You are on page 1of 24

Presena dos Pais na Escola

Daniela Mesquita Daniela Vieira Vanessa Rodrigues

Os Pais devem interagir com a Escola


A nvel Internacional existe uma multiplicao e diversidade de formas: representantes dos pais nos orgos de gesto dos estabelecimentos; aulas abertas; exposies; noites recreativas; piqueniques.

Estudo de Afonso (1994)


1 tero dos professores no conheciam os pais dos alunos; mais de 1/3 conhecia apenas 10%; 19,7% afirmam comunicar frequentemente com os pais; maior parte utilizava encontros individuais ou mensagens escritas para comunicar com eles; 18% dos professores faziam visitas s famlias e aos locais de trabalho; 13,6% que fizeram telefonemas; 3,3% participam nas reunies de Encarregados de Educao; Os Directores de Turma s convocam reunies quando necessrio ou em situaes de problemas.

Iniciativas polticas recentes no sentido de abrir mais a escola s famlias


A nvel internacional espera-se mais divulgao pblica de informao pelos estabelecimentos. Informaes como: notas de exames pblicos; finalidades e objectivos; cursos que oferecem; caractersticas dos docentes. A nvel das Cincias da Educao h um interesse em saber se os pais esto contentes com o estabelecimento, se consideram que a informao que recebem satisfatria e se esto satisfeitos com os esforos feitos pelo estabelecimento de ensino para os consultar.

A evoluo do mercado educativo gerou novas atitudes em relao s escolas e escolarizao, em que os pais so encorajados a ver a educao como uma mercadoria, em relao qual tm poder de escolha Diane Reay (1998)

Em Portugal no novo modelo existe mais participao, mas no a desejada, no assim to participativa. Predominam as formas de institualizaes formais e passivas.

Mas, tanto em Portugal como no estrangeiro, a participao no est como querem. Excepo na participao na recolha de fundos para a Instituio.

Retrica dos 5 grandes temas Qualidade; Diversidade; Escolha Parental; Autonomia; Responsabilidade da Escola.

Consequncias da abertura da escolha aos pais: 1. As escolas podem fornecer informaes que no respondam s mudanas externas que pretendam adoptar. 2. Vo de encontro quilo que mais lhes convm. 3. Diferenas de classe. 4. Mais desfavorecidos ficam em deficincia no poder de escolha. 5. Aumenta a diferena entre as escolas mais procuradas das menos procuradas.

O Poder da escola sobre a famlia


Os horrios das escolas continuam a ser rgidos, o seu tempo de trabalho quase constante, de modo que o tempo escolar , para certas famlias um constrangimento mais forte e menos negocivel Perrenoud (1987) - A escola marca o ritmo de vida das crianas, logo da famlia tambm. - Tudo controlado pelo tempo de aulas, enquanto que no trabalho h mais flexibilidade. - Por vezes a localizao da escola provoca certas deslocaes dirias das famlias.

O tempo de aulas e de deslocaes tem outras consequncias indirectas: as crianas tm de se deitar mais cedo; tempo para estudo e trabalhos de casa; tempo gasto com a discusso da escolaridade dos filhos; localizao da casa de acordo com a localizao do estabelecimento de ensino; no mudam de localizao geogrfica para no influenciar a aprendizagem dos filhos; as despesas com o ensino; o acrscimo de responsabilidades por causa da escola; os pais devem acompanhar os filhos; incentiva-los desde cedo a certos hbitos; cabe famlia uma educao moral para eles se ajustarem cada vez mais cedo escola.

Outros factores so influenciados pela escola. nesta mesmo que tambm muitos problemas so passados da criana para a escola, como problemas de alcoolismo, violncia, etc. e os professores so aqueles que adquirem este tipo de informao, muitas vezes involuntariamente. So estes que abordam muitas vezes os pais, ou que ento tomam determinadas atitudes de forma a pelo menos melhorar esta situao. Mas, a escola ajuda tambm a expandir os laos sociais das famlias, ou seja, o simples facto de haver um filho na escola modifica, fortemente, a rede de relaes sociais mantidas pelos pais.

A relao dos pais com a escola: uma questo de cidadania


No devemos ter apenas em conta a relao pai - escola, mas relao cidados - instituio do Estado de Providncia. Os pais quando agem de acordo com os seus prprios filhos, o que enfraquece ainda mais a voz destes, no chegando a consenso.

Os pais em vez de escolherem o estabelecimento, deviam ter poder para intervir de forma a mudar o estabelecimento.

Como aprofundar a interveno dos pais na escola?


Envolvimento dos pais Mera recepo de informao
Presena nos orgos de gesto da escola Envolvimento significativo na vida da sala de aula

Exemplos de actividades dos pais nas aulas: apresentao de propostas de temas a explorar (em conjunto, por alunos, pais e professores)nas reas disciplinares, transdisciplinares e de complemento curricular; orientao e dinamizao de sesses de trabalho, na sala de aula ou fora dela (por exemplo, com a interveno de pais, detentores de diferentes saberes, resultantes do lugar que ocupam na diviso social do trabalho carpinteiros, correctores de bolsa, artistas, pescadores, gestores de empresa as possibilidades so quase ilimitadas; prestao de apoio aos professores em determinadas aulas, nomeadamente, na condio de trabalhos de grupo ou no atendimento individualizado a certos alunos; participao na definio dos critrios que permitem determinar aquilo em que consiste um desempenho de sucesso, em reas do currculo cuja concepo e planificao tenha contado com a sua interveno; construo ou desenvolvimento de materiais de apoio educativo, nomeadamente, dirios, quadros, aqurios, jogos e mil e um outros objectos necessrios a uma actividade escolar rica e criativa.

