You are on page 1of 32

Centro Universitrio Franciscano

tica, poltica e educao em Aristteles


Curso: Pedagogia, 01/2013 Disciplina: Filosofia da educao Professor: Marcos Alexandre Alves
1

A educao um processo de aperfeioamento do ser.


O indivduo no nasce pronto.

Ele encontra-se em constante construo.


A educao tem o papel de tornar o indivduo um ser cognitivo, moral e socivel. Essa educao que tem como objetivo inserir o indivduo no mundo social de forma que ele seja virtuoso e bom, chama-se PAIDIA. Este termo designava-se a um ideal de educao para os gregos que envolvia a formao do individuo para tornar-lo um bom cidado.

Livros sobre "educao"/ princpios para a formao do indivduo.


A Poltica: bases para um processo educativo de insero do indivduo na polis. tica a Nicmacos: princpiospedaggicos para a virtude.

O processo educativo para Aristteles


Para ele o melhor modelo educacional era o que conduziria o indivduo felicidade. Neste modelo, a felicidade s poderia ser atingida num Estado formado por indivduos virtuosos. praticam eupraxias
(boas aes).
Uma boa ao que significa agir em conformidade com o que bom para si e para o Estado.

Sobre a obra: considerada uma obra esotrica, escrita em formato de notas de aula e direcionada ao filho de Aristteles: Nicmacos.

Contedo/Objetivo da obra: apresentar a finalidade da vida humana e a necessidade de transformar a prxis humana em eupraxia. Nela encontramos ainda a preocupao com a ideia de finalismo (ao, deciso, realizao de um fim).

Obra: Objetivo: Criticar as formas de governos de seu tempo e propor um novo modelo de Estado que se volte para a formao de individuos virtuosos.
Relao entre indivduo e Estado: A Poltica designa um duplo tlos (significado) para o Estado: * primeiro - assegurar aos homens mais facilmente o que necessrio vida; * segundo assegurar uma vida intelectual e moral na cidade.

Educao voltada para as virtudes faz com que o Estado forme bons cidados.
Para Aristteles h uma relao de interdependncia entre tica e Poltica no processo educatico/de formao do homem. Sendo assim, cabe a Poltica dizer o que felicidade, no sentido coletivo, e tica como realiz-la.

Em A Poltica, Aristteles fundamenta ainda que o homem por ser um ser racional e social (dotado de logos) ele possui a capacidade de dar ao uma intencionalidade, e fazer dela uma ao responsvel, refletida e comprometida com bem comum. Por isso eles necessitam de uma formao que os instrua e os leve para este fim.

Os Gregos
Os gregos antigos eram guiados pelos heris e suas condutas declamadas em poesia, sobretudo, nas de Homero. Eles valorizavam espetculos teatrais, jogos, discurso retrico e a filosofia. Essas formas de expresso ensinavam aos gregos um modo de ser, um modo de viver, que salientava um modo de vida de uma determinada sociedade. A aret dos heris homricos era a aret almejada pelos homens dentro da cidade. Aristteles, pensou a vida humana como algo que se desenrola na plis, como algo que est marcado pelo inacabamento e que, portanto, precisa ser orientada para a realizao da sua finalidade, isto , a eudaimonia (felicidade). A aret humana, nesse contexto, no ser mais a dos heris, mas a do prprio homem. "O bem buscado no mais o das epopeias gregas, mas o presente na vida do homem que, sabe bem orientar-se na rota do melhor, do melhor bem, da melhor ao, da melhor vida."

O cidado grego
"No basta habitar uma determinada cidade para ser considerado cidado".

Quem no considerado cidado: velhos, crianas,


mulheres, estrangeiros e escravos.

Quem considerado: "Aristteles ir propor que o cidado


aquele que tem participao na vida da cidade." aquele que tem direito a voto na assembleia e participao no exerccio do poder pblico em sua ptria.

