You are on page 1of 9

IF102 -CONSERVAO DE

RECURSOS NATURAIS

O Bioma Cerrado: um bem e um servio dos muitos que ele oferece a ns brasileiros.
Luiz Fernando de Sousa Antunes 201001548-5

VALORES ECONMICOS DO CERRADO

O Cerrado o segundo maior bioma brasileiro, abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Gois, Tocantins, Bahia, Maranho, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piau e o Distrito Federal, sendo superado em rea apenas pela Amaznia. Ocupa 21% do territrio nacional e considerado a ltima fronteira agrcola do planeta (Borlaug, 2002). um conjunto de ecossistemas (savanas, matas, campos e matas de galeria)que ocorrem no Brasil Central. Para torn-los produtivos para fins agrcolas, aplicamse fertilizantes e calcrio aos solos do Cerrado.

STATUS DE CONSERVAO

Cerca de metade dos 2 milhes de km originais do Cerrado foram transformados em pastagens A rea total para conservao de cerca de 33.000km, claramente insuficiente quando comparada com os principais usos da terra no Cerrado.Ou seja, 2,25% do Cerrado protegido sob a forma de Parques ou Reservas. A destruio dos ecossistemas que constituem o Cerrado continua de forma acelerada, onde 55% do Cerrado j foram desmatados ou transformados pela ao humana (Machado et al., 2004), o que equivale a uma rea de 880.000km, ou seja quase trs vezes a rea desmatada na Amaznia brasileira.

FATORES QUE COMPROMETEM O BIOMA

Desmatamento

CONSEQNCIAS DA PERDA DO CERRADO

Degradao do solo por eroses; Perda de biodiversidade; Alteraes em ciclos de fixao de CO; Introduo de espcies exticas;

Insumos Agrcolas.
Ameaa aos abastecimentos de gua nas cidade adjacentes; - Em especial o Aqfero Guarani.

MEDIDAS DE CONSERVAO EXISTENTES.


Medidas conservacionistas:

demonstrar a importncia que a biodiversidade desempenha no funcionamento dos ecossistemas. O conhecimento sobre a biodiversidade e as implicaes das alteraes no uso da terra sobre o funcionamento dos ecossistemas sero fundamentais para o debate desenvolvimento versus conservao;

Aumentar o nmero de APPs e Parques;


Legislao

DOS TANTOS RECURSOS QUE ELE NOS OFERECE...

Riquezas oferecidas: frutas, plantas ornamentais e criao de animais silvestres


(regulamentados pelo IBAMA em 1997), apicultura, artesanatos, etc.

Bens:

Recursos Hdricos : O Cerrado pode ser considerado a caixa dgua do Brasil.


Dele saem os afluentes do Paran, do So Francisco e da margem direita do Amazonas, ou seja, os principais rios brasileiros. A multiplicao de pivs centrais para irrigao est afetando o lenol fretico.

Plantas medicinais: As plantas medicinais nativas do Cerrado, que incluem


angico, arnica, barbatimo, catuaba, copaba, faveira e sucupira, entre muitas outras,so consumidas por todas as camadas de renda (Ioris, 1999).

Servios: Seqestro do carbono (CO) atmosfrico; Controle das eroses; Regulao do clima

COMO RESTAURAR ESTES BENS E SERVIOS?


As inter-relaes entre gua, biodiversidade e carbono, que podem ser resumidas na frmula ABC, podem fundamentar uma nova viso ecossistmica do Cerrado como globalmente e localmente importante, em vez de algo desprezvel e sem valor. Elaborar planos diretores para sua preservao e frear seu desmatamento de forma efetiva, bem como seus apndices (aqferos, rios, etc.), amenizar os impactos e conservar a qualidade de vida a ns e aos brasileiros futuros!

REFERNCIAS:

Sawyer, Donald. Populao, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel no Cerrado. Instituto Sociedade, Populao e Natureza (ISPN). SIQUEIRA,J.C. O bioma cerrado e a preservao de grupos taxonmicos: um olhar sobre as Amaranthaceae. Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio. Klink,Carlos A . Machado Ricardo B . A conservao do Cerrado brasileiro. Departamento de Ecologia. Instituto de Biologia. Universidade de Braslia (UnB). Conservao Internacional e Ncleo de Referncia em Cincias Ambientais do Trpico Ecotonal do Nordeste (TROPEN). Fundao Pr-Natureza. O Projeto de Implementao de Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPN) no Cerrado Brasileiro, disponvel em: http://funatura.org.br/home/index.php?option=com_content&task=view&id=20 , ltimo acesso em 28/08/2011. Revista Superinteressante. Floresta e cerrado sob risco de extino, disponvel em: http://super.abril.com.br/superarquivo/2004/conteudo_125412.shtml , ltimo acesso em 28/08/2011. Site oficial:O Aqfero Guarani. Disponvel em: http://www.oaquiferoguarani.com.br/index_02.htm, ltimo acesso em 28/08/2011 Desmatamentos no bioma Cerrado: uma anlise temporal (2001-2005) com base nos dados MODIS - MOD13Q1 , disponvel em: http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2006/11.15.21.21/doc/3877-3883.pdf , ltimo acesso em 28/08/2011.

You might also like