You are on page 1of 22

Introduo Estratgia empresarial

Por Carlos Reis

ESTRATGIA DEFINIES:
Muitos manifestos continuam a surgir pretendendo definir o termo. Portanto, seria idiossincrtico comear jogando mais uma definio sobre essa pilha. Vejamos algumas definies j apresentadas...
2

ESTRATGIA ... (ORIGEM)


A arte da guerra (Sun Tzu), principalmente o planejamento dos movimentos de tropas e navios etc, para posies favorveis: plano de ao em comrcio ou poltica etc (Oxford Dictionary).

HISTRICO
Para a grande maioria dos estudiosos, o Planejamento como instrumento de poltica econmica surge por volta de 1929 na ento URSS, sendo esse o nico pas a us-lo, at a Segunda Grande Guerra, de forma sistemtica. E no Brasil...
4

Apresentando a palavra "estratgia" por seu aspecto etimolgico, temos:


Strats / Stratia = exrcito acampado Stratia = expedio / campanha Strategeo = liderar como um General Strategs = comandante de exrcito Strategia = qualidades e habilidades do General

Os 5 Ps da Estratgia
(HENRY MINTZBERG - Guru dos gurus)
Plano: (+ usado) um guia de ao para o futuro (caminho ou direo). O plano se destina a assegurar que os objetivos da organizao sejam atingidos. Exemplo: a empresa que elaborou a estratgia para aumentar a sua participao no mercado. Plot (Truque): manobra para iludir a concorrncia. Padro: colocar a estratgia em prtica. Constncia de comportamento (ao) ao longo do tempo. A ao padro confere constncia de propsito. Exemplo: Ford, em seu modelo T, s oferecido na cor preta.
6

Estratgia como o caminho

Os 5 Ps da Estratgia
(HENRY MINTZBERG - Guru dos gurus)
Posio: voltada para fora (ambiente)
a localizao da empresa no mercado; Viso mercadolgica (Porter).

Perspectiva: voltada para dentro


a maneira da empresa fazer as coisas, sua viso do mundo; Os socilogos chamam de ideologia, os psiclogos chamam de personalidade e os antroplogos chamam de cultura.
8

Estratgia como Posio:


Aqui a organizao busca no nicho, ou indstria, em que atua, um posicionamento que lhe permita sustentar-se e defender sua posio dentro desta indstria. Como posio, a estratgia encoraja as organizaes a analisarem o ambiente, buscando uma posio que as protejam, visando defender-se e influenciar a competio. Porter, representativo autor da escola de posicionamento, que dominou o cenrio empresarial na dcada de 80.
9

ESTRATGIA X ESTRATGICA
Ao estudar o rendimento de cereais, a anlise mostra que carece de potssio. Pode-se dizer que a falta deste um fator estratgico ou limitante (Barnard); A estratgia pode ser definida como a determinao de metas e objetivos de uma organizao a longo prazo, bem como a adoo de curso de ao e a alocao de recursos necessrios consecuo dessas metas (Chandler).
10

O QUE e PARA QUE SERVE?


um processo gerencial que possibilita estabelecer um rumo a ser seguido pelas empresa, com vistas a obter a otimizao dos recursos organizacionais em relao ao ambiente; A formulao de estratgias serve para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaas ambientais utilizando os pontos fortes e eliminando os pontos fracos da organizao para a consecuo de sua misso.
11

O que planejamento?
Por Planejamento, pode-se entender a submisso de um conjunto de atividades a um Plano (conceito clssico) ou, um conjunto previamente ordenado de aes com o fim de alcanar os objetivos, compreendendo a alocao de recursos humanos, materiais e financeiros, e procedimentos de avaliao.
12

ESTRATGIA E PLANEJAMENTO
Embora as definies de estratgia se confundam com a de planejamento, devemos estabelecer diferenas; Embora existam diferenas, um no vive sem o outro; Embora um no viva sem o outro, estratgia vem primeiro que o planejamento.
13

ESTRATGIA & PLANEJAMENTO (HENRY MINTZBERG)


ESTRATGIA Sntese Nasce da criatividade; Qualquer um capaz de estabelecer; Viso a longo prazo; um sonho; O homem vai Lua
(J. Kenedy)

PLANEJAMENTO Anlise Existe um mtodo; Exige formao acadmica; Pode ser desdobrado; So os planos; Como chegar a Lua.
(NASA)
14

ESTRATGIA
(fonte: Revista Exame, 2004)

15

TIPOS DO PLANEJAMENTO: O planejamento estratgico considerado como sendo o de longo alcance. Devido ao perodo de execuo maior, o planejamento estratgico opera com dados que so, freqentemente, incompletos e imprecisos. O planejamento ttico envolve um horizonte de tempo intermedirio, geralmente um ano ou menos. O planejamento operacional considerado a tomada de deciso de curto prazo. Nesse ltimo tipo de planejamento, comum encontrarmos dados muito acurados e precisos, e seus mtodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados.
16

UM PLANEJAMENTO PARA ABASTECER A FARMCIA DE UM ESTABELECIMENTO HOSPITALAR CONSISTE EM QUE TIPO DE PLANEJAMENTO?

17

CARACTERSTICAS (PE)
Elaborado pelos nveis hierrquicos mais altos na organizao; Mais abrangente do que detalhado; Viso de longo prazo; Trata da organizao como um todo (viso holstica) e perante seu ambiente (viso sistmica).
18

SE O CENRIO EST EM CONSTANTE TRANSFORMAO, ENTO, PARA QUE PLANEJAR?

19

IMPORTNCIA
Maquiavel, em O Prncipe, afirmou que pode ser verdade que a sorte seja o rbitro da metade de nossas aes, mas ainda nos deixa governar a outra metade. Atribui-se ao filsofo grego Sneca a afirmao de que nenhum vento bom para um nau sem porto ou destino.
Ex.: Matshushita
20

IMPORTNCIA DO PE
Gerenciar no um comportamento apenas passivo e adaptativo... tomar providncias para que ocorram os resultados desejados. (Peter Drucker) Usando o planejamento formal, uma organizao pode exercer algum controle sobre as foras do mercado.
21

Bibliografia
MINTZBERG, Henry. O que estratgia. Revista Exame, 2004. PORTER, Michael E. "Competitive Strategy", NY, 1980. SERRA, Fernando A. Ribeiro. Administrao Estratgica - ConceitosRoteiro Prtico - Casos. RJ, 2001.
22

You might also like