You are on page 1of 25

o conjunto de rgos quem so responsvel pela produo de hormnios que sero lanados na corrente sangunea.

O sistema endcrino trabalha juntamente com o sistema nervoso atuando na coordenao e regulao das funes corporais.

So substncias liberadas na corrente sangnea por uma glndula ou rgo; Afetam a atividade de clulas de um outro local; Quantidades muito pequenas de hormnios podem desencadear respostas muito grandes no organismo. Podem controlar a funo de rgos inteiros (eles controlam o crescimento e o desenvolvimento, a reproduo e as caractersticas sexuais). Controlam o volume de lquido e as concentraes de sal e de acar no sangue. Alguns hormnios afetam somente um ou dois rgos, enquanto outros afetam todo o organismo.

Vasopressina

(ADH): Produzido pela Hipfise; regula a absoro de gua nos tbulos renais (antidiurtico).

Aldosterona: Produzido

pela glndulas Adenais; Age no rim controlando os nveis de sdio e potssio na urina e no sangue. um dos principais hormnios no controle da presso arterial ;

Corticosteride:

Produzido pelas glndulas Adenais; o chamado hormnio do estresse pois prepara nosso corpo para lutar contra estresses. Mantm a concentrao de glicose (acar = energia) para as clulas, a presso arterial e a fora muscular; auxilia no controle do equilbrio do sal e da gua. Tambm age modulando nosso sistema imune (sistema de defesa contra infeces).

Corticotropina:

Produzido pela hipfise; Controla a produo e a secreo de hormnios do crtex adenal;


Eritropoetina:

Produzido pelos Rins; Estimula a produo de eritrcitos (glbulos vermelho do sangue);

Estrognios:

Produzido pelos ovrios; Controla o desenvolvimento das caractersticas sexuais e do sistema reprodutor feminino;

Insulina e Glucagon:
Produzido pelo Pncreas;

A insulina responsvel pela regulagem da glicemia (nvel de glicose -acar- no sangue). Para que as clulas possam realizar o processo de respirao aerbica (utilizar glicose como fonte de energia). Portanto, as clulas possuem receptores de insulina que, quando acionados "abrem" a membrana celular para a entrada da glicose presente na circulao sangunea. Uma falha na produo de insulina resulta em altos nveis de glicose no sangue(diabete), j que esta ltima no devidamente dirigida ao interior das clulas.

Visando manter a glicemia constante, o pncreas tambm produz outro hormnio contrrio insulina, denominado glucagon. Ou seja, quando a glicemia cai, mais glucagon liberado visando reestabelecer o nvel de glicose na circulao

O mal funcionamento desses hormnios est relacionada a algumas doenas como a diabetes.

Hormnio

do Crescimento: Produzido pela hipfise; Controla as o crescimento e o desenvolvimento; promove a produo de protenas.
A deficincia do hormnio do crescimento causa o nanismo.

O excesso desse hormnio causa o gigantismo.

Hormnio

Luteinizante (LH) e o Hormnio Folculoestimulante (FSH): Produzido pela hipfise; Controla as funes reprodutoras, age sobre a maturao e liberao dos vulos, dos espermatozoides e ciclos menstruais; controla as caractersticas sexuais masculinas e femininas (ex. distribuio de plos, formao de msculos, textura da pele, a voz e, talvez, os traos da personalidade).

Ocitocina:

Produzida na hipfise; Produzir contrao da musculatura uterina e dos condutos das glndulas mamrias;
Paratormnio:

Produzido pela paratireides; Controla a formao ssea e a excreo do clcio e do fsforo;

Progesterona:

Produzido pelos ovrios; Prepara o revestimento do tero para a implantao de um ovo fertilizado e prepara as glndulas mamrias para a secreo de leite;

Prolactina:

Produzido pela hipfise; Inicia e mantm a produo de leite das glndulas mamrias;

Renina

e Agiotensina: Produzido pelos rins; Controla a presso arterial atravs do controle de sais minerais.

Hormnio

Tireoidiano: Produzido pela tireide: Regula o crescimento(atravs do hormnio T3 e T4), a maturao e a velocidade do metabolsmo.

Quando a tireide no est funcionando adequadamente pode liberar hormnios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

Caracterizada pelo aumento da secreo dos hormnios da tireide. Sintomas: taquicardia, perda de apetite, perda de peso importante, nervosismo, ansiedade e inquietao, intolerncia ao calor, sudorese aumentada, fadiga e cibras musculares, evacuaes freqentes, irregularidades menstruais,

A taxa de funcionamento normal do corpo diminui causando lentido mental e fsica. Sintomas: fraqueza e cansao, intolerncia ao frio, intestino preso, ganho de peso, depresso, dor muscular e nas articulaes, unhas finas e quebradias, enfraquecimento do cabelo, palidez.

Ndulos na glndula mudam a produo de hormnios e fazem ponteiro da balana subir ou descer sem motivo aparente. ----

Com este teste possvel detectar (alm de outras doenas) diminuio ou baixa produo dos hormnios T3 (triodotironina) e T4 (levotiroxina). Se essas dosagens forem alteradas iniciar de imediato o tratamento. O ideal que o teste seja feito at o stimo dia de vida.

http://endocrinosist.blogspot.com/

http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino2.asp
http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema

_endocrino.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corp o-humano-sistema-endocrino/sistema-endocrino12.php http://www.policlin.com.br/drpoli/030/

You might also like