You are on page 1of 15

Tcnicas de manejo:

Dificuldades encontradas para diagnstico de gestao gemelar em eqinos:


Dificuldade de distinguir as estruturas no feto Impossibilidade de diagnosticar o batimento cardaco dos dois fetos O crescimento dos fetos podem no ser no mesmo tempo(isso ocorre principalmente quando h uma ovulao no sincronizada) Inexperincia do veterinrio Outros.

Aborto espontneo:

Gestaes gemelares unilaterais:


vascularizao que envolve o disco embrionrio no tem contato com o lume uterino( 20 dias de gestao). Parte vascularizada tem contato parcial com o lume uterino;eliminao antes da formao do alantide(+- 25 dias) Contato do alantide com o lume uterino inadequado e este no desempenha sua funo(30 dias)

Gestaes Gemelares Bilaterais:


- Nutrio - Mal desenvolvimento embrionrio -> absoro natural

(c)

(d)

Figure 220.1 (c) Synchronous ovulations result in twins of similar size.(d) Gross disparity in size suggests either a large number of days between ovulations or abnormal embryonic development of the smaller vesicle. Fonte:Equine Reproduction, 2nd Edition

Formas de Diagnstico:

Ausncia de um novo comportamento de estro . Estrognios placentrios Avaliao de nveis hormonais progesterona Gonadotrona Corinica Eqina (eCG, ou PMSG Gonadotrona Srica da gua Prenhe).

Mais utilizada:
Exame de ultrassonografia transretal (10 ao 45 dia)

Mtodos para auxlio: Ultra-sonografia Transabdominal:guas de tamanho pequeno;final da


gestao;transdutor de 2,5 a 5 MHz. Puno Fetal Guiada por Ultrassom Transvaginal:aspirao dos fluidos do feto escolhido.

Tcnicas de manejo:

Reconhecimento da gestao antes ou at o 16 dia aps a ovulao:

Atravs da confirmao do diagnstico,a manipulao das vesculas para a realizao da tcnica de esmagamento(Crushing) ideal no perodo do 13 ao 15 dia onde ainda so mveis e possuem maior distancia entre elas porm,o indice de absoro nesse perodo alto,podendo ser escolhido como forma de manejo a observao da evoluo do caso.

Tcnicas de manejo:

Do 17 dias ao 20 dia - em todos os caso de fixao bilateral dos embries,a destruio de um deles deve ser imediata porm,a taxa de absoro neste perodo por ser alta,recomenda-se no fazer manuseio do embrio e aguardar a absoro embrionria natural . Do 21 dia ao 30 dia - deve-se destruir uma das vesculas imediatamente ou esperar que ocorra a absoro embrionria (50% de chances de ocorrer). Do 30 ao 35 dia Recomenda-se pinar uma das vesculas com a sonda e criar um efeito de flocos de neve(derramamento de clulas pela membrana).

Do 36 ao 60 dia :puno fetal guiada pelo ultrassom transvaginal.

Figure 220.11 Normal 48-day pregnancy on the left and resorption of fluids and the fetus on the right.

Do 60 dia ao 100 dia :deslocamento da cabea do feto e laparotomia em estao pelo flanco.
Figure 220.14 Demonstration of correct response to dislocation. A blind ending stump at the end of the neck is clearly visible (arrow).

Tcnicas de manejo:

Do 60 ao 140 dia de gestao:


puno cardaca guiada pelo ultra-som transabdominal; injeo de cloreto de potssio(2 a 12meq) ou suspenso aquosa de penicilina e estreptomicina; uso externo de progesterona junto um suporte nutricional traumatismo craniano deslizamento da membrana laparotomia pelo flanco

Observaes:

Melhor mtodo: identificao precoce e esmagamento. Aconselha-se uso de antiprostaglandnicos(Flunexim Melgumine 1mg/kg IV) 1h antes da manipulao evitar risco de eliminao dos dois produtos. Ambos os fetos:PGF 2alfa antes dos 35 dias - Altrenogest auxilia na normalizao do ciclo estral(0,044 mg/kg)(Webel & Squires (1982)).

Tcnica de esmagamento:

Quanto menor for a vescula ou a vescula que precisa o mnimo de manipulao uterina preferencialmente destrudas. Quando as vesculas embrionrias se encontram lado a lado, o movimento da vescula mais prximo da ponta de um corno pode ocorrer com a manipulao manual para separ-las.

Tcnica de esmagamento:

Reduo manual preferencialmente realizada antes da fixao do vesculas embrionrias. Se concepo de gmeos foram observados aps a fixao,a reduo manual pode ser tentada, porm reduo manual de gmeos unilateralmente fixadas difcil sem danificar ambos os conceptos.

Tcnica de esmagamento

Uma tentativa de reduo manual de gmeos bilaterais entre os dias 21 e 40 uma necessidade se o aborto, numa fase posterior da gestao para ser evitado. Cerca 65 %de gmeos bilaterais podem ser reduzidos a uma gestao nica por esmagamento uma vescula antes de 30 dias de gestao.

Tcnica de esmagamento

Com os gmeos bilaterais de idade gestacional superior 35 dias, h um maior risco de aborto, numa fase posterior, se uma vescula esmagada ocorre potencialmente porque o fluido libertado a partir da vescula esmagada entra em contato com o endomtrio e provoca uma perda de contato resultando em uma reduo de 60% para apensas 28% das guas ter um potro nico vivel.

Fontes:

Tratamento de guas receptoras de embries visando sua utilizao no segundo dia ps-ovulao;Jos Renato Costa Caiado, Francisco Alozio Fonseca, Jos Frederico Straggiotti Silva,Reginaldo da Silva Fontes; R. Bras. Zootec., v.36, n.2, p.360-368, 2007 Obstetricia Veterinria;Prestes,Nereu Carlos;Landim-Alvarenga,Fernanda da Cruz,pgs 134 e 135. Equine Reproduction, Second Edition. Edited by Angus O. McKinnon, Edward L. Squires, Wendy E. Vaala and Dickson D. Varnerc_ 2011 Blackwell Publishing Ltd./ Reproduo da gua para veterinrios de eqinos;Ley,William B pgs 129 a 133 Pascoe DR, Pascoe RR, Hughes JP, Stabenfeldt GH, Kindahl H. Comparison of two techniques and three hormone therapies for management of twin conceptuses by manual embryonic reduction. J Reprod Fertil Suppl 1987.

Perguntas ?????

You might also like