You are on page 1of 15

Valorao ambiental

Egon Nogueira Loch Evandro Carlos Avi Fabiano Heinzen Coelho Leonardo de Liz Duarte Rafael Possato Renato Jos Horstmann Filho Vctor Lus Padilha

ABNT NBR 14.653-6


Avaliao de Recursos Naturais e Ambientais

O termo valor de um bem ou servio ambiental entendido como sendo a expresso monetria dos benefcios obtidos de sua proviso do ponto de vista pessoal de cada indivduo.

Recurso ambiental
Recurso natural necessrio existncia e preservao da vida, como a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, a fauna e a flora.

O processo de valorao dos recursos ambientais surge da necessidade de contribuir de forma decisiva para a conservao e uso sustentvel dos recursos naturais.

Valor Econmico do Recurso Ambiental

(VERA)
VERA = (VUD+VUI+VO) + VE
onde: VERA = valor econmico do recurso ambiental VUD = valor de uso direto VUI = valor de uso indireto VO = valor de opo VE = valor de existncia

O problema nesse caso que os cidados podem estar desinformados quanto importncia dos bens e servios ambientais, e assim suas preferncias no incorporam adequadamente preocupaes sociais, econmicas e ecolgicas, entre outras, o que pode resultar em valores inconsistentes.

Mtodos de Valorao Ambiental

Outras correntes metodolgicas


I - Os valores obtidos por meio da expresso das preferncias pblicas e; II - Os valores obtidos por meio dos processos biofsicos.

I Valores obtidos por meio da

expresso das preferncias pblicas


Este mtodo pretende mensurar o conjunto de valores locais que vo influenciar as preferncias individuais. As regras e as normas so elaboradas de forma coletiva, assim como a valorao do recurso se d com base em referendos coletivos e audincias pblicas.

II Os valores obtidos por meio dos

processos biofsicos

Dizem respeito aos valores medidos pelas cincias naturais.

Consideraes finais
I. Cada mtodo apresenta vantagens e desvantagens. O desafio identificar suas limitaes e procurar avanos na compreenso dos fenmenos naturais e do entendimento econmico, orientados pelo objetivo maior que o desenvolvimento sustentvel.

II.

A valorao ambiental torna-se importante para induzir os agentes causadores de impactos ambientais a cumprir a legislao vigente. Para que os impactos ambientais sejam minimizados, necessrio que os custos incorridos sejam muito superiores aos benefcios obtidos pelos agentes causadores, caso contrrio, esses agentes no tero nenhum motivo para minimiz-los.

III.

Referncias bibliogrficas
MARQUES, J. F. Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. Embrapa Meio Ambiente Disponvel em:<<http://www.cnpma.embrapa.br>> . Acesso em: 22/10/2012.
MARQUES, J. F.; COMUNNE, A. E. Quanto vale o meio ambiente: interpretaes sobre o valor econmico ambiental. In: Encontro Nacional de Economia, 23., Salvador, 1995. Anais. Rio de Janeiro: Anpec, 1995. v. 1, p 633-652. PEARCE, D. W.; TURNER, R. K. Economia dos Recursos Naturais e o Meio Ambiente. 2. ed. Baltimore: Johns Hopkins Univ. Press, 1990.

You might also like