You are on page 1of 22

DIAGNSTICO TURSTICO

2008

O diagnstico descreve a situao atual da destinao com base nos fatos, nas estatsticas e no seu histrico, obtidos pelo Inventrio. Ele depende da amplitude do estudo, do tipo de turismo local onde ocorre. Outro fator mais importante do diagnstico reside na apresentao de uma viso analtica do fenmeno turstico na localidade , das variveis que a determinam e das relaes mais importantes.(Ruschmann,1997,p.160)

O diagnstico consiste na compreenso da realidade atual do municpio e dos fatores internos que esto amadurecendo e que podem facilitar ou dificultar o desenvolvimento local.Para se perceberem as condies atuais do municpio importante analisar o processo de evoluo recente da realidade, que sintetiza a histria do municpio deve ser contemplada por uma anlise tcnica e reflexo participativa dos atores sociais sobre a realidade atual e suas principais caractersticas. (...)O diagnstico deve tratar a realidade de forma multidisciplinar,procurando observar e confrontar os componentes ou dimenses econmica, sociocultural, tecnolgica e poltica institucional. Toda anlise e reflexo deve convergir para identificao dos principais problemas e potencialidades locais, o que insatisfatrio na realidade ou est impedindo o desenvolvimento(problemas) e que pode facilitar o desenvolvimento local(potencialidades).(Buarque,2002 pag.105,106)

Diagnstico geral do setor: Aborda aspectos de ordem geral:entrada de divisas, nmero de turistas, que entraram no destino, volume do turismo interno, empregos gerados pelo setor, processo de desenvolvimento turstico local, esforos de planejamento existentes, estmulos para o desenvolvimento, papel do setor pblico e do rgo oficial do turismo.

Anlise da oferta: Trata-se dos atrativos e categorias, hierarquias, localizao, grau de explorao, a planta turstica e suas categorias e tipos de estabelecimentos; concentrao, qualidade dos servios, ndices de ocupao, evoluo dos preos, total de habitaes e leitos, unidades de transportes tursticos, capacidade e localizao das unidades tursticas em relao a demanda; infra-estrutura para o transporte regular e turstico, ou seja, rodovirio, hidrovirio, areo, ferrovirio, importncia relativa de cada um destes elementos para o movimento turstico; anlise comparativa de preos, servios, etc.

Anlise da demanda Inclui aspectos referentes ao turismo receptivo de internao, ao turismo interno e ao turismo emissor; volume de deslocamentos, origem das correntes tursticas, sazonalidade, principais destinos, meios de transportes utilizados, demanda potencial , motivaes, etc.

Anlise da superestrutura: Compreende aspectos relacionados com a organizao institucional, a estrutura legal vigente, a estrutura financeira, as atribuies e funes do rgo oficial de turismo; nveis de formao e capacitao dos recursos humanos; planos de desenvolvimento turstico no mbito nacional, regional, estadual ou municipal; promoo e comercializao.(Molina,2005, p.59,60)

Elementos para avaliao de Recursos e Atrativos Tursticos

Criar uma classificao dos mesmos ou Seguir modelo e ou Metodologias de rgos oficiais existentes.

Modelo da EMBRATUR(1984

ANLISE DE ITAUPU (Metodologia IPT)


Excelente Satisfatrio Ruim com as carinhas

Modelo do Plano do Centro de So Paulo Criar um grfico sem classificao, apresentando os principais pontos dos Atrativos

Hierarquia CICATUR 1977


Hierarquia 3 Atrao Excepcional, altamente significativa para o mercado Turstico Internacional e capaz de por si s, motivar uma importante corrente de turistas. Hierarquia 2 Atrao com aspectos excepcionais em um pas capaz de motivar uma corrente de turistas nacionais ou estrangeiros, por si s ou em conjunto com outras atraes. Hierarquia 1 : Atrao com alguns aspectos chamativos, capaz de interessar os turistas que vieram de longe para a regio por outras motivaes tursticas, ou capaz de motivar correntes tursticas locais. Hierarquia 0 :Atraso sem mritos suficientes para ser includa nas hierarquias anteriores, que, porm, faz parte do patrimnio turstico como elemento que pode completar outros de maior interesse de desenvolvimento de complexos tursticos.

JOSEP CHIAS 2008


Nem tudo tem o mesmo poder de atrao: Sistema de valorizao dos recursos considerando 3 caractersticas para cada um deles: Unicidade; Valor intrnseco e Carter local

UNICIDADE
Tem um valor nico na cidade , regio ou pas, no continente ou no mundo. Ex. O Vaticano, a Amaznia, o Carnaval do Rio de Janeiro, Os jogos Olmpicos.

VALOR INTRINSICO

DESTAQUE POR ANLISE COMPARATIVA. Ex. Museus de Arte Moderna

CARTER LOCAL
Caracterstico do lugar (tpico)

Mtodo SWOT
Strengths - Pontos Fortes Weaknesses Pontos Fracos Opportunities Oportunidades Threats - Riscos

EXEMPLOS DE FORAS, RAQUEZAS,OPORTUNIDADE E AMEAS NUMA MATRIZ SWOT


FORAS Competncias bsicas nas reas chaves; Recursos Financeiros adequados; Liderana, imagem de marcado; Acesso a economia de mercado; Acesso a economias de escala; Posicionamento competitivo que gera barreiras entrada de competidores; Tecnologia patenteada; Vantagens em custo; Campanhas publicitrias vencedoras; Competncia em inovao de produtos; Vanguarda na curva de experincia; Gerncia experiente; Capacidade de produo superior.

FRAQUEZAS:
Falta de foco no negcio; Instalaes obsoletas; Ausncia de competncias bsicas; Problemas operacionais internas; Atrasos na tecnologia e no processo de pesquisa e desenvolvimento; Linha de produtos mal balanceada e obsoleta; Rede de distribuio limitada; Capacidade de comercializao abaixo da mdia; Falta de acesso a recursos financeiros; Altos custos unitrios.

OPORTUNIDADES:
Mudanas de hbitos do consumidor; Surgimento de novos mercados; Diversificao do mercado; Possibilidade de integrao vertical; Queda de barreiras; Expanso de mercado; Desenvolvimento de novas tecnologias; Mudanas na regulamentao e Surgimento de novos canais de distribuio

AMEAAS:
Mudanas de hbitos do consumidor; Entrada de novos concorrentes com habilidades; Aumento de vendas de produtos substitutos; Desenvolvimento de novas tecnologias e obsolescncia; Mudanas na regulamentao; Volatilidade cambial adversa; Barreiras tarifrias e no tarifrias especficas; Aumento do poder de barganha de consumidores; Mudanas demogrficas adversas.

Exemplo de pontos que podem ser positivos e negativos ao mesmo tempo Ponto Forte Oportunidades Cientistas estudando stios Desenvolver atrativos arqueolgicos. histrico-culturais de qualidade, com embasamento tcnicocientfico. Ponto Fraco Riscos Cientistas estudando stios Expulsar comunidades arqueolgicos tradicionais das reas estudadas e impedir a visitao pblica.

You might also like