You are on page 1of 12

Centro Universitrio Una Direito

CIDADANIA NO BRASIL

Alunos: Aline de Melo, Joyce Pereira, Joo Paulo Ramos, Metuza Alves, Rafaela Gonalves, Sheila da Silva

Introdu o

Para comearmos, vamos falar de como construir uma verdadeira cidadania; Fala-se tanto das qualidades incomuns do nosso povo. Povo esse alegre, generoso, criativo pacifica solidrio sensvel, diante a problemas alheios; povo capaz de reagir rpida e inteligentemente, diante a situaes adversas. Porem falta a cidadania...

Avanos e retrocessos com relao a direito civis polticos e sociais no Brasil no perodo 19451964

Nesse perodo ocorreu inmeros acontecimento que iriam mudar para sempre a historia do Brasil nesse perodo aconteceu democratizao do pas tabela a autonomia do estado e municpios a liberdade de impressa a independncia dos trs poderes estende os direito de voto para as mulheres, mas o voto para os analfabetos ainda era proibido, restabelece os direito individuais extingui-se a pena de morte enfim seria o auge da democracia no pas, seria a fez dos direitos polticos. Contudo houve muitos retrocessos, principalmente para a democracia.

A cassao do registro do PCB (1947), a outra deciso foi de 1963, em plena efervescncia poltica, o Tribunal Superior eleitoral declarou que suboficiais e sargentos no podiam ser eleitos (1963), mantivesse a estrutura sindical atrelado ao estado ouve inmeras restries ao direito de greve (interveno em 143 sindicatos conservadores) fechamento da confederao geral dos trabalhos (CGT), mas apesar das limitaes a participao do povo na poltica cresceu significativamente, mas as praticas eleitorais ainda estavam longe da perfeio fraude era ainda facilitada por haver cdula oficial para votar, mas no ha duvida de que se faziam grandes progressos em direo a uma eleio mais limpa.

Contexto histrico que antecedeu a era dos direitos polticos

Em 1932, eclodiu a Revoluo Constitucionalista em So Paulo, quando o Partido Republicano Paulista e o Partido Democrtico de So Paulo, unido em uma frente nica, organizaram grande contingente de voluntrios em luta armada contra o Governo Provisrio. Iniciado em 9 de julho, este movimento estendeu-se at 1 de outubro. O trmino do movimento paulista marcou o incio do processo de constitucionalizao. Em novembro de 1933, instalou-se a Assemblia Nacional Constituinte, responsvel pela promulgao da nova Constituio e pela eleio de Getlio Vargas como presidente da Repblica, em julho de 1934.

Getulio Vargas
Getulio vence as eleies de 1950 e assume o poder em 31/01/51. Governa at agosto de 1954. Apoiado pela coligao PTB/PSP/PSD, retoma as plataformas populistas e nacionalistas, mantm a interveno do Estado na economia e favorece a implantao de grandes empresas pblicas, como a Petrobrs, que monopolizam a explorao dos recursos naturais. Com uma imagem de adversrio do imperialismo, apoiado por setores do empresariado nacional, por grupos nacionalistas do Congresso e das Foras Armadas pela UNE e pelas massas populares urbanas.

Referncia: arquivo pessoal de Sheila da Silva.

Referncia: arquivo pessoal de Sheila da Silva.

Referncia: arquivo pessoal de Sheila da Silva.

Os ideais de Juscelino
A crise do populismo: no incio de 64, o pas chega a um impasse. O governo j no tem apoio da quase totalidade das classes dominantes e os prprios integrantes da cpula governamental divergem quanto aos rumos a serem seguidos. A crise se precipita no dia 13 de maro, com a realizao de um grande comcio em frente Estao Central do Brasil, no RJ. Perante 300 mil pessoas, Jango decreta a nacionalizao das refinarias privadas s margens de ferrovias, rodovias e zonas de irrigao doam audes pblicos.

Tais decises provocam a reao das classes proprietrias, de setores conservadores da Igreja e de amplos segmentos das classes mdias. A grande imprensa afirma que as reformas levaro cubanizao do pas. Em 19 de maro realizada em SP a Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade: estava aberto o caminho para o golpe.

Concluso
Como entender uma nao, que tinha todos os requisitos para consolidao da democracia torna-se novamente um Pas sem ao menos direitos bsicos, como liberdade de expresso, seria culpa dos governantes, que na sua falta de consenso no chegaram num acordo comum crtica tanto a esquerda quanto a direita, legislar em causa prpria sem, contudo pensar na nao. A igreja teve uma grande participao no contexto de aniquilar os ideais comunistas no pas. Nenhum desses atores polticos realmente teve culpa do golpe de 1964. Existiu uma grande falta de conhecimento poltico por parte da populao que era manipulada pelos ideais dos atores polticos da poca. Talvez pela prpria falta de experincia como cidado de direitos e deveres.

You might also like