You are on page 1of 14

Escola Secundria Fernando Namora

Ano Lectivo 2012/13

Psicopatologia

Trabalho realizado por: Professora Lusa Costa Mdulo: Semiologia Psquica


Brbara Borges N 14 11AP5 Daniela Barreira N6 11 AP5

Atravs do curso do pensamento podemos ver, inicialmente, o seu ritmo. Quanto a isto, o pensamento pode manifestar-se normal, rpido ou lento. No seu ritmo lento temos a Inibio do Pensamento. A inibio do pensamento um sintoma que se manifesta atravs da lentido de todos os processos psquicos. Nos doentes que sofrem desta patologia, observa-se tambm grande dificuldade na percepo dos estmulos sensoriais, limitao do nmero de representaes e lentido no processo e evocao das lembranas.

Os pacientes com inibio do pensamento mantm-se apticos, no falam espontaneamente nem respondem s perguntas com vivacidade, respondem lentamente ou com dificuldade. A perturbao tambm qualitativa ou seja, atinge a essncia do pensamento e acompanha-se, geralmente, de um sentimento subjetivo de incapacidade. Junto com inibio do pensamento pode haver ainda sentimento de pouco interesse, de impreciso a respeito das opinies, dificuldades para a escrita e lentido para andar. Esses pacientes revelam dificuldade de compreenso, de iniciar uma conversao, de escolher palavras, enfim, eles pensam com grande esforo

A Fuga de Ideias uma alterao da expresso do pensamento caracterizada por uma variao incessante do tema e uma dificuldade importante para se chegar a uma concluso . A progresso do pensamento encontra-se seriamente comprometida por uma acelerao associativa, a tal ponto que, a ideia em curso sempre perturbada por uma nova ideia que se forma. Segundo Bleuler, na Fuga de Ideias os doentes geralmente so desviados da representao do objetivo atravs de quaisquer ideias secundrias. Assim, no pensamento com Fuga de Ideias, o que h no uma carncia de objetivos mas uma mudana constante do objetivo devido a extraordinria velocidade no fluxo das ideias.

1.

A sucesso de novas ideias, sem que haja concluso da primeira, torna o discurso pouco ou nada inteligvel. H, pois, passagem de um assunto para outro sem que o primeiro tenha chegado ao fim. Normalmente costumamos observar 4 caractersticas na Fuga de Ideias: Desordem e falta aparente de finalidade das operaes intelectuais: mesmo quando h certa relao entre os conceitos, o conjunto carece de sentido e de significado; Predomnio de associaes disparatados; Distratibilidade. Facilidade de se desviar do curso do pensamento sob a influncia dos estmulos exteriores; Frequente acelerao do ritmo da expresso verbal.

2. 3.
4.

O paciente com fuga de idias incapaz de concentrar sua ateno, dispersando-se numa multiplicidade de estmulos sensoriais sem se concentrar em nada especfico.

A Fuga de Idias normalmente est associada a acelerao do psiquismo, ou Taquipsiquismo: um estado afetivo comumente encontrado na hipomania ou mania, ou seja, na euforia. Seria como se a eloquncia na produo de idias superasse a capacidade de verbaliz-las. O fenmeno de produo aumentada de palavras, que pode ser ou no acompanhada/associada Fuga de Ideias denomina-se Logorreia. Na prtica psiquitrica o observador pode ter a falsa impresso de que o paciente verborrgico (com ou sem Fuga de Idias) tem uma crtica aumentada e arguta. Entretanto, ainda que seja capaz de observaes perspicazes e ferinas, isso se deve perda da inibio social que normalmente acompanha os estados manacos e, de fato, o que se v mais uma atitude de inconvenincia do que um juzo crtico apurado. O homem sadio no diz muitas coisas que poderiam ser ditas porque, em certas ocasies e circunstncias alguns comentrios no so recomendados pela tica. Tais consideraes no existem nos pacientes eufricos.

O prprio doente vivencia a sbita interrupo do curso do pensamento. Por vezes, inclusivamente, como roubo ou interrupo do pensamento por foras exteriores. O pensamento interrompido reconhecvel, tal como o bloqueado, porque o discurso do doente fica subitamente interrompido

O pensamento perde a coeso por erros associativos. O pensamento do doente e a sua linguagem j no conservam qualquer coerncia lgica, ou afetivamente compreensvel. Encontra-se disperso por diferentes fragmentos, aparentemente misturados, sem nexo (pensamento dissociado). A incoerncia do pensamento pode estar ligada a qualquer tipo de modificao da sua velocidade.

A sintaxe pode estar destruda (paragramatismo, parassintaxe), at no ser mais que uma incompreensvel miscelnea de palavras ou de slabas desprovidas de sentido (deteriorao da linguagem, esquizofasia). Por outro lado, existe tambm uma incoerncia, na qual o doente constri as frases corretamente, do ponto de vista sinttico, mas o contedo do que diz destitudo de coerncia para a pessoa s que o ouve. [Pensamento Incoerente (pouca clareza, com ideias de referncia pouco elaboradas, sem sistematizao, perda de lgica com discurso ininteligvel).

D-se uma interrupo brusca do pensamento. O discurso retomado algum tempo depois noutro ponto. Sbita suspenso do curso do pensamento. O doente detm-se a meio de uma conversa, cala-se, perde o fio do discurso, ocasionalmente retoma a conversa com outro tema. Os bloqueios ocorrem em clara conscincia e no devem ser confundidos com a interrupo do curso do pensamento provocada por uma ausncia. Ocorrem igualmente bloqueios como consequncia de uma total perplexidade sbita, em estados de terror, durante o sentimento de vazio interior, etc. Na esquizofrenia, surge tambm um bloqueio ativo, causado por negativismo

Significa a hesitao , quase sempre continuada, do curso do pensamento. Reconhece-se o facto na persistncia, viscosidade e torpidez dos modos com que o doente fala e reage. O pensamento inibido est tambm frequentemente lentificado. Encontra-se lentificao do pensamento nas perturbaes da conscincia, na sonolncia, na depresso inibida, etc

H limitao dos contedos. O doente tem dificuldade em mudar de tema. Pensamento pobre de ideias e de conexes, de contedo limitado. Do ponto de vista subjetivo, pode haver uma perceo introspetiva (particularmente na depresso e no inicio da sndrome psicorgnica) ou apresentar-se ao observador como (aquilo que j no percebido pelo doente) escassez ou ausncia de ideias, e finalmente mesmo vazio (na demncia e na inibio profunda do pensamento dos depressivos).

Reduo dos contedos do pensamento, pobreza de assuntos, polarizao sobre um nmero reduzido de objetivos, diminuio da mobilidade mental. Na pobreza de pensamento carece-se de capacidade de viso global, de disposio para aprender pontos de vista diferentes. Durante o dilogo, o doente tem dificuldade em passar de um assunto para outro. O prprio doente pode experimentar a pobreza de pensamento como uma incapacidade de desprendimento em relao a certos temas, como um pensamento circular e ruminatrio.

O pensamento repete-se. Uma mesma ideia d continuamente voltas cabea (ou ento, alguns pensamentos), impe-se constantemente, sem que consiga ser elaborada ou concluda. tambm, em parte, descrito como pensamento circular, ruminao depressiva, estado incmodo, cisma.

You might also like