You are on page 1of 11

TRANSGRESSO E MUDANA NA EDUCAO

OS PROJETOS DE TRABALHO
FERNANDO HERNNDEZ

INTRODUO: SOBRE LIMITES, INTENES, TRANSGRESSES E DESAFIOS

No possvel recriar a Escola se no se modificam o reconhecimento e as condies de trabalho dos professores.


Tudo o que vai ser tratado aqui um luxo e uma sofisticao se no for produzida uma mudana prvia na Escola. Refiro-me mudana no reconhecimento social da importncia do trabalho docente, s condies materiais das Escolas e aos salrios dos professores. Propor a mudana na Escola a partir da perspectiva assinalada neste livro, numa realidade onde, na verso de uma articulista da Folha de So Paulo, o salrio mensal de um professor equivalente a um minuto de chamada a um telefone ertico, torna-se, quando menos, uma enorme falta de respeito. Ou, como me dizia um garom de Buenos Aires, a gente se sente envergonhado quando vive num pas que trata to mal aqueles que se encarregam de educar nossos filhos.

Do mesmo modo, enquanto os professores do ensino mdio tiverem que cumprir a jornada de trabalho em duas, trs ou quatro escolas, ser difcil que possam ser introduzidas mudanas substanciais na organizao do currculo desse ciclo educativo que levem em conta as mudanas nos jovens adolescentes e n sociedade. Este livro parte do princpio que a Escola continua sendo a instituio que pode possibilitar maior parte dos cidados, sobretudo aos mais desfavorecidos, melhores condies de vida. No podemos esquecer de que muitos discursos crticos sobre a Escola e os professores serviram a governos conservadores para reduzir os investimentos em educao, ou para defender a autonomia das Escolas como sinnimo de no lhes facilitar recursos, ou para favorecer a educao das escolas privadas frente ao ensino pblico.

De ensinar a globalizar a aprender a compreender


Quando comecei a aventura em torno da mudana escolar e dos projetos de trabalho, utilizava a noo de globalizao e me empenhava para que os alunos aprendessem a globalizar como uma denominao que se arraigava numa tradio educativa, vinculada, sobretudo, aos centros de interesse de Decroly. Com o tempo, fui compreendendo que utilizar essa definio confundia mais do que esclarecia. A ideia de aprender a estabelecer e interpretar relaes e superar os limites das disciplinas escolares continuava sendo portadora de noo de globalizao. Assim como a atitude favorvel interpretao sobre o que acontece em sala de aula, no fragmentao, ao aprender constante por parte do docente. Mas a globalizao tambm se confunde com a ideia de totalidade, o que a tornava um empreendimento inatingvel, tanto do ponto de vista do conhecimento como da organizao do currculo escolar.

Alm disso, durante estes anos, essa palavra foi fazendo parte do uso cotidiano, vinculada economia e viso do pensamento nico do mundo. Um ensino para a globalizao poderia ser confundido, e assim comentaram comigo alguns colegas na Amrica Latina, especialmente sensveis nessas questes, pois vivem os efeitos diretos de tais formas de atuao na vida de seus pases, com uma educao que promove valores economicistas, aceita a supremacia dos mercados sobre os cidados, dos imperativos do benefcio imediato pelos do bem-estar social. Uma viso que tem como bandeira o domnio dos mais fortes (uma minoria) frente aos que no tm as mesmas possibilidades (a maioria), Uma viso que situa o pblico em inferioridade frente ao privado, e que produz desvio de fundos provenientes dos impostos de todos os cidados para iniciativas com obteno de lucro e fora de todo controle pblico (...)

Uma proposta transgressora para a educao escolar


A transgresso se dirige ao domnio da psicologia instrucional, que no deveria esquecer-se de que, em sua histria, esteve vinculada e foi promovida, sobretudo a partir do setor militar dos Estados Unidos, de onde se reduz a complexidade da instituio escolar a pacotes de conceitos, procedimentos, atitudes e valores, fazendo acreditar que essa seja a nica (e a melhor) forma de organizar e planejar o ensino escolar. Esse domnio disciplinar, que no abandonou o enfoque tecnolgico, reciclou-o sob a ideia motora da metfora da mente como um computador, do que se deriva que o ensino seja concebido como eixos conceituais e construes epitmicas que so ideais para programar us sistema especializado ou para instruir pilotos de F16, mas no para dotar de sentido, interpretar e transformar a realidade.