Partindo do princpio que cidado e Estado formam uma s realidade, conclumos que deve ser a mesma coisa que faz cidados e Estado felizes. A causa de felicidade do cidado e do Estado deve estar entrelaada com a finalidade de cada um deles, ou seja, a causa da felicidade deve relacionarse com o obedecer e com o mandar, legislar. A causa da felicidade, tanto no mbito privado como pblico, a virtude. Somente por meio de cidados virtuosos haver um Estado virtuoso e, somente por meio de um Estado virtuoso haver cidados virtuosos. O fim da sociedade civil viver bem. comprometimento com o ideal de vida feliz. H um tlos na vida social que possibilita a sociedade ser mais que aglomerao de pessoas. O tlos da sociedade: bem viver,o ser feliz.

A conservao do Estado uma tarefa comum, porm, para que ela seja realizada, necessria a formao virtuosa dos cidados, pois, por ela, os cidados comprometer-se-o com a felicidade coletiva que, o maior bem dentro da sociedade. Os interesses de cada individuo se subordinam ao interesse comum dentro de uma sociedade virtuosa. Nesse sentido, as leis veem ao encontro da necessidade de harmonizar o Estado, visando o bem comum.

Porm, no basta que os indivduos cumpram as leis, preciso que sejam preparados para serem virtuosos.
As leis em si mesmas no produzem as virtudes, por isso, so incapazes de tornar os cidados bons e honestos.

Fundamentos para a Educao


-A educao tem como funo formar o indivduo para viver em comunidade.

racional, social, pertencente do estado. -H duas afirmaes imprescindveis para uma boa ao pedaggica: primeira: Somos partes de um todo; segunda: o governo do todo deve dirigir o governo das partes. -Ou seja: a educao deve formar o individuo para se tornar cidado; e este deve harmonizar-se com o todo. -Como cada indivduo parte viva do todo, eles devem receber uma educao que seja pblica, isto , a mesma para todos, pois somente pela educao pblica o individuo tornar-se- um bom cidado.
-"Aristteles consagrou a educao como aquela que capaz de preparar o indivduo para ser feliz."

A educao uma ao de responsabilidade do Estado!


O estado deve fornecer a educao para as crianas desde o comeo. "Uma criana deve receber as melhores impresses, pois so as primeiras impresses que mais nos afetam.

A negligncia na educao causar um prejuzo ao corpo social, pois, este padecer a ausncia de bons cidados, por conseguinte, de bons legisladores.
Para Aristteles a importncia da educao algo claro, porm, o como fazer essa educao no to claro e objetivo, pois, cada ao pedaggica deve contemplar o que bom para um determinado Estado. "Assim, no h uma ao educativa que deve valer para todos os Estados. Mas deve haver em todos os Estados uma preocupao com a melhor ao pedaggica, e essa ser, sem dvida, aquela que formar, por bons costumes. os indivduos."

O homem age e constitui o seu carter no contexto da polis,entretanto, a educao no pode deixar de considerar o ethos (hbitos, costumes) do Estado onde ela ser uma ao. O ethos a ser considerado pela educao aquele que est em harmonia com um determinado Estado. Cada forma de governo gera ethos que o identifica. O ethos a casa do homem", Lima Vaz. Logo a educao prepara o indivduo para ser um bom hospede dessa casa, ela instrui o individuo para agir segundo o melhor fim (a eudaimonia). O processo educativo compromissado com a formao para o bem viver, em sociedade, uni necessariamente tica e poltica. A vida social, harmonizada pela educao, organizada por meio das leis (nomos).

Dessa maneira, o ethos (nomos) apresenta na poltica o bem final, para o qual todas as aes individuais devem tender a eudaimonia e na tica apresenta os meios necessrios para o alcance desse bem as virtudes.

