You are on page 1of 33

O adolescente, sua famlia, sua comunidade:

Aportes histricos, polticos, sociolgicos e psicolgicos

Dra. Maria Helena Zamora


Profa. do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Vicecoordenadora do LIPIS/PUC-Rio. Profa. da Ps-graduao em Psicologia Jurdica da UERJ e da UNP/RN.
zamoramh@oi.com.br; zamoramh@yahoo.com.br

Dados gerais sobre a violncia, adolescncia e juventude no Brasil

Dados da violncia estrutural


O Brasil tem 25 milhes de adolescentes, ou seja pessoas na faixa de 12 a 18 anos, cerca de 15% da populao. um pas marcado por uma intensa desigualdade social, reflexo da perversa concentrao de renda. Os 10% mais ricos concentram 75,4% da riqueza do pas. Os pobres pagam 44% mais impostos do que ricos.
IPEA/Folha de So Paulo, 2008, http://www1.folha. uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u402037.shtml

Insegurana social no neoliberalismo


A insegurana social no alimenta somente a pobreza. Ela age como um princpio de desmoralizao, de dissociao social maneira de um vrus que impregna a vida cotidiana. Dissolve os laos sociais e mina as estruturas psquicas dos indivduos.
Castel, R. A insegurana social O que ser protegido? Petrpolis: Ed. Vozes, 2005.

Dados da desigualdade tnica


Do total de pessoas que vivem em domiclios com renda per capita inferior a meio salrio mnimo somente 20,5% so brancos, contra 44,1% dos negros. Cerca de 20% dos adolescentes brancos vivem em famlias cujo rendimento mensal de at dois salrios mnimos, enquanto que a proporo correspondente de adolescentes no brancos de 39,8%. A taxa de analfabetismo entre os negros de 12,9% nas reas urbanas, contra 5,7% entre os brancos.
IPEA/UNIFEM, Retrato das Desigualdades Gnero e Raa, 2005.

Dados da desigualdade tnica


Principais vtimas da violncia urbana, alvos prediletos dos homicidas e dos excessos policiais, os jovens negros lideram o ranking dos que vivem em famlias consideradas pobres e dos que recebem os salrios mais baixos do mercado. Eles encabeam, tambm, a lista dos desempregados, dos analfabetos, dos que abandonam a escola antes de tempo e dos que tm maior defasagem escolar.
Bento e Beghin, 2005, http://www.ipea.gov.br/sites/ 000/2/publicacoes/bpsociais/bps_11/ENSAIO4_Maria.pdf

Dados da violncia contra os adolescentes e jovens


Segundo Jlio Waiselfisz, Mapa da Violncia IV (2004), a morte por causas externas na populao jovem de 72%, e destas 39,9% referem-se a homicdios praticados contra a populao adolescente e jovem. J em relao populao no jovem, a taxa de bitos de 9,8% e destes os homicdios representam apenas 3,3%. Nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Esprito Santo mais da metade das mortes de jovens foram provocadas por homicdio. H vtimas preferenciais. Os rapazes so 93% das vtimas. A taxa de homicdios de negros 85% superior ao de jovens brancos.

Dados da violncia contra os adolescentes e jovens


No Brasil morrem mais meninos e jovens entre 13 e 24 anos do que em muitos pases em guerra, como no conflito entre Israel e Palestina e mais que na Guerra do Golfo, por exemplo. No preciso pedir mais severidade nas penas nem reduo da maioridade penal para punir os infratores pobres. A pena de morte j est em vigor para as camadas pobres da populao sem processo, sem apelao, sem defesa.
(Mapas da Violncia, http://www.unesco.org.br/publicacoes/livros/ mapaiv/mostra_documento)

Seriam os adolescentes os maiores responsveis pela violncia no Brasil?

Dados da violncia dos adolescentes


O levantamento estatstico da SEDH (2004) identificou que existiam no Brasil cerca de 39.578 adolescentes no sistema socioeducativo. Este quantitativo representa apenas 0,2% do total de adolescentes do Brasil. 70% do total de adolescentes no sistema socioeducativo ali se encontravam em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, o que pressupe que sejam atos infracionais menos graves.

Menores perigosos:

Dados da violncia dos adolescentes


Os adolescentes (12-17 anos) no so os maiores responsveis pela violncia no Brasil. As estatsticas mostram que o percentual de infraes feitas por eles de menos de 10%, contra 90% das infraes de adultos.
(Sociedade Brasileira de Pediatria, http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=52&id_detalhe=1385&tipo=D).

Menores perigosos:

O ILANUD informou que, de 2100 adolescentes acusados em So Paulo, apenas 1,6% deles tinham cometido crimes contra a vida, como homicdio.
(Relatrio Final do Projeto Centro de Defesa Tcnico-Jurdica de Adolescentes em Conflito com a Lei, ILANUD, 2003).