Nesse sentido, este livro pretende transgredir a viso da educao escolar baseada nos contedos, apresentados como objetos estveis e universais e no como realidades socialmente construdas que, por sua vez, reconstroem-se nos intercmbios de culturas e biografias que tm lugar na sala de aula. Pretende-se transgredir a viso da aprendizagem vinculada ao desenvolvimento e conhecida como construtivismo. Essa transgresso no se deve ao fato de que se considere que essa interpretao de alguns processos que tm a ver com a construo do conhecimento seja inadequada, e sim porque, escondendo-se nesta verso de como se produzem alguns aspectos da aprendizagem, reduz-se, simplifica-se e desvirtua-se a complexa instituio social que a Escola. O construtivismo pouco ou nada diz sobre os intercmbios simblicos que se representam na sala de aula, sobre as construes sociais que o ensino intermedia, sobre os valores que o professor promove ou exclui, sobre a construo de identidades que favorece, sobre as relaes de poder que a organizao escolar veicula, sobre o papel dos afetos no (des)aprender, etc.

Procura-se transgredir a viso do currculo escolar centrada nas disciplinas, entendidas como fragmentos empacotados em compartimentos fechados, que oferecem ao aluno algumas formas de conhecimento que pouco tm a ver com os problemas dos saberes fora da Escola, que esto afastados das demandas que diferentes setores sociais propem instituio escolar e que tm a funo, sobretudo, de manter formas de controle e de poder sindical por parte daqueles que se concebem antes como especialistas do que como educadores.

A transgresso se dirige Escola que desloca as necessidades de meninos e meninas e dos e das adolescentes etapa seguinte da escolaridade, ou ao final da mesma, marcados pela ideia de que a finalidade da infncia chegar vida adulta, de que o desenvolvimento da inteligncia tem que chegar etapa das operaes formais, ou que passar no exame de ingresso universidade deva ser o objetivo de toda a educao bsica.

Pretendemos transgredir essa viso da escola que impede que os alunos se construam como sujeitos em cada poca da sua vida. A transgresso se dirige perda de autonomia no discurso dos docentes, desvalorizao de seus conhecimentos e sua substituio por discursos psicolgicos, antropolgicos ou sociolgicos que pouco respondem ao que acontece no cotidiano na sala de aula. Por ltimo, esta proposta pretende transgredir a incapacidade da Escola para repensar-se de maneira permanente, dialogar com as transformaes que acontecem na sociedade, nos alunos e na prpria educao. Aqui se estabelece um posicionamento a favor de que a educao escolar necessita ser repensada, porque as representaes, os valores sociais, e os saberes disciplinares esto mudando, e a Escola que hoje temos responde em boa medida a problemas e necessidades do sculo XIX, assim como as alternativas que se oferecem tm as suas razes no sculo XVII. (McClintock, R. El alcance de las posibilidades pedaggicas)

Este livro, em suma, um convite transgresso das amarras que impeam de pensar por si mesmo, construir uma nova relao educativa baseada na colaborao na sala de aula, na Escola e com a comunidade. Na no-marginalizao das formas de saber dos excludos, na construo e um novo sentido da cidadania que favorea a solidariedade, o valor da diversidade, o sincretismo cultural e a discrepncia.

Este texto um convite a soltar a imaginao, a paixo e o risco por explorar novos caminhos que permitam que as escolas deixem de ser formadas por compartimentos fechados, faixas horrias fragmentadas, arquiplagos de docentes e passe a converter-se em uma comunidade de aprendizagem, onde a paixo pelo conhecimento seja a divisa e a educao de melhores cidados o horizonte ao qual se dirigir.

You might also like