A educao para Aristteles um processo que aprimora a natureza do indivduo, pois, a sua ao o conduz do estado natural ao raciocnio, e este processo se d por meio de uma ao pedaggica que valoriza o hbito, ou seja, a prtica. O esquema educacional aristotlico se apresenta como um esquema que envolve natureza-hbito-instruo.
Cabe educao formar, por bons hbitos, o bom cidado aquele que governa bem as coisas tanto no mbito particular quanto no coletivo. A educao garante a unidade do Estado. Uma unidade que deve ser orgnica, isto , a unidade das partes com o todo sem o aniquilamento das partes.

As As Virtudes

No h virtudes inatas ao homem. Elas tm sua origem na prtica e no ensino, (nas experincias).

Nascemos apenas com a capacidade de receb-las e aperfeio-las. Ns s possumos as virtudes aps termos exercido-as. Outras particularidades resignadas a ns (arte, musica, etc.) se encontram em nosso interior como ato e podem vir a se tornar potncia. Aristteles confere ao homem e ao Estado a misso de somar natureza humana as virtudes necessrias para uma vida feliz.

A vida virtuosa no se faz de uma hora para outra, pois, toda formao requer tempo e cuidado. Neste sentido, imprescindvel formao do homem a experincia (empeiria). no acumulo do vivido, do praticado que o homem se torna verdadeiramente bom.

A virtude no pode ser apenas uma disposio cognitiva, mas tambm prtica, pois aprendemos o que justia sendo justos. Dessa forma, precisamos aprender a realizar o que se aprendeu. A experincia para Aristteles uma forma de conhecimento.

Sendo a experincia uma forma de conhecimento, necessrio algum tempo de vida para sabermos sobre tica e poltica.

basta que o tempo passe, mas este deve passar no empenho de cultivarse, pois quem deixa o tempo passar, sem preocupar-se com o prprio cultivo, degenera."
A noo de homem cultivado, de homem formado, em Aristteles, a de homem de boa ao. Este resultado de uma ao pedaggica que une poltica e tica. A tica que envolve esta ao pretende formar o indivduo para bem calcular suas aes, para medir, para encontrar a boa medida nas situaes particulares para o bem agir. Dessa maneira, o homem cultivado o homem criativo, aquele que aprende em cada situao e visa encontrar o melhor meio para fazer o que bom, o que belo, justo e honroso.

"No

A base poltica desta ao pedaggica refere-se ao fato de ser o homem um animal social e, aquele que no inviabiliza o outro no seu processo de aquisio de vida feliz, o que confere poltica o estabelecimento do tlos da educao.

Aristteles comea por insistir na indispensabilidade da filosofia para a vida cotidiana


Oferece os princpios para a boa ao. A prxis, como Aristteles compreendeu, lugar da liberdade, lugar de revelao do homem que se tornou virtuoso, ou no; lugar de afirmao do individuo em sua relao com o todo, lugar de consolidao de uma boa educao.

Fazer escolhas algo intransponvel na vida humana e a felicidade est relacionada diretamente s escolhas,s boas escolhas.

Falar de tica, de politica, de educao em Aristteles , necessariamente, falar de prxis.

A tica destina mostrar os indivduos o como agir e a poltica mostrar em funo do que agir.
A prxis para Aristteles uma atitude.

uma realizao da prpria vida, que deve ser boa para si, na medida em que boa para o coletivo. Trata-se de uma ao construtiva da eudaimonia.

19

Ela no um conhecimento prvio, antecipado, metafsico, mas, Aristteles como bom realista, fez de sua teoria sobre a prxis uma investigao de como ser feliz na vida privada e pblica. A razo a razo voltada para os aspectos prticos da vida, a razo orientada a algum fim, ela o discernimento relativo conduta. Ela no um fim em si mesma, mas conduz a um fim. A felicidade algo final e auto-suficiente, o fim a que visam as aes. A eudaimonia o resultado do viver bem e do conduzir-se bem. Mas ser finalidade da Poltica difundir um certo carter nos cidados, torn-los bons e capazes de praticar boas aes. nesse sentido que podemos afirmar que a eudaimonia depende inteiramente da tica e da poltica.