Dados da violncia dos adolescentes


Dados de 2003 da Secretaria da Segurana Pblica de So Paulo, 1% dos homicdios dolosos (com inteno) em todo o Estado. Eles envolvidos em 1,5% do total de roubos - maior motivo de internao na Febem - e 2,6% dos latrocnios.
(http://www.consciencia.net/2004/mes/01/maioridade.html)

Outros dados mais atuais informam que 73,8% do total de atos infracionais so contra o patrimnio, das quais mais de 50% so meros furtos.
(SEDH, 2004).

Quem o adolescente privado de liberdade no Brasil?

A maioria (90%) do sexo masculino, no freqentava a escola quando praticou o delito (51%) e no trabalhava (49%). Estar na escola e/ou ter um trabalho protegem o adolescente da prtica de atos infracionais. O investimento em educao e em profissionalizao uma sada eficaz.

Quem o adolescente privado de liberdade no Brasil?


Segundo dados de 2002, havia no pas 9.555 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internao e internao provisria. Destes, 76% tinha idade entre 16 e 18 anos. 81% vivia com a famlia quando praticou o ato infracional. 12,7% vivia em famlias que no possuam nenhuma renda mensal; 66% em famlias com renda mensal de at dois salrios mnimos. 62% no branco e em alguns estados e unidades este total chega a 97% dos rapazes.
IPEA, 2003: http://www.ipea.gov.br/pub/td/2003/td_0979.pdf

Prises da misria:
seletividade do sistema socioeducativo

Criminalizao da pobreza
Como afirma Loc Wacquant, a um Estado social mnimo corresponde um Estado penal mximo: vivemos uma era de criminalizao da pobreza. Projetos de lei para a reduo da maioridade penal - e mesmo pena de morte - disseminam-se, fomentando um discurso do medo e do dio. A mdia amplifica cada delito de adolescente e o Estatuto tem sido alvo de crticas, por sua suposta brandura para com bandidos irrecuperveis. No se d ao povo elementos para constituir um debate aprofundado e nem outras solues que no as repressivas.
WACQUANT, L. As prises da misria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

Criminalizao da pobreza
Observe-se que os 9555 adolescentes em privao de liberdade em 2002 j eram 15426 em 2006. Em dez anos, o nmero de adolescentes em privao de liberdade no pas cresceu 363%. No Nordeste, neste tempo, cresceu 681%. As percentagens de homicdios, por exemplo, continuam inalteradas, por volta de 19% do total de delitos.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2006: http://www.pol.org.br/publicacoes/pdf/cartilha_sn_socioeducativa. pdf.

Como indica o ECA, o simples furto no deveria ser causa de medida de privao de liberdade, mas quase 15% das internaes do pas.
IPEA, 2003: http://www.ipea.gov.br/pub/td/2003/td_0979.pdf

A questo das drogas


Quase nove em dez adolescentes internos no sistema dito socioeducativo no Brasil estavam drogados quando cometeram as infraes. A maioria usava maconha (67,1%), lcool (32,4%) ou crack (31,3%), segundo a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica, 2002. Existe uma poltica pblica eficiente de preveno e tratamento de drogas, uma discusso sria sobre drogas? Ou apenas a criminalizao dos usurios pobres?

A questo das drogas


Vemos dois discursos (e prticas) sobre drogas no universo socioeducativo. Um deles ligado represso, tende a criminalizar o usurio ou a entend-lo como doente. O modelo da abstinncia, do controle social. Outro, centrado no resgate da cidadania e da reinsero social, visa minimizar as conseqncias nocivas do consumo, priorizando sua sade e da comunidade em geral. O predomnio do paradigma repressivo, que persiste na mentalidade dos operadores do Direito, tem enchido as unidades de internao, tornando-as espaos insuportveis para jovens e funcionrios.

Como a medida socioeducativa cumprida?


O Brasil possui uma longa tradio de institucionalizao de crianas e adolescentes das camadas populares. Tal tendncia foi crescente, criando muitas instituies ao longo de nossa histria. Segundo dados do IPEA (2003), existiam 190 Unidades de atendimento socioeducativo que executam a medida de internao e 76 Unidades de Semiliberdade. As Regras Mnimas das Naes Unidas para a Proteo de Jovens Privados de Liberdade estabelece o princpio ratificado pelo ECA - que o espao fsico das Unidades de privao de liberdade deve assegurar os requisitos de sade e dignidade.

Como a medida socioeducativa cumprida?


Entretanto, 71% de direes das entidades e/ou programas de atendimento socioeducativo de internao pesquisadas em 2002 afirmou que o ambiente fsico dessas unidades no era adequado s necessidades humanas. Os demais disseram que no havia proposta pedaggica adequada em relao ao ECA. A instituio [do tipo] FEBEM a filha dileta do Cdigo de Menores, ainda largamente hegemnica, que subsiste na vigncia do ECA (Dep. Marcos Rolim). E em tempos de SINASE!
IPEA, 2003: http://www.ipea.gov.br/pub/td/2003/td_0979.pdf

O nus da cultura prisional


Hoje temos o crescimento de 28% do nmero de unidades de internao entre 2002-2006. 60% das prefeituras brasileiras no implantou a execuo de medidas em meio aberto. 43% dos municpios brasileiros sequer tem execuo de medidas em meio aberto, municipalizadas ou no. Cerca de R$4000,00 per capita mensal so gastos com adolescentes internados!?!
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2006: http://www.pol.org.br/publicacoes/pdf/cartilha_sn_socioeducativa. pdf.

