You are on page 1of 27

Vrus, um grupo a parte

2 ano, prof. Meire

Qual a unidade bsica de vida?

Contra :
1. O fato dos vrus serem acelulares.
2. A ausncia de metabolismo prprio,necessitando portanto, de constituintes celulares de outro organismo.

A Favor:
1. O fato dos vrus apresentarem reproduo; embora necessitem da ajuda da clula hospedeira para se reproduzirem; 2. A presena de material gentico (DNA ou RNA), e consequentemente a capacidade de sofrerem mutao;

3. Capacidade de adaptao.

Quais so as principais caractersticas dos vrus?


So organismos acelulares; So parasitas intracelulares obrigatrios; No possuem metabolismo prprio, portanto no fazem sntese protica nem respirao celular; Seu material gentico pode ser DNA ou RNA; Seu material gentico possui apenas a informao para produzir o RNAm (mensageiro), os outros dois, RNAr (ribossmico) e RNAt (transportador) que participam da construo de protenas virais, so da prpria clula hospedeira.

Estrutura tpica de um vrus

01) Os vrus, apesar de no possurem organizao celular, podem ser considerados seres vivos, porque:

a) so constitudos de protenas; b) possuem molculas auto-reprodutveis; c) possuem maquinaria enzimtica necessria que lhes permite a sntese das molculas, independentes de outras clulas; d) crescem e se reproduzem por processos anlogos aos das bactrias. e) todas as afirmativas anteriores esto corretas.

Em relao a reproduo dos bacterifagos (fagos), analisamos que eles podem realizar um ciclo ltico ou um ciclo lisognico. Qual a principal diferena entre eles?

Ciclos ltico e lisognico

. Ciclo ltico: que provoca a morte da clula hospedeira.

06) Os itens I a VI apresentam, no necessariamente na seqncia, os passos pelos quais um vrus replicado.

I. sntese das protenas do vrus. II. adeso da capa do vrus com a membrana celular. III. produo de protenas. IV. abandono da cpsula. V. liberao do vrus da clula. VI. replicao do RNA viral.
Assinale a alternativa que apresenta todos esses passos na seqncia correta. a) II - IV - I - VI - III - V. b) VI - IV - I - III - V - II. c) II - VI - IV - III - I - V. d) V - II - I - IV - VI - III. e) II - IV - VI - I - III - V.

Ciclo lisognico: no provoca


a morte da clula hospedeira. Mas posteriormente pode se transformar em um ciclo ltico.

07) Bacterifagos so: a) protozorios de vida livre. b) lquenes parasitas. c) vermes parasitas. d) vrus. e) vermes de vida livre. 08) (UNIRIO-2006) caracterstica do ciclo reprodutivo de um bacterifago a: a) penetrao por inteiro na clula hospedeira. b) injeo do material gentico, RNA, no interior da clula hospedeira. c) injeo do material gentico, DNA, no interior da clula hospedeira. d) reproduo sexuada denominada conjugao. e) reproduo assexuada denominada diviso binria.

09) Os bacterifagos so constitudos por uma molcula de DNA envolta em uma cpsula de protena. Existem diversas espcies, que diferem entre si quanto ao DNA e s protenas constituintes da cpsula. Os cientistas conseguem construir partculas virais ativas com DNA de uma espcie e cpsula de outra. Em um experimento, foi produzido um vrus contendo DNA do bacterifago T2 e cpsula do bacterifago T4. Pode-se prever que a descendncia desse vrus ter: a) cpsula de T4 e DNA de T2. b) cpsula de T2 e DNA de T4. c) cpsula e DNA, ambos de T2. d) cpsula e DNA, ambos de T4. e) mistura de cpsulas e DNA de T2 e de T4.

O que um retrovrus?
qualquer vrus que possui o RNA como material gentico e que, aps a infeco da clula hospedeira precisa transform-lo em DNA para conseguir se reproduzir. Estes microorganismos s conseguem fazer isso porque possuem uma enzima especial, a transcriptase reversa. RNA(viral) -------------- DNA(viral)

10) (CESGRANRIO-2012) O vrus da AIDS formado por uma cpsula esfrica contendo em seu interior o material gentico. Este tipo de vrus chamado RETROVRUS porque: a) o RNA produz um "molde" de molcula de DNA. b) o RNA, torna-se uma molcula autoduplicvel. c) o DNA possui cadeia simples sem timina. d) o DNA possui mecanismos de retroao. e) o DNA e RNA no se pareiam.

Como o vrus HIV se reproduz no organismo humano?


O vrus HIV (vrus da imunodeficincia humana) um retrovrus especfico, ou seja, ele ataca apenas um tipo de clula humana, o linfcito T do tipo CD4 . Este linfcito uma clula de defesa muito importante, pois ela a principal responsvel pelo aviso ou alarme do nosso sistema imunolgico, sinalizando a outras clulas de defesa quando ocorre a entrada de um organismo estranho em nosso corpo.

Ciclo reprodutivo do vrus HIV:

Ciclo reprodutivo do vrus HIV:

Ciclo reprodutivo do vrus HIV:

Ciclo reprodutivo do vrus HIV:

11) O grfico abaixo demonstra, no organismo humano, a relao entre os linfcitos T e o vrus da imunodeficincia humana (HIV), ao longo de dez anos de curso da sndrome da deficincia imunolgica adquirida (AIDS). Explique as razes das quedas das concentraes de:

a) linfcitos T;
b) HIV. a) Os linfcitos T so infectados pelos vrus e destrudos aps os primeiros meses da doena. b) Grande parte dos vrus so destrudos pela produo e atuao de linfcitos e outras clulas de defesa, ainda em grande nmero durante o primeiro ano de desenvolvimento da doena.

Quais so as principais viroses?

You might also like