You are on page 1of 21

Tema G O Arranque da Revoluo Industrial e o triunfo das Revolues Liberais

1. A Revoluo Agrcola e o arranque da Revoluo Industrial

Inovaes agrcolas e novo regime demogrfico A Revoluo Industrial em Inglaterra

1670

1700

1750

1800

1830

1850

1900

Revoluo Agrcola
Arranque Revoluo Industrial

Arranque Revoluo Demogrfica

Alargamento das reas de cultivo


ler pontos 2 e 5 Desenvolvimento da criao de gado ler ponto 4

Introduo de novas culturas Ler ponto 3

Revoluo Agrcola manual p. 6 Novas tcnicas agrcolas ler pontos 1

Alargamento das reas de cultivo


Arroteamentos de florestas

Drenagem de pntanos

Aproveitamento de baldios

Enclosures (grandes propriedades agrcolas cercadas), em vez de openfields

Desenvolvimento da criao de gado


Maior rendimento de carne, de leite e de l

Campos mais estrumados

Novas tcnicas agrcolas


Abandono do afolhamento trienal que foi substitudo pelo quadrienal Substituio do pousio pela cultura de plantas forrageiras Especializao de culturas de acordo com as caractersticas do terreno Seleo de sementes Apuramento das raas de gado Substituio do boi pelo cavalo Mecanizao da agricultura
Cevada Trevo

Trigo

Nabo

Nabo

Cevada

Cevada

Trevo

Trevo

Trigo

Trevo

Trigo

Trigo

Nabo

Nabo

Cevada

Introduo de novas culturas


Batata

Arroz

Feijo

Milho grosso

REVOLUO AGRCOLA

Conjunto de transformaes verificadas na agricultura europeia a partir do sc. XVIII que contriburam para o aumento da produtividade e da produo e, assim, para a melhoria das condies de vida da populao.

Arranque da Revoluo Demogrfica


Saldo fisiolgico positivo

Diferena entre o nmero total de nascimentos e o nmero total de bitos.


O saldo positivos quando o n de nascimentos superior ao n de bitos.

As taxas de mortalidade caram muito mais do que as taxas de natalidade

Rejuvenescimento da Populao

A mortalidade infantil e juvenil regrediu


Progressos nos transportes

Progressos na agricultura

Crescimento da Populao
Recuo das epidemias, fomes e guerras

Progressos na higiene e na medicina

QUESTES: 1. Refere as transformaes agrcolas ocorridas em Inglaterra nos sculo XVII e XVIII.

2. Quais foram as vantagens dos Enclosures? E do sistema quadrienal?


3. Explica as razes para o aumento populacional europeu no sculo XVII. 4. Qual foi a consequncia visvel da revoluo demogrfica?

RESPOSTAS DAS QUESTES:


1. Durante os sculos referidos anteriormente ocorreram grandes transformaes agrcolas em Inglaterra. A nobreza rural britnica alargou as suas propriedades apoderando-se dos baldios, que passaram a ser vedados transformando-se em terrenos fechados denominados enclosures. Na regio de Norfolk os gentlemen farmers introduziram: - Novas culturas (batata e beterraba); - Drenagem dos pntanos; - Melhoria dos solos arenosos; - Seleo de sementes e animais; - Sistema quadrienal de rotao de culturas. 2. Os Enclosures (campos vedados) so propriedades que incluem os baldios e terrenos adquiridos a pequenos proprietrios arruinados. A terra foi usada para a criao de ovelhas - tarefa que requeria pouca mo-de-obra e destinava-se produo de l exportada para Flandres. Assim formou-se um enorme contingente de mo-de-obra desocupado no campo que vai para a cidade procurar trabalho. O sistema quadrienal permitia dispensar o pousio e reunir o cultivo dos cereais com as pastagens artificiais destinadas criao de gado, tudo isto no mesmo terreno.

3. Razes que explicam o aumento populacional:

o o o o

Desenvolvimento das redes de transporte (acesso rpido aos novos produtos); Melhoria na alimentao; Cuidados de higiene; Medicina (vacinao). Todos estes fatores fizeram com que diminusse significativamente a mortalidade (principalmente a mortalidade infantil). Deu-se, ento, um elevado crescimento demogrfico.

4. Uma importante consequncia do crescimento demogrfico foi o crescimento urbano. Muitas cidades foram locais de atrao para as populaes rurais que, com as novas tcnicas agrcolas era necessrio menos mo-de-obra, provocando o xodo rural.