Conhecer verdadeiramente conhecer o porqu das coisas." poder agir em funo daquilo que conhecemos. A prxis algum que, por meio do lgos, avalia como se deve agir para alcanar o fim proposto. A prxis resultado de um conhecimento do porqu se deve agir, bem como, para qu se deve agir.

A educao como um meio para atingir a "eudaimonia".


Aristteles tinha o desafio de apresentar que o objetivo da educao, da tica e da poltica era fazer o homem agir em funo de um fim bom. Tendo esse tlos, educao-tica-poltica, o projeto aristotlico de cultivar o homem torna-se um projeto antropolgico, pois, educa-se o homem, melhora a sua natureza em funo do seu agir, da sua ao. O humano deve ser tomado em todas as suas dimenses, para que, possa ser lapidado, por meio de uma educao que visa conduzir o homem do estado bruto, sem forma, ao estado de homem feliz.

imprescindvel que as dimenses pblicas e privadas do homem sejam norteadas por uma educao que o conduza ao aprendizado dos bons ethos e, por conseguinte, uma vida virtuosa. A verdadeira educao, no pode ter por tlos primeiro as coisas teis, ou o produzir, mas a vida feliz que se faz dentro da cidade. Segundo Aristteles de suma importncia saber o fim a que nos propomos no que fazemos e no que ensinamos. Este fim conhecido s ser verdadeiramente um bom fim se for a felicidade coletiva que, ser alcanada graas ao exerccio das virtudes. Assim, deve haver uma unidade entre o fim da vida individual e o fim da vida social. Esta unidade gera perfeio, harmonia, vida feliz.
O homem feliz o homem de prudncia, o homem dotado de discernimento.

Os fundamentos
Os fundamentos ticos e polticos para o processo educativo em Aristteles so de dois tipos: - O que prepara os indivduos para uma vida social harmnica; e - O que prepara os indivduos para serem felizes nessa vida social. - Esses fundamentos fazem da educao no um mero processo de acrescentar natureza humana o conhecimento, mas um processo que molda a natureza de tal forma que, ela se torna algo cuja forma ser uma disposio adquirida, pelo hbito e pelo ensino, para bem agir.

O processo educativo se dedica formar o homem, de modo que ele possa calcular bem suas escolhas.

Esquematicamente
- tica e Poltica so para Aristteles cincias interdependentes que visam apontar tudo aquilo que necessrio, para que, o homem seja feliz na vida coletiva. - A educao consiste em permitir que o homem realize, mediante as aes, suas potencialidades. - O processo educativo trata-se de um processo de melhoramento da natureza e que visa colocar o homem na responsabilidade de atingir o alvo da sua vida, a felicidade.

- Ao conferir uma singular importncia educao, Aristteles aponta que ela no uma tarefa individual, mas comunitria.

*No se aprende sozinho, mas com o outro.

- Esta comunidade por sua vez tem o seu ethos constitudo na sua histria de vida, um ethos em que nele o homem possa aprender a ser virtuoso. - papel do Estado fornecer aos indivduos uma educao que aprimore a sua natureza,que o prepare para o bem viver. "Estado e indivduos virtuosos geram a felicidade." - No haver Estado feliz sem que a educao seja nele consolidada como aquela que imprescindvel a uma vida social harmnica. Portanto, o bom Estado elege para si, como primeira tarefa, formar bem seus cidados.Assim, o estado legislar de forma virtuosa e os indivduos aplicaro as leis que, expressam as virtudes, s suas aes, fazendo-as aes boas belas e justas.

Aristteles prope uma catharsis (restruturao da integridade e da autenticidade) na educao.

Escola de Atenas, de Rafael Sanzio, com Plato e Aristteles no centro

27

28

30

31

Filosofia da Educao
Lourdes Maria Rosa

Iracema Chaves Mello

Prof. Marcos Alexandre Alves

Aline Nunes Ana Luiza Tomazetti Scholz

32

You might also like