A melhor unidade de internao de adolescente aquela que nem precisaria existir (Carmem Oliveira, SEDH)

O nus da cultura prisional


O Esprito Santo em 2006 no possua vagas em semiliberdade. 17 estados no possuam vagas de semi-liberdade para meninas. O atendimento a adolescentes com deficincia mental e sofrimento psquico precrio. No podemos chamar de atendimento a medicalizao em massa, comum nas unidades, nem podemos admitir a inveno de novas instituies totais! 685 adolescentes esto cumprindo medidas em cadeias, sobretudo em Minas e no Paran. E ainda faltam vagas para internao!!!

Celas abarrotadas, condies de higiene precrias e risco constante de motins.


Verdadeiras Masmorras, HRW, http://www.hrw.org/portuguese/reports/brazil1204/ brazil1204pt.pdf

Por que ainda no superamos o modelo do reformatrio?

Moralidade, boa conduta, juzo:


O maior exige do menor
Crianas de trs anos entendem que errado ferir algum, porque quando algum bate em voc, isso di e voc comea a chorar". Por volta dos 10 anos, quase todas as crianas j construram um entendimento de justia como reciprocidade. A tarefa de desenvolvimento da adolescncia e idade adulta expandir o sentimento de justia para incluir a compaixo - e no apenas a justia pura - e vincular este sentimento de justia mais complexo com uma obrigao conceitualmente imperiosa para todas as pessoas.
Nucci, L. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151797022000000200006&script=sci_arttext&tlng=pt

Moralidade, boa conduta, juzo:


O maior exige do menor
A moralidade no abstrata, mas social. O adolescente pobre ou rico um agudo leitor e crtico poltico dos valores morais e do comportamento de sua famlia, de sua comunidade, de seu pas. Ele quer contestar no por contestar, mas por no aceitar nosso conformismo e passividade diante do que deveria ser inaceitvel. Sua forma de contestar pode no ser a mais adequada, mas ele no se conforma com a naturalizao das regras e formas sociais sem perguntar se elas podem ou no ser alteradas.
Nucci, L. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151797022000000200006&script=sci_arttext&tlng=pt

Moralidade, boa conduta, juzo:


O maior exige do menor
O desenvolvimento de sujeitos morais nunca pode ser atingido sem o desenvolvimento de uma sociedade moral. Se o pacto social no se estabelece e se fortalece, como a criana poderia ser limitada em seu desejo onipotente? A Lei precisa demarcar um lugar para o sujeito, tem que ter valor e ser justa, deve se aplicar a todos e representar a todos. A Lei existe no para humilhar e degradar o desejo, mas para estrutur-lo, integrando-o no circuito do intercmbio social.
Biaggio, A. M. B. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010279721997000100005&script=sci_arttext&tlng=in

Moralidade, boa conduta, juzo:


O maior exige do menor
Atos anti-sociais no dependem de classe social. No h uma natureza ou essncia determinante da destrutividade desses meninos e meninas. Muitas vezes essas crianas perderam algo precioso que antes vivenciaram e que isso aconteceu por uma falha do ambiente. E porque o jovem vive o ressentimento dessa perda de algo bom, exatamente porque reivindica, que existe a possibilidade de poder mudar. Os comportamentos anti-sociais so estratgias de sobrevivncia em um mundo com regras e limites fluidos. Os atos anti-sociais so expresso da falncia do pacto social, sendo uma tentativa de comunicao do jovem.
Maia, M. V. M. Rios sem discurso. reflexes sobre a agressividade da infncia na contemporaneidade, 2007.

Moralidade, boa conduta, juzo:


O maior exige do menor
Quem se importa com esses meninos e meninas? Quem se prope a entender os apelos feitos por elas por meio de seus atos destrutivos? O que se pode fazer para que a criana transgressora no venha a ter como limite somente as barras de uma priso ou a prpria morte? De que maneira a sociedade, que deve pedir contas de seus atos infracionais, tambm se mostra compassiva, d a ateno pedida pela transgresso e aposta na possibilidade de transformao? Que educao e que cuidados so prestados essa criana que agride, mas tambm sofre?
Maia, M. V. M. Rios sem discurso. reflexes sobre a agressividade da infncia na contemporaneidade, 2007.

O que a pedagogia da violncia realmente ensina ao adolescente?

A quem ainda interessa a educao nazista do reformatrio?

Em conflito com a Lei...


O Estado no garante a prioridade s crianas e adolescentes. No estabeleceu polticas pblicas voltadas orientao, apoio e promoo scio-familiar. No garantiu a proteo social s crianas vulnerveis explorao sexual, do trabalho infantil, violncia. No h nmero suficiente de Conselhos Tutelares e nem de abrigos na maioria das cidades, nem seu funcionamento e estruturas so adequados. Por que no ver que a falta de direitos e a desigualdade social tambm violenta? Como podemos reverter tal situao na concretude de nossas prticas?

You might also like