You are on page 1of 15

TIPOS DE RESTAURANTE

TIPOS DE RESTAURANTE
Diversos tipos de Restaurantes
Inclui-se na designao de Restaurao Comercial, todos os

estabelecimentos que fornecem comidas e bebidas para serem consumidas no prprio local e a troco de uma remunerao com fins lucrativos. Os restaurantes tradicionais so classificados nas seguintes categorias: Luxo 1 2 3 Casas de Pasto Independentemente da sua categoria, os restaurantes podero ser ainda classificados de Tpicos.

RESTAURANTE CLSSICO OU TRADICIONAL


Estabelecimento cuja actividade consiste em fornecer as

principais refeies, almoos, jantares, ceias, banquetes e outros servios. O termo Restaurante implica a obrigatoriedade de determinados requisitos de instalaes e prestao de servios, segundo a categoria requerida e aprovada para os mesmos.

RESTAURANTE DE HOTEL
Restaurante clssico, que tem por finalidade servir refeies aos

Hospedes do hotel, sendo que hoje em dia fornece tambm refeies a passantes.

RESTAURANTE DE TURISMO
Restaurante situado em locais visitados pelos turistas, tendo por

finalidade a prestao de servios aos turistas que visitam o referido local. Este tipo de restaurante pode ser ainda considerado clssico, tpico ou regional. Estes restaurantes localizam-se normalmente em monumentos importantes, locais com vistas panormicas, praias, etc.

RESTAURANTE TPICO
Este restaurante define-se pelas suas instalaes, decorao,

mobilirio cozinha tpica e regional, vinhos tpicos e regionais, trajes da regio e eventualmente exibio de folclore, constituindo um ambiente caracterstico. Tambm pode estar inserido num local turstico, e situado na prpria regio.

RESTAURANTE REGIONAL
um restaurante muito similar ao anterior, podendo estar situado

fora da prpria regio ex. Restaurante Alentejano situado no Minho.

SNACK-BAR
um tipo de restaurante distinto dos outros, pois est

direccionado para um tipo de clientela que exige rapidez e simplicidade nos servios, devido aos poucos recursos financeiros, bem como ao tempo limitado de que dispe, principalmente hora de almoo. Existe uma pequena lista de pratos de confeces simples e rpida, alm dos pratos do dia ou das sugestes do chefe. Este restaurante est dotado de equipamento e mobilirio adequado e varivel segundo as caractersticas e dimenso do estabelecimento, tendo obrigatoriamente um balco onde se servem algumas refeies e pequenas mesas. O servio executa-se americana, quer seja iguarias frias ou quentes. As sobremesas encontram-se expostas, de forma a facilitar a escolha e rapidez.

COFFEE-SHOP
Muito semelhante ao snack-bar, mas mais moderno, existindo em

alguns hotis de 4 e 5 estrelas, que j dispem de um ou mais restaurantes, centros comerciais etc. constitudo por um balco ou um conjunto de balces interligados entre si e mesas. As refeies so de preparao ligeira e simples, sendo escolhidas de uma lista reduzida e podem ser tomadas entre as 07h00 e as 00h00, podendo ir at s 02h00.

GRILL-ROOM
O Grill-room um local mdio com cerca (80 lugares)

considerado um restaurante de luxo, muito bem equipado e com muita procura, que funciona geralmente aos jantares. O servio carta, as iguarias so preparadas na prpria sala ou num local anexo, mas sempre a vista do cliente, servindo como o seu nome indica, essencialmente iguarias grelhadas. Este servio apresenta um atractivo particular devido ao espectculo oferecido pela preparao das refeies e ao ambiente assim criado.

RESTOROUTE
Estes restaurantes de servio simples e rpido esto situados a

beira dos grandes acessos roteiros. Eles so destinados aos automobilistas que desejam beber ou obter uma refeio ligeira sem perder muito tempo. Os restoroutes podem dispor de alguns quartos para uso de clientes que ai desejem descansar, alguns destes estabelecimentos esto abertos 24 horas

DRIVE-IN
um restaurante que apareceu nos Estados Unidos da Amrica,

principalmente para servir os automobilistas, sem que estes tenham de abandonar as suas viaturas. Uma empregada tira a nota de encomenda e transporta uma bandeja com as iguarias e bebidas, que fixa na porta do lado do condutor com um suporte prprio. O cliente come sentado dentro do seu automvel.

SELF-SERVICE
Este tipo de estabelecimento encontra-se principalmente nos

meios urbanos, onde o cliente se serve a ele mesmo. Ele dirigese linha de servio munindo-se de uma bandeja com os talheres, copos, guardanapos, po e bebidas, escolhendo de seguida a iguaria desejada. No final da linha de self, um empregado contabiliza o valor da refeio. O cliente tem sua disposio uma sala com mesas sem qualquer mise-en-place que poder utilizar para comer. Aos empregados de mesa resta apenas desembaraar as mesas que entretanto vo ficando livres e zelar pela sua limpeza.

RESTAURANTE DIETTICO
um restaurante destinado prtica de refeies de regime de

dieta para os diversos casos de doena. Nos restaurantes dietticos, alm das ementas concebidas nesta linha, existem estudos adequados de modo a aconselhar o cliente, em funo do seu tipo de necessidade.

CASAS DE PASTO
So restaurantes modestos, cujas ementas so concebidas de

modo a fornecer refeies de acordo com as possibilidades financeiras do cliente. Geralmente, as casas de pasto so frequentadas por clientes modestos e de poucos recursos financeiros, pelo que as iguarias so escolhidas e concebidas dentro de uma base econmica. No entanto a confeco de iguarias que se podem classificar de tpicas, recuperando sabores antigos, veio trazer um novo olhar sobre este tipo de restaurantes atraindo uma clientela muito mais heterognea, colocando as poucas casas de pasto que ainda existem na moda, para um certo tipo de clientes.

You might also like