You are on page 1of 18

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Direito Civil

Captulo X
MANDATO

(ARTS. 653 a 692)


Prof.: GLEDSON BARROS DE VASCONCELOS

ANHANGUERA EDUCACIONAL
1. Conceito

MANDATO

Art. 653. Opera-se o mandato quando algum recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procurao o instrumento do mandato. 1.1. Diferenas entre mandato, procurao, representao, mandado e preposio.

Mandato: relao contratual pela qual o mandatrio se obriga a praticar por conta do mandante um ou mais atos jurdicos (relao interna). Procurao: a instrumentalizao (forma escrita) do mandato, e tambm o ato unilateral do representado em que se atribui poderes de representao em que o representado se vincula em face do procurador, recebendo e suportando os efeitos do negcio que o procurador vai realizar (relao externa). Procurao nesse sentido pode ser verbal.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Representao - Representao a idia central que caracteriza o contrato abstrado da expresso em seu nome. -A representao a regra, porm, poder ocorrer mandato sem representao. Tal hiptese ocorre se o mandatrio realizar algo em favor do mandante mas em nome prprio. - A representao e o mandato podem existir um independente do outro: por exemplo representao legal de incapazes, curatela, p.ex.. possui representao mas no mandato. O mandatrio que age em nome prprio, possui mandato mas no representa o mandante. Aqui faltou o elemento denominado procurao, ou seja, o ato unilateral do mandante outorgando poderes de representao ao mandatrio. Em suma: O mandatrio, atuar como representante do mandante se este ltimo passar procurao verbal ou escrita outorgando ao mandatrio a devida representao.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Mandado: instrumento que materializa o mando de uma autoridade judicial para que, por exemplo, o oficial de justia faa algo. mandado de penhora, mandado de busca e apreenso, mandado de imisso na posse e etc. O Exmo. Sr. Juiz de Direito manda que o Sr. Oficial de Justia dirija-se ..... e proceda a penhora de quantos bens bastem. Preposio: atua o preposto como se fosse o prprio representado fosse. Mas, ateno: O vocbulo mandato pode estar sendo utilizado em ao menos trs sentidos: - Poder conferido pelo mandante; - Contrato celebrado; - Como procurao. Outros: Instrumento Pblico: passado em cartrio, perante o tabelio possui f pblica. Instrumento Particular: passado privativamente entre as partes.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
2. Caractersticas -Contrato porque acordo de vontades. Um passa procurao outro a aceita de modo expresso ou tcito. O tcito poder ser caracterizado pela incio da execuo (artigo 659 CC); - Intuitu Personae ou personalssimo (elemento essencial a confiana); - Consensual, basta o consenso das partes -No solene, nos casos no exigidos por lei, pode ser no escrito. - Unilateral, porque gera obrigao para o mandatrio, em regra.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
4. Quem pode outorgar procurao
Art. 654. Todas as pessoas capazes so aptas para dar procurao mediante instrumento particular, que valer desde que tenha a assinatura do outorgante - Absolutamente incapazes, so os seus representantes quem assinam, portanto, pode ser instrumento particular; Os relativamente assinam em conjunto e deve ser, caso realizada dada por instrumento pblico. - A procurao judicial no segue essa disposio, regido pelas regras processuais (artigo 692 do CC e artigo 38 CPC)

Art. 692. O mandato judicial fica subordinado s normas que lhe dizem respeito, constantes da legislao processual, e, supletivamente, s estabelecidas neste Cdigo.
Art. 38. A procurao geral para o foro, conferida por instrumento pblico, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citao inicial, confessar, reconhecer a procedncia do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ao, receber, dar quitao e firmar compromisso.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
-Em suma: deve, no momento da contratao possuir condies, ser capaz. Se no possuir tais condies o contrato ser invalidado. -A incapacidade superveniente no afetar o contrato, posto que o ato declarado foi pleno e satisfatrio.

5. Quem pode receber procurao


Art. 666. O maior de dezesseis e menor de dezoito anos no emancipado pode ser mandatrio, mas o mandante no tem ao contra ele seno de conformidade com as regras gerais, aplicveis s obrigaes contradas por menores. -O que o mandatrio menor fizer ter validade e repercutir entre o mandante e o terceiro. - Corre por conta e risco do mandante, o mandatrio no responde; - O terceiro que tratou com mandatrio menor em nada ser prejudicado; ora quem escolheu o menor foi o mandante, portanto, a ele caber a responsabilidade pelos negcios realizados. - Prdigo e Falido podem ser mandatrios, desde que os poderes no reflitam exatamente as limitaes que possuem

ANHANGUERA EDUCACIONAL
6. Procurao como instrumento de mandato.