Mota (1996) admite a interveno da famlia atravs de outras formas: progresso/reteno dos alunos; regras de disciplina interna a vigorar na escola; o cumprimento dos programas por parte dos professores; o regulamento de faltas; organizao interna da escola; nomeao, avaliao e controlo do pessoal docente; financiamento do estabelecimento de ensino; planeamento; e relaes da escola com a comunidade.

Mas a ideia que os pais participem nas salas de aula, seno, pelo menos do ponto de vista da cidadania activa, no passar de uma mera miragem. Os dilogos entre professores e pais cada vez mais importante. Os pais desejam receber diversos tipos de informaes sobre os seus filhos. As informaes orais tm inmeras vantagens: a) Ideias escritas em papel so mais precisas; b) Acrescentam-se pormenores; c) Princpios escritos so em funo de situaes concretas; d) Situao mais as situaes de encontro com as caractersticas estruturais e organizacionais.

Dificuldades de interveno dos pais na sala de aula


Possibilidade de os pais se pronunciarem sobre as retenes dos alunos e a possibilidade de emitirem pareceres sobre a avaliao do desempenho do pessoal docente, de se pronunciarem sobre a organizao das turmas ou de zelarem pelo cumprimento dos programas.

os professores desejam proteger a sua imagem profissional e a sua autonomia tradicionalmente intocvel, pelo que vem a participao dos pais na Administrao das Escolas como uma interferncia de pessoas insuficientemente informadas em problemas especficos para poderem fazer comentrios teis Mota (1996)

Questiona-se ainda o facto de os pais poderem ou no aceitar novas inovaes pedaggicas. Para Perrenoud existe dois cenrios possveis: os que aceitam e os que no aceitam. Para o autor aqueles que no aceitam sero aqueles: para quem o capital escolar desempenha um papel importante, numa estratgia de sucesso social; cujos educandos tm sucesso mdio mas, apenas, em virtude de um trabalho escolar regular, sistematicamente supervisionado e encorajado pelos pais e professores; que definem a infncia, acima de tudo, como uma idade em que a pessoa se prepara para as suas responsabilidades de adulto; que tm uma imagem de vida como uma competio entre indivduos, na escola e no trabalho, procurando cada um suceder, individualmente, o melhor que pode; que no acreditem que o trabalho e o prazer sejam compatveis e acentuam, sistematicamente aquele em vez deste, pondo a salvaguarda acima da fruio do presente; que pensam que os adultos sabem o que bom para as crianas e devem, se for necessrio, impor-lhes isso para seu prprio bem.

Afonso (1994) considera este assunto de carcter sensvel, porque por um lado os professores mostram-se receptivos a uma interveno dos encarregados de educao, mas, por outro j mostram que os pais no estariam dispostos nem preparados para tal coisa. A escola e a sala de aula constituem uma referncia importante para os professores em termos da sua segurana (pelo menos psicolgica). Trazer os pais para dentro da escola significa redesenhar o mapa social tradicionalmente aposto ao espao fsico de qualquer escola. Esta potencial redefinio da escola perturba a correlao de foras a que os professores esto acostumados, ao que acresce o sentimento de que l fora est tudo contra os professores Silva (1996)

Propostas para melhorar o conhecimento recproco entre pais e professores fornecer aos pais informaes mais detalhadas sobre o progresso dos alunos; organizar visitas dos professores a casa dos alunos; fornecer aos pais mais informao sobre a avaliao ou, por exemplo, sobre os tpicos que as crianas iro estudar num determinado perodo (anexando, posteriormente, exemplos de trabalhos realizados por elas); dar aos pais a oportunidade de verem os seus filhos em actividade, na sala de aula, convidando-os a vir escola para esse efeito; orientar os pais sobre o modo como ajudar os seus filhos com os trabalhos de casa; dar aos pais sugestes de actividades de acompanhamento, fora da escola, relacionadas com as actividades escolares da criana. Baseado em Hughes (1997)

Factores sociais que condicionam o envolvimento dos pais na sala de aula


Os pais de classe mdia encontram-se mais informados do que os de classe trabalhadora, isto implica que o modo de interaco entre o pais e os professores tenha logo aqui uma grande diferena. Um pai de classe mdia tem mais informaes, que lhe facilitam a interaco com o professor.

Concluso

A escola deveria passar a assumir-se como um local de diversidade cultural; A comunicao entre pais e professores deveria assentar em princpios importantes.

Bibliografia

In vila le Lima, Jorge (org.) (2002), Pais e Professores um desafio cooperao, Porto, Edies ASA.

FIM

You might also like