You are on page 1of 30

Probabilidade e Estatstica

TESTES DE HIPTESES PARA MDIAS E PROPORES

Componentes

Ailton Moraes Aline Oliveira Anna Flvia O. Novais Gisele Monteiro Joo Pedro Lages Matheus Warthe Vagner Luiz Willian Alves

Introduo
Definio: Um teste de uma hiptese estatstica um procedimento ou regra de deciso utilizada para aceitar ou rejeitar uma hiptese com base em elementos amostrais.

Hipteses Teremos sempre duas hipteses, H0, que a hiptese nula ou hiptese alternativa, H1. Geralmente a hiptese alternativa (H1)representa a suposio que o pesquisador quer provar, sendo a hiptese nula (H0) formulada com o expresso propsito de ser rejeitada.

Conseguindo rejeitar H0, a hiptese alternativa ter de ser aceita, conseguindo ento o pesquisador provar o que queria. A hiptese nula sempre a hiptese a ser examinada. Se a aceitarmos, implicitamente estaremos rejeitando H1 e se rejeitarmos H0, ento no podemos rejeitar H1, devendo esta ser aceita. Fixam-se duas regies: uma de no rejeio de H0 ( RNR) e uma de rejeio de H0 ou crtica (RC) para o valor calculado, ao nvel de risco dado.

Tipos de testes de hipteses

Podemos apresentar as hipteses genricas que englobam a maioria dos casos: Testes bilaterais Testes unilaterais direita. Testes unilaterais esquerda. Testes para propores.

Teste bilateral

Teste bilateral

Exemplo: 1) Uma fbrica de automveis anuncia que seus carros consomem, em mdia, 11 litros por 100 Km, com desvio padro de 0,8 litro. Uma revista decide testar essa afirmao e analisa 35 carros dessa marca, obtendo 11,4 litros por 100 Km, como consumo mdio. Admitindo que o consumo tenha distribuio normal, ao nvel de 10% o que a revista concluir sobre o anncio da fbrica?

- Teste unilateral direita

Para teste unilateral direita, a hiptese alternativa ter um valor maior que a hiptese nula. H : = H1: >

-Teste unilateral esquerda

Para teste unilateral esquerda, a hiptese alternativa ter um valor menor que a hiptese nula. H : = H1: <

Exemplo(Teste unilateral direita) :


Um fabricante de lajotas de cermica introduz um novo material em sua fabricao e acredita que aumentar a resistncia mdia, que de 206 kg. A resistncia da lajotas em distribuio normal com desvio padro de 12 kg. Retira-se uma amostra de 30 lajotas, obtendo x = 210 kg. Ao nvel de 10% pode o fabricante aceitar que a resistncia mdia de suas lajotas tenha aumentado?

Resoluo: H : = 206 H1: > 206 = 10% n = 30 x = 210 x = / n = 12/30 = 2,19


Zcalc = 210 206 / 2,19 = 1,827 Z = Zcalc = 1,28

Como Zcalc > Z rejeita-se o H , isto o nvel de 10%, o fabricante pode concluir que a resistncia mdia de suas lajotas aumentou.

Exemplo (unilateral esquerda): A altura dos adultos de uma certa cidade tem distribuio normal com mdia de 164 cm e desvio padro de 5,82 cm. Deseja-se saber se as condies sociais desfavorveis vigentes na parte pobre dessa cidade causam um retardamento no crescimento dessa populao. Para isso, levantou-se uma amostra de 144 adultos dessa parte da cidade, obtendo-se a mdia de 162 cm. Pode esse resultado indicar que os adultos residentes na rea so em mdia mais baixos que os demais habitantes da cidade ao nvel de 5%?

H : = 164 H1: <164 n = 144 x = 162 =5,82 x = / n = 5,82144 = 5,82/ 12 = 0,485 Zcalc =162 164/0,485 =- 2/ 0,485 = -4,124 Z = Zcalc = 1,64

Como Zcalc < Z rejeita-se o H , isto podemos admitir que as condies sociais desfavorveis provocam um retardamento no crescimento da populao da parte estudada ao nvel de 5%.

Teste de hipteses para proporo

No teste para Propores os dados se apresentaro na forma de percentagem (ou proporo) de elementos com uma determinada caracterstica, que ser testada em relao percentagem alegada para a populao.

Por exemplo: proporo para uma determinada doena, proporo de peas defeituosas, proporo de pessoas que possuem DVD em uma cidade, etc. No precisamos nos preocupar tambm com o tamanho da amostra e se era conhecida ou no a varincia, pois para encontrar o valor tabulado a ser comparado com o valor calculado ( estatstica teste) usaremos sempre a TABELA DA DISTRIBUIO NORMAL PADRO.

As frmulas utilizadas so: para encontrar o Z e o desvio da mdia. Obs.: relembremos ento que a varincia, na Distribuio de Bernoulli ( sucesso ou fracasso) dada pelo produto p.q, onde p a probabilidade de sucesso e q a probabilidade de fracasso igual a ( 1- p), pois p e q so complementares, ou seja, p+q=1.

O procedimento para os testes de hipteses para proporo populacional basicamente igual ao procedimento para o teste para uma mdia populacional.

Exemplo
1) Uma pesquisa conclui que 90% dos mdicos recomendam aspirina a pacientes que tem filhos. Teste a afirmao, ao nvel de significncia de 0,05, contra a alternativa de que a percentagem inferior a 90%, se numa amostra aleatria de 100 mdicos, 80% recomendam aspirina.

Obrigado pela ateno!

You might also like