- O artigo 653 fala que o instrumento do mandato a procurao. Porm, somente se este no for verbal ou tcito. O mandato pode ser verbal (faa isto em meu nome) ou decorrente de uma concluso de atos subsequentes que se qualifiquem como existente um mandato.
Requisitos Gerais: lugar, qualificao do outorgado e outorgante, data e o objetivo da outorga e especificao dos poderes.

-se o ato praticado exigir forma especfica a outorga da procurao deve seguir o regime exigido. Por exemplo: compra e venda de imvel, exigncia de instrumento pblico acima de 30 vezes o salrio mnimo (artigo 108 do CC).

ANHANGUERA EDUCACIONAL
- Firma reconhecida pode ser exigida pelo terceiro com quem o mandatrio tratar (2 do artigo 654)
Procurao ad judicia no exige (artigo 38 CPC)

- Procurao apud acta (passada verbalmente no momento da prtica do ato, por exemplo, audincias em que a parte no possui advogado.) -SUBSTABELECIMENTO. a transmisso dos poderes para terceiros. -Com reservas: o mandatrio permanece vinculado e pode tambm usar os poderes; -Sem reservas: ocorre renuncia do mandato. - Pode ser particular ainda que a procurao seja pblica (artigo 655 CC)

ANHANGUERA EDUCACIONAL
7. Espcies de Mandato a)Quanto ao modo de declarao da vontade, pode ser -Expresso (manifesto a vontade com palavras) ou Tcito (a conduta faz conceber a existncia de um mandato) -Verbal (por palavras), vide artigo 227 do CC. ou Escrito (por instrumento) b) Quanto relao mandante/ mandatrio -Gratuito ou Remunerado (artigo 685 CC) Presume-se gratuito quando no estipulao de remunerao, exceto, se o objeto do mandato corresponder a encargos que naturalmente so exercidos pelo mandatrio por cumprimento de ofcio ou profisso lucrativa, por ex.: advogado. c) Quanto a finalidade -Judicial ad judicia (artigo 692 do CC e disposies do CPC, natureza postulatria) ou Extrajudicial - ad negotia para prtica e administrao de negcios em geral.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
d) Mandato Aparente
Art. 686. A revogao do mandato, notificada somente ao mandatrio, no se pode opor aos terceiros que, ignorando-a, de boa-f com ele trataram; mas ficam salvas ao constituinte as aes que no caso lhe possam caber contra o procurador.
Art. 689. So vlidos, a respeito dos contratantes de boa-f, os atos com estes ajustados em nome do mandante pelo mandatrio, enquanto este ignorar a morte daquele ou a extino do mandato, por qualquer outra causa. Quando terceiro de boa-f firma negcio com algum que possui toda a aparncia de ser representante do mandante.

Dentro das empresas ocorre a todo momento relaes baseadas em aparncia. Ou seja, aceita-se documentos firmados por quem tem aparncia mas no possui, segundo a forma exigida poder de representao

ANHANGUERA EDUCACIONAL
8. Obrigaes do Mandatrio
a)Agir em nome do mandante nos limites do que lhe foi conferido. O excesso descaracterizar a vinculao do mandante, o mandatrio considerado mero gestor de negcios e somente ser convalidado se ratificado pelo mandante.

Gesto de Negcios: Ocorre quando algum age em nome de outrem sem ter mandato para tal. (Silvio Rodrigues);
Conceitua como sendo: interesse em negcio alheio, sem autorizao do titular, no interesse e de acordo com a vontade presumida deste. SLVIO DE SALVO VENOSA (2003:195-296),

b) Diligncia Habitual na Execuo do Mandato. A diligncia aqui a necessria e inerente ao negcio e no segundo o que o mandatrio considera diligncia segundo seu subjetivismo. - a culpa presumida contra o mandatrio e a este cabe provar que no a teve. - o substabelecido (2 , art. 667) ser totalmente responsvel pelos seus atos e mandatrio que substabeleceu somente ser responsabilizado em caso de culpa in eligendo. Contudo, se o mandatrio no possua autorizao para substabelecer, responder pelos atos do substabelecido. - de qualquer forma no h proibio em substabelecer, mesmo sem autorizao ou omisso, o que advir a responsabilizao pelos atos do terceiro substabelecido.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
c) Prestar Contas: cabe ao mandatrio prestar contas e transferir as vantagens decorrentes do negcio. (artigo 668) - o mandante tem ao contra o mandatrio que se utilizando dos fundos ou c rditos do mandante adquiriu em nome prprio coisa que era para ser em nome do mandante. Inclusive, se utilizou fundos prprios para adquirir coisa para a qual estava destinada ao mandante e para tanto recebera procurao, o mandante poder reaver a coisa. d) Apresentar o Instrumento de Mandato: averiguar quais os limites do mandato. o terceiro deve requerer o documento e

