO Estudos necessrios sobre o tema (03 aulas)


Com a turma dividida em grupos, orientar para realizarem a leitura do material pesquisado e organizar a montagem do painel (cada grupo faz uma simulao nas carteiras como montaro as imagens e textos no painel) Os grupos devero montar um painel nico com o material trazido por todos.

Escolher dois alunos que sero os representantes da turma para explicar como organizaram o painel e o que ele contm.

Para desenvolver a habilidade de interpretao e identificao das caractersticas do cordel:


Exibir o vdeo da msica Mulher nova e carinhosa de Amelinha, disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=xVg6KyijgwM. Dividir a turma em 4 grupos e entregar uma estrofe da msica para cada grupo. (anexo 5) Realizar a leitura coletiva das estrofes da msica em forma de jogral.

Mulher Nova Bonita e Carinhosa - (Amelinha)


Mulher nova bonita e Numa luta de gregos e troianos carinhosa Por Helena, a mulher de Faz um homem gemer sem Menelau Conta a histria de um cavalo de sentir dor pau A mulher tem na face dois Terminava uma guerra de dez brilhantes anos Condutores fiis do seu Menelau, o maior dos destino espartanos Venceu Pris, o grande sedutor Quem no ama o sorriso Humilhando a famlia de Heitor feminino Em defesa da honra caprichosa Mulher nova, bonita e carinhosa Desconhece a poesia de Faz o homem gemer sem sentir Cervantes dor A bravura dos grandes navegantes Alexandre figura desumana Fundador da famosa Alexandria Enfrentando a procela em seu furor Conquistava na Grcia e destrua Se no fosse a mulher Quase toda a populao Tebana mimosa flor A beleza atrativa de Roxana Dominava o maior conquistador A histria seria mentirosa Mulher nova, bonita e E depois de venc-la, o vencedor carinhosa Entregou-se pag mais que Faz o homem gemer sem formosa sentir dor Virgulino Ferreira, o Lampio Bandoleiro das selvas nordestinas Sem temer a perigo nem runas Foi o rei do cangao no serto Mas um dia sentiu no corao O feitio atrativo do amor A mulata da terra do condor Dominava uma fera perigosa Mulher nova, bonita e carinhosa Faz o homem gemer sem sentir dor

Distribuir, em cada grupo, fichas contendo informaes histricas sobre os personagens mencionados na msica e solicitar que os alunos busquem relacionar as informaes das fichas com as estrofes (anexo 6).

EXEMPLO DA FICHA
Cervantes foi romancista, dramaturgo e poeta. Sua obra-prima, "Dom Quixote" um clssico da literatura ocidental. A sua influncia sobre a lngua espanhola tem sido to grande que o espanhol frequentemente chamado de La lengua de Cervantes (A lngua de Cervantes). No livro mencionado o heri elege uma camponesa como a sua musa inspiradora dos seus atos hericos, Aldonza Lorenzo, a quem Dom Quixote passou a chamar de Dulcineia Del Toboso.

3 MOMENTO Construo do material de apresentao (05 aulas)


Exibir o vdeo O Lobisomem e o Coronel, disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=pGJcQN GSPRU ; Realizar, oralmente, a interpretao do contedo do vdeo e do texto lido. Lembrar as caractersticas do gnero textual (ver anexo 8);

CARACTERSTICAS DO GNERO CORDEL


O cordel, tradicionalmente, conta uma histria. Essas histrias costumam narrar as dificuldades e sofrimentos de um heri que, ao final, triunfa e ser recompensado.
A histria narrada, geralmente, apresenta uma situao de equilbrio, desenvolve um conflito e termina restaurando o equilbrio. O cordel remete, frequentemente, a passagens bblicas ou histricas, fantasia lutas e conflitos entre o bem e o mal, em que o bem sempre vence. Por manter um vnculo estreito com a oralidade, muitas vezes, o poeta chama o leitor/ouvinte para tomar posio quanto ao tema. E para isso, ele se apresenta no texto; Conta uma narrativa em forma de versos que rimam entre si. Aparecem em estrofes de seis versos (sextilhas) ou estrofes de 10 versos.

Dividir a turma em duplas para que iniciem a escrita de um pequeno cordel com um tema de livre escolha (Sugestes: bullying, planeta Terra / meio ambiente, relacionamento familiar, profisso, dentre outros)

Outra sugesto propor o reconto de uma histria j conhecida (conto de fadas, fbulas, etc). Ou seja, transformar um texto em prosa para o cordel (ver anexo 9).

CORDEL Pintinhos Pelados (mote a partir da histria do Patinho Feio)


Vou contar para vocs uma histria bem legal que fala de um pintinho que nasceu l no quintal ele era bem pequeno pequeno como um dedal Numa tarde bem bonita com um sol amarelinho a galinha cacareja bicando o seu ovinho numa grama bem viosa l nasceu o seu pintinho Com pescoo bem pelado ele fica a chorar todos riem do coitado isto mesmo de amargar triste, triste o sem graa todos ficam a zombar aprendam essa lio Humilhado ele estava muito,muito desgostoso seu olhar desconfiado caiu no fundo do poo encontrou um fio de l enrolou no seu pescoo Ficou muito elegante o tal do amarelinho os outros admiraram o jeito do feinho os amigos invejosos imitaram o pintinho Vocs viram meninada como muda a opinio ele era o mais feioso e se tornou um bonito por isso minha gente

Avaliao do texto feita pelos alunos observando os aspectos do gnero.


No dia das apresentaes, os alunos leram os cordis produzidos e fizeram as trocas entre os grupos para que fossem feitas as sugestes de correes para a reescrita do texto. Esse foi um momento de grande interao entre os alunos, pois, apesar de aparecerem alguns comentrios que no indicavam nenhuma ajuda para a reescrita, a maioria da turma empenhou-se em identificar, no texto do colega, as caractersticas necessrias para a classificao do gnero cordel.

EXEMPLOS DOS CORDIS DOS ALUNOS

EXEMPLOS DOS CORDIS DOS ALUNOS

Reescrita do cordel

Aps a reescrita do cordel os alunos devero montar uma apresentao em forma de vdeo (dramatizao, desenho animado, slideshow) do cordel criado por eles. Apresentao dos vdeos

AVALIAO
Sero atribudas notas quantitativas para as produes dos alunos e tambm sero levados em considerao os aspectos qualitativos como: participao nas atividades propostas, interesse e colaborao para o sucesso da proposta.

Critrios para a avaliao do projeto


Aspectos Qualitativos Pontualidade Compromisso Responsabilidade Interesse Aspectos Quantitativos Respostas coerentes durante os debates e interpretaes orais Produo de Texto
Coerncia Coeso Rimas Linguagem Contedo do Cordel

Produo do vdeo
Coerncia das imagens com o contedo do cordel Criatividade

You might also like