Revoluo Industrial
Condies da prioridade inglesa

Polticas e sociais Sistema parlamentar e liberal Burguesia e nobreza activas e empreendedoras Principal Demogrficas Mo-de-obra disponvel Tcnicas Mquina de fiar, tecer e cardar Mquina a vapor

Econmicas Abundncia de capitais


(agricultura, comrcio colonial, manufacturas)

fonte de energia o Carvo

Geogrficas

Boa rede de comunicaes: Rios, canais, portos, estradas Naturais Matrias-primas abundantes:
Metrpole: l, ferro, carvo Colnias: algodo

Indstria txtil Algodoeira e lanifcios

Sectores de arranque

Indstria metalrgica do ferro

Fabrico de equipamentos para navios, pontes, caminhos-de-ferro; produo de mquinas agrcolas e industriais

Alteraes no sistema de produo


Antes da revoluo industrial Depois da Revoluo Industrial

Oficina

Fbrica Maquinofatura Mquinas Operrio diviso das tarefas

Manufatura
Ferramentas Arteso que realizava todas as tarefas Pea nica

Produo em srie

Concentrao Industrial nas cidades Que Consequncias?


Crescimento desordenado Poluio

QUESTES: 1. Porque ocorreu a Revoluo Industrial, prioritariamente, em Inglaterra? 2. Para alm de condies polticas e sociais, Inglaterra reunia um conjunto de condies econmicas. Quais? 3. Que invento est associado a esta revoluo? Descreve a sua importncia. 4. Quais foram os setores de arranque? 5. Estabelece a comparao entre manufatura e maquinofatura. 6. Quais foram as alteraes ocorridas nesta passagem para um processo industrializado?

1.

o o o 2. o o o o

RESPOSTAS DAS QUESTES: No sculo XVIII tambm ocorreram importantes mudanas no setor da Indstria, em Inglaterra Revoluo Industrial. Razes que justificam a prioridade de Inglaterra: Condies polticas e sociais O parlamentarismo (regime poltico em que o parlamento protege os senhores nobres e burgueses que procuram investir e dinamizar o comrcio); Burguesia e nobreza com uma mentalidade ativa e trabalhadora; Mo-de-obra numerosa (devido ao xodo rural) Condies econmicas Abundncia de capitais; Existncia de matrias-primas; vasta rede de comunicaes; Amplo mercado (interno e externo)

3. Desde o incio do sculo XVIII que era grande a procura de tecidos de algodo, causando uma grande competio tcnica entre a fiao e a tecelagem. Surgindo numerosos inventos que melhoraram a produo algodoeira, entre eles destaca-se a mquina a vapor de James Watt, que arca o verdadeiro arranque da Revoluo Industrial. A nova criao transmitia fora no s aos teares e s mquinas de fiao como a qualquer outra mquina de outro setor industrial. Pela primeira vez, o homem utilizava uma fonte de energia no natural: a fora do vapor, produzido em caldeiras aquecidas pelo carvo mineral. E, por outro lado, libertava o homem do enorme esforo fsico exigido pelo trabalho manual.

4. O arranque da revoluo deu-se primeiro no setor txtil algodoeiro, permitindo que os Ingleses aumentassem a sua produo de tecidos de algodo. Deu-se uma evoluo parecida (mas mais lenta) na indstria metalrgica com o aperfeioamento dos altosfornos e aplicao da fora do vapor a martelos-piles. O fabrico de todas as mquinas originou uma grande procura de ferro e, mais tarde, de ao.
5. Maquinofatura a produo feita em fbricas (mecanizada) que aliviou o homem de alguns dos trabalhos mais violentos. Agora, o principal agente da produo era a prpria mquina, ao contrrio da manufatura em que os aparelhos e instrumentos eram simples auxiliares. O trabalhador deixa de se chamar arteso e passa a ser o operrio que vive exclusivamente do seu salrio.

6.

Manufatura Maquinofatura Arteso Operrio Produo limitada Produo excedente Produo exclusiva Produo em srie

Exerccios
16 14 12 10 milhes 8 Populao da Gr-Bretanha

1.

Diz em que pas surgiu a Revoluo Agrcola.

6 4

2. Elabora um quadro com as principais mudanas que nos permitem falar de uma Revoluo Agrcola. 3. Observa o grfico e justifica os dados apresentados. 4. Justifica a prioridade Inglesa na Revoluo Industrial. 5. Indica os sectores de arranque da referida Revoluo.

2 0 1750 1800 Anos

6. Elabora uma sntese, com cerca de 10 linhas, que nos mostre as principais mudanas operadas pela Revoluo Industrial a nvel do sistema de produo.
7. Apresenta duas consequncias da concentrao das indstrias nas cidades.

16 14 12 10 milhes 8 6 4 2 0 1750

Populao da Gr-Bretanha

1800 Anos

You might also like