e) Concluir o negcio j iniciado: se houve iniciado e ainda que advenha morte, interdio ou mudana no estado do mandante, se houver perigo na demora dever conclu-la. (artigo 674 CC e artigo 45 do CPC renuncia ao mandato judicial, porm, mais 10 dez dias continua responsvel.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
9. Obrigaes do Mandante

a) Assumir as obrigaes contradas pelo mandatrio dentro dos limites conferidos (art. 675 CC);
o mandante fica vinculado ao que o mandatrio fizer se o mandatrio afastou-se dos limites, o mandante deve cumprir o mandato e requerer o regresso contra o mandatrio. (Aqui diz-se de um afastamento das instrues que no seria possvel ao terceiro conhecer do mandato);

b) Obrigaes de carter pecunirio - Adiantamento ou pagamento de despesas necessrias - Pagar eventual remunerao ajustada - Ressarcir despesas do mandatrio, desde que no tenha agido com culpa.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
10. Extino do Mandato (artigo 682 )

I.Pela revogao ou pela renncia - resoluo por parte do mandante ou renncia pelo mandatrio - deve ser claramente comunicada ao mandatrio e para surtir efeito em relao aos terceiros de boa-f. - o mandatrio deve comunicar ao mandante dando-lhe suficincia de tempo para providenciar substituio, salvo se provar que a continuidade gerar prejuzo e que no era pertinente substabelecer. - clusula de no renunciar pode haver. O mandatrio continua podendo renunciar mas poder sujeitar-se s perdas e danos.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
II. Pela morte ou interdio de uma das partes

- contudo, o terceiro de boa-f tero os negcios realizados com quem os praticou enquanto no souberem da extino. (art. 689 CC) - os herdeiros do mandatrio avisaro da sua morte ao mandante, mas devem cuidar do mnimo necessrio manuteno da coisa (art. 691)
III. Pela mudana de estado que inabilite o mandante a conferir os poderes, ou o mandatrio para os exercer; IV. Pelo trmino do prazo ou pela concluso do negcio

ANHANGUERA EDUCACIONAL
11. Irrevogabilidade do Mandato

O mandato pode ser revogado a qualquer momento, porm, existem situaes em que no se permite revog-lo. Vejamos:
a) Contiver clusula de irrevogabilidade; - importante entender que o mandato revogvel por essncia principalmente por vontade do mandante, j que o negcio realizado em seu favor. Porm, h casos em que essa regra geral poder ser excetuada. Dispe o artigo 683 do CC: quando o mandato contiver a clusula de irrevogabilidade e o mandante o revogar, pagar as perdas e danos. Portanto, poder o mandante revogando, porm, agora com o dever de indenizar as perdas e danos. b) Conferido com a clusula em causa prpria ou mandato in rem suam A procurao outorgada em favor do exclusivo interesse do mandatrio e um modo de alienao de bens. O mandante outorga poderes para que o mandatrio transfira os bens para o prprio mandatrio ou terceiro (misto), no sendo necessria a interveno do mandante. O artigo 685 dispe: a sua revogao no ter eficcia, nem se extinguir pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatrio dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens mveis ou imveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais.

ANHANGUERA EDUCACIONAL
- tambm utilizada para fazer uma compra intermediria e que esta no fosse tributada pelo ITBI. Ou seja, o vendedor, mandante, outorga poderes ao mandatrio que tendo o propsito de revend-lo, a procurao consubstanciava o ato, e depois simplesmente, ao encontrar novo comprador, por meio da procurao, que lhe dava poderes, transferia o imvel para o ltimo comprador.
- tambm utilizada para venda, pelo muturio, em contratos perante o SFH cede os direitos de muturio/comprador a outrem, sem que o prprio SFH autorize o ato. Continua-se pagando em nome do muturio/cedente que passa a possuir procurao para transferi-lo quando cessar as dvidas.

Diferente de contrato consigo mesmo ou autocontratao: tal ocorre quando o representante tambm a outra pessoa interessada no negcio
c) A clusula de irrevogabilidade for condio de um negcio bilateral (mandato acessrio de outro contrato) ou tiver sido estipulada no exclusivo interesse do mandatrio; d) Contenha poderes de cumprimento ou confirmao de negcios encetados, aos quais se ache vinculado (art. 686, pargrafo nico).

You might also like