You are on page 1of 25

Faculdade Assis Gurgacz

Disciplina de TCC II

Anlise Crtica de Artigo Cientfico

Acadmicas: Adalgisa Vladia Borgio Aline Fernanda Teixeira Bruna Brasil Rodrigues Furtado Josiclea Garbin Locatelli Karina Marchesini Profa. Msc. Patrcia Stadler Rosa Lucca
Cascavel 2009

Artigo

Ttulo: Avaliao Microbiolgica de bebidas lcteas fermentadas adquiridas no comrcio varejista do Sul de Minas Gerais Autores: Victor Maximiliano Reis Tebaldi, Jane das Graas Oliveira Silva Resende, Guilherme Cabral de vila Ramalho,Thales Leandro Coutinho de Oliveira, Luiz Ronaldo de Abreu, Roberta Hilsdorf Piccoli. Publicao: Revista de Cincia agrotecnica, v. 31, n. 4, p. 10851088, jul/ago., 2007.

Resumo

Apresentao clara e objetiva dos objetivos do trabalho, a metodologia utilizada e os resultados. Porm foi discordante do texto no que se refere a contagem de bactria lcteas totais.

Introduo

Preocupao com a segurana alimentar no pas e no mundo, tendo como resultado um grande nmero de pesquisas nessa rea afim de garantir a segurana do consumidor. Contaminao do leite e de produtos lcteos so relatados em diversos artigos, principalmente sobre queijos.

Introduo

Os principais M.O. causadores de contaminao em produtos lcteos so: coliformes fecais (destacando-se E. coli 0157:H7, que tem capacidade em sobreviver em meios cidos como iogurtes), Staphylococcus aureus, Salmonella sp e leveduras como Kluyveromyces, Saccharomyces, Candida, etc.

Introduo

Existe tambm a necessidade de verificar se os alimentos esto de acordo com seus RT. Desse modo tambm se avaliou a quantidade de bactrias lcticas totais presentes nos leites fermentados comercializados, que segundo seu RT de 106/ml.

Anlise crtica Introduo

Abordou de forma bastante esclarecedora a importncia do estudo para o mbito da segurana alimentar, relatando diversos estudos sobre este assunto e no mesmo estado (MG). Enunciou tambm a importncia da contagem de bactrias lcticas totais no alimento estudado (leite fermentado) e qual sua correlao com a inibio de contaminao microbiana.

Anlise crtica Introduo


A introduo do artigo foi escrita de forma seqencial at o objetivo;
A literatura citada foi pertinente;

Dados e comparaes com pesquisas;

Objetivo

Avaliar as condies higinico-sanitrias de leites fermentados comercializados no sul de Minas Gerais, certificando se estas apresentam-se em conformidade com seu Padro de Identidade e Qualidade.

Anlise crtica Objetivo, hiptese e problema.

O objetivo se encontrava condizente com o ttulo do trabalho. O problema ficou bem esclarecido no texto.

O artigo no apresentava hiptese.

Material e Mtodos

Amostra: 5 (A,B,C, D e E) Quatro repeties de cada marca 20 amostras. Prximo da data de validade ( 5 dias antes) Laboratrio de Microbiologia de Alimentos do Departamento de Cincia dos Alimentos da UFLA.

Material e Mtodos

Preparo das Amostras Homogeneizao 20 vezes Abertura dos frascoscmara fluxo laminar Alquota de 10 mL Becker aparncia Diluio 1ml + 9 mL de gua peptonada

Material e Mtodos
Anlises Microbiolgicas de acordo
com ICMSF (2000) Determinao de Coliformes Totais - 1 ml da amostra diluida tubo com Lauril Sulfato Triptose - Incubados 35C/24-48 horas.

Material e Mtodos
Anlises Microbiolgicas
Contagem de fungos filamentosos e leveduras - gar Batata Dextrose, acrescido de 0,2 mL de cido tartrico semeadura - Incubao 25C por 5 dias.

Material e Mtodos
Anlises Microbiolgicas
Contagem de bactrias lcticas viveis -Mtodo de plaqueamento -1 ml do inoculo + gar MRS secagem -Atmosfera de CO2 -Incubao 30C por 5 dias

Anlise crticaMaterial e Mtodos

Explicou de forma detalhada e objetiva todos os procedimentos, incluindo a semeadura da amostra possibilitando repetio do mtodo. No relatou se fez mais de uma vez para cada repetio. No relatou em nenhum momento se fez alguma anlise estatstica dos dados obtidos.

Resultados e discusso
Coliformes totais Negativo Explicou brevemente os motivos de no haver esses M.O. no alimento (baixo p.H.), alm de indicar boas condies no processamento do mesmo.

Resultados e Discusso
Contagem de Fungos Filamentosos e Leveduras Negativo Explicou brevemente a importncia de se contar esses M.O., o que eles podem causar ao alimento e ao indivduo, e sugerem quais as causas de possvel contaminao pelos mesmos.

Resultados e Discusso
Contagem de Bactrias Lcticas Bactrias lcticas (UFC/ml)

Marcas
Repetio 1 A <106 B <106 C D E <106

4,7x108 <106

2
3 4

<106
<106 <106

<106
<106 <106

2,6x108 <106
2,7x108 <106 3,2x108 <106

<106
<106 <106

Resultados e Discusso

5 marcas analisadas1 apresentou-se dentro dos padres de contagens estabelecidos (Instruo Normativa n 36 de 21/12/2000 MAPA- e Resoluo RDC n 12 de 02/01/2001 - ANVISA) O valor mnimo de 106 UFC/ mL de bactrias lticas em bebidas lcteas fermentadas. Bactria lctica prolongar vida de prateleira

Analise crtica Resultados e Discusso

A tabela apresenta de forma clara os resultados. Porm, no resumo, os autores deixaram bem claro que em NENHUMA das anlises, estava de acordo com as legislaes. Falha da reviso do texto pelos autores. Falha da reviso pelos revisores do peridico.

Analise crtica Resultados e Discusso

A discusso foi encaminhada de maneira lgica a partir dos resultados O artigo no relatou valores de referncia e nem os valores obtidos nas anlise negativas. No faz comparaes de resultados com outros artigos Pesquisa qualitativa e quantitativa

Concluso

Conseguiu realizar seus objetivos de verificar as condies higinico-sanitrias dos produtos, no sendo encontrados coliformes, fungos filamentosos e leveduras. Comprovou que somente 1 dos 5 produtos estavam de acordo com o seu PIQ sobre bactrias lcticas.

Anlise crtica

No foi citado no artigo limitaes e deficincias da pesquisa realizada Pontos duvidosos em relao aos valores das analises negativas Aplicao Prtica descrito na literatura sendo possvel repeties Concluso baseada nos resultados Custo-benefcio a avaliao microbiolgica dos produtos lcticos contribuem para evitar danos a sade da populao, diminuindo os custos com medicamentos Raciocniolgico e claro